O Coringa é o primeiro que me vem à mente. Para se compreender o Coringa em todas as suas implicações, one must read "A Piada Mortal". Nenhuma obra definiu melhor o que é o Coringa. A nêmese absoluta, o déspota virtualmente antagônico, mas que ao mesmo tempo, carrega traços de similaridade que moram no nível de sanidade tanto do Batman quanto do próprio Coringa. O Batman sente-se impelido a cessar as atrocidades do Coringa pois este é um reflexo do que o próprio Batman poderia se tornar, caso sua psicose saísse de controle. Ele tem uma inteligência sobre-humana, mas sua moralidade não tem freios. Não há limites para seus atos. Isso, porém, reflete a fraqueza em sua alma pois, ao sofrer um trauma extremo, ele escolheu a "saída mais fácil", e ficou louco. Bem, isso nos remete à questão anterior: até que ponto o Batman não fez a mesma coisa?
O Duas-Caras, por sua vez, é um personagem bem menos complexo, mas também muito interessante. Para melhor compreendimento de quem realmente é o Duas-Caras, recomendo a leitura da minissérie "O Longo Dia Das Bruxas". A dualidade do personagem é aqui explicada em uma origem detalhada que envolve uma trama de assassinatos em série. Não vou dissertar sobre uma possível metáfora para a dicotomia da existência humana, vou apenas colocar aqui uma citação do Duas-Caras em "Asilo Arkham": "A Lua... é como uma moeda gigante lançada por Deus... e caiu com o lado riscado para cima..."
O Magneto, pra mim, não é bem um vilão. As intenções dele não são necessariamente malignas, apenas radicais. Devo confessar que já me peguei concordando com ele uma vez ou outra. Além disso, ele já foi uma aliado, já foi até diretor da escola... a questão é que ele se ferrou muito na vida, e viu seus sonhos se despedaçarem. "Eu sou magneto. Este é meu lar. Hoje, pouco me interessa o que vocês decidiram fazer na superfície da Terra... macular o ambiente, matar uns aos outros até a última criança... isso não mais me importa. Mas não vou permitir que estendam sua paixão pela violência até os arredores de minha residência."
Bem, vou fazer de novo. Já escrevi demais, e tem muita coisa no fórum pra eu ler... então vou parar por aqui e depois eu volto pra editar o post.