• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O verdadeiro poder dos magos

.:KING ARTHUR:. disse:
bom cada um tem a sua opinião e todos parecem irredutíveis quanto ao assunto mas :disgusti: :disgusti: :disgusti: :disgusti: :disgusti: :disgusti: :disgusti: :disgusti: :disgusti: ta aceito que ele seja mais poderoso que qualquer maia (de outra maneira melkor não teria corrompido ele) mas vamos voltar ao assunto que o tópico sugere ok

O problema não é ser irredutível amigo...estamos nos baseando na obra..não estamos "inventando" nada! :)


ate mais...
 
.:KING ARTHUR:. disse:
ta amigo eu já aceitei que sauron é mais poderoso mas só queria saber exatamente onde Tolkien diz isso :D

Tolkien dz que Sauron era um dos mais poderosos entre os maiar no Silmarillion, mas há outros indícios tb, no CI, no SdA, HoME, etc. Mas tb tenho minhas dúvidas quanto a isso. Prefiro pensar que o Gandalf era o fodão da história
 
Gandalf era um dos maias não muito fodões em poder sub-criativo e por isso ele temia Sauron.

Contos Inacabados, versão Europa américa página 405, sobre a conversa de Manwë e Gandalf, o mesmo diz:

"Olorin declarou ser muito fraco para tal missão e que temia Sauron. Então Manwë afirmou ser essa mais uma razão para ele ir, e que ordenava a Olorin..."

Em termo de poder Gandalf era mais fraco até mesmo que Saruman. Ele era no entanto o mais sábio dos Maiar e era nessa sabedoria e no medo por saber que seu adversário era mais forte que ele, que Manwë sabiamente confiou o sucesso dessa missão.

Balrogs eram Maiar menores, mais fracos. Se não me engano Tuor matou alguns deles na queda de Gondolin.

E King Artur não existe mais poderoso em sabedoria. Existe mais sábio. Mais poderoso só pode ser em poder. E poder Sauron tinha mais. Isso não é opinativo, aliás, é... é a opinião de Tolkien.
 
Sauron tb so foi ter mais poder depoisq forjou o anel. Ate entao ele era mais fraco q os Balrogs em termo de poder, mas era mto mais sabio q os Balrogs
 
Sarcasmo disse:
Sauron tb so foi ter mais poder depoisq forjou o anel. Ate entao ele era mais fraco q os Balrogs em termo de poder, mas era mto mais sabio q os Balrogs

Ué...mas ele nao colocou parte de seu poder no UM...nao acredito que um Anel poderia deixar ele a ponto de ser um dos mais poderosos do Maiar...acho que nao eh por ai nao!....o Anel pode ter deixado-o mais poderoso, mas nao foi incisivo no negocio...isso jah vem de bem antes!


ate mais...
 
Night Owl disse:
O verdadeiro poder dos magos é: magia :roll:

O resto são apenas discuções de retórica...


Errado, o verdadeiro poder deles é a sabedoria.


Elessar, se tem q entender q Sauron era fraquinho em questoes de poder. Na 1 e 2 ele era tao fraco q Morgoth nao o Requisitava pras batalhas.

Na guerra do anel ele fez uma devastação antes de cair com a retirada do anel. Qndo ele vira o Necromante e possui o seu corpo pela ultima vez, ele simplismente foi derrotado com facilidade.

Por isso Tolkien da induções q com o Anel ele realmente fica poderoso
 
Sarcasmo,

Sauron era Tenente de Morgoth, lembra?!

Será que ele era fraquinho?! Depende do ponto de vista que estamos falando...em batalhas até pode ser, mas ele era, de alguma forma, poderoso sim...

Não acredito que toda a discussão deste topico sobre Sauron (ser um dos mais poderosos dos Maiar) limita-se a "depois do Anel".

ate mais...
 
Sarcasmo disse:
Elessar, se tem q entender q Sauron era fraquinho em questoes de poder. Na 1 e 2 ele era tao fraco q Morgoth nao o Requisitava pras batalhas.

Pelo contrário... Sauron era TÃO PODEROSO na 1a era, mas TÃO PODEROSO, que no final da 1a era ele já era mais poderoso que o próprio Morgoth.

E eu não to dizendo isso de Orelhada não... são palavras do próprio Tolkien.

HoME X disse:
""Sauron era 'maior', efetivamente, na Segunda Era, do que Morgoth no final da Primeira.

E ele tá falando de poder... se quiser colo todo o trecho.

Acho que deve ter muito cuidado antes de afirmar as coisas aqui. Procurem ter provas doq diz, ou diga EU ACHO QUE, pq a afirmação pode acabar ensinando errado quem não sabe.

Vcs tem q entender que PODER na obra de Tolkien é algo INATO. Zé nasce com um tanto de poder... nada fará esse poder diminuir, nada tirará esse poder de Zé... no máximo, Zé pode depositar esse poder em algo e ficará mais fraco por isso. Pois ele tem uma quantidade de poder mesmo.

Por isso Sauron não colocou poder no anel mas sim sua essencia. Tolkien diz claramente q ele não ficou mais fraco ou mais forte pós anel.
 
Errado, o verdadeiro poder deles é a sabedoria.

Poder e sabedoria possuem conceitos distintos. Gandalf era de fato o mais sábio dos maiar, entretanto ele mesmo tinha medo de Sauron por saber que este tinha um poder incrível e maior que o seu.

Não precisa dem do Silma para entender isso, o próprio SdA deixa claro a posição de Gandalf.

Dá para se comparar a questão Sauron com Melkor. Melkor se auto-enfraquece ao dar parte de si ("poder") a outras criaturas e etceteras. Entretanto se observar todo o seu conjunto de domínio, todos os seus "agentes", ele de certo teria a mesma quantidade de poder que outrora estava totalmente restrita a ele próprio.

O mesmo imagino para Sauron.
 
Valeu Fingolfin...achei que estava completamente errado! :)


Com certeza Sauron era muito poderoso...demais...o Anel apenas "canalizou" seu poder na joia...o Anel não aumenta seus poderes a meu ver! Como foi dito, Sauron é forte desde os tempos de Morgoth, e arrisco dizer desde os tempo em que era um Maia de Aule...era fiel Tenente de Morgoth e não era a toa...era pela sua força, astucia, malicia, etc....


Eu sempre pesquiso antes de afirmar aqui pq sei que muitos estão aprendendo e odeio passar algo errado... 8-)


ate mais...
 
Complementando o que o Peregrino já disse, os Istari estavam presos às necessidades biológicas (comer, dormir, etc). Características típicas de um hröa. Já os Maiar não estavam presos a essas atividade, pois normalmente estavam encarnados num fána. Quando Gandalf retorna como Gandalf, o Branco está encarnado em um fána (por isso não estava preso às necessidades biológicas) diferente de quando ele chegou na Terra-Média.
ntaum eh por isso que ghwair dise q ele parecia mais leve...
 
iraneon disse:
Complementando o que o Peregrino já disse, os Istari estavam presos às necessidades biológicas (comer, dormir, etc). Características típicas de um hröa. Já os Maiar não estavam presos a essas atividade, pois normalmente estavam encarnados num fána. Quando Gandalf retorna como Gandalf, o Branco está encarnado em um fána (por isso não estava preso às necessidades biológicas) diferente de quando ele chegou na Terra-Média.
ntaum eh por isso que ghwair dise q ele parecia mais leve...
Ghwair diz isso quando resgata Gandalf de Orthranc não?
Mesmo assim, não acho que a encarnação Fána ou Hröa tenha relação com leveza.
 
Fingolfin disse:
Pelo contrário... Sauron era TÃO PODEROSO na 1a era, mas TÃO PODEROSO, que no final da 1a era ele já era mais poderoso que o próprio Morgoth.

Se Sauron fosse mais poderoso do q Morgoth ele seria o ser mais poderoso de Eä. Jah q Morgoth era mais poderoso dos Valar.
 
Ghwair diz isso quando resgata Gandalf de Orthranc não?
Mesmo assim, não acho que a encarnação Fána ou Hröa tenha relação com leveza.
não ele diz isso qd leva ele devolta a terra media....
 
Sarcasmo disse:
Fingolfin disse:
Pelo contrário... Sauron era TÃO PODEROSO na 1a era, mas TÃO PODEROSO, que no final da 1a era ele já era mais poderoso que o próprio Morgoth.

Se Sauron fosse mais poderoso do q Morgoth ele seria o ser mais poderoso de Eä. Jah q Morgoth era mais poderoso dos Valar.

Cara... vc não viu que eu citei o trecho onde Tolkien disse aquilo. Discordar disso é discordar de Tolkien.

E não, Sauron não era o mais poderoso de Arda, pois o poder é finito e pode ser dispersado e Morgoth já tinha dispersado parte do seu poder no final da 1a era e já não era assim mais tão poderoso.

Além disso, vc pode ir no Valaquenta... pegar essa parte que eu só tenho em ingles aqui

Valaquenta disse:
Among those of his servants that have names the greatest was that spirit whom the Eldar called Sauron, or Gorthaur the Cruel. In his beginning he was of the Maiar of Aule, and he remained mighty in the lore of that people.

Traduzido por mim

Dentre os servos(de Morgoth) que eram conhecidos, o maior deles foi aquele espírito que os Eldar chamava de Sauron, ou Gorthaur, o cruel. No início ele era um dos Maiar de Aulë e ele se manteve entre os mais poderosos de seu povo(maiar).


Abra o Silma q vc vai ver melhor.


O poder de Sauron era tão alto que podia ser comparado ao dos Valar de poder mais baixos como Tulkas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo