1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O verdadeiro poder dos magos

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Flamner, 16 Nov 2004.

  1. Flamner

    Flamner Usuário

    Bem, dizem que quando os magos vieram à Terra, não vieram com seus verdadeiros poderes.Então, qual o verdadeiro poder deles?
    Há limites? ( e de onde eles tiram esse poder?)

    :stop: :roll:
     
  2. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Istari são Maiar encarnados, com seus poderes limitados as deficiências de um hröa, e sujeitos aos sofrimentos do mesmo, fora que não era a intenção dos Valar que ees revelassem seus poderes e origens.
    E sim há limites para os poderes de Maiar, assim como há limites para o dos valar e de qq Ainur por serem seres finitos.
     
  3. Eönwë Ð

    Eönwë Ð Arauto de Manwë

    Complementando o que o Peregrino já disse, os Istari estavam presos às necessidades biológicas (comer, dormir, etc). Características típicas de um hröa. Já os Maiar não estavam presos a essas atividade, pois normalmente estavam encarnados num fána. Quando Gandalf retorna como Gandalf, o Branco está encarnado em um fána (por isso não estava preso às necessidades biológicas) diferente de quando ele chegou na Terra-Média.
     
  4. Isso significa que Gandalf, o Branco, não comia, não dormia...coisas assim?! 8O


    ate mais...
     
  5. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Acho era nescessario pq eles tão limitados ao corpo de um humano, e pra esse corpo c manter precisa de energia
     
  6. Eönwë Ð

    Eönwë Ð Arauto de Manwë

    Teoricamente não, pois os fánar não estavam presos as necessidades biológicas, diferente dos hröar. Mas é realmente estranho pensar assim...
     
  7. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Isso não quer dizer que eles não podiam fazê-lo, diz que eles não tinham necessidade.
     
  8. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Nescessidade pode ñ ter, mas acho que pra manter o corpo saudavel e sem problemas
     
  9. Eönwë Ð

    Eönwë Ð Arauto de Manwë

    Não Felagund. As fánar era um corpo que não era feito da matéria de Arda diferente dos hröar. O seu corpo não estava preso as necessidades biológicas, e portanto o corpo não fazia metabolismo nem nada do gênero. Assim sendo, não era necessária comer, dormir nem nada do gênero. Como dito no Ainulindalë a fána era somente uma "vestimenta" para os Ainur poderem interagir com o mundo físico.
     
  10. *Éomer

    *Éomer Usuário

    Vocês poderiam me indicar onde acho informações sobre hröar e fána, não lembro de ter visto no simlarillion, hobbit, contos inacabados ou sda.
     
  11. bom se gandaf quisesse ele poderia destruir barad-dur num piscar de olhos, mas ele naum podia fazer isso, pois qdo assumiram a responsabilidade de ir a terra-média os istari naum podiam usar seu poder e devriam ficar como humanos, com seus sofrimentos e privações apesar de serem imortais. leia sobre os istari no contos inacabados
     
  12. *Éomer

    *Éomer Usuário

    Não é o caso de querer ou não, ele simplesmente não podia... não se esqueça que se fosse assim o Sauron também é um maiar. Mas ao ser enviado a Terra-Media o Gandalf, Olórin perdeu muito do seu poder... assim como Sauron também perdeu grande parte após o que houve na queda de Numenor...

    Alex, sou de Bento Gonçalves, vizinho. :D
     
  13. Eönwë Ð

    Eönwë Ð Arauto de Manwë

    Sobre os fánar se fala no Ainulindalë, quando é tratado sobre as Vestimentas dos Ainur. Naquela ocasião, eles não tratam pelo nome de fána. Já sobre os hröar, Tolkien os menciona nas Cartas e nos HoME's como no Leis e Costumes dos Eldar.

    Gandalf não poderia destruir Barad-dur num piscar de olhos mesmo se não estivesse encarnado num hröa. Mesmo ele sendo um Maia, Mordor esta lotada de seres malignos como orcs, trolls, os Nazgûl e principalmente o Sauron. Gandalf nunca teria chance contra todos esses juntos mesmo se não estivesse presos as privações de um Istari. Só Sauron por si só, já era um Maia mais poderoso que Olórin.
     
  14. imaginem uma luta entre sauron (qdo ele tinha corpo) e mithrandir, será que seria parecida com a do balrog
     
  15. Eönwë Ð

    Eönwë Ð Arauto de Manwë

    Sauron tinha corpo na Terceira Era. Mas esse não é o assunto do tópico :D
     
  16. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Que eu saiba essa questão ñ está definida
     
  17. DarkRider

    DarkRider Só uma torturazinha.

    Tinha sim. Já foi dito isso nas Cartas, e vários trechos do livro comprovam isso (Gollum e os Quatro Dedos, Sauron desejar ir pessoalmente revistar Frodo, etc...).

    Bem, sobre a questão dos magos. Como já disseram aqui, eles encarnaram em um hröa, logo o seu poder limitou-se, e eles, segundo o que eu li em vários lugares, tiveram que fazer isso para entender o sofrimento dos homens.

    Como o Gandalf já estava encarnado, ele teve o poder limitado. Além disso, Barad-dûr estava erguida pelo poder do Anel, ou seja, pelo de Sauron. Teria-se primeiro de dar fim ao Anel e a Sauron para destruir Barad-dûr, uma vez que Sauron é mais poderoso que Gandalf.
     
  18. Eönwë Ð

    Eönwë Ð Arauto de Manwë

    Como o DarkRider já disse essa questão já está resolvida. Não faz muito tempo tinha um post sobre este assunto que deram várias páginas de discussão.
    Se achar o tópico, ponho o endereço aqui. Foi uma boa discussão!
     
  19. mas se não tinham necessidade por que faze-lo, seria por prazer...Parece meio inútil mas razoável que se pense assim já que mesmo nós fazemos coisas inúteis apenas por prazer(longe de mim querer me comparar aos sábios). :?
     
  20. Como gandalf e sauron tendo a mesma "descendência", se posso assim chamar tal fato, o que levou cada um a seguir caminhos tão diferentes como o bem e o mal, e como poderia então o poder de Sauron parecer tão maior ao de Gandalf???
     

Compartilhar