• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Velho Salgueiro é um huorn?

Largo Cavafundo disse:
Os huorns sao sim de Fangorn, e sao controlados pelos verdadeiros Ents, e que eu saiba, o Velho Salgueiro tem vontade propria!

Hum! Se o Velho Salqueiro não é um huorn, o que é? Não consigo classificá-lo. Parece que, então, não está nas velhas listas que aprendi quando era jovem... Hum.

Não creio que seja apenas uma árvore senciente. A teoria do huorn é mais plausível. Fangorn se estendia por uma vasta área da Terra Média e praticamente todas as florestas existentes na 2ª e 3ª Eras derivaram dela. Muitos dos ents e huorns podem ter se estabelecido por lá, há muito tempo, e ficado por lá, até que a floresta se transformou.
 
Ok, dessa vez eu deixo passar, bombadil. :roll:

Balbo BOLSEIRO, que ainda acha que O Velho Salgueiro era um Ent.
 
Pois é.. eu acho que o Velho Salgueiro tá muito mais para um Ent do que para um huorn. E também volto a ressaltar que eu não acho huorns mau. Eles seguiram certinho todos os comandos dos Ents em Isengard. O que eles não gostavam é que invadissem a sua fronteira, assim como o velho Magot :)
 
O Velho Salgueiro devia ser um ent que se tornou arvoresco, conforme as explicações do Barbarvore(sobre ents arvorescos).
 
pelo q eu entendi no livro, o Salgueiro comanda a floresta velha. e pra mim, quem faz isso são os Ents. mas o Salgueiro naum era "hostil". pelo menos naum antes de as florestas começarem a sumir, e depois q os hobbits queimaram as arvores perto da cerca......
 
Uma coisa compeltamente nada a ver: será que aquela árvore que quase mata o irmão da Carl Ann no Poltergeist é o último dos huorns? :roll:
(como é que deram cargo de moderador pra esse cara?)
 
Bicho vou meter o bedelho, no Adt, Merry pergunta para Fangorn se o espírito que tinham em Fangorn, era o mesmo que tinha na floresta velha, ele respondeu que sim, mas que o de Fangorn era mais sombrio, logo dá pra deduzir que o Velho Salgueiro era um huorn
 
Acho que o velho salgueiro-homem era só uma árvore desperta, ent desperto ele não é, e acho que ele está muito desperto para ser um huorn. A maldade do salgueiro combina com a descrição das árvores despertas dada por Fangorn.
 
Ent ele não era. Os ents não atacavam criaturas desconhecidas, como hobbits. As árvores que conversam não se mexem, já o Velho Salgueiro age justamente como faria um huorn, sem falar nada, simplesmente ataca uma criatura que considerara hostil.
 
Ringil, que tipo de... seres... eram aqueles que compunham a floresta que andou de Isengard até Helm's Deep durante a noite e estava na entrada do vale quando amanheceu, depois da batalha? Sempre achei que eram Huorns.

Edit: Fiquei mais convencida ainda quando li a descrição que Merry faz deles no Capítulo 9 do Livro III.
 
Eram sim huorns (eu acho). Mas o que são os huorns? Eu sempre achei que são os ents que se tornaram arvorescos, mas vejo que muita gente acha que é o contrário, árvores entescas. Então eu fiquei na dúvida, fui procurar no google e achei no encyclopedia of arda que eram árvores acordadas pelos ents e comandadas por eles, mas eu não fiquei muito convencido. No glossário do Contos só diz que são as ''árvores' que atacam isengard'. O que vcs acham? Eu achei que essa definição do site foi meio um chute. Já reli todos os capítulos do ADT sobre assunto e não achei nada conclusivo. Eu não sei se tem algo nos HoME, mas tem um artigo do Martinez que fala que as árvores da floresta velha são mesmo árvores despertas e ele não as chama de huorns.
 
Ringil, no Livro III Capítulo 9 tem uma fala do Merry em que os Huorns são muito bem descritos. Vou transcrever um pedaço dessa fala aqui:

"It was the Huorns, or so the Ents call them "in short language". Threebeard won't say much about them, but I think they are Ents that become almost like trees, at least to look at."

Por essa descrição, você tem um pouco de razão, pois Merry diz que acha que os Huorns são Ents arvorescos (mas a gente pode pôr isso em dúvida, afinal como Merry poderia saber disso?) Mas o que eu impliquei com o que você escreveu foi que você disse que aqueles... bem, seres que atacaram Isengard estavam muito despertos para serem Huorns. Bem, Huorns de acordo com Merry eram bem despertos: eles podiam andar pela floresta e vigiar as outras árvores (e aqui a gente tem que qacreditar no que ele fala; ele pode até se enganar quanto a eles serem Ents arvorescos, mas não sobre a mobilibdade deles, pois ele os *viu* se moverem), e também eram perigosos. A descrição de Merry bate bem com as características do Velho Salgueiro.

Acho que você pegou uma descrição de Ents arvorescos no Capítulo 4, não foi? Lá diz que era preciso alguma coisa grande para atiçá-los (rouse them). Mas ali não se fala em Huorns, enquanto que no trecho que eu achei no Capítulo 9 os Huorns são explicitamente mencionados.
 
cara.. o velho salgueiro eh muito legal .. tipo o fato de ele sucumbir à flautinha do tom mais ainda.... tipo foi por causa do salgueiro e do tom que eu aprendi a tocar flauta....
 
Pela descrição do avanço dos huorns, eles parecem se tornar sombras ao andarem...pois como andavam tão rápido? E porquê havia uma névoa negra quando caminhavam?
 
Os pastores de arvores eram mais encontrados em Fangorn pq era uma floresta mais antiga e parece um fator natural uma arvore evoluir ate tomar vida... mas os primeiro ents foram despertados pelos primeiros elfos que abitaram beleriand depois a decendencias dos ents somente eram ents... mas as arvores que despertaram com o tempo e pelos ents não possuiam toda força e mobilidade de um ent e eram como ovelhas para pastores...mas o velho salgeiro tinha uma voz... tinha alguma mobilidade... mas não saia do lugar... ficava sempre a margem do rio... posso pensar que ele seria no máximo um huorn
 
Ringil, no Livro III Capítulo 9 tem uma fala do Merry em que os Huorns são muito bem descritos. Vou transcrever um pedaço dessa fala aqui:

"It was the Huorns, or so the Ents call them "in short language". Threebeard won't say much about them, but I think they are Ents that become almost like trees, at least to look at."

Não sei como isso me escapou, eu reli muito superficialmente aparentemente.

Mas o que eu impliquei com o que você escreveu foi que você disse que aqueles... bem, seres que atacaram Isengard estavam muito despertos para serem Huorns. Bem, Huorns de acordo com Merry eram bem despertos: eles podiam andar pela floresta e vigiar as outras árvores (e aqui a gente tem que qacreditar no que ele fala; ele pode até se enganar quanto a eles serem Ents arvorescos, mas não sobre a mobilibdade deles, pois ele os *viu* se moverem), e também eram perigosos. A descrição de Merry bate bem com as características do Velho Salgueiro.

Eu não disse que as árvores que atacaram Isengard eram muito despertas para serem huorns, até porque eu acho que era huorns mesmo, e sim que o salgueiro homem era muito desperto para ser um deles. Se huorns são mesmo ents arvorescos eles se transformaram exatamente por ser pouco ativos, e as árvores da floresta velha parece ser bastante ativas, especialmente o velho salgueiro. Além disso eu acho que o salgueiro se encaixa melhor na descrição das árvores despertas dada por Fangorn, quando ele explica que quando as árvores acordam se percebe que "algumas têm corações maus". Barbárvore cita o fato de que alguns ents 'sonolentos' nem mesmo podiam conversar com ele, para mostrar o nível de atividade que eles possuíam.
 
Ringil, ok, você disse que o Salgueiro era muito ativo pra ser um Huorn. Com isso você está supondo que Huorns são paradões, certo? Mas a gente sabe com certeza que as árvores que atacaram Isengard são Huorns, e essas árvores certamente não eram paradonas. Esse foi o problema que eu vi no que você disse. Seu raciocínio indica que Huorns eram paradões, e isso não é verdade. Eles andavam livremente pela floresta e caminharam desde Fangorn até Isengard e de lá para o Abismo de Helm. É esse o meu ponto, eu acho que os Huorns eram bem ativos.

Quanto a Huorns seres ents arvorescos, a única pista que a gente tem sobre isso é essa fala do Merry que eu citei. Mas com que base Merry diz que Huorns são ents arvorescos? Nenhuma. Ele diz que *acha* que é assim, mas de onde ele tirou essa informação? De lugar nenhum. Eu concordo que ents arvorescos eram sonolentos, como você lembrou, mas a ligação de Huorns com ents arvorescos por enquanto não está estebelecida.

Não parece mais coerente supor, a partir desses trechos mesmo que você lembrou, que Huorns sejam árvores despertas? Eu nunca tinha estudado isso, mas agora está me parecendo que essa é a conclusão mais razoável.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo