• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O velho e o mar - Ernest Hemingway

lipecosta

Usuário
O Velho e O Mar, Hemingway

Po acabei de ler esse livro, que é impossível de não se ler todo de um só fôlego, e acabei me decepcionando um pouco. Não sei se foi porque criei uma expectativa muito grande em relação à ele, mas o fato é que apesar de eu ter gostado não me emocionou e achei pouco descritivo o estilo do Hemingway.

O que vocês acharam do livro??

Vlw
 
RE: O Velho e O Mar, Hemingway

Um dos meus livros favoritos.

Apesar de pequeno ele me prendeu do inicio ao fim; a descrição da luta entre o velho e o peixe espada é uma das mais emocionantes que eu já li. Todo aquele contexto de Homem X Natureza, Homem X Tempo, Homem X Clima, etc. Tudo em poucas páginas. Li em português e inglês.

Hemingway é bem descritivo e os livros dele sempre tem cargas emocionais fortes.

Leia de novo.
 
RE: O Velho e O Mar, Hemingway

Eu adorei O Velho e o Mar.

Além do que o Pips mencionou, é extremamente interessante a dualidade de pensamentos que passa pela mente do velho e a luta dele consigo mesmo.

Também acho que você deveria relê-lo.
 
RE: O Velho e O Mar, Hemingway

Eu tenho esse livro, mas nunca deu vontade de ler, ele me parecia chato por algum motivo. :think:

Vou colocá-lo na minha lista de livros a serem lidos...
 
ME vi sem nada para ler justamente na sexta feira, e o que é pior não tinha para onde ir também. Acabei parando na estante de livros da mamãe (temos estantes separadas). Comecei a procurar alguma coisa de bom para ler, quando dei por conta vi que estava segurando um exemplar de O velho e mar e me lembrei que nunca tinha lido, sempre protelava e nunca tomava coragem para ler. Bom... condençando a história: li ele de uma vez só e me amarrei. Fui procurar na intenet citações ao livro e acabei achando:

Uma obra-prima da literatura contemporânea, dotada de profunda mensagem de fé no homem e em sua capacidade de superar as limitações a que a vida o submete.

Achei legal, porque é o tipo de livro que se tem que ler em um momento de falta de fé, afinal de contas um dia todos nós acabamos pescando peixes maiores que nossos barcos...

Alguém mais já leu esse livro do Hemingway?[/quote]
 
Eu li há alguns anos. Gostei na época, mas tenho certeza de que é aquele tipo de livro que muda muito conforme a idade do leitor.

Lembro, no entanto, como a narração é interessante, destacando os sentimentos do pescador e construindo a relação com o peixe. Um ótimo livro.
 
Noite passada estava chovendo aqui em Volta Redonda, fiquei sem internet e resolvi ler esse livro, só tenho ele no meu PC, e uma coisa que eu odeio é ler no PC, geralmente eu só começo a ler e depois compro o livro.

Mas nesse caso foi impossível. Li tudo de uma vezada só, pois além de ser pequeno é o tipo do livro que não dá muitos espaços para respirar, diferente de alguns livros que você acompanha a agitação e a calma do personagem, nesse só há agitação, mesmo nos momentos de descanso do velho, se é que tais momentos existem.

É bom ressaltar também que o Hemingway tem um bom conhecimento sobre o tema. Coisa que todo escritor deveria ter ao escrever algo. Eu não sou expert nisso mas já pesquei em alto mar meio artesanalmente assim algumas vezes, e certas coisas que ele cita são realmente usadas.

Dos que eu já li, esse livro foi sem dúvida o que contem menos momentos maçantes. Além do mais tem uma carga emocional brutalmente forte, chega ser difícil saber se é algo treiste ou alegre. Impressionante!

Ah, eu nunca odiei tanto tubarões assim na minha vida como na noite passada.
 
A filosofia escondida por detrás deste livro é imensa, cada parágrafo representa algo. Desde o início "Ele era um velho que pescava sozinho em seu barco..." até o seu fim "o velho sonhava com leões."

Este foi o único Hemingway que li, mas fiquei com gostinho de quero mais. Li um pouco sobre seu estilo literário e pelo que descobri, a arte de deixar o texto enxuto e direto é uma de suas grandes marcas.

Já li 4 vezes o livrinho (primeira aos 10, segunda aos 12, terceira aos 15 e a quarta aos 18), e a cada leitura uma sensação diferente eu tive. Sem dúvida recomendo a todos... E se você já leu, leia novamente! ;]
 
Quando li O Velho e o Mar esperava encontrar uma densa leitura pela frente e encontrei, todavia, ela foi compensada por cada palavra escrita por Hemingway tamanha a profundidade de seu conteúdo que me levou a muitas reflexões.

Recomendadíssimo!

bjs da angel
;)
 
Quado eu o lí eu era muito jovem e não gostei realmente, mas pretendo ler novamente agora.

Na época que eu li minha concepção era diferente eu penso, e muitos livros para os quais eu deu uma segunda chançe eu acabei realmente gostando depois.
 
Gente me deu uma vontade enorme de ler!!!!!
Vou correndo procurar esse livro e depois coloco minhas impressões aqui.
 
Inverno disse:
Quado eu o lí eu era muito jovem e não gostei realmente, mas pretendo ler novamente agora.

Na época que eu li minha concepção era diferente eu penso, e muitos livros para os quais eu deu uma segunda chançe eu acabei realmente gostando depois.

A verdade é que os grandes livros tem que ser lidos em idades diferentes, porque sempre rola uma interpretação diferente.
 
Na época que eu li minha concepção era diferente eu penso, e muitos livros para os quais eu deu uma segunda chançe eu acabei realmente gostando depois.

Breno, meu querido, isso que você disse aí, acho que procede, e muito, alguém, não me lembro em qual fórum ou comu e também não me lembro quando, disse algo que guardei comigo: "cada livro tem o seu tempo certo para ser lido" (e completo, relido).

As vezes, lemos um título de tanto ouvirmos falar, ou porque é lançamento, ou vai sair o filme, ou porque é um clássico literário, ou... E todos esses motivos acabam interferindo na nossa leitura, sei lá, é o que eu acho.

Um exemplo disso: tem um colega da comu da Agatha que disse que embora O Caso dos Dez Negrinhos seja o livro preferido e mais vendido de Madame, pra ele, foi um livro "básico". Respondi dizendo que provavelmente ele, antes de ler o livro ouviu falar muitas coisas sobre ele e, bingo. Ele respondeu que realmente, "a baba em cima do livro foi tamanha que eu esperava tudo menos o que encontrei, e de certa forma me decepcionei".

É isso que acho, muitas coisas acabam interferindo em nossa leitura, pra evitar isso, às vezes espero passar o momento eufórico em que se encontra tal escritor ou uma obra e evito ler quaisquer comentários a respeito, não leio nem mesmo as orelhas do livro que compro.

No clube de leitura do meia, terminou-se a troca de idéias sobre Cem Anos de Solidão, é um livro que por vários motivos hexitei em ler e do autor li apenas Memória de Minhas Putas Tristes, mas de cem anos não quis saber de nada do que foi falado nem aqui e nem em outro veículo de comunicação e por que? Pra não sofrer influência...

Nossa, pessoal, me empolguei e acabei me excedendo (que novidade!) acho que até fugi do assunto mas a intenção foi complementar a colocação do Breno... Então.... bj da angel ;)
 
Angélica disse:
Breno, meu querido, isso que você disse aí, acho que procede, e muito, alguém, não me lembro em qual fórum ou comu e também não me lembro quando, disse algo que guardei comigo: "cada livro tem o seu tempo certo para ser lido" (e completo, relido).

As vezes, lemos um título de tanto ouvirmos falar, ou porque é lançamento, ou vai sair o filme, ou porque é um clássico literário, ou... E todos esses motivos acabam interferindo na nossa leitura, sei lá, é o que eu acho.

Um exemplo disso: tem um colega da comu da Agatha que disse que embora O Caso dos Dez Negrinhos seja o livro preferido e mais vendido de Madame, pra ele, foi um livro "básico". Respondi dizendo que provavelmente ele, antes de ler o livro ouviu falar muitas coisas sobre ele e, bingo. Ele respondeu que realmente, "a baba em cima do livro foi tamanha que eu esperava tudo menos o que encontrei, e de certa forma me decepcionei".

É isso que acho, muitas coisas acabam interferindo em nossa leitura, pra evitar isso, às vezes espero passar o momento eufórico em que se encontra tal escritor ou uma obra e evito ler quaisquer comentários a respeito, não leio nem mesmo as orelhas do livro que compro.

No clube de leitura do meia, terminou-se a troca de idéias sobre Cem Anos de Solidão, é um livro que por vários motivos hexitei em ler e do autor li apenas Memória de Minhas Putas Tristes, mas de cem anos não quis saber de nada do que foi falado nem aqui e nem em outro veículo de comunicação e por que? Pra não sofrer influência...

Nossa, pessoal, me empolguei e acabei me excedendo (que novidade!) acho que até fugi do assunto mas a intenção foi complementar a colocação do Breno... Então.... bj da angel ;)

Angélica, você é um anjo mesmo. Quando acabei de ler o que você escreveu, nasceu na minha mente idéias para dois tópicos que eu acho que vão levantar uma certa poeira aqui do fórum.
Você tem que continuar se excedendo assim.
 
fui obrigada a ler pela escola... não gostei nada do livro... n parece ter história nem emoção. Achei super chato e espero não voltar a ler
 
Quando acabei de ler o que você escreveu, nasceu na minha mente idéias para dois tópicos que eu acho que vão levantar uma certa poeira aqui do fórum.
Você tem que continuar se excedendo assim.

Breno, menino, tô me sentindo uma musa, :iei: Bom saber que minha prolixidade serve pra alguma coisa... Manda ver aí que depois vou conferir se os tópicos vão mesmo dar pano pra manga... bj da angel ;)
 
Ahn, essa afirmação sobre haver um tempo certo para ler um livro é realmente verdadeira... E ela estar no tópico sobre O Velho e o Mar só fez com que concordasse mais rápido ainda.

A primeira vez que li, achei o livro excepcionalmente maçante e bobo. Talvez porque estava habituada a ler livros de fantasy compulsivamente, e, de repente, encarar este livro...

Enfim... Depois de um tempo, li um artigo sobre a obra, e lá havia uma descrição de várias situações que o velho passava e eu fiquei pasma pensando com os meus botões: "Que estúpida! Como não fui perceber issoooo?!?!". Depois, procurei o livro para reler e... que diferença!

Hoje, eu o considero como um dos meus favoritos e recomendo-o. E muuito!
 
Gostei do livro, mas ele nem de longe ele me emocionou tanto quanto a vocês, mas vou assumir que seja a problemática da idade e relê-lo futuramente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo