• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O uso do til no MTP

Skywalker

Great Old One
Lendo o MTP, eu acabei por discordar da forma que é usado o til para indicar nasalização.

Usando os exemplos: nos exemplos "feijão", "então", "também" e "quando" eu consigo perceber a nasalização, bem como a necessidade do til.

Já nos exemplos "banana" e "mariana" eu não consigo perceber a necessidade do til, até porque os dois grupos de exemplos têm um uso pro N totalmente distinto.

E /mariâna/ não é anasalado pra mim.

O simples fato da sílaba tônica ser fechada não significa nasalização.


Aguardo feedback.
 
A coisa é que em português praticamente toda vogal seguida de m/n acaba sendo, mesmo que levemente, nasalizada.

Por exemplo tanto, se pronúncia - fique claro que não conheço os sinais fonéticos, estou apenas dando um palpite - aproximadamente: tãntu e não tânto.

Um idioma exemplo em que vogais não são nasalizadas quando seguidas de m/n é o espanhol.
 
Skywalker disse:
Lendo o MTP, eu acabei por discordar da forma que é usado o til para indicar nasalização.

Usando os exemplos: nos exemplos "feijão", "então", "também" e "quando" eu consigo perceber a nasalização, bem como a necessidade do til.

Já nos exemplos "banana" e "mariana" eu não consigo perceber a necessidade do til, até porque os dois grupos de exemplos têm um uso pro N totalmente distinto.

E /mariâna/ não é anasalado pra mim.

O simples fato da sílaba tônica ser fechada não significa nasalização.


Aguardo feedback.

Mas o fato de Mariana ter o segundo "a" pronuncia de forma fechado indica a nasalização. Foneticamente Mariana seria escrito: /mariãna/. O til em cima do "a" demonstra a presença da nasalização.
 
hum...
Feijão vc vai tipo transformar hein 'Feijaum' e assim vc escreve em Tengwar 'Feijaum'
Tanto vc escreverá ah sílaba 'Tan' com a Tengwa de 'T' e ah Tehta de 'A' ... assim vc terá 'Ta' ... pra fazer o som do 'Tã' vc irá colokar um simbolo tipo um til em cima da proxima Tengwa... no caso o T do 'To' ... e em cima do do simbolo do 'T' do 'To' vc irá colokar a Tehta de 'o'... formando assim Tanto ... meio complicado...
=D
bjuss =**
 
Isso que a Thality falou tá certo...

Quanto a Mariana eu acho que se escreve assim (corrijam-me se estiver errado):

malta+tehta "A" + óre +tehta "I" + suporte curto + tehta "A" + númen + "til" + tehta "A"
 
Perdoe-me, estou deslocado quanto a isto. Existe uma forma própria para o til? nos cursos online que fiz, aprendi que os sinais são transformados na forma compacta de sonoridade. por exemplo: não, escreve-se naum. ou vcs estao se referindo simplesmente às nasais, representados pelo til sobre a consoante sub-consequente?
 
Eldonärion disse:
Perdoe-me, estou deslocado quanto a isto. Existe uma forma própria para o til? nos cursos online que fiz, aprendi que os sinais são transformados na forma compacta de sonoridade. por exemplo: não, escreve-se naum. ou vcs estao se referindo simplesmente às nasais, representados pelo til sobre a consoante sub-consequente?

Segunda opção.
 
oi gostaria de saber como posso escrever " FILIPE " e " SARA" em TENGWAR cada um dos nomes em separado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Em algum momento do ano que vem pretendo lançar um upgrade do MTP (sem invalidar o atual) tornando mais simples e claros os procedimentos de nasalização e ditongos (incluindo os nasais: ão, õe e ãe)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo