• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O uso do aço temperado na fabriação de espadas na Terra-média

Meglin Celebrandir

Hansi Ilúvatar
No livro A Sociedade do Anel, quando a comitiva passava por Moria, os membros da Sociedade conversavam sobre o esplendor das minas e falaram sobre o Mithril.

Em um dado momento Gandalf diz:

- Mithril! Todos os povos o desejavam. Podia ser moldado como cobre, e polido como vidro; os anões podiam transformá-lo num metal leve, e no entanto mais resistente que aço temperado.

Mas, de acordo com a Wikipedia (tudo bem, eu sei que não é a fonte mais confiável) o processo de fabricação do aço temperado foi dominado pelos Egípcios em 900 a.C. Será que os povos da Terra Média dominaram essa técnica antes disso? Será que os elfos, anões e homens de Númenor foram os primeiros a usar o processo de têmpera do ferro? Ou será que Tolkien forçou um pouco a barra colocando o aço temperado já nas primeiras eras de Arda?
 
Re: O uso do aço temperado na fabriação de espadas na TM

É um livro de fantasia. Não dá pra simplesmente cruzar com dados reais.
 
Re: O uso do aço temperado na fabriação de espadas na TM

Se você for analisar tudo o que Tolkein cita, verá o início da utilização da pólvora no fim de Númenor, ainda na segunda era. Mas quando a Ilha afundou, muita tecnologia se perdeu. Eu diria que, se for pra bater com a história humana real, pode até bater, dizendo que essa tecnologia dos anões se perdeu, assim que seu povo foi extinto.

Mas, como bem sabemos, isso non eciste de fato.:mrgreen:
 
Re: O uso do aço temperado na fabriação de espadas na TM

É um livro de fantasia. Não dá pra simplesmente cruzar com dados reais.

Ok, eu sei... Mas o Tolkien sempre manteve a coerência! O que você diria se, por exemplo, os Númenorianos construissem uma nave espacial e fossem para a lua após a queda de Númenor??? Seria um absurdo mesmo em um livro de fantasia...

Guardadas as devidas proporções, é claro, pergunto se seria possível os povos da Terra Média terem dominado a têmpera do aço....
 
Acho que não exagerou Tolkien, as primeiras Eras são consideradas como a criação do mundo (claro levando em consideração em lendas Européias), então pensando assim o processo de fabricação do aço temperado já teria início nesta época, imaginando que a Terra Média, era de elfos, anões, orcs, hobbits, magos, homens de Númenor é como um mundo paralelo do real. Vejo assim.
 
Re: O uso do aço temperado na fabriação de espadas na TM

Se você for analisar tudo o que Tolkein cita, verá o início da utilização da pólvora no fim de Númenor, ainda na segunda era. Mas quando a Ilha afundou, muita tecnologia se perdeu. Eu diria que, se for pra bater com a história humana real, pode até bater, dizendo que essa tecnologia dos anões se perdeu, assim que seu povo foi extinto.

Mas, como bem sabemos, isso non eciste de fato.:mrgreen:


100% de concordância. :~
 
Re: O uso do aço temperado na fabriação de espadas na TM

Ok, eu sei... Mas o Tolkien sempre manteve a coerência! O que você diria se, por exemplo, os Númenorianos construissem uma nave espacial e fossem para a lua após a queda de Númenor??? Seria um absurdo mesmo em um livro de fantasia...

Guardadas as devidas proporções, é claro, pergunto se seria possível os povos da Terra Média terem dominado a têmpera do aço....

Coerência com o que? Por acaso ele tinha que ter uma linha do tempo semelhante a nossa? :|
 
Re: O uso do aço temperado na fabriação de espadas na TM

Coerência com o que? Por acaso ele tinha que ter uma linha do tempo semelhante a nossa? :|

Eita!!! Calma lá povo!

Eu sempre achei que Tolkien, com suas obras, tinha criado uma mitologia sobre o surgimento do mundo e seu desenvolvimento...

Eu só perguntei se seria possível os elfos ou anões ou seja lá quem ter descoberto o Aço Temperado bem antes dos tempos imemoriais para os homens...

Se vocês acham que sim, por mim tudo bem. Não quero crucificar o Tolkien ou sua obra, longe de mim. Mas foi algo que me chamou a atenção quando li esse trecho no livro... Só isso.
 
Re: O uso do aço temperado na fabriação de espadas na TM

Eita!!! Calma lá povo!

Eu sempre achei que Tolkien, com suas obras, tinha criado uma mitologia sobre o surgimento do mundo e seu desenvolvimento...

Eu só perguntei se seria possível os elfos ou anões ou seja lá quem ter descoberto o Aço Temperado bem antes dos tempos imemoriais para os homens...

Se vocês acham que sim, por mim tudo bem. Não quero crucificar o Tolkien ou sua obra, longe de mim. Mas foi algo que me chamou a atenção quando li esse trecho no livro... Só isso.


Eu entendi a sua pergunta, em tempos paralelos é possível sim. :abraco:
 
E assim ó, o aço simplesmente é o ferro fundido original - que já levava uma certa quantidade de carbono - mais aprimorado e com uma quantidade de carbono maior. Como a técnica de trabalhar os metais era bem mais desenvolvida entre os elfos e anões não vejo pq não pudesse haver bom aço na TM.
 
E assim ó, o aço simplesmente é o ferro fundido original - que já levava uma certa quantidade de carbono - mais aprimorado e com uma quantidade de carbono maior. Como a técnica de trabalhar os metais era bem mais desenvolvida entre os elfos e anões não vejo pq não pudesse haver bom aço na TM.

Não entendo nada de metalurgia, mas pelo que li, se o teor de carbono aumenta muito (acima de 0,3%) o aço pode ficar muito duro e frágil se a têmpera (resfriamento brusco) for feito a partir uma temperatura muito alta. Então é preciso um processo de reaquecimento, pelo que me parece...

Ou seja, a coisa não é tão simples assim... Além do que, tem que se controlar a quantidade de carbono e outras impurezas pra garantir um aço de boa qualidade...

Quanto à coerência do Tolkien, ele mantinha coerência com seus propósitos, principalmente os lingüísticos. E ele nunca foi de colocar absurdos em sua obra. Nada que estivesse fora do contexto da Terra Média. É isso o que eu chamo de coerência, Belfalas...

E não, a linha do tempo do Tolkien não tem que ter alguma relação com a nossa...
 
Re: O uso do aço temperado na fabriação de espadas na TM

Guardadas as devidas proporções, é claro, pergunto se seria possível os povos da Terra Média terem dominado a têmpera do aço....

Acredito que sim! Por quê não?

Principalmente nos momentos auges da Primeira e Segunda Era, consigo enxergar dessa forma, ou seja, o controlo da têmpera...
 
E não, a linha do tempo do Tolkien não tem que ter alguma relação com a nossa...

Bom relação mesmo não tem mas Tolkien inventou essa história como antes de que as pessoas se lembrassem ou que registrassem algo...
Ao meu ver Arda podia muito bem ser a Terra e como vimos que Arda teve muitas mudanças atraves do tempo e que a quarta era marcava o começo da era dos homens talvez tivesse ocorrido alguma alguma outra mudança que eu gosto de pensar como "a queda de Gondor" e a terra ficou parecida com o que é hoje e os povos voltaram por algum motivo a serem primitivos e a tecnologia de aço temperado tenha desaparecido da sociedade até os egipcios a escobrirem de novo

Claro que é só uma teoria mas que na mente de Tolkien aquele mundo se tornou esse não há como discutir e acho que o professor deve ter feito acontecer com sentido e mantendo pelo menos um pouco de coerencia com o que realmente aconteceu
 
Meglin, me explica uma coisa. De onde vc tirou que algum povo da Terra-Média dominava a técnica da tempera nas primeiras eras de Arda?

Na terceira era, acho bem possível ser uma técnica comum aos sábios ferreiros. E é na terceira era que Gandalf faz o comentário. Ele poderia estar se referindo a uma técnica atual. Comparando o que os anões faziam com o Mithril no passado.
 
O legendarium segue uma linha evolutiva mais ou menos consistente com a evolução da Terra, mas não é igual cronologicamente. Os elfos (quendi) já falavam entre si desde que despertaram, a invenção da escrita foi relativamente rápida na TM, enquanto aqui esse processo demorou milhares de anos. Na minha opinião, faz sentido que os anões, uma raça que nasceu da terra e que vive trabalhando com os minérios dela extraídos, com ajuda da sabedoria de elfos (imortais!) que tiveram contato direto com os seus Deuses, tenham descoberto a tecnologia do aço temperado em um espaço de tempo muito curto. Nós passamos milênios lutando com pedras, bronze, ferro, etc, exatamente por que não tínhamos a imortalidade, a sabedoria, o amor pela terra dos anões.

(tá, agora sou eu forçando a barra nessa resposta :rofl:)
 
Bauer, do que eu entendi, os anões não dominavam a tecnica do aço temperado. E sim, "transformavam o mithril e um metal leva, porém, mais resistente que o aço temperado". Em nenhum momento é dito que os anões temperavam o aço, ou mitrhil ou seja lá que metal for. A não ser que eu esteja enganado.
 
Bauer, do que eu entendi, os anões não dominavam a tecnica do aço temperado. E sim, "transformavam o mithril e um metal leva, porém, mais resistente que o aço temperado". Em nenhum momento é dito que os anões temperavam o aço, ou mitrhil ou seja lá que metal for. A não ser que eu esteja enganado.

Sim, mas para que Gandalf possa ter comparado o Mithril ao aço temperado, é necessário que existisse o conhecimento do aço temperado, né? O que eu quis dizer é que eles poderiam ter dominado essa técnica no passado, mas teriam abandonado (ou substituído) quando encontraram o Mithril e passaram a explorá-lo para fazer as armaduras e armamentos.
E eu assumi que os anões eram os maiores utilizadores da técnica por que esse sempre foi o ganha-pão da raça, eles sempre fizeram isso para viver. Os elfos podem até ter descoberto, mas preferiam ficar em cima das árvores tocando harpa e compondo poesias. Tanto é que Thingol contratou os naugrim para forjar os equipamentos usados pelos elfos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo