1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O uso do aço temperado na fabriação de espadas na Terra-média

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Meglin Celebrandir, 21 Mai 2009.

1. Meglin Celebrandir

Meglin Celebrandir Hansi Ilúvatar

No livro A Sociedade do Anel, quando a comitiva passava por Moria, os membros da Sociedade conversavam sobre o esplendor das minas e falaram sobre o Mithril.

Em um dado momento Gandalf diz:

Mas, de acordo com a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (tudo bem, eu sei que não é a fonte mais confiável) o processo de fabricação do aço temperado foi dominado pelos Egípcios em 900 a.C. Será que os povos da Terra Média dominaram essa técnica antes disso? Será que os elfos, anões e homens de Númenor foram os primeiros a usar o processo de têmpera do ferro? Ou será que Tolkien forçou um pouco a barra colocando o aço temperado já nas primeiras eras de Arda?

• Ótimo Ótimo x 1
  2. TT1

TT1 Dilbert

Re: O uso do aço temperado na fabriação de espadas na TM

É um livro de fantasia. Não dá pra simplesmente cruzar com dados reais.

3. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

Se você for analisar tudo o que Tolkein cita, verá o início da utilização da pólvora no fim de Númenor, ainda na segunda era. Mas quando a Ilha afundou, muita tecnologia se perdeu. Eu diria que, se for pra bater com a história humana real, pode até bater, dizendo que essa tecnologia dos anões se perdeu, assim que seu povo foi extinto.

Mas, como bem sabemos, isso non eciste de fato.:mrgreen:

4. Meglin Celebrandir

Ok, eu sei... Mas o Tolkien sempre manteve a coerência! O que você diria se, por exemplo, os Númenorianos construissem uma nave espacial e fossem para a lua após a queda de Númenor??? Seria um absurdo mesmo em um livro de fantasia...

Guardadas as devidas proporções, é claro, pergunto se seria possível os povos da Terra Média terem dominado a têmpera do aço....

5. ARABAEL

ARABAEL Ema Infame e

Acho que não exagerou Tolkien, as primeiras Eras são consideradas como a criação do mundo (claro levando em consideração em lendas Européias), então pensando assim o processo de fabricação do aço temperado já teria início nesta época, imaginando que a Terra Média, era de elfos, anões, orcs, hobbits, magos, homens de Númenor é como um mundo paralelo do real. Vejo assim.

6. Re: O uso do aço temperado na fabriação de espadas na TM

100% de concordância. :~

7. Belfalas

Belfalas Ele é legal

Coerência com o que? Por acaso ele tinha que ter uma linha do tempo semelhante a nossa? :|

8. Meglin Celebrandir

Eita!!! Calma lá povo!

Eu sempre achei que Tolkien, com suas obras, tinha criado uma mitologia sobre o surgimento do mundo e seu desenvolvimento...

Eu só perguntei se seria possível os elfos ou anões ou seja lá quem ter descoberto o Aço Temperado bem antes dos tempos imemoriais para os homens...

Se vocês acham que sim, por mim tudo bem. Não quero crucificar o Tolkien ou sua obra, longe de mim. Mas foi algo que me chamou a atenção quando li esse trecho no livro... Só isso.

9. De certo modo... sim, ele tinha.

10. ARABAEL

ARABAEL Ema Infame e

Eu entendi a sua pergunta, em tempos paralelos é possível sim. :abraco:

11. Éomer

Éomer Well-Known Member

E assim ó, o aço simplesmente é o ferro fundido original - que já levava uma certa quantidade de carbono - mais aprimorado e com uma quantidade de carbono maior. Como a técnica de trabalhar os metais era bem mais desenvolvida entre os elfos e anões não vejo pq não pudesse haver bom aço na TM.

12. Belfalas

Belfalas Ele é legal

E por que?

13. Creio que tenha sido utilizada para manter a concordância dentro da história fictícia que ele criou. o_õ

14. Meglin Celebrandir

Não entendo nada de metalurgia, mas pelo que li, se o teor de carbono aumenta muito (acima de 0,3%) o aço pode ficar muito duro e frágil se a têmpera (resfriamento brusco) for feito a partir uma temperatura muito alta. Então é preciso um processo de reaquecimento, pelo que me parece...

Ou seja, a coisa não é tão simples assim... Além do que, tem que se controlar a quantidade de carbono e outras impurezas pra garantir um aço de boa qualidade...

Quanto à coerência do Tolkien, ele mantinha coerência com seus propósitos, principalmente os lingüísticos. E ele nunca foi de colocar absurdos em sua obra. Nada que estivesse fora do contexto da Terra Média. É isso o que eu chamo de coerência, Belfalas...

E não, a linha do tempo do Tolkien não tem que ter alguma relação com a nossa...

15. Elrond

Elrond "OFF" it will last two months

Acredito que sim! Por quê não?

Principalmente nos momentos auges da Primeira e Segunda Era, consigo enxergar dessa forma, ou seja, o controlo da têmpera...

16. Mairon

Mairon Alquimista Andarilho

Bom relação mesmo não tem mas Tolkien inventou essa história como antes de que as pessoas se lembrassem ou que registrassem algo...
    Ao meu ver Arda podia muito bem ser a Terra e como vimos que Arda teve muitas mudanças atraves do tempo e que a quarta era marcava o começo da era dos homens talvez tivesse ocorrido alguma alguma outra mudança que eu gosto de pensar como "a queda de Gondor" e a terra ficou parecida com o que é hoje e os povos voltaram por algum motivo a serem primitivos e a tecnologia de aço temperado tenha desaparecido da sociedade até os egipcios a escobrirem de novo

Claro que é só uma teoria mas que na mente de Tolkien aquele mundo se tornou esse não há como discutir e acho que o professor deve ter feito acontecer com sentido e mantendo pelo menos um pouco de coerencia com o que realmente aconteceu

17. Menello

Menello Usuário

Meglin, me explica uma coisa. De onde vc tirou que algum povo da Terra-Média dominava a técnica da tempera nas primeiras eras de Arda?

Na terceira era, acho bem possível ser uma técnica comum aos sábios ferreiros. E é na terceira era que Gandalf faz o comentário. Ele poderia estar se referindo a uma técnica atual. Comparando o que os anões faziam com o Mithril no passado.

18. Herr Bauer

Herr Bauer Filho de Aulë

O legendarium segue uma linha evolutiva mais ou menos consistente com a evolução da Terra, mas não é igual cronologicamente. Os elfos (quendi) já falavam entre si desde que despertaram, a invenção da escrita foi relativamente rápida na TM, enquanto aqui esse processo demorou milhares de anos. Na minha opinião, faz sentido que os anões, uma raça que nasceu da terra e que vive trabalhando com os minérios dela extraídos, com ajuda da sabedoria de elfos (imortais!) que tiveram contato direto com os seus Deuses, tenham descoberto a tecnologia do aço temperado em um espaço de tempo muito curto. Nós passamos milênios lutando com pedras, bronze, ferro, etc, exatamente por que não tínhamos a imortalidade, a sabedoria, o amor pela terra dos anões.

(tá, agora sou eu forçando a barra nessa resposta :rofl:)

19. Menello

Menello Usuário

Bauer, do que eu entendi, os anões não dominavam a tecnica do aço temperado. E sim, "transformavam o mithril e um metal leva, porém, mais resistente que o aço temperado". Em nenhum momento é dito que os anões temperavam o aço, ou mitrhil ou seja lá que metal for. A não ser que eu esteja enganado.

20. Herr Bauer

Herr Bauer Filho de Aulë

Sim, mas para que Gandalf possa ter comparado o Mithril ao aço temperado, é necessário que existisse o conhecimento do aço temperado, né? O que eu quis dizer é que eles poderiam ter dominado essa técnica no passado, mas teriam abandonado (ou substituído) quando encontraram o Mithril e passaram a explorá-lo para fazer as armaduras e armamentos.
    E eu assumi que os anões eram os maiores utilizadores da técnica por que esse sempre foi o ganha-pão da raça, eles sempre fizeram isso para viver. Os elfos podem até ter descoberto, mas preferiam ficar em cima das árvores tocando harpa e compondo poesias. Tanto é que Thingol contratou os naugrim para forjar os equipamentos usados pelos elfos.

Compartilhar