• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Universo numa Casca de Noz (Stephen Hawking)

Vinci

Usuário
Stephen Hawking escreveu esse livro com uma linguagem clara o suficiente para eu, um garoto de 4ª série entender?
Digo... O Universo Numa Casca de Noz tem física demais ou a linguagem é simples?
Eu queria saber porque o livro me deixou muuuuuuito curioso e eu quero ler!
 
Hmmm

não sei não mas acho q alinguagem não eh facil o suficiente pra vc entender não... vc precisa de uns conceitos basicos de fisica pelo menos, coisa como velocidade media por exemplo, não me lembro se na 4 serie a gente tah teve isso... mas espera um pouquinho, logo logo vc le... na boa, eu to na minha segunda faculdade e não consigo entender direito hehehehhe

Elanor Ladeira
 
Olha, não é difícil, mas é necessário ter um tanto de conhecimento científico. Mas não algo muito apurado. Se você é daquelas crianças pestinhas que já explodiram o vaso sanitário da casa, você consegue entender muita coisa em alguns livros sobre ciência dedicados ao público leigo.
Não li O Universo Numa Casca de Noz, acredito que nele o tipo de conhecimento deve ser mais apurado mesmo. Tem que ter lido muito e gostar de ciência, daquelas revistas e tudo mais...
 
Eu tenho o livro e, sinceramente, acho muito mais negócio você ler Hiperespaço, do Michio Kaku. Você viaja muito mais, entende muito mais sobre muito mais coisa. O livro do Hawking é praticamente um resumo repleto de ilustrações perfeitas do seu primeiro best-seller, Uma breve história do tempo, o qual achei mais fácil de entender, pois é melhor explicado, mesmo com raríssimas ilustrações.
 
eu tenhu os dois....
Uma Breve História do Tempo eu axo MTO bom !!!!
eu simplesmente adoro o Hawking....
o Universo Numa Casca de Noz eu ainda naum li, mas vo começá nessas férias....pelo q eu dei umas olhadas o livro é bem interessante....
e eu naum axei mtas dificuldades em entender o livro UBHdT....
eu recomendo....com certeza.....
 
Eu tenho o Universo..
a linguagem é clara... mas não acho que seja tão simples a ponto de você entender tudo... a parte de 11 dimensões e branas é bem difícil.. e acho que os conceitos físicos vc ainda não estudou...

o livro é maravilhoso ! eu estou relendo agora pra ver se não ficou nenhum detalhe pra tras....
SENSACIONAL ! :mrgreen:
 
Uma breve historia do tempo eh muito bom...

acho melhor q o Universo numa casca de noz por varios motivos, apesar do Universo ser mais ilustrado e um pouco mais didatico, mas ainda sim eu sou mais Uma breve historia do tempo...

;)

Elanor Ladeira
 
Stephen Hawking escreveu esse livro com uma linguagem clara o suficiente para eu, um garoto de 4ª série entender?
Digo... O Universo Numa Casca de Noz tem física demais ou a linguagem é simples?
Eu queria saber porque o livro me deixou muuuuuuito curioso e eu quero ler!

A Resposta é absolutamente não.
Existem até mesmos físicos que não entendem bolufas do que ele escreveu...
Começa lendo sobre a teoria da relatividade, plasma e buracos negros que é mais light....
 
Leia a reportagem da Superinteressante deste mês (04 de 2003), tem uma reportagem (quem tem medo de Hawking?) q resume e simplifica MUITO, o livro um universo na casca de noz!!!! :D axo q vale a pena ler antes pra vc ter uma noção se vc vai entender ou não o livro em si q eh bem mais complicado q a reportagem em si!!! :roll:
 
Eu comecei a ler, mas tive de interromper a leitura pq tive de ler outros livros. Até onde eu li, achei o livro muito interessante! Uma prova disso que é que odiava física, mas o livro fez com que eu achasse algumas coisas realmente interessantes.

Peguei O Universo Numa Casaca de Noz prevendo que ia ser um desafio e tanto pra entender, mas me surpreendi pq não foi ruim como eu imaginava. Algumas coisas eu entendi pq já tinha estudado ou visto em outro lugar e outras eu tive de fazer uma pesquisa pra ajudar e isso acabou tornando a leitura um tanto demorada.

As figuras são muito boas e ajudam muito quem quer entender o livro. Por outro lado o jeito não-linear do livro atrapalha um pouco. O autor fala de espaço-tempo, mas só vai explicar o que é páginas depois... aí eu fiquei viajando até a devida explicação.

Um dos meus objetivos desse ano é terminar de ler esse livro. Podem achar estranho eu falar de "objetivo" mas pra uma pessoa que corria de física como eu... terminar de ler esse livro e entendê-lo é um fato louvável, no mínimo.
 
Eu li quando já tinha me formado no 2º grau, e admito que alguns trechos devem ser lidos e relidos para que se compreenda, mas é muito interessante. Vai depender do seu interesse pelo assunto e conhecimento prévio; recomendo que antes você leia "Bilhões e Bilhões" de Carl Sagan; é um estilo diferente de "Casca de Noz" mas vc evita se decepcionar caso não entenda o Hawking.
Boa leitura!
 
Atenção !

Vcs querem um livro bom de ciência e extremamente acessivel é "O Colapso do universo" do Isaac Asimov. Ele trata com uma simplicidade extrema e explica o surgimento de uma estrela até a fase de "buraco negro" (claro, de acordo com o que se sabia na época). É facil de encontrar em sebor por 10 reais em sebos em geral, vendido como romance mas é livro científico.

Outro muito bom é um titulo que tem as palavras Numeros e Natureza (A Natureza dos Números ? algo assim) do Ian Stewart. Matematica sem dor de cabeça.

Carl Sagan escreve de uma forma brilhante tb recomendo.
 
Olha, realmente não é fácil de entender. Os primeiros capítulos, que tratam da Teoria da Relatividade de Einstein, e os últimos, como o da viagem no tempo, são mais tranquilos de se ler. Porém alguns são dificílimos, como a teoria das 11 dimensões e tal...
 
Eu comprei o livro e li acho que um quarto. Confesso que algumas partes são meio confusas e devem ser ldias mais de uam vez e atentamente. Tenho vontade de recomeçar a ler, mas minha namorada roubou ele de mim :(
 
Rustu Pai disse:
Tenho vontade de recomeçar a ler, mas minha namorada roubou ele de mim :(

Só depois q eu ler Rustu! 8-)


Eu já dei umas folheadas no livro, mas, como não estava lendo mesmo, não entendi tudo. Mas, entendi algumas coisas, e achei a linguagem bastante simples, o que facilita para alguém que não entende tanto de física....


Assim q a namorada do Rustu terminar, eu vou ler o livro......daí eu volto e falo o que eu achei.....
 
A parte das branas é bem difícil de entender sim. Na verdade eu só entendi aquela parte depois que discuti elacom a minha tia, que está fazendo mestrado em física nuclear, alguns pontos ela mesma foi esclarecer com os professores dela. Depois disso, entendi tudo, mas ele poderia ter explicado essa parte de forma bem mais clara, na minha opinião.
 
Hmm, O universo numa casca de noz é um grande livro, muito valioso pelas suas figurinhas que dão uma boa ajuda quando a coisa aperta. Mas a teoria das cordas, teoria-m e essas coisinhas mais "modernas" não são exatamente a praia do hawking, e ele se embanana bastante tentanto explicar.
Pra quem quer ler sobre isso (além duma maravilhosa introdução sobre mecânica quântica e relatividade), eu aconselho O Universo Elegante, do Brian Greene, que tem muito mais texto, e exemplifica muito melhor todos os conceitos físicos contemporâneos de forma que reles mortais possam chegar perto do entendimento. Mesmo sendo bem mais fácil e didático que o ...casca de noz, o universo elegante é pra quem tem uma base em física, alguma noção dos conhecimentos de pelo menos ensino médio :)
 
Eu acho o livro Uma Breve história do tempo bem melhor que o segundo.... pois é mais inovador e não se assemelha a quase nenhuma obra anterior.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo