• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Universo numa Casca de Noz (Stephen Hawking)

Livro O Universo numa Casca de Noz

Sei que não tem nada haver com estilo fantástico mas é esse livro que estou lendo no momento.

É um best-seller escrito pelo matemático, astrofísico e doutor em Cosmologia pela Universidade de Cambridge, Stephen Hawking, no qual ele propõe suas idéias e apresenta de forma mais atraente diversos segmentos da física teórica.

Seu resume se basei assim.

O leitor é apresentado a gênios responsáveis pelos muitos avanços da Física, dando grande destaque à física teórica e moderna. Albert Einstein, Richard Feynman, James Maxwell, Max Planck, Roger Penrose (muito citado por ser seu parceiro em teorias e descobertas como os Teoremas de singularidade Penrose-Hawking ), Isaac Newton, Edwin Hubble, Grassman, entre outros, são alguns dos estudiosos que aparecem como personagens essenciais no livro, e suas teorias e conclusões como a experiência de Michelson-Morley, o paradoxo dos gêmeos, a constante cosmológica, buracos negros, teoria quântica, singularidades, princípio da incerteza, o conceito de tempo, teoria de Yang-Mills, álgebra de Grassmann, teoria das cordas, as "p-branas", supergravidade com 11 dimensões, teoria do tempo imaginário, holografia, entropia e muito mais, são explanadas de modo simplório e divertido pelo professor Hawking.

Portanto, em uma combinação inovadora e peculiar, o livro proporciona ao leitor um contato com o universo das conjecturas da física, abordado de uma maneira em que um leigo consiga extrair um pouco das principais idéias, há muito descobertas, e as estudadas atualmente pelo próprio Hawking. Tais ingredientes fazem do best-seller de Stephen Hawking não somente uma excepcional leitura, mas um colossal "universo numa casca de noz", preservado em poucas páginas que narram uma breve história dos tempos.


Muito bom o livro eu recomendo para que curte do assunto. ~^


  • C05FVFNDQVBFMi4wAwEAAAAh+QQFCgAMACwAAAAADwAPAAAEWJBJmWqdmFUBxkAXlnAEsZxIkUxJRyjnAqerNrxyPq+tGf+LgypxkylgR9jBUBnEYCfosuIDxqYJhDUWEPK02wOIgkAEjIsujVU+uN1rUcJANwwzLEttEgEAIfkEBQoADAAsCAALAAEAAQAABAJQRQAh+QQFMgAMACwJAAkAAgACAAAEBJApxSIAIfkEBQoADAAsBAACAAcAAwAABAqQKUanWhYvtnsEACH5BAUKAAwALAQAAgAHAAMAAAQKkBFGl1R2YcW4jwAh+QQFCgAMACwEAAIABwADAAAECpApRqdaFi+2ewQAIfkEBWQADAAsBAACAAcAAwAABAqQEUaXVHZhxbiPACH5BAUKAAwALAkACQACAAIAAAQEcMkVAQA7
 
Re: Livro O Universo numa Casca de Noz

hum!
huuum...
Vou ver se encontro por aqui, me interessei por ele, mesmo!
Adoro física, e aprender lendo é um sonho... ^^
 
Stephen Hawking escreveu esse livro com uma linguagem clara o suficiente para eu, um garoto de 4ª série entender?
Digo... O Universo Numa Casca de Noz tem física demais ou a linguagem é simples?
Eu queria saber porque o livro me deixou muuuuuuito curioso e eu quero ler!


Esse livro do Hawking é de divulgação, de modo que é o mais acessível quanto pôde ser: sem equações, sem linguagem técnica, etc. Eu acredito que alguém na 4ª série já tenha condições de lê-lo, pois têm o requerido para ler este e qualquer outro texto de divulgação ou de ficção científica, por exemplo: alfabetização, interpretação de texto e curiosidade.

Quando, por ventura, acontecer de você se deparar com algum conceito que ainda não tenha, seja na leitura desse ou de outro livro, de divulgação ou técnico, não se desespere: tire um tempo, aprende o conceito e então volte ao texto. Numa palavra: adquira o que você precisar para ler e aproveitar o conteúdo do que você lê à medida em que for sendo necessário adquiri-los. Eu sempre usei este método e sempre foi muito eficaz, ao menos para o meu caso particular.

De resto, só tenho a parabenizar um rapaz da 4ª série que já têm um vivo interesse em Ciências e, particularmente, na minha querida Física. Vai com tudo e, depois que aprender as coisas mais básicas de Matemática na escola (potenciação, equações de 1º e 2º grau, funções, etc), dê uma olhada em algum texto introdutório de Astronomia. Provavelmente você vai gostar muito!

[]'s!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo