1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Um e a Fala Negra

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Thorondil, 9 Jan 2004.

  1. Thorondil

    Thorondil Usuário

    Bom, lendo o capítulo "A Torre de Cirith Ungol" eu me deparei com uma grande dúvida...

    Quando Sam colocou o Anel pela primeira vez ele pôde entender a língua dos orcs... Então ele descobriu tudo oq eles estavam dizendo... Era um poder que o Anel dava pra ele.
    Mas quando estava no capítulo "A Torre de Cirith Ungol" eu vi que Sam entendia muitas falas dos orcs sem o Anel!! Fiquei encucado com isso... :o?:

    Eu pensei se era possível ser Westron oq os orcs estavam falando, mas acho praticamente impossível os orcs dialogarem em tal língua.. :?

    E outra coisa que pensei é que ele poderia ter ficado com o poder até mesmo depois de ter tirado o Anel...

    Sei lá, eu fiquei muito confuso nessa parte... :o?:
     
  2. Thingol ¥

    Thingol ¥ Usuário

    O Gollum por exemplo não morreu... ele continuou vivendo mais de 60 anos após ter sido deixado pelo anel, isso é a prova de que o Um deixava resquícios de poder nos portadores do anel, assim eu acho que pode-se comprovar a tese, no entanto carecemos de mais exemplos para comparar sem que exista uma mera coincidência.
     
  3. Thorondil

    Thorondil Usuário

    Sim, esse é um bom exemplo... Mas acho q não é a mesma coisa que acontece no que eu citei... Temos que levar em conta que Gollum ficou com o Anel durante 478 anos... E Sam apenas por algumas horas.. :roll:
     
  4. Finrod-Felagund

    Finrod-Felagund Usuário

    tb c diz em alguma parte da sociedade do anel, q frodo estava com a audicao e visao mais aguçados.
    ou seja realmente o anel deixa algum resquicio no portador, lembrando q frodo usou ao todo 4x o anel ate o rompimento da sociedade.
     
  5. Thorondil

    Thorondil Usuário

    Mas eu ainda insisto q o Gollum usou o anel por 478 anos... E Frodo e Sam só por alguns minutos ou horas... E acho q não deixaria tento vertigio neles assim...

    Mas eu tava lendo o capítulo "A Terra da Sombra" naquela parte que o batedor chega perto deles (Frodo e Sam) com um outro orc... Ele diz que como eram de espécies diferentes, então falavam a "Lingua Geral", por isso os Hobbits também entendiam... E acho que é a mesma coisa que ocorre em na Torre de Cirith Ungol...
     
  6. Leir

    Leir Quem é vivo, né...

    Poxa,Gollum ficou mais tmepo,acho que teve um prêmio melhor não?
    Escalar paredes (hobbits não o fazem),viveu mais,etc.

    O Frodousou um pouco mais que samprêmio um pouco melhor.Visão e audição aguçados.O que vc prefere,isso ou o de cima?

    Claro que tudo teve seu preço.

    Ou talvez nada desses resquiícios exista,e sim,que o anel feito em mordor,etc.....tudo a ver com a fala negra....sei lá...


    HoME? :mrgreen: :lol:
     
  7. Khalmyr

    Khalmyr Usuário

    Pode vim a ser vestigios do poder do anel....Gollum bom ganhou algumas habilidades a mais além de longevidade

    Bilbo tb teve esse lado bom

    Mas ambos se tornavam violentos e queriam de qualquer forma o o Um anel quando o vissem, lembrando Bilbo em Valfenda entregando a malha de Mithrill para Frodo

    O Sam pode ter conseguido ouvir a fala negra dos orcs, lembrando que como o anel já estava em Mordor pode ser que seu poder e influencia estivessem maior assim aumentando seus vestigios
     
  8. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Orcs dialogam em Westron sim. Vide o capítulo "Os Uruk-hai", em AdT, livro III. Como havia orcs de Isengard, Moria e Mordor lá, eles se entendiam usando a língua-geral.
    Creio que no caso de Sam, os orcs lá pudessem talvez estar falando Westron sim (ou algo bem próximo disso), já que temos orcs de Minas Morgul e Mordor em Cirith Ungol se não me engano. estou crendo apenas, não afirmando, pois ainda não reli o livro VI...
     
  9. Lord Meneltar

    Lord Meneltar Argerich

    esses "resquicios de dons" continuaram apos a destruicao do anel?
     
  10. é exatamente isso que o Pandatur falou. como são de raças diferentes, eles conversam em westron.
    talvez o Anel desse o poder de entender várias linguas, ou pelo menos a lingua negra, mas acho que não era por isso que Sam entendeu o que eles falavam, e sim pq falavam westorn.

    provavelmente não. e se continuaram logo deveriam desaperecer, como a longevidade do Bilbo
     
  11. Não houve ganho de habilidade de entender a língua dos Orcs para Sam, sendo Orcs de localidades diferentes q aprisionaram Frodo eles precisavam se comunicar usando a língua geral entre eles.... e depois q o Um foi destruido todo od "dons" de envelhecer devagar de Bilbo e Frodo se foram, a prova está no fato deles terem ido para Valinor, onde eles não morreriam.
     
  12. Thorondil

    Thorondil Usuário

    Então tah bom, vcs confirmaram o meu último post...

    Moderadores, podem fechar o tópico... Dúvida sanada..
     
  13. Goba

    Goba luszt

    Errado. Não porque Bilbo e Frodo foram para além da Terra-Média que eles não morreriam. Eles eram mortais, portanto acabariam morrendo. Eles saíram da Terra-Média para poderem se curar das seqüelas do Anel, o que era impensável na Terra-Média, em função de como o tempo passava lá, o que era diferente em Aman.

    Outra, vários indícios apontam que Bilbo, Frodo ou Sam nunca chegaram à Valinor, e sim ficaram em Tol Eressëa, a ilha mais próxima das Terras Imortais.
     
  14. Por que? não era permitido para os não-elfos? sendo assim, gimli tb não pode ir para valinor certo?
     
  15. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Gimli foi aceito nas Terras Imortais devido a sua reverência por Galadriel. Bem, sobre Eressëa e Valinor eu não lembro ao certo, mas inicialmente me parece que todos foram para Tol Eressëa, mas o trânsito para Valinor era permitido. Mais tarde quando eu tiver mais tempo eu procuro melhores informações e posto aqui.
     
  16. Fëanor_Tilion

    Fëanor_Tilion Usuário

    Pessoal, quanto a isso deles irem para Valinor ou não, e terem se tornado imortais ou não, já foi discutido em outro tópico, não acho que seja necessário criar outra discussão sobre isso aqui.
     
  17. 6 tinham falado do anel ter dado poder pro sam entender a fala negra,, eu duvido, o anel até pudia melhorar audiçãoe visao, mais não dar conhecimento sobre uma lingua,,(isso oq eu acho,, q eu me lembro doke eu li)

    talves tbm o sam tenha aprendido umpoucod a fala negra pela jornada
     
  18. Eles estavam usando a "Língua Geral" eu acho!!! Pq na maioria das vezes, os diálogos eram sempre entre orcs de diferentes raças... No caso de Cirith Ungol, o diálogo foi entre Gorbag, q servia a Morgul e Shagrat.... então acho eu q eram de raças diferentes... :wink:
     

Compartilhar