• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Um e a Fala Negra

Thorondil

Usuário
Bom, lendo o capítulo "A Torre de Cirith Ungol" eu me deparei com uma grande dúvida...

Quando Sam colocou o Anel pela primeira vez ele pôde entender a língua dos orcs... Então ele descobriu tudo oq eles estavam dizendo... Era um poder que o Anel dava pra ele.
Mas quando estava no capítulo "A Torre de Cirith Ungol" eu vi que Sam entendia muitas falas dos orcs sem o Anel!! Fiquei encucado com isso... :o?:

Eu pensei se era possível ser Westron oq os orcs estavam falando, mas acho praticamente impossível os orcs dialogarem em tal língua.. :?

E outra coisa que pensei é que ele poderia ter ficado com o poder até mesmo depois de ter tirado o Anel...

Sei lá, eu fiquei muito confuso nessa parte... :o?:
 
O Gollum por exemplo não morreu... ele continuou vivendo mais de 60 anos após ter sido deixado pelo anel, isso é a prova de que o Um deixava resquícios de poder nos portadores do anel, assim eu acho que pode-se comprovar a tese, no entanto carecemos de mais exemplos para comparar sem que exista uma mera coincidência.
 
Sim, esse é um bom exemplo... Mas acho q não é a mesma coisa que acontece no que eu citei... Temos que levar em conta que Gollum ficou com o Anel durante 478 anos... E Sam apenas por algumas horas.. :roll:
 
tb c diz em alguma parte da sociedade do anel, q frodo estava com a audicao e visao mais aguçados.
ou seja realmente o anel deixa algum resquicio no portador, lembrando q frodo usou ao todo 4x o anel ate o rompimento da sociedade.
 
Mas eu ainda insisto q o Gollum usou o anel por 478 anos... E Frodo e Sam só por alguns minutos ou horas... E acho q não deixaria tento vertigio neles assim...

Mas eu tava lendo o capítulo "A Terra da Sombra" naquela parte que o batedor chega perto deles (Frodo e Sam) com um outro orc... Ele diz que como eram de espécies diferentes, então falavam a "Lingua Geral", por isso os Hobbits também entendiam... E acho que é a mesma coisa que ocorre em na Torre de Cirith Ungol...
 
Poxa,Gollum ficou mais tmepo,acho que teve um prêmio melhor não?
Escalar paredes (hobbits não o fazem),viveu mais,etc.

O Frodousou um pouco mais que samprêmio um pouco melhor.Visão e audição aguçados.O que vc prefere,isso ou o de cima?

Claro que tudo teve seu preço.

Ou talvez nada desses resquiícios exista,e sim,que o anel feito em mordor,etc.....tudo a ver com a fala negra....sei lá...


HoME? :mrgreen: :lol:
 
Pode vim a ser vestigios do poder do anel....Gollum bom ganhou algumas habilidades a mais além de longevidade

Bilbo tb teve esse lado bom

Mas ambos se tornavam violentos e queriam de qualquer forma o o Um anel quando o vissem, lembrando Bilbo em Valfenda entregando a malha de Mithrill para Frodo

O Sam pode ter conseguido ouvir a fala negra dos orcs, lembrando que como o anel já estava em Mordor pode ser que seu poder e influencia estivessem maior assim aumentando seus vestigios
 
Eu pensei se era possível ser Westron oq os orcs estavam falando, mas acho praticamente impossível os orcs dialogarem em tal língua..

Orcs dialogam em Westron sim. Vide o capítulo "Os Uruk-hai", em AdT, livro III. Como havia orcs de Isengard, Moria e Mordor lá, eles se entendiam usando a língua-geral.
Creio que no caso de Sam, os orcs lá pudessem talvez estar falando Westron sim (ou algo bem próximo disso), já que temos orcs de Minas Morgul e Mordor em Cirith Ungol se não me engano. estou crendo apenas, não afirmando, pois ainda não reli o livro VI...
 
é exatamente isso que o Pandatur falou. como são de raças diferentes, eles conversam em westron.
talvez o Anel desse o poder de entender várias linguas, ou pelo menos a lingua negra, mas acho que não era por isso que Sam entendeu o que eles falavam, e sim pq falavam westorn.

esses "resquicios de dons" continuaram apos a destruicao do anel?

provavelmente não. e se continuaram logo deveriam desaperecer, como a longevidade do Bilbo
 
Não houve ganho de habilidade de entender a língua dos Orcs para Sam, sendo Orcs de localidades diferentes q aprisionaram Frodo eles precisavam se comunicar usando a língua geral entre eles.... e depois q o Um foi destruido todo od "dons" de envelhecer devagar de Bilbo e Frodo se foram, a prova está no fato deles terem ido para Valinor, onde eles não morreriam.
 
Então tah bom, vcs confirmaram o meu último post...

Moderadores, podem fechar o tópico... Dúvida sanada..
 
a prova está no fato deles terem ido para Valinor, onde eles não morreriam.

Errado. Não porque Bilbo e Frodo foram para além da Terra-Média que eles não morreriam. Eles eram mortais, portanto acabariam morrendo. Eles saíram da Terra-Média para poderem se curar das seqüelas do Anel, o que era impensável na Terra-Média, em função de como o tempo passava lá, o que era diferente em Aman.

Outra, vários indícios apontam que Bilbo, Frodo ou Sam nunca chegaram à Valinor, e sim ficaram em Tol Eressëa, a ilha mais próxima das Terras Imortais.
 
Gimli foi aceito nas Terras Imortais devido a sua reverência por Galadriel. Bem, sobre Eressëa e Valinor eu não lembro ao certo, mas inicialmente me parece que todos foram para Tol Eressëa, mas o trânsito para Valinor era permitido. Mais tarde quando eu tiver mais tempo eu procuro melhores informações e posto aqui.
 
Pessoal, quanto a isso deles irem para Valinor ou não, e terem se tornado imortais ou não, já foi discutido em outro tópico, não acho que seja necessário criar outra discussão sobre isso aqui.
 
6 tinham falado do anel ter dado poder pro sam entender a fala negra,, eu duvido, o anel até pudia melhorar audiçãoe visao, mais não dar conhecimento sobre uma lingua,,(isso oq eu acho,, q eu me lembro doke eu li)

talves tbm o sam tenha aprendido umpoucod a fala negra pela jornada
 
Eles estavam usando a "Língua Geral" eu acho!!! Pq na maioria das vezes, os diálogos eram sempre entre orcs de diferentes raças... No caso de Cirith Ungol, o diálogo foi entre Gorbag, q servia a Morgul e Shagrat.... então acho eu q eram de raças diferentes... :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo