• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Último Samurai (The Last Samurai, 2003)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    20
O gladiador caga muito mais do que Ultimo Samurai, isso eu te garanto. O erro basico de enredo historico foi colocar esses choques de grupos diferentes depois da restauração Meiji, já que essa se deu exatamente para acabar com a disputa entre os shoguns e unificar o japao como uma nação. Dessa forma, as lutas foram travadas antes da restauração e entre familias diferentes, ambas de samurais.

+ ou -. Mesmo depois do bakumatsu, focos de resistência ainda existiam contra o Japão moderno. Alí mesmo, o filme dá a entender que os caras eram fiéis ao imperador e tudo poderia ser evitado se ele tivesse tomado uma atitude antes.
 
"Gladiador" está muito abaixo de "Coração Valente" e "O Último Samurai",apesar de eu ainda achar que este último não foi um excelente filme...

A fórmula usada por Ridley Scott em "Gladiador" foi aquela de um herói que salva Roma de um imperador incapaz de govenar e blablabla...

E o pior é achar que um filme cujo a família do herói morre e depois o cara resolve vingar,é bem clicherizada pro meu gosto...
 
Eu fui realmente ao inema esperando por uma bomba!
Pra minha surpresa, o filme não é assim tão ruim... Gostei de alguns aspectos técnicos do filme, como fotografia, figurino e a coreografia de algumas lutas. Não sou um conhecedor de cultura japonesa, mas o roteiro me pareceu clichê demais... Por vezes era tão piegas e melodramático que dava até pra comparar com novelas mexicanas.
Mas no final, o filme diverte! Não senti sono, apesar de o filme ser bem longo, e ainda vibrei com alguns trechos, como as porradas que o Algren tomava durante o treinamento!
Valeu a pipoca!
 
Gabil de Sangue disse:
Eu digo que a Guerra interna no Japão, o caos mesmo foi o periodo pré era Meiji. Claro que depois haviam alguns focos de conflito, mais insignificantes perto do periodo anterior. O lance da proibição das espadas foi exatamente como se mostrou no filme: uma medida do imperador para acertar os Samurais em cheio e mostrar quem é que detinha o poder do pais.

Por isso que eu acho que o enredo histórico não estava errado. Por mais que as batalhas entre o governo Meiji e os samurais de Katsumoto fossem violentas, aquilo não era uma guerra civil. Os samurais de Katsumoto representavam uma grande ameaça aos interesses do governo, mas ainda assim, como você mesmo disse, era apenas um foco de conflito. :wink:
Se é que "apenas" pode ser aplicado para um grupo de samurais tão foda quando o grupo de Katsumoto... 8-)
 
Paraíba Hi-Tech disse:
Eu fui realmente ao inema esperando por uma bomba!
Pra minha surpresa, o filme não é assim tão ruim... Gostei de alguns aspectos técnicos do filme, como fotografia, figurino e a coreografia de algumas lutas. Não sou um conhecedor de cultura japonesa, mas o roteiro me pareceu clichê demais... Por vezes era tão piegas e melodramático que dava até pra comparar com novelas mexicanas.
Mas no final, o filme diverte! Não senti sono, apesar de o filme ser bem longo, e ainda vibrei com alguns trechos, como as porradas que o Algren tomava durante o treinamento!
Valeu a pipoca!

Qual parte é tão melodramática assim? acho q a maldição brasileira são as novelas mexicanas! malditas, tudo q é mais emotivo é comparado com elas... :lol:
 
Emotivo não é ruim!
O problema é quando vc é emotivo demais ou quando sua emoção se torna gratuita...
Filmes românticos clássicos, como Sintonia de Amor (só pra citar um exemplo), conseguem trabalhar a emoção sem ser piegas. Alguns filmes épicos tbm fizeram bem esse tipo de coisa, como por exemplo Coração Valente.
Pra mim, é muito piegas a relação do Algren com a Taka, por exemplo.
 
Gostei muito mesmo do filme. Me envolveu, me emocionou, os samurais me cativaram. Enfim, "entrei" na história e torci até o último segundo, mesmo já sabendo o final (aliás, o filme é uma mistura de Dança com Lobos e Gladiador). O que eu não esperava era exatamente o finalzinho, as 2 últimas cenas. O filme só não é melhor por causa delas.

SPOILERS

Sinceramente, a história do Algren deveria ter acabado ali, no campo de batalha, junto com o samurai. Teria sido muito mais bonito, dramático, poético etc. etc.
Mas não, quiseram forçar a barra e fazer um final bonitinho. Não gostei mesmo...

Aquela história do imperador se enfurecer e virar macho pelo menos uma vez na vida poderia ter sido mostrada sem o Algren. Ficaria muito melhor.

De resto, o filme é fantástico, exceto por uma ou outra fala que quase desanda a cena. Quase, mas não chega a estregar. O grande defeito é o final mesmo...

Ah sim, e Hans Zimmer é um tremendo cara-de-pau. No meio do filme eu já sabia que ele tinha feito a trilha, pois emalguns momentos a semelhança com a de Gladiador era gritante.. ou musicante... ;)

Ken Watanabe merece uma indicação a ator coadjuvante. Estava muito bem no papel.
 
Gostei muito das partes em que Algren luta e ampanha em seus treinamentos, foram cenas que ficaram boas realmente, sem sacanagem. Outra coisa que me surpreendeu foram as armaduras dos Samurais, caramba o cara realmente deve ficar inspirado dentro de uma daquelas. O filme em si foi um tanto previsivel mas nem por isso foi ruim. Gostei.
 
Adorei o filme... bem fiel a filosofia japonesa...
Assisti o filme antes da estréia, pelo dvd, que nao sei como meu amigo comprou, e reassisti hj sem arrependimentos... pra quem gosta de epicos é uma boa :D


what do you want for yourself?
 
Ele ter ficado com a mulher é algo assim: ei, sou o Tom Cruise, vou catar a mocinha e por aí vai.

Droga :disgusti:


Não é inveja, quem viu sabe que não precisaria disso :roll:
 
Não é inveja, quem viu sabe que não precisaria disso

Não é? Não teria sido muito mais bonito ele morrer junto com o Katsumoto e alguém entregar a espada pro imperador?

E dane-se a mulherzinha lá. Todo mundo sabe que a aldeia ia ser dizimada depois mesmo :P
 
Tisf disse:
Ele ter ficado com a mulher é algo assim: ei, sou o Tom Cruise, vou catar a mocinha e por aí vai.
Mas acho que o fato de não ter no filme nenhuma cena caliente entre os dois uma coisa diferente e q me surpreendeu, mas achei legal a ausência de tais cenas.

Sobre o filme... eu resumo um pouco dizendo que gostei, apesar de todos os comentários que li contra o filme.
Mas uma coisa eu tenho de ressaltar... o que teria sido desse filme se não fosse o Bob? Bob foi o melhor, com certeza!

BOB ROCKS!!!!

Saquêêêê!!!!!! :lol:
 
Hum.... eu gostei bastante do filme. A direção eh ótima. Todo o trabalho técnico foi muito bem feito. A fotografia eh muita boa. E adorei as lutas.

Tom Cruise é um ótimo ator (e quem diz que ele é um ator ruim, eh pq ainda não viu Nascido em 4 de Julho), e aqui tem mais uma boa atuação. Destaque também para Ken Watanebe q atua o tempo todo de igual pra igual com ele.

Toda a parte do filme em que ele fica aprendendo a viver como um samurai é maravilhosa, de longe, a melhor parte do filme.

Só achei q o final ficou um pouco a desejar, não teve aquele impacto que era necessário pro filme. Talvez por causa do roteiro q não é lá aquelas coisas.

Mas é um bom filme. Ótima direção do Ed Zwick.

Cotação - **** (em 5)
 
Não achei o Tom Cruise tão bom assim. Pra falar a verdade, em alguns momentos eu ficava imaginando como o filme seria melhor sem ele...

O fato dele ter sido também produtor atrapalhou. O cara teve muito poder de decisão e acabou se sobressaindo mais do que deveria na história. O filme é muito bonito, mas não vejo muito mérito no Tom Cruise... como eu disse, em alguns momentos ele mais atrapalhou do que ajudou.
 
Tisf disse:
Ele ter ficado com a mulher é algo assim: ei, sou o Tom Cruise, vou catar a mocinha e por aí vai.
Com esse final, o filme apenas deu um fecho excessivamente romântico à história que já vinha se arrastando desde o momento em que o Algren chega na aldeia!
Além de ser piegas, esse desfecho vai de encontro ao próprio código de honra dos samurais... Em algum momento, Katsumoto diz que um samurai não aguenta a vergonha de uma derrota e prefere morrer em batalha a voltar pra sua aldeia derrotado... Algren faz exatamente o oposto!
 
Claro que o que vou falar não é a verdadeira razão (que seria forçar um final "feliz"), mas eu vejo como se o Algreen decidisse viver em vergonha (o que para ele não é tão dificil, visto que não se enxerga uma derrota como vergonha do dia pra noite), para que pudesse levar o legado do Katsumoto adiante e fazer com que o Imperador visse o próprio erro.

Forcei, né?
 
Forçando, dá pra afirmar que ele não necessariamente voltou pra garota. Afinal, tanto o começo quanto o final são narrados pelo Graham (enquanto o miolo é narrado pelo Algren segundo suas anotações). Ele diz que ''prefere acreditar que blablablá" e não que ''ele voltou''. Não deixa de ser uma possibilidade.

E, qualé, isso é pensamento holiwoodyano, norte americano. Clichê, etc

Aliás, óbvio que seria melhor que ele morresse em campo de batalha. Mas acho que afinal ele não se converte por completo ao estilo samurai de ser. Ele luta com os samurais e como os samurais, mas no final ele aceita que a hora dos samurais terminou e parte, após encontrar sua "paz interior".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo