• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Último Samurai (The Last Samurai, 2003)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    20
Filme maldito. Tentei ver na sexta E no sábado, mas as sessões sempre esgotadas. :disgusti:

Vou apelar pra um dia de semana. Não é possível que nem assim consiga. :x
 
Ae ae, vi e gostei! :)

A atuação do Tom Cruise e especialmente de Ken Watanabe está muito boa.

O cenário excelente ( claro, é a nova zelândia =] tem até Caradhas hehehe ), lutas e trilha sonora no mesmo nível.

Bem, pra mim valeu um 7.9/10 hehe
 
Os atores estão muito bem nos seus papéis, a história transmite credibilidade e, bom, ao ver aquele filme tive por muitos momentos deja vus de LoTR, sobretudo porque o conselheiro do Rei agia que nem o Grima, e os samurais rebeldes a maneira dos Rohirrim. Teve uma hora lá que só faltou eles trocarem o que diziam no idioma deles por "Death" que ficava perfeito. :mrgreen: E, claro, que os soldados do imperador gritassem "Saruman, Saruman" e por aí vai.

Sem brincadeiras agora, a fotografia está soberba, o elenco está afiado e historicamente o filme convence. Não tem o final previsível de outros filmes do Tom Cruise. A penúltima cena do filme, que não digo aqui qual foi, é a melhor de todas, e demonstra de uma forma muito sutil os valores, a cultura e o orgulho do povo japonês. Admito que quase chorei.
 
Sabe qual é o grande problema quando as pessoas analisam um épico? Elas querem dizer que nao tem grande originalidade por usar uma forma basicamente parecida com os outros filmes, personagens de mesma essencia, estrutura e tal. Mas o que é um épico senao a luta do bem contra o mal, tendo como protagonista um herói?

Claro, isso nao quer dizer que o diretor tenha q cair nas mesmices chatas e imbecis de um enlatado/blockbuster, mas o esqueleto de um épico é praticamente sempre o mesmo.

Certo, agora vamos crucificar o cara dizendo que ele é pedante e tosco, que ele quis "brincar de ser Kurosawa" porque ele nao tem a super genialidade artistica desse diretor. Assim tambem podemos dizer que todo filme de guerra, se nao for parecido com Nascido para Matar e nao tiver os parametros do Kubrick é um lixo.

Isso é besteira. Nao é porque o filme nao é totalmente artistico com uma beleza sutil que devemos considerá-lo uma porcaria. Na verdade ele nem se propoe a isso. Na minha opiniao é um filme épico com grandes cenas de batalha mas que nao se limita a isso, possui seus "momentos artisticos", é um misto entre um e outro.

Por falar em cenas de batalha, eu nao via algo tao fantastico nesse quisito( leia-se guerra japao feudal) desde que eu assisti Han. Sim, sim podem apedrejar mas a movimentaçao das tropas em campo, a caracterizaçao dos soldados, dos samurais e suas armaduras, a cavalaria e tudo o mais que envolve uma grande batalha é lindo. A contraposiçao entre o exercito shogunal de um lado e o exercito ocidental com armas de fogo ficou brilhante. É o ponto alto do filme junto com a exploraçao da cultura japonesa.

Outro ponto que eu gostaria de ressaltar é a fotografia do filme. Alguem ai tem a coragem de dizer que ela nao é no minimo linda? :eek:

Contudo o que mais me preocupava com esse filme e que foi, contrariamente uma grata surpresa, é a exposiçao da filosofia de vida oriental, mostrada através dos olhos de um gaijin (estrangeiro). Nao houve distorçoes brutais na essencia da coisa, foi tudo tratado com muita sutileza e, nessas partes, o filme nao perde, em termos de beleza, para a grande maioria dos filmes desse tipo.

Em relaçao as artes marciais kendo/kenjutsu eu nao me atrevo a falar por falta de conhecimento.

Sim, concordo que houve alguns furos na sustentaçao historica do filme, mas isso, infelizmente, acontece com quase todos os grandes filmes de romance historico. Coraçao Valente tem o mesmo problema e, no entanto, na minha opiniao, nao deixa de um filme muito foda.

Alguem ai se atreve a dizer que a trilha sonora é ruim? :eek:

Claro, tambem concordo que os caras foram no vacuo do Retorno do Rei e exploraram o mesmo nicho de mercado. Esta certo mesmo, se há um oportunidade e o mercado cinematografico esta mais suscetivel a determinado tipo de produçao, porque nao aproveitar essa oportunidade?

Nao só a estética do filme é bonita como seu conteudo tambem. Por exemplo, nao ha aquele exagero para se mostrar a preparaçao para a guerra do tipo "treinamento Van Dame", há outras prioridades no filme.

Sobre a interpretaçao do Tom Cruise. Nao achei nada espetacular, no geral foi boa com alguns momentos muito bons e emocionantes, no entanto nao foi nada que, em alguma hora, chegou a prejudicar o filme.

Mas eu ja sabia que iriam cair de pau nesse filme. Esse tipo de projeto é sempre o mais audacioso e alvo prioritario dos criticos e da galera Cult hehhe :mrgreen:

Eu nao imaginava que iria gostar assim do filme, estava esperando muito menos.

Gostei mesmo do filme.

EDIT

Acabei de ler o post do Eru e tenho que retificar a parte que ele diz que o filme nao é uma babaçao previsivel. Voces podem nao ter gostado do filme, mas ja dizer isso é falta de bom senso.

Sim Eru, essa parte que voce citou é emocionante mesmo, assim como tantas outras do filme.

Marcelo Hessel do omelete disse:
Na verdade, o diretor e o astro têm o mérito de realizar um trabalho competente, estética e narrativamente - o que já é um grande feito hollywoodiano. Zwick não é Tarantino, muito menos Kurosawa, mas sabe manejar as câmeras durante as batalhas e os duelos de espadas. E Cruise sabe abrir espaço para o verdadeiro herói da história, Katsumoto. Aliás, deve-se ao núcleo nipônico do elenco o sustento do filme durante os seus justos 150 minutos. Ademais, vale a máxima explícita lá em cima: seria incrível, inacreditável mesmo, se alguém conseguisse errar a mão num tema como esse.

Normalmente eu discordo de bastante coisas que os criticos por ai escrevem e, mais raramente ainda eu coloco criticas aqui no forum, porem isso ai em cima que o cara escreveu se encaixa perfeitamente no que eu quero dizer.
 
Gabil disse:
Sabe qual é o grande problema quando as pessoas analisam um épico? Elas querem dizer que nao tem grande originalidade por usar uma forma basicamente parecida com os outros filmes, personagens de mesma essencia, estrutura e tal. Mas o que é um épico senao a luta do bem contra o mal, tendo como protagonista um herói?
Não, eu não acho que ninguém tenha esculachado o filme por esse motivo. Senhor dos Anéis tem o bem e o mal e o herói, e é um filme magnífico. Na realidade, na minha opinião, qualquer premissa que por mais que inicialmente possa se mostrar clichê, pode se tornar um excelente filme dependendo do modo que é desenvolvido.

Gabil disse:
Claro, isso nao quer dizer que o diretor tenha q cair nas mesmices chatas e imbecis de um enlatado/blockbuster...
Mas caiu.

Gabil disse:
...mas o esqueleto de um épico é praticamente sempre o mesmo.
Que o esqueleto seja o mesmo. O duro é até quando a carne e os tecidos são os mesmos.

Gabil disse:
Certo, agora vamos crucificar o cara dizendo que ele é pedante e tosco, que ele quis "brincar de ser Kurosawa" porque ele nao tem a super genialidade artistica desse diretor. Assim tambem podemos dizer que todo filme de guerra, se nao for parecido com Nascido para Matar e nao tiver os parametros do Kubrick é um lixo.
Eu acho que ninguém chegou a dizer que ele queria ser um Kurosawa, certo? Você está certo, exigir que filmes estejam na altura de outros do mesm gênero, que sejam clássicos, não tem nada a ver. Mas não dá pra você simplesmente apagar da memória todos os filmes que você viu e esquecer que a fórmula usada é batida. Se fosse assim, não existiriam clichês ou coisa parecida, nós teríamos de aceitar e gostar tudo do jeito que viesse.

Gabil disse:
Na minha opiniao é um filme épico com grandes cenas de batalha...
Sim, e o filme se salva por causa disso.

Gabil disse:
...mas que nao se limita a isso, possui seus "momentos artisticos.
Eu também gostei disso.

O problema é que esses dois pontos não foram suficientes para vencer a grande cagada que foi fazer uma fórumla extremamente batida e previsível. Se ainda o "batido e previsível" fosse bem trabalhado e desenvolvido, poderia resultar numa boa coisa.

Gabil disse:
Por falar em cenas de batalha, eu nao via algo tao fantastico nesse quisito( leia-se guerra japao feudal) desde que eu assisti Han. Sim, sim podem apedrejar mas a movimentaçao das tropas em campo, a caracterizaçao dos soldados, dos samurais e suas armaduras, a cavalaria e tudo o mais que envolve uma grande batalha é lindo. A contraposiçao entre o exercito shogunal de um lado e o exercito ocidental com armas de fogo ficou brilhante. É o ponto alto do filme junto com a exploraçao da cultura japonesa.
Na minha opinião você está absolutamente certo. Aquela cena de batalha foi excelente.

Gabil disse:
Outro ponto que eu gostaria de ressaltar é a fotografia do filme. Alguem ai tem a coragem de dizer que ela nao é no minimo linda?
Não. :grinlove:

Gabil disse:
Sim, concordo que houve alguns furos na sustentaçao historica do filme, mas isso, infelizmente, acontece com quase todos os grandes filmes de romance historico.
Só que não foram tão exagerados como em Último Samurai. :think:

O jeito que Coração Valente, Senhor dos Anéis, Gladiador e outros épicos foi tão diferentemente desenvolvido que nenhum desses em nada me faz lembrar de O Último Samurai. (na verdade Coração Valente é horrível, na minha opinião, hoho... não por causa da história ou algo que valha, mas por ser meloso demais, e ter uma direção meio histérica de vez em quando... apesar de que tem lá seus méritos e momentos empolgantes)

Gabil disse:
Acabei de ler o post do Eru e tenho que retificar a parte que ele diz que o filme nao é uma babaçao previsivel. Voces podem nao ter gostado do filme, mas ja dizer isso é falta de bom senso.
Não é, não. Eu juro que falei para o meu amigo que foi assistir comigo o final do filme assim que ele passa para o outro lado (fato que já era previsível, também), e acertei, exatamente como eu tinha imaginado. Até quem iria morrer eu "adivinhei".
 
Bem,como estão falando da batalha do filme,achei muito boa,mas bem inferior à batalha do "RdR",embora a do "RdR" não tenha nada a ver com a do "Ultimo Samurai".Claro que estou falando de Orcs,Mumakil,Trolls,Nazgûl...assim sendo,é até ridículo comparar as batalhas dos dois filmes;mas eu achei a batalha em Pelennor a mais fantástica que eu já vi,visualmente e emocionalmente a batalha de Pelennor é algo que fica na memória.

A do Samurai lembra um pouco os Rohirrim mesmo :mrgreen: ,mas as coisas são diferentes...

Mas vi pela segunda vez "O Último Samurai" e o minha visão com relação ao filme melhorou muito,mesmo assim é inferior a "Ran"1
 
Vi agora pouco e achei melhor do que eu esperava (talvez por não esperar muita coisa), mas tb não é algo soberbo.
É um filme que só pelo nome vc já tem quase certeza do final e depois de meia hora de filme vc já tem certeza do mesmo. Mas de forma isso faz do filme um filme ruim com atuações ruins, etc. Isso só tira o elemento surpresa que seria um final não óbvio.

A fotografia é linda, o figurino ta muito bom e as atuações tão legais. Só não tem nenhuma surpresa. O que p/ mim não quer dizer nada, já que fui ao cinema já sabendo o que ia encontrar nesse quesito.

Como o Orc falou, é uma mistureba de O Patriota com Coração Valente e outros do gênero. Isso é verdade, mas p/ mim não tirou o mérito do filme.
 
Eu assisti o filme, depois vou comentar todos os aspectos.. só posso dizer uma coisa por enqto!

KEN WATANABE É MUITO PHOOODAH!

roubou o filme, ele sim é o ultimo samurai!!!! Tom Cruise perto dele é mero escudeiro!!
 
"O Patriota" só tem 1 cena realmente espetacular:quando Mel Gibson(não lembro o nome do personagem) começa a dar machadadas no soldado britânico 8O 8O 8O quando ele arma uma emboscada,ele golpeia o inimigo várias e várias vezes e se suja todo de sangue,é uma cena chocante,ainda mais com os dois filhos vendo tudo...mas no geral "O Patriota" é um dos filmes mais artificiais com relação ao sentimentalismo exagerado dos americanos,sem falar do clichê recorde,por exemplo,quando uma moça "convoca" as pessoas da Igreja para lutar e tal....uma cena bastante forçada...



Voltando a falar de "O Último Samurai",é um filme que funciona,mesmo com uma trama não muito inteligente,mas que me agradou bastante!Gostei dos figurinos,das paisagens e da Trilha Sonora,que lembra bastante a trilha do "RDR"!

As Batalhas foram muito bem feitas,mas é algo mais coreografado...

Tom Cruise esteve bem,depois de eu ver pela segunda vez,este talvez seja um dos melhores papéis de Tom nos cinemas,perdendo para "Rain Man","Top Gun","Missão Impossível" e "Entrevista com o Vampiro"!

Uma coisa precisa ser dita:Nem sempre os clichês são um mal,pelo menos nesse filme a coisa funciona sem cair no ridículo,como no já mencionado "O Patriota".
 
Eu gostei MUITO até um pouco antes da meia hora final. Depois pra mim ficou chato e arrastado. A fotografia é linda e algumas coreografias de luta sao tao legais que eu saí do cinema querendo entrar em uma dessas aulas de luta de espada japonesa de madeira...como chama isso mesmo? Sei la, mas acho q vcs sabem do q eu to falando.
O interessante é notar que o Tom Cruise é mesmo um Ator-Chavao. Todos os filmes dele seguem uma formula. Acho q já postaram isso aqui uma vez.

Top Gun: Tom Cruise é um piloto de avião. Ele é muito bom, mas um trauma o impede de ser o melhor. Ele se apaixona por uma mulher que o ajuda a superar, e no final ele alcança seu objetivo

Jerry Maguire: Tom cruise é um agente de atletas. Ele é muito bom, mas depois de ser demitido, fica traumatizado, e este trauma o impede de ser o melhor. Ele se apaixona por uma mulher que o ajuda a superar, e no final ele alcança seu objetivo.

Minority Report: Tom Cruise é um policial do futuro. Ele é o melhor, mas uma conspiração o coloca sob suspeita. Ele sequestra uma paranormal que o ajuda a superar, e no final ele alcança seu objetivo.

De Olhos Bem Fechados: Tom Cruise é um médico. Ele é muito bom, mas depois de ser quase traído pela mulher, fica traumatizado. Ele se mete em orgias e não come ninguém. Isso o ajuda a superar seu trauma, e no final ele volta para a mulher.

E por aí vai... :lol:
 
Ristow disse:

Isso é questao de ponto de vista. Eu acho que mesmo se apoiando em estruturas ja feitas e usadas o filme não se torna ruim. Ele é bom no que se propoe a ser.

Que o esqueleto seja o mesmo. O duro é até quando a carne e os tecidos são os mesmos.

O filme tem suas caracteristicas proprias e é muitissimo melhor que O patriota e Gladiador.

Eu acho que ninguém chegou a dizer que ele queria ser um Kurosawa, certo? Você está certo, exigir que filmes estejam na altura de outros do mesm gênero, que sejam clássicos, não tem nada a ver. Mas não dá pra você simplesmente apagar da memória todos os filmes que você viu e esquecer que a fórmula usada é batida. Se fosse assim, não existiriam clichês ou coisa parecida, nós teríamos de aceitar e gostar tudo do jeito que viesse.

Com certeza eu seria muito incoerente se pedisse para os espectadores apagarem seus repertorios e parametros, mas é fato que grande parte das pessoas crucificou ou vao crucificar o filme por nao ter tido a competencia, de repente, de falar tao profundamente dos samurais como o Kurosawa.

O problema é que esses dois pontos não foram suficientes para vencer a grande cagada que foi fazer uma fórumla extremamente batida e previsível. Se ainda o "batido e previsível" fosse bem trabalhado e desenvolvido, poderia resultar numa boa coisa.

Eu acho exatamente que o " batido e previsivel", quando pouco foi regular.

Na minha opinião você está absolutamente certo. Aquela cena de batalha foi excelente.

E eu disse isso com uma grande parte de conhecimento de causa. Esse tipo de coisa talvez seja meu principal interesse em cinema, literatura, etc. E nesse ponto eu sou chato.

Só que não foram tão exagerados como em Último Samurai. :think:

O gladiador caga muito mais do que Ultimo Samurai, isso eu te garanto. O erro basico de enredo historico foi colocar esses choques de grupos diferentes depois da restauração Meiji, já que essa se deu exatamente para acabar com a disputa entre os shoguns e unificar o japao como uma nação. Dessa forma, as lutas foram travadas antes da restauração e entre familias diferentes, ambas de samurais.

O
jeito que Coração Valente, Senhor dos Anéis, Gladiador e outros épicos foi tão diferentemente desenvolvido que nenhum desses em nada me faz lembrar de O Último Samurai. (na verdade Coração Valente é horrível, na minha opinião, hoho... não por causa da história ou algo que valha, mas por ser meloso demais, e ter uma direção meio histérica de vez em quando... apesar de que tem lá seus méritos e momentos empolgantes)

Ai é eterna discussao hehehe. Eu sou um defensor ferrenho de grandes épicos, quando eu acho que eles valem ser defendidos, o que o caso de Ultimo Samurai e Coração Valente. Eu nao gosto de Gladiador.

Não é, não. Eu juro que falei para o meu amigo que foi assistir comigo o final do filme assim que ele passa para o outro lado (fato que já era previsível, também), e acertei, exatamente como eu tinha imaginado. Até quem iria morrer eu "adivinhei".

Ta, o final nao te deixa boquiaberto e estarrecido, contudo nao é algo que estraga o filme, mesmo que a sua sugestao tenha sido "atendida" no final heheh.

Ok, Ok, o Tom Cruise é meia boca, mas eu retifico que nao foi nada capaz de estragar o filme nao. Afinal o que falta pra ele sobre para o Wanabe. :wink:
 
O povo agora tem mania de querer acertar o fim......se acerta o filme é fraco! q nada a ver... SDA muita gente sabia que o anel seria destruido mas não tirou o brio do filme pq o que vale não é o fim e sim os meios de chegar a ele!! Mas era óbvio que iriam perder que o Watanabe iria se matar, mas e dai? A morte dele foi d+ e ele olhando as folhas de cerejeira(é?) caindo! esse filme foi FODA!!!

A unica coisa que poderia ser mudado é de alguma forma o Tom Cruise morrer ou ele não ser o ÚNICO SOBREVIVENTE..aí forçou demais, era até melhor matar ele.. mas eu entendi pq quiseram q ele não morresse...e eu nem saberia como contornar isso! :roll:

Aquela cena do Cruise matando os 4 caras foi foda, em camera lenta e o sangue espichando eu lembrei das OVAS do Kenshin! :lol:

Q trilha ein? em alguns momentos escutei a musica parecida com a do Gladiador..
Deve ser o mesmo... :eek:

Dizer q caiu num enlatado americano foi foda!!!!!! podre!!!! eles esculhambam os EUA(mostrando as barbáries contra os indios e tal)...foram beeeem fieis aos japas! a unica coisa q tem é o Cruise...
 
eu achei o filme muito bom! Mostra as tradições japonesas muito fielmente. além de resgatar aquele orgulho niponicp que existia antes.
 
NightRaven disse:
A unica coisa que poderia ser mudado é de alguma forma o Tom Cruise morrer ou ele não ser o ÚNICO SOBREVIVENTE..aí forçou demais, era até melhor matar ele.. mas eu entendi pq quiseram q ele não morresse...e eu nem saberia como contornar isso! :roll:

Na verdade, além dele ser "teoricamente" o principal (pra mim o principal é o Watanabe), faz sentido que ele fique vivo, pois ele só aceitou viver usando o resto que existia de costumes ocidentais nele. Os outros, mesmo que vivessem, cometeriam seppuku.

E mesmo assim, decidiu viver para mostrar ao imperador como estava errado ao não considerar o que o Katsumoto dizia.
 
Espetacular!!! Fui ver o filme sem grandes expectativas e acabei saindo do cinema com uma grata surpresa! O filme é mesmo excelente!!!
Ótimo roteiro, boa direção, fotografia maravilhosa (a Nova Zelândia é mesmo linda), trilha sonora excelente e atuações espetaculares (Ken Watanabe detona)!!! As cenas de luta e as batalhas então nem se fala... O ataque dos ninjas foi demais!!!
Realmente eu achei o filme sensacional!!! :D

Gabil de Sangue disse:
O erro basico de enredo historico foi colocar esses choques de grupos diferentes depois da restauração Meiji, já que essa se deu exatamente para acabar com a disputa entre os shoguns e unificar o japao como uma nação. Dessa forma, as lutas foram travadas antes da restauração e entre familias diferentes, ambas de samurais.

Não sei se o enredo histórico estava tão errado assim. Se não me engano, a queda dos samurais ocorreu mesmo após o período Meiji, quando o uso das espadas foi proibido. Portanto, acho que nesse período, haviam mesmo alguns samurais descontentes com a situação, que podem ter se revoltado de alguma forma contra a nova ordem, como Katsumoto...

E eu posso até ter viajado um pouco, mas enquanto eu assistia o filme, a série de anime Rurouni Kenshin (Samurai X) me veio a mente várias vezes. A época, a questão da proibição do uso das espadas, o uniforme dos soldados, o lance da metralhadora (a Gangue Oni foi chacinada por uma igualzinha...), o romance do capitão Nathan Algren com a Taka (Kenshin e Tomoe?). Pode até ser viagem minha, mas eu realmente me lembrei muito de Samurai X assistindo a esse filme... :mrgreen:
 
Pirata do Espaço disse:
Não sei se o enredo histórico estava tão errado assim. Se não me engano, a queda dos samurais ocorreu mesmo após o período Meiji, quando o uso das espadas foi proibido. Portanto, acho que nesse período, haviam mesmo alguns samurais descontentes com a situação, que podem ter se revoltado de alguma forma contra a nova ordem, como Katsumoto...

Eu digo que a Guerra interna no Japão, o caos mesmo foi o periodo pré era Meiji. Claro que depois haviam alguns focos de conflito, mais insignificantes perto do periodo anterior. O lance da proibição das espadas foi exatamente como se mostrou no filme: uma medida do imperador para acertar os Samurais em cheio e mostrar quem é que detinha o poder do pais.

E eu posso até ter viajado um pouco, mas enquanto eu assistia o filme, a série de anime Rurouni Kenshin (Samurai X) me veio a mente várias vezes. A época, a questão da proibição do uso das espadas, o uniforme dos soldados, o lance da metralhadora (a Gangue Oni foi chacinada por uma igualzinha...), o romance do capitão Nathan Algren com a Taka (Kenshin e Tomoe?). Pode até ser viagem minha, mas eu realmente me lembrei muito de Samurai X assistindo a esse filme... :mrgreen:

Com certeza lembra Kenshin sim, afinal o plano de fundo histórico é o mesmo. Se bem que o inicio do anime aborda o periodo em que os dois partidos, um a favor o outro contra o imperador, instituiam guerra civil, culminando até no incendio de Kyoto e tal.

Todo esse papo da proibição de espadas e caça as tradições dos bushi me fez lembrar aquela cena em que os soldados cortam o coque do irmao do Katsumoto na rua. Aquela cena foi demais.
 
Todo esse papo da proibição de espadas e caça as tradições dos bushi me fez lembrar aquela cena em que os soldados cortam o coque do irmao do Katsumoto na rua. Aquela cena foi demais
não era o filho do Katsumoto??
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo