• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Último Samurai (The Last Samurai, 2003)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    20
Muot-Hart disse:
Yukishiro_Hamji disse:
Nope...essa história e meio que baseada em fatos reais,chamados Revolta de Satsuma,se não me engano o Shogum é mais para tras,sendo que o filme é sobre o fim do sec. XIX...
E ja disso de Ocidental com esgrima vs Oriental com Kendo....só msm no anime do Kenshin eu vi isso ainda..no filme o Tom Cruise mal consegue ter chance pra usar qualquer coisa e ja é capturado pelo inimigo,sendo que ai ele aprende kendo...(pelo menos parece que vai ser isso né?)Entaum em filme naum vai ser tão cedo que veremos isso.... :roll:
No trailer há um rápido duelo de espadas de madeira (bokens) entre Cruise e um de seus captores. No duelo, Cruise maneja a espada com uma mão só, fazendo movimentosn típicos de esgrima ocidental, e naturalmente tomando um couro no processo ("a sabedoria oriental é muito superior, blablabla", ai meu saco).
Heheheh.;;....exatamente,e a partir dai eu creio que ele começa a aprender Kendo(apesar de existirem diversos jeitos de se usar katana,inclusive com uma mao)...
Mais vamos ao filme,alguem sabe a data de estreia
 
Yukishiro_Hamji disse:
no filme o Tom Cruise mal consegue ter chance pra usar qualquer coisa e ja é capturado pelo inimigo,sendo que ai ele aprende kendo...(pelo menos parece que vai ser isso né?)
Ele aprende Kenjutsu... Não se usa boken no Kendo, só para fazer kata. Um boken pode matar tão fácil quanto uma espada afiada, por isso se usa o shinai no Kendo...
Kendo é um esporte, dizer que alguém aprenderia kendo pra ir pra um campo de batalha é o mesmo que dizer que um soldado de infantaria iria aprender a jogar futebol pra "cruzar" granadas para cima dos inimigos. :wink:

Yukishiro_Hamji disse:
Heheheh.;;....exatamente,e a partir dai eu creio que ele começa a aprender Kendo(apesar de existirem diversos jeitos de se usar katana,inclusive com uma mao)...
Não, no Kendo só existe uma postura para se segurar a espada, o Kamae. No Kendo não se aprendem Estilos, que são justamente o que dão a variação a postura de um esgrimista. Samurais não lutam Kendo, e sim Kenjutsu.


Alguém já tem idéia de qual a data de estreia do filme??? Mal posso esperar pra ve-lo!!!!
:mrgreen:
 
Isildur disse:
Yukishiro_Hamji disse:
no filme o Tom Cruise mal consegue ter chance pra usar qualquer coisa e ja é capturado pelo inimigo,sendo que ai ele aprende kendo...(pelo menos parece que vai ser isso né?)
Ele aprende Kenjutsu... Não se usa boken no Kendo, só para fazer kata. Um boken pode matar tão fácil quanto uma espada afiada, por isso se usa o shinai no Kendo...
Kendo é um esporte, dizer que alguém aprenderia kendo pra ir pra um campo de batalha é o mesmo que dizer que um soldado de infantaria iria aprender a jogar futebol pra "cruzar" granadas para cima dos inimigos. :wink:

KEndo e Kenjutsu depende muito da maneira que você quer enxergar,pois no próprio Go RIn no Sho o Musashi fala sobre um CAminho da Espada(naum esse esporte que todos conhecem)sem contar que provavelmente este filme é na época Meiji,ou seja,o Kenjutsu estava "banido" e o kendo como esporte estava começando a surgir....
 
Yukishiro_Hamji disse:
KEndo e Kenjutsu depende muito da maneira que você quer enxergar,
Kenjutsu são técnicas para se matar com a espada.
Kendo é um esporte com fim de adestrar mente e corpo.
Os objetivos deles são extremamente distintos, não podem ser confundidos.
Yukishiro_Hamji disse:
pois no próprio Go RIn no Sho o Musashi fala sobre um CAminho da Espada(naum esse esporte que todos conhecem)
O Caminho da Espada (Ken Do) o qual Musashi se refere é no sentido filosófico, nada tem a ver com o esporte. O Kendo surgiu no século XIX, muito depois da época em que viveu Musashi (século XVI).

Yukishiro_Hamji disse:
sem contar que provavelmente este filme é na época Meiji,ou seja,o Kenjutsu estava "banido" e o kendo como esporte estava começando a surgir....
E porque você acha que eles estavam sendo caçados? Eles são os últimos samurais a dominar o Kenjutsu, e mesmo após a proibição pelo governo do porte do Daisho (as duas espadas a cintura) eles ainda insistiam em carrega-las, contrariando a lei. Esse foi um dos motivos da rebelião, a partir do momento que acaba-se o direito de portar espadas, decreta-se o fim da classe Samurai, coisa que eles não poderiam tolerar.

Acho que nós estamos nos desviando bastante do objetivo do tópico... Se quise, podemos continuar por mp ou icq, ok?
:)
 
Isildur oq ele falou esta por um moemto certo, e é justamemte esse o erro fatal so praticamtes de artes marcias no brasil: o pensamente logico.

Impossivel existir compreenção da arte marcial, seja qual for, por meio desse pensamento, pois a propria arte em seu fundamento é mitologica e não lógica.

Logicamente pensamos: Kendo o esporte e Kenjutsu a luta marcial.

Porem como vcs mesmo disseram até Musashi se refere ao Kenjustu como Kendo fazendo referencia não ao esporte mas sim, a arte de lutar coma espada... como.. o Caminho de Aprender a Lutar coma Espada.

Na verdade o mundo moderno e lógico que exige que demos nomes aos bois, mas na epoca primordial a logica da origem de do caminho não podem existir, tudo se torna o mesmo... e como desaprender para perceber.
Ou Paschoal se encaixe nesse ponto: "Conhecer o todo para conhecer a parte. E conhecer a parte para se conehcer o todo".

A bem vamos analizar contextualizando... um praticante de Kenjutsu nunca aprenderia Kendo entao? Sem pensar nessa divisão de hj em dia... pensando apenas no sentido da palavra.

Então essa discução vai longe de mais para falar nesse tópico que é sobre filme. Um forma de pensar isso é q no campo de batalha não importa oq vc conhece se vc conhece... não importa o caminho ( DO) q vc fez para chegar ate a arte da guerra ( JUTSU). Esse é o pensamento mitológico. O entendimento fica mais amplo quando se pensa assim.... depois q entedemos, ai sim podemos dividir. Mas eu adimito q pro pensamento ocidental ainda é extremamente dificil fazer isso.

Mas convem para os praticantes e estudiosos essa reflexão e entendimento. Agora pro filme... deixa os termos tecnicos mesmo vá, ninguem vai se interessar muito profudamente com isso mesmo. :P

Continuem essa discuçao no Artes Marcias la no Esportes.. :mrgreen:
 
A resposta para esse problema é muito simples. Kendo - Ken = espada e Do = caminho. Logo, Kendo seria o equivalente da expressão "Caminho da Espada", em japonês. Logo, fazer uma menção ao termo "Kendo" não é necessariamente fazer uma menção ao popular esporte japonês, podendo ser simplesmente uma referência ao significado essencial do termo em questão.

A previsão pra extréia do filme aqui no Brasil é pra 16 de fevereiro.
 
Caros migos boa noite.

Eu estudei kendo uma ceta epoca e kendo Kenjutsu são artes diferentes que compartilham da mesma filosofia, o kendo e uma forma bem mais simples de Kenjutsu. como dizia mestre Jorge quem pratica Kenjutsu sabe kendo mais que m pratica kendo não conhece Kenjutsu.

Forte abraço a todos
 
<-Ash-NÅzg-> disse:
Caros migos boa noite.

Eu estudei kendo uma ceta epoca e kendo Kenjutsu são artes diferentes que compartilham da mesma filosofia, o kendo e uma forma bem mais simples de Kenjutsu. como dizia mestre Jorge quem pratica Kenjutsu sabe kendo mais que m pratica kendo não conhece Kenjutsu.

Forte abraço a todos

Eu insisto para levarem essa discuçao para o Artes Marcias...

Mas o segunda ecuação da sua soluçao esta incompleta. Eu disse para conehcer o todo e preciso se conhecer a parte e vice-verça.

<-Ash-NÅzg-> disse:
que m pratica kendo não conhece Kenjutsu

Essa afirmação pode ser considerada preconceituosa para um praticante de Kendo ( se tratando do esporte de hj em dia), por isso q o conhecimento ciêntifico nunca deve ser posto a prova com conhecimento popular...

Um bom praticante de kendo, pra ele ser realmente bom é obvio q ele busca suas raizes, oq o leva ao Kenjutsu, a nao ser q esse seja barrado por algum tipo de preconceito... e so se foque unicamente no Kendo.

Mas eu ja vi alguns campeonatos de Kendo, e alguns praticantes de kenjutsu participaram, inclusive alguns alunos da Niten. E o merito deles sobre os praticanetes de Kendo foi o mesmo... Kendo apanhando de kenjustu e Kenjustu apanhando de Kendo. Inclusive em lutas informais, ou seja sem as regras do esporte, luta com lutas mesmo.

Então acho q vc nunca deve negar a pesquisa impirica desses fatores, isso esta ligado a linguagem pragmatica, e um problema do brasileiro isso...


Resumindo, para se provar algo relacionado a arte marcial devemos usar o conhecimento adiquirido... porem a verdadeira prova e so quando testamos ela ao pe da letra.. ou seja, cara a cara em um prova de eficiencia mano a mano.


Ok... vou pedir de novo... continuem essas discuçao no Artes Marciais.. ¬¬"
 
Essa afirmação pode ser considerada preconceituosa para um praticante de Kendo ( se tratando do esporte de hj em dia), por isso q o conhecimento ciêntifico nunca deve ser posto a prova com conhecimento popular...

Realmente muito bonito o Layout parabéns ! :clap:

De maneira alguma quis parecer preconceituoso usando esta afirmação, só quis dizer que o kendo sendo uma forma simplificada de kenjutsu o aluno de kendo não aprende ou conhece todos os golpes de kenjutsu. Falei
Academicamente. Não que o cara que sabe kenjutsu seja melhor de quem alguém pratica kendo, o sentido da frase "Quem pratica Kenjutsu também pratica kendo, mas quem pratica kendo não conhece kenjutsu." é de certa forma algo Zen, tipo aquelas frases com efeito meditativo e não preconceituoso ou seletivo, ou qualquer coisa negativa.

A frase nem é minha está no site do instituto Niten.

Forte abraço amigo Uruk-Hai

PS: Eu pelo menos não posto mais aqui estou me dirigindo imediatamente para o Artes Marciais
 
O Kendo (Esporte) nada mais é do que o Kenjutsu adaptado a um nivel em que certos golpes não são utilizados.

No Jiu Jitsu muitos golpes foram banidos das academias por terem natureza letal... assim como no kenjutsu que após sofrer mudanças drasticas tornou-se o Kendo que assim conhecemos.

Se vc for ver pelo ponto de vista de que são duas coisas diferentes no filme os samurais lutam Kenjutsu que é a arte Raíz da luta de espada no japão !!
 
eu assisti uma vez o trailer desse filme e jah fiquei morrendo de vontade de assisti-lo; o filme parece ser bem interessante....
quanto a kenjutso eu morro de vontade de praticar mas falta tempo e lugar.... sou praticapente apaixonado pela arte da espada mas acho que naum gstaria de praticar kendô, aparenta ser mto certinho (posso estar enganado).
 
eu gostei do trailer mas eu achei injusto o ultimo samurai ser uma americano ah fiquei muito puta :disgusti:
 
E isso é mal??? Era a estréia esperada...... e pela frente ainda tem feriados de Natal e Ano Novo....
 
NeoDeSampa disse:
tipo.. me corrijam, mas o tom cruise interpreta um britanico, certo?

Eu não tenho nenhuma certeza,mais pelo que eu entendi ele é um americano que lutou na guerra civil deles,ou algo assim....
E grande coisa que não foi um Blockbuster na estreia.....esperem e veremos como esse filme vai ser uma ótima começo de ano nos cinemas de 2004 aqui....agora só esperar!
 
Eu vi algo sobre esse filme hj na HBO...
Esteticamente, o filme parece ser bem legal. Mas indo um pouco mais além, pensando um pouco no fator "originalidade" da coisa, me parece q esse filme vai ser um amontoado de mesmices!
O Neodesampa citou lá em cima q seria algum tipo de Hero americano. Bem, a história realmente não tem nada a ver, mas algumas cenas me fizeram lembrar a bela fotografia de Hero... Uma cena de árvore, com folhas rosadas, sopradas pelo vento etc. A cor era diferente, mas acho q há algumas cenas bem parecidas em Hero! Duvido muito q esse O Último Samurai chegue a usar as cores do mesmo modo q Hero fez!
Outra coisa q citaram lá em cima foi algo parecido com Coração Valente. Tbm achei! As cenas de luta entre exércitos são bem parecidas e tal... E o poster idêntico ao do Gladiador então? :doh: Isso demonstra q esse filme vai ser mais uma superprodução q agrada aos olhos no instante inicial, mas q devido à superficialidade, deve deixar os fãs do gênero, no mínimo, chateados ou ansiosos por algo a mais!
Vamos esperar pra ver...
 
Oi eu num queria vir aqui pra falar mal, afinal eu gosto q surjam novos filmes de artes marcias e tal...

Mas um amigo meu q esta no esterior, e q tipo se formou comigo, confio muito na opiniao dele, ele tem otimo gosto pra filme, me alertou...

O filme e bem ruim...

Ele disse q lembrou do filme como O Patriota comparado ao Coração Valente...

E bom, ta dificil ver critica boa desse filme... alias so tem uma: Falam q a trilha sonora do Hans Zimmer e boa no filme, de resto, bate esse filme, Gladiador, O Patriota e adjascentes no liquidificador da meio copo de cocô de mesma coisa.

Ahm... o comentario de alguns criticos e q se depender desse filme ser indicado no oscar, Retorno do Rei leva todos com vantagem larga... :lol:

Ahn ok, nem tava esperando mesmo... q venha shit e o praticantes de Kendo/Kenjustsu chorem... :?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo