• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Último Samurai (The Last Samurai, 2003)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    20
Hum..... eu tava preocupado mas adorei o filme. Bem acima do que eu esperava.

Tom Cruise ainda não me convence como ator, e ele estava forçadão.... mas o resto do elenco mandou muito bem, principalmente o Katsumoto.


Tá.... eu achei a meia hora final um pouco piegas demais, mas gostei de como enfocaram a batalha, ADOREI o diretor não ficar tremendo a câmera durante ela como 99% dos diretores fazem.... tudo bem que foi usado edição acelerada com cortes muito rápidos, mas pelo menos a câmera não trepidava a toda hora, dava pra VER o que acontecia.

Gostei muito de como ele foi parar lá e de como foi se interando ao lugar, a sequência toda dele aprendendo os costumes orientais é fantástica :grinlove:
 
Num lembro se já postei aqui antes. Mas como revi o filme, acho legal comentar.

Bom, é um filme bom, do tipo que não mata ver.

Não é nada incrível na essência. História previsível com alguns bons momentos, como (principalmente) a convivência do Algren com os samurais na sua morada.

Aquilo é uma coisa que raramente fazem no cinema e sempre vale a pena ver. Mais ainda pelo Algren realmente prestar atenção. Até passa a impressão às vezes de que, se não fosse um guerreiro, seria um antropólogo.
 
o filme só me deixou "ó" pela trilha sonora... no resto o filme fica muito a desejar

principalmente com o tom cruise... fala sério. ele é impossivel de aturar.

poderiam ter pego alguem com mais cara de americano daquela epoca. ele ficou mtu "quase galã" para o filme.
 
ao contrario da maioria das opiniões sobre o filme, achei que tom interpretou muito bem o cap.Algren, só não teve mais destaque porque o filme foi rolbado por Ken watanabe e seu katsumoto, achei o filme muito bom, e foi injustiçado no oscar nos quesitos melhor fotografia no qual perdeu para o mestre dos mares que diga-se de passagem tem uma fotografia horrível, e o filme teve poucas indicações.
 
foi injustiçado no oscar nos quesitos melhor fotografia no qual perdeu para o mestre dos mares que diga-se de passagem tem uma fotografia horrível, e o filme teve poucas indicações.

Horrível? Porque horrível? Não acho, é apenas sombria... isso não faz ela ser horrível.

Ah sim, não sei se comentei aqui? Último Samurai eu achei um filme pipocão, é claro, e nem achei tão bom assim. Alias, eu não curti mesmo aquela história. :roll:
 
O filme em si está no nivel médio-bom.
Mas eu amei ele... porque ???
Bem... porque eu amo a cultura japonesa antiga, e eu achei que o espito samurai foi muito bem mostrado pelo filme. Esteticamente eu achei ele perfeito, apezar de alguns defeitos historicos. Mas nada que faça muita diferença !!

Nota 8,0
 
Horrível? Porque horrível? Não acho, é apenas sombria... isso não faz ela ser horrível.

Ah sim, não sei se comentei aqui? Último Samurai eu achei um filme pipocão, é claro, e nem achei tão bom assim. Alias, eu não curti mesmo aquela história. :roll:

Não me referia ao fato dela ser escura e sim ao fato de ser malfeita, como por exemplo quando é mostrada a costa da ilha de galapagos ou mesmo a ilha em si é muito mal feita essa parte.[/quote]
 
Acabei de rererereassistir este filme =D
Eu gosto muito, a cultura japonesa em si é muito interessante e conhecer como era esse povo no tempo do Japão Feudal é bem legal.
O filme mostra como eles viviam, seus hábitos, a maneira de ver a vida, um pouco de sua filosofia e tal...
E gosto muito da atuação do Tom Cruise no filme.
 
Achei piegas, mas o que matou o filme e o que mencionei foi o fato

do personagem do Tom Cruise não morrer junto com os outros samurais. Afinal, ele não havia se "transformado" em um também? Mas, claro, imagina se não iam dar um final hollywoodiano com o mocinho voltando para casa para ficar com a amada depois de passar por uma provação imensa. Muito "japonês", realmente. :roll:
 
do personagem do Tom Cruise não morrer junto com os outros samurais. Afinal, ele não havia se "transformado" em um também? Mas, claro, imagina se não iam dar um final hollywoodiano com o mocinho voltando para casa para ficar com a amada depois de passar por uma provação imensa. Muito "japonês", realmente. :roll:

Mas, ele não se ofereceu para fazer o harakiri quando foi conversar com o imperador no final? Claro que se não fosse um filme hollywoodiano o imperador estaria pouco se fodendo e o pediria para executar.
 
Pois é, mas não cometeu o ato, o que dá na mesma. E mesmo assim não seria tão impactante quanto ele morrer no campo de batalha.
 
Nunca vi.. não aiiiiinda..:roll:

mas agora, que me interessei mais pelo Japao do que nunca, acho que é hora de ver o filme.:obiggraz:
 
O filme é legal, Tom Cruiser além de mais lindo que nunca está bem no papel.

O contraste da grosseria do capitão com o refinamento dos samurais é delicioso.

A luta dos ninjas é uma das sequencias de ação que eu mais gosto.

O final chavonico compromete.

Mas tem uma coisa preciosa que compensa tudo: Ken Watanabe e seu Katsumoto perfeito e maravilhoso e de deixar qualquer um babando.

No geral merece um 8.
 
Eu vi o filme.
Bom, ficou legal ver alguns atos de seppuku e tal. Gostei do filme, adoro Ken Watanabe, mas o Tom Cruise não me convenceu. O final ficou bonitinho, mas eu prefiro uma coisa mais real, ele morrer com os outros samurais ou cometer seppuku, por exemplo.
 
Para mim, é provavelmente o melhor filme épico histórico dos últimos 15 anos, ao lado de "Coração Valente".

Tom Cruise está muito bem no papel de Algren, carregando em seu bojo de interpretação um personagem equilibrado e nunca caricato (o fato dele ter vivido a experiência como militar na Expansão para o Oeste Americano, quando matava índios etc, poderia tê-lo feito um personagem clicherizado, mas não é o que acontece).


É verdade que o espírito de "O Último Samurai" em muito me lembrou algo de "Dança com Lobos". Afinal, em ambos os filmes temos um personagem-narrador, enfatizando as descrições da cultura de cada povo (índíos no caso do filme do Costner e Samurais no caso deste). Mas, o que achei ótimo em "O Último Samurai", foi o tom poético, lírico com que Zwick dirigiu! O filme consegue exprimir tudo aquilo que esperaríamos num filme que relata os últimos anos dos Samurais, sendo confrontados com a invasão do superficialismo ocidental, com suas "preciosas" modernidades!


Claro, "O Último Samurai" é "Os Sete Samurais" de Kurosawa"? Não, até pq o foco de cada um é diferente! Mas eu posso dizer que "O Último Samurai" foi o último grande filme do gênero desde "Coração Valente". Tivemos os pífios "Tróia", "Alexandre O Grande", "Rei Artur" e o bom "Cruzada". Mas "O Último Samurai" é um filme extremamente lírico e que, por isso, deve ser analisado sob um prisma diferente!


Não podemos aqui reclamar do excesso de cenas "pra fazer chorar"...pq isso teria um aspecto meio pejorativo, pelo menos neste caso em particular. É um filme diferente dos demais. Mesmo assim, a cultura dos Samurais é muto bem desenvolvida no filme....e os aspectos delicados ( como o fato dos japoneses lidarem de forma tão complicada com os sentimentos), tornam o filme melhor do que seria se Zwick apenas mostrasse um filme com cenas de batalhas sem um pingo de conteúdo filosófico!


A filosofia dos Samurais é retratada de maneira sublime! Todos os atores interpretam satisfatoriamente seus papéis a que foram designados, principalmente Ken Watanabe, que interpreta fodásticamente o personagem Katsumoto! O filme tbm dá show no aspecto técnico! Já a trilha sonora não é menos do que belíssima!

poster2.jpg


Enfim....é um grande filme..diferente dos Blockbusters do gênero, este prima pelo tom poético com que Zwick dirige! Com um roteiro que enfatiza o psicológico do relacionamento de um americano com crises existenciais e um Samurai, como não poderia ser , no mínimo, interessante?


Edit**

Realmente, esqueci de dizer que o único porém é o final Hollywoodiano do personagem de Cruise indo embora pra sua amada! O final perfeito seria ele morrer ao lado do amigo...mas não...

Happy End hollywoodiano detected! =/

Mas, por eu gostar TANTO do gênero épico histórico ou fantástico, e gostar igualmente da cultura japonesa, minha nota para o filme é alta:



Nota 9/10 sem muito esforço!
 
Última edição:
Nota 10!!!
Merecia um 9 e meio pelo Tom Cruise, mas o filme é maravilhoso, abordou toda a parte boa dos samurais, acertou nos detalhes.
As Armaduras impecáveis, as espadas totalmente trabalhadas,as máscaras, muito bem feitas.

Eu amo a cultura japonesa, ja li Xógum que é um livro que abordou um tema parecido(um Europeu refém de samurais, que acaba conhecendo e se apaixonando pela sua cultura), li várias outras coisas tambèm.
A cena que mostra o Cruise saindo da casa, com a armadura, foi realmente de arrepiar, um "branco" vestindo uma armadura samurai.Incrível!

O final foi Holiwoodiano mesmo.
Seria uma cena de muita devoção e mudança se ele fizesse "Harakiri" no fim do filme.
E ele tinha que contar como foi a batalha, para o príncipe, que para mim foi um sacana, ele teria que ter cultivado sua cultura, sempre ouvindo Katsumoto seu mentor.O "novo mundo" cegou ele.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo