1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Último Samurai (The Last Samurai, 2003)

Tópico em 'Cinema' iniciado por .: Tulkas Astaldo :., 13 Mai 2003.

?

Sua nota para o filme:

  1. 10

    15,0%
  2. 9

    35,0%
  3. 8

    15,0%
  4. 7

    10,0%
  5. 6

    20,0%
  6. 5

    0 voto(s)
    0,0%
  7. 4

    5,0%
  8. 3

    0 voto(s)
    0,0%
  9. 2

    0 voto(s)
    0,0%
  10. 1

    0 voto(s)
    0,0%
  11. 0

    0 voto(s)
    0,0%
  1. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Tava todo mundo muito chorão :mrgreen:

    Mas eu gostei do mesmo jeito :grinlove: fazer eles tudo sisudo seria algo muito robótico (como o Weaving ser muito robô e mesmo assim ter mais carisma que o Neo). Era mais um filme dos orientais e o Cruise tentava não fazer feito. Sem falar que mostrar os orientais como sem sentimentos, sem emoção, alien já foi feito inúmeras vezes por Hollywood.

    Hmmm... cortar o cabelo, mudar o nome são coisas que apenas a própria pessoa deve fazer. Um rito de passagem de vida, onde o eu antigo é "morto" dando lugar a um novo. É como se matassem o rapaz. (vide Mononoke Hime onde Ashitaka corta o cabelo na aldeia antes de partir e os anciões choram. Aquele é o totem de seu túmulo em vida, para os aldeões poderem orar pela sua alma, mesmo que não possam cremar/enterrar seu corpo)

    Ele se conteve com o pedido do americano, pois confia no amigo, mesmo não entendendo a forma estranha de pensar "viva pra poder lutar depois". O que não significa que doa menos. Nesse contexto, chorar é até compreensível diante de uma morte maior.
     
  2. Nimiol

    Nimiol Usuário

    Eu gostei bastante do filme, divertido, empolgante e com boas cenas de luta. Mas, pensando apenas nos filmes do Tom Cruise, Minority Report foi bem melhor.
     
  3. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    Eu tenho uma certa queda pra cultura oriental, então sou suspeito pra dizer algo do filme.

    Eu achei fodão. :grinlove:
     
  4. Rafael Prado

    Rafael Prado Usuário

    O mesmo acontece comigo. Quero comprar a trilha sonora logo! :pray:
     
  5. Bem eu achei o filme maravilhoso, melhor até que o retorno do rei, adoro também a cultura oriental, e o filme retratou muito bem isso, e eu ñ achei eles chorões ñ, o filme fala sobre honra, sobre vc acreditar em algo e lutar por isso até o filme, morrer pelo q vc acredita é lindo e poucas pessoas hj em dia fazem isso, acreditam firmemente em alguma coisa ñ importa o q aconteca.
    As lutas foram muito legais e bonitas, sabe ñ era aquele tipo de filme que só tem sangue, a guerra deles tinha objetivo tinha alma, e na minha opinião foi o q faltou no retorno do rei, na parte de gondor mais alma na guerra, mais sentimento.
    O Tom Cruise tava muito bem no filme, mas quem ganhou foi o japones lider dos samurais, e o filho dele que atirava flechas tb era lindo e incrivelmente bom. :mrgreen:
    Bem o filme é excelente, tem ação e sentimentos, tem histáoria e cultura.
    Dou 10 pro ultimo samurai :D
     
  6. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    Sobre atuações, a única que me convenceu mesmo foi a do Tetsumoto (é esse o nome?). Ele tinha uma expressão bem firme, e deixava transparecer emoções de forma que até pareciam fáceis. O Cruise eu gostei, mas nada muito acima da média. O filho eu achei normal, nada de mais.

    Aliás, aquele outro japa (que bate nele com a espada de madeira) também era muito bom. :clap:
     
  7. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Tetsumoto significaria do lado do ferro. :mrgreen:

    Katsumoto significa do lado da vitória :wink:

    O filho quase decapita o Tom Cruise na cena do tigre. (comentário dos bastidores :grinlove:)

    Eu adorava o "Bob" :lol:

    E o outro japa era muito bom mesmo :clap:
     
  8. Evestar

    Evestar Usuário

    nossa adorei esse filme super legal e a historia facinante, nossa adorei a interpretacao de Tom Cruise ele foi 10...... :mrgreen:
     
  9. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Eu achei um filmaço, mas como já foi dito em algum lugar, é difícil o diretor errar a mão em um tema como esse. Surpreendente seria se o filme fosse ruim, hehe.
     
  10. Achei o filme muito bom!!! não só pelas histórias, pelas mensagens ou pelas atuações ... sei lá, esse filme me fez refletir muito sobre a minha vida, como ela estava e o q eu queria para ela... sem falar que nas duas vzs que eu fui ver ( fui na segunda com a minha mãe e fui na terça com o lestat) aconteceram coisas muito engraçadas...foi divertido :obiggraz:

    Nossa.. eu adorei o "Bob"... eu ri muito... parecia uma maluca :mrgreen:

    E aquele filhinho da Taka... q faz careta pro Tom Cruise na mesa ... mto bunitinhu ...quero ter um filho tão atentado qto ele :lol:
     
  11. Link

    Link The Hero of Time

    Eu gostei desse filme. Fora as batalhas que achei muito legais, o contexto da invasão de uma cultura por outra foi muito bem "colocado". :wink:
     
  12. Silenzio

    Silenzio Visitante

    Eu achei forçado demais.
    Poucas cenas me agradam, umas dessas foi o combate na flortesta. Na verdade o que mais me agradou foi o clima antes da luta. Porque depois vi algo realmente ridículo, um soldado americano matar sozinho uns 5 Samurais.
    Não entendi também a ação dos Ninja, indo pra um corpo-a-corpo direto com os Samurais, um Ninja de verdade jamais teria feito isso.
    Acho que o Bushido foi pouco explorado, na verdade mal explorado, e acho que lutas individuais seriam muito mais interessante que as guerras forçadas que aconteceram. A história é chata e previsível e Tom Cruise não convenceu.
    Faltou MUITA coisa nesse filme e tinha muita coisa errada. Se a tentativa era mesmo uma homenagem a Kurosawa, passaram BEM longe. Mais um filme tipicamente hollywoodiano onde o que prevalece é a ação.

    Entretanto o figurino estava perfeito. As Haramaki identicas. A fotografia estava divina e os atores japoneses bons também. Não sei o nome daquele Samurai de cabelos longos, mas foi meu personagem preferido no filme.
     
  13. .Gabil-Nala.

    .Gabil-Nala. Bloody member

    O lance surpreendente nesse filme é justamente ele ter impressionado quanto a retratação da filosofia, do modo de pensar japones. Todos estavam esperando que, por vir de Hollywood, haveria uma grande distorção.

    Tirem os aspcetos ditos tecnicos e analisem isso. Apenas por isso o filme ja vale a pena.

    Eu sei porque convivo com pessoas japonesas e sempre converso sobre isso com elas, smpre fui interessado.

    Esta ai, por exemplo, a Primula, nossa amiga nihon-jin que nao deixa mentir. :mrgreen:
     
  14. Silenzio

    Silenzio Visitante

    Acontece que a filosofia deles não foi tão bem mostrada e foi um pouco forçada também. Eu também me interesso pela filosofia deles, principalmente pelo Bushido e acho que foi muita fraca essa parte. Poderia ter sido MUITO melhor aproveitada.

    E realmente a Primula sabe bastante sobre o assunto. Li umas coisas em seus posts que nunca tinha lido.
     
  15. V

    V Saloon Keeper

    Eu não postei aqui ainda?

    O filme foi ok. Teve levemente mais coisas boas do que merda, mas teve muita merda. O mais irritante foi que tudo ficou muito romantizado e inverossímil. Aqueles flashbacks que acontecem de 2 em 2 minutos ficaram ridículos - "Oh, eu matei mulheres e crianças e agora eu bebo pra esquecer o meu trauma e etc" (o que seria ok, se não ficassem esfregando isso na nossa cara de maneira histérica e manipulativa o tempo todo). Ah, o Imperador do Japão falando inglês foi o fim da picada.

    67/100, com boa-vontade.
     
  16. É,eu tb não tinha postado aqui anteriormente. 8O (ok,andei dando uma olhada nas páginas anteriores e vi que tem várias mensagens minhas :lol: ...é que não me veio à cabeça).

    Assisti novamente o filme,gosto cada vez mais da narrativa poética centrada na cultura japonesa.

    Estamos falando de Ficção,e "The Last Samurai" não precisa seguir à risca o que um épico pede.Não tem como não se emocionar com a cavalaria indo rumo à morte,aqueles sons de disparos de canhões,os japoneses sendo massacrados,mantendo a honra e coragem,levando com eles a alma da cultura japonesa,enfim,quando o filme chegou aos cinemas nem gostei tanto(devido ao impacto que o RDR causou).Hoje eu considero "O Último Samurai" um grande filme,não uma obra-prima,mas zilhões de vezes melhor que um "Tróia",por exemplo.

    O forte do filme é a poesia na narrativa,nas imagens,apesar de o filme ser tecnicamente impecável tb.

    Esqueçamos detalhes pouco comprometedores(clichês básicos de heroísmo e indução emocional),vamos apreciar um filme que emociona,um filme de uma beleza singular.

    Minha cotação para o filme:82/100

    E tb eu gosto porque meus avós por parte de Pai são Japoneses...por isso que a cultura japonesa(apesar de não muito centrada no filme) me fascina.
     
  17. Boreli

    Boreli .

    Acabei de ver. . .
    Gostei muito do filme!
    Muito mesmo!
    A história me interessou!
    O filme me emocionou!
    E não achei grandes defeitos que pudessem me irritar profundamente. . .
    Vou comprar o DVD com certeza!!!
     
  18. Rilo Kiley

    Rilo Kiley I'll Be Your Mirror...

    O filme é muito bom. Superou muitos filmes por aí que todos esperavam que seriam melhores.
     
  19. *Nimrodel*

    *Nimrodel* Usuário

    Gostei do filme,mostra bem o estilo de vida dos samurais e a harmonia deles com o ambiente.
     
  20. Odo

    Odo Usuário

    Vi o filme e gostei muito. Achei boa a história, o figurino ficou perfeito, Tom e Ken estavam muito bem nos papéis e o final foi muito bem orquestrado. :D

    Lembro que ano passado eu fiquei imaginando que este seria o grande adversário do Retorno do Rei no Oscar, o que não se confirmou. Mas também não era pra tanto... :wink:
     

Compartilhar