• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Ultimato Bourne (The Bourne Ultimatum, 2007)

Bem, como já falaram, o filme é bom, sem ser excepcional.Eu gosto, e tô esperando mesmo o terceiro!É um filme que eu indicaria!Quanto ao antigo, não vi, realmente:(, então não dá p/ falar nada!
 
Identidade: $27,1; 68; 83%; 7
Supremacia: $52,5; 73; 82%; 7,2
Ultimato: $69,3; 85; 94%; 8

(filme: milhões domésticos no primeiro fim de semana; Metacritic; freshness RT; average rating RT)

#56 no IMDb. Greengrass em fase áurea. É de se pensar em ver os outros dois pra pegar Ultimato no cinema.
 
Não esperava que desbancasse Simpsons (ainda que na segunda semana), aumentam as expectativas.
 
BTW, assisti ontem. Melhor de 2007, assim se faz uma trilogia, etc.
 
Pois é, eu até tô pensando em fazer isso porque não vi nenhum deles :think:

Faça. Eu fiz e:

Identidade: $27,1; 68; 83%; 7
Supremacia: $52,5; 73; 82%; 7,2
Ultimato: $69,3; 85; 94%; 8

(filme: milhões domésticos no primeiro fim de semana; Metacritic; freshness RT; average rating RT)

***
***½
****
(godricness out of 4)

:dancinha:

Nunca toquei em algum dos livros, mas eu soube de duas seqüências da trilogia Bourne (uma está por vir) escritas por um outro autor (isso porque o original, Robert Ludlum, faleceu). Não posso avaliar se existe potencial nas histórias seguintes, mas de qualquer forma Ultimato deu um senso de conclusão para a série que eu não gostaria de ver mexido.

A última cena com o Bourne boiando (não há spoilers aqui) é exatamente como a que inicia A Identidade Bourne. E, aliás, percebemos, o ponto final de A Supremacia Bourne não é exatamente o ponto final de A Supremacia Bourne. Por causa de referências assim, ver os filmes consecutivamente (sexta, sábado, domingo) acabou sendo uma ótima idéia. Do contrário eu provavelmente não teria me lembrado de mistérios tipo as dores de cabeça do Bourne e bobagens tipo o Bourne brasileiro aka Gilberto de Piento (wtf? :lol:), todas coisas amarradas em Ultimato. Foi ótimo ter esses detalhes ali, fresquinhos na memória. Na minha memória. Na do Bourne não. Ele esqueceu tudo. Tudo, menos como dar nós de marinheiro, calcular explosões a 360 graus de seus olhos, burlar vigilâncias num raio de 9200km, matar assobiando e chupando cana, usar frases de efeito, persuasão oral e leitura dinâmica em 76 idiomas, praticar simultaneamente parkour, acrobacias automobilísticas e lutas voadoras híbridas sem perder a pose e também saltar de-- ok Greengrass me deixa respirar.
 
Ah, e só pra quem gostou da história, coisa adaptada do livro que não ficou clara no filme foi que
O cara que o David Webb matou no final do treinamento que tava com um saco na cabeça e talz, era o verdadeiro Jason Bourne... Webb o matou, foi brainwashed e ficou com a identidade dele e talz
E bom. Leiam os livros do Ludlum. Preciso terminar o terceiro pra começar os do novo autor.
 
Bom, eu vi o filme semana passada na pré-estréia, e também tinha visto a Supremacia no dia anterior. A Identidade eu vi há mais ou menos 1 mês.

O Ultimato é foda, melhor da série sem sombra de dúvidas. Algumas cenas realmente angustiantes. A cena com o Bourne e o repórter é fantástica, assim como os executores.
 
Quando ele fala pro Paz (Edgar Ramirez, que por sinal é foda ao extremo) "Look what they make you give" é o mesmo que o Professor (Clive Owen) diz pra ele no primeiro filme.
Putz, to com aquela sensação de quando acabo um bom livro.
 
A quem interessar possa: música do Moby que toca nos créditos de todos os filmes do J.B.* Daqui a pouco aparece nesses joguinhos.


*J.B.: sigla genérica utilizada para referência a discípulos diversos de Chuck Norris (Jason Bourne, Jack Bauer, James Bond...)
 
Última edição por um moderador:
Fui pro cinema preparado pra achar superestimado e dar 59 pro filme mas (in)felizmente eu estava equivocado.
A primeira coisa a ser notada é que caso o Greengrass escrevesse ele não usaria vírgulas porque as coisas acontecem muito rápido antes de você conseguir pensar tipo aquela abertura saca ele corre e bang tchum bam boom tusf (???) etc e aí corta jornalista corta cena do jornalista e os primeiros 40min do filme aprox. são irretocáveis saca. Aí ele tem alguns momentos de pausa (que me irritaram um pouco) mas o filme no geral é indefectível, o Bourne tem uma aura de perigo e eficiência e urgência que você não encontra nem no Bond (btw eu gosto de Casino Royale) nem no McLane (dã) e nem mesmo no Bauer (mas eu não suporto 24, então sei lá.). Aliás, o Bourne é maluco, ele tá ao mesmo tempo fugindo do passado mas obcecado por ele, um psicólogo aqui ficaria deveras excitado.
De qualquer maneira, o Bourne quebra uns estereótipos e clichês tipo
deixar a mocinha pra trás, em vez de ela a) morrer ou b) continuar a fuga com ele; ou então usar um carro como uma MÁQUINA DE DEMOLIÇÃO em vez de seguir a máxima de "preservar seu mecanismo de fuga". E heróis relutantes >>> heróis voluntários, saca.

Enfim, esse é o filme de ação dos anos 00. Não o melhor, mas é representativo, é praticamente um modelo. Seco, onde o governo é o seu próprio vilão, onde todos são vigiados e saca 1984 então chegamos lá e o pior de tudo -- ninguém percebeu.
Eu tou dando 74 pra ele por precaução, mas pretendo rever. Se ele conseguir me deixar afobado de novo, isso deve aumentar.

PS:
não sei se acho o final necessário. Teria sido melhor deixar em dúvida, só com ele boiando, sem deixar certo que ele sobreviveu.
.
 
Seco, onde o governo é o seu próprio vilão, onde todos são vigiados e saca 1984 então chegamos lá e o pior de tudo -- ninguém percebeu.

Né! Vinde vinde Google Sky. Nem em Plutão nos salvaremos do Olho Que Tudo Vê.

não sei se acho o final necessário. Teria sido melhor deixar em dúvida, só com ele boiando, sem deixar certo que ele sobreviveu.

:blah:
 
Eu desejo mais um filme..Muito dificl hoje em dia, uma trilogia em que os três filmes agradem, e ainda deixa aquele gosto de quero mais..

O Damon realmente disse que estaria fora dos próximos filmes, mas dias àtras, voltou com a palavra, e disse que não seria impossivel.


OFF: Alguém sabe algo sobre "A ponte"?
 
Eu desejo mais um filme..Muito dificl hoje em dia, uma trilogia em que os três filmes agradem, e ainda deixa aquele gosto de quero mais..

O Damon realmente disse que estaria fora dos próximos filmes, mas dias àtras, voltou com a palavra, e disse que não seria impossivel.


OFF: Alguém sabe algo sobre "A ponte"?
Vc pode ler a sinopse do livro "The Bourne Legacy", escrito pelo Eric Van Lustbader, em que supostamente seriam baseados os próximos filmes.
 
Vc pode ler a sinopse do livro "The Bourne Legacy", escrito pelo Eric Van Lustbader, em que supostamente seriam baseados os próximos filmes.


Nunca li os livros cara, procuro, procuro e não acho:osigh:


Aliás, se tiver disponivel por ai poderiamos discutir um meio para ele chegar até aqui..xD
 
92% no tal do Rotten Tomatoes, Top 70 imdb (que nao diz nada, mas enfim), 100% de aprovaçao (e veneração) de todas as pessoas que conheço e comentaram o filme; não poucas. Ok, esse tópico precisa de alguem do contra. Então começarei.

Também assisti os 3 em sequencia (nunca havia assistido). Domingo, segunda e ontem. Adorei Identidade. Mesmo.. é tipo um 75. Supremacia foi bom também, mas deixou a desejar, e muito. Nao passa de 65

Pra começar, e mais importante, eu nunca vi um trabalho de câmera arruinar um filme nesse jeito. Paul Greengrass, que porra é essa? Ele dirigiu o Supremacia. Não o Identidade. Mas a minha impressão neste foi muito pior, talvez por ter assistido num cinema de tela gigante, enquanto o outro dirigido
por ele (Supremacia) vi numa TV pequena, de longe.

Olha, filmar com câmera de mão pra dar realismo às cenas é uma coisa; usar a tecnica de modo totalmente ridículo e alucinado em TODAS AS CENAS DE AÇÃO, e não só nelas, a ponto de deixar o publico nauseado, sem conseguir ver o que acontece nas cenas, é outra coisa. Eu tive dor de cabeça, sério. E não tenho nenhum problema de visão. Estava 100% saudavel antes de entrar na sala. Acho que nas 18374 cenas de luta que existem desde o Supremacia, em nenhuma existe uma tomada que dure mais que 2 segundos. Ou 1,5. Outras cenas devem ter um limite de 3 seg. Acreditem, mesmo quando Bourne compra um jornal na rua, existe cortes e mais cortes, closes, tremidas de câmera, má iluminação, etc.

Se não são capazes de elaborar boas cenas de ação, ou melhor, lutas e mais lutas, que desde o primeiro se repetem de um modo incrivel, deixem-nas de fora. Mas ficar socando elas com uma filmagem que qualquer retardado de 8 anos de idade (nao é exagero) faz melhor.. por favor.
Eu imagino o Greengrass jogando o roteiro na mão dos cameras bebados: "filmem essas coisas aí, depois a sala de edição da um jeito". Enfim, deve ser o pior trabalho de câmera do Cinema desde 1895.

spoiler seguem

O primeiro filme foi inteligente, e o segundo conseguiu ser até certo ponto. O diretor usa agora a inocencia do publico, fazendo as artimanhas do Bourne parecerem fantasticas e verossimeis, mas praticamente nada é.

As salas de investigação de alta segurança possuem uma janela de vidro (duh); a pessoa mais procurado da CIA, por anos, consegue entrar e sair do seu principal prédio na maior tranquilidade; Bourne viaja 200x pelos mesmos paises e nunca o param no aeroporto; o lance do celular pré-pago:só faltou o chefão da CIA perguntar "o que é um celular pré-pago, nao da de rastrear?" etc.

O filme só serviu pra me lembrar como o primeiro é bom. Tenta chupar as melhores coisas dele, repete com exaustao as lutas, tenta copiar as perseguiçoes sem sucesso e por aí vai. Os dialogos do pessoal da CIA são toscos ao extremo. A cada 10 linhas, 7 era "chamem o executor", "podem matar Bourne", "tem permissão pra atirar" e por ai vai. Chris Cooper empolga mais que toda a CIA de Ultimato.
Sim, a cena do reporter é foda. Ajuda o filme nao ficar abaixo dos 45, ou 50.

Enfim, Ultimato Bourne não tras nada de novo, repete com exaustao cenas entediantes de ação. Gasta a paciencia de qualquer um com as voltas da memoria do Bourne que sao irritantes. A filmagem e a edição são medonhas, ja falei disso? As atuações sao as piores da trilogia, disparado. Julia Stiles da sono. Tem momentos bem divertidos, como a cena ja comentada do reportes e aquele "twist" da cena final do Supremacia, quando o Bourne fala com a Pam no seu escritório. Ficou bem encaixada e quase no final do Ultimato. Hmm, e o final é uma merda, com um senador bonzinho levando o caso à corte, que esclarece tudo e todos voltam a ser legais no serviço secreto.

Por favor, eu preciso que alguem me explique o que faz esse filme ser um sucesso tão grande de crítica.

47.
 
A câmera atabalhoada também me deixa angustiado e com náuseas, o que é ótimo. Fique longe de Vôo United 93 na sua opinião.

As salas de investigação de alta segurança possuem uma janela de vidro (duh); a pessoa mais procurado da CIA, por anos, consegue entrar e sair do seu principal prédio na maior tranquilidade; Bourne viaja 200x pelos mesmos paises e nunca o param no aeroporto; o lance do celular pré-pago:só faltou o chefão da CIA perguntar "o que é um celular pré-pago, nao da de rastrear?" etc.

Filmes de ação e aventura têm um pré-requisito chamado furos que vão te fazer dar 47 sempre que você quiser levá-los muito a sério. Por que você não relaxa e goza e inverte a ordem dos algarismos de 47 que nem o Kain fez.
 
Lol. Esse efeito de câmeras é proposital, algo que muitos gostaram, etc. Os "furos", não vale nem comentar, esse é um filme de ação, que já tem uma trama bem inteligente para ser considerado um. E questionar o fato do Bourne/Webb ser foda é ridículo, se ele fosse um noob não teríamos a história. Matt Damon é bom constantemente, gostei da atuação do David Strathairn da Joan Allen, etc. Só o Finney que não apareceu muito, deveria ser mais explorado... acho que o mérito maior do Greengrass foi conseguir manter as sequências no nível do primeiro filme. Poderia ter parado de ler quando vc criticou as cenas de ação, mas fui tolerante.
 
A câmera atabalhoada também me deixa angustiado e com náuseas, o que é ótimo. Fique longe de Vôo United 93 na sua opinião.

United 93 parece um filme do Tarkovsky perto de Ultimato Bourne. Eu nao sou contra essa tecnica de filmagem, que funciona muito bem em Exterminio 2 por exemplo. Mas do jeito que usaram, com cortes ultra rapidos em toda maldita cena, nao tem como engolir.

Lol. Esse efeito de câmeras é proposital,

É claro que é. Por isso eu fiz questão de citar o nome do diretor.

Sobre a lista de coisas absurdas que o filme tenta mostrar como plausivel, ela nem contribuiu muito pra eu nao gostar do filme. Foi apenas uma observação.

acho que o mérito maior do Greengrass foi conseguir manter as sequências no nível do primeiro filme.

tirando a cena do Reporter, o que mantem o mesmo nível? Não teve nada como a perseguiçao no Mini, a luta quando Bourne volta a seu apartamento em Berlim(?), o duelo com Clive Owen, etc. Ainda tinha Franka Potente e Chris Cooper com atuaçoes 100x melhores. Se Ultimato pelo menos fizesse o esforço de colocar cenas de perseguiçao e lutas de modo original... mas só faz lembrar do Identidade e da falta de criatividade e competencia do Greengrass.

Eu sinceramente nao consigo entender como podem achar Identidade mais fraco.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo