• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O tempo , o tempo e o crescimento;

Shantideva

Adoro elfos ruivos!
Pois é, lá venho eu novamente com minha velha dúvida sobre a passagem do tempo.
Procurando algo sobre o poder morghotiano, citado por Deriel em outro tópico, achei esse texto, que não fala sobre o assunto, mas que reacende minha dúvida sobre a passagem do tempo em Aman e na terra-média. Enumerei outras fontes que eu conheço que falam sobre crescimento dos elfos e passagem do tempo para que vocês entendam minha dúvida:

1. No texto Leis e Costume entre os Eldar, é dito o seguinte sobre o crescimento dos elfos:
"Os eldar cresciam em forma física mais lentamente que os homens, porém com mais rapidez em mente. Eles aprendiam a falar antes de completarem um ano de idade; e ao mesmo tempo eles aprendiam a andar e dançar, pois suas vontades logo vinham ao domínio de seus corpos"...

"Os eldar não atingiam a estatura e forma, nas quais suas vidas seriam suportadas posteriormente, até o quinquagésimo ano, e algumas centenas de anos passavam antes que se tornassem adultos"...


2. Na Duvendor existe uma conta que explica a contagem do tempo em Valinor e na terra-média (após o surgimento do sol). No resumo (a conta é gigantesca), é dito que:
1 ano dos Valar (era das árvores) equivaleria a 9,582 anos do sol.

3. Já no texto linkado, há as seguintes citações:

"Na Terra enquanto uma criança élfica simplesmente cresce para tornar-se um adulto, em uns 3000 anos, florestas surgem e somem, e toda a aparência da terra pode mudar, enquanto inumeráveis flores e pássaros poderiam nascer e morrer dia após dia sob o sol"...

"Vamos supor que os Valar também tivessem admitido em Aman alguns dos Atani, e (assim podemos considerar toda a vida de um Homem em tal estado) que crianças "mortais" lá nasceram, assim como os filhos dos Eldar. Então, mesmo em Aman, uma criança mortal deveria crescer para sua maturidade em cerca de vinte anos do Sol, e o período natural de sua vida, o período de coesão de hroa e fea, não seria mais do que, digamos, 100 anos. Não muito mais, mesmo que seu corpo não sofresse de doenças ou desordens em Aman, onde tais males não existiam"...

"Mas em Aman tal criatura seria uma coisa passageira, a de mais rápida passagem entre todas. Pois toda a sua vida duraria pouco mais do que metade de um ano, e enquanto todas as outras coisas vivas pareceriam a ela dificilmente mudar,permanecendo estáticas em vida e felicidade"...

4. Há uma nota no texto citado acima:, que fala:
"[5] Existe agora uma vasta discrepância entre os Anos dos Valar e os "anos mortais"; ver também "toda a sua vida duraria pouco mais do que metade de um ano" e "na sétima parte de um ano um homem nasceria e se tornaria adulto". Em notas não dadas neste livro, nas quais meu pai estava calculando tendo como base o Despertar dos Homens, ele expressa que 144 Anos do Sol = 1 Ano dos Valar (em conexão a isto ver Apêndice D d’O Senhor dos Anéis: "Parece claro que os Eldar na Terra-média... contavam longos períodos, e apalavra Quenya yen... realmente significava 144 de nossos anos") colocando o evento "após ou à mesma época do saque a Utumno, Ano dos Valar 1100", um gigantesco intervalo de tempo poderia ser visto agora entre o "surgir" dos Homens e sua primeira aparição em Beleriand."

Então finalmente, em quanto tempo um elfo se torna adulto: 50 anos? 3000 anos? Anos do sol ou ano dos Valar?
Quanto dura um ano Valariano? 9,582 anos do sol ou 144 anos do sol?
Fiz umas contas, mas elas ficaram meio confusas, então, quero ouvir a opinião de vocês.
 
Creio que um elfo só se torna adulto quando é chegado o seu tempo....resumindo cada um tem seu tempo, como nós temos o nosso, a diferença está na aparência e no comportamento, um elfo sempre parece jovem mais pode ter o comportamento de um velho.
Quanto essas contas de anos Valarianos e anos do sol e da lua eu tbm tenho duvidas!?!?
 
Eu também fiquei encucado com essas diferenças de tempo quando tentei determinar a idade de Galadriel. E na minha opínão, as duas estão corretas. Se for medir o tempo em Valinor na época das Duas Árvores, o ano equivalia a 144 do Ano do Sol. Após a destruição das mesmas, os Valar ficaram um bom tempo sem referências. Somente depois do surgimento do Luzeiro e dos ajustes entre o dia e a noite, a contagem passou para 9,582 anos solares; já que a velocidade de crescimento foi alterado drasticamente com o novo Luzeiro, somente em Aman não houve tal mudança, mas a contagem é a mesma do Ano do Sol.
 
A questão que causa essa discrepância pode ser buscada nas mudanças ocorridas ao longo das escritas de Tolkien com a questão da temporalidade.
É dito, como nos Anais de Aman, que o tempo das Primeiras Eras, por exemplo, não decorrem da mesma forma como o tempo na Segunda e Terceira Era.
Um elfo se tornar adulto em 50 anos não me parece, partindo do pressuposto de que os demais textos acerca dos elfos estejam coerentes, lógico. Se um humano se torna adulto com cerca de 20 anos, um elfo não poderia tornar-se adulto com 50; por exemplo, analisando o texto acerca de leis e costumes élficos. Crendo que, Arda possue cerca de 60 mil anos, se cada elfo levasse cerca de 3 mil anos para amadurecer, seria essa um pura expressão da imortalidade, em uma forma bem explícita.
Podemos, por exemplo, analisar Galadriel; caso ela tivesse (na Terceira Era) cerca de 6 mil anos, ela seria uma Senhora Élfica muito valorizada, passaram-se os 3 mil anos até a idade adulta, e mais 3 mil anos na forma adulta. Mesmo aceitando que, desta forma, ela teria um décimo da idade de Arda (o que é assustador).

No entanto, ainda seria coerente com a maior parte das idéias do autor, e creio que mais plausível que a questão dos 50 anos; o que fugiria a notória "barreira" que Tolkien coloca em todas as obras entre a imortalidade élfica e a mortalidade humana.
 
Nossa esse assunto deu um rolo na minha cabeça...

To imaginando aqui. Se um elfo e um humano nascerem no mesmo dia. Quando o humano tiver 10 anos o elfo ainda vai estar com aparência de um bebê?
 
Talvez (não me lembro ao certo se realmente li sobre isso) a primeira infância seja igual, apenas demorando-se no período que faz de um homem adulto, durante essa transição o elfo permaneceria por milhares de anos, enquanto o humano amadureceria, envelheceria, e brevemente morreria.

A aparência de uma criança élfica de 10 anos, e de um humano de 10 anos seria a mesma.
 
Posso estar enganado, mas creio que o texto do Leis e Costumes dos Eldar colocam as duas raças no mesmo patamar temporal (no caso "anos mortais"), depois de 50 anos um elfo atingia sua maturidade biológica, mas como no próprio texto diz é preciso muito mais tempo p/ se tornarem adultos de fato (no caso o Deriel fala 3000 anos).

Não lembro se é no próprio Leis e Costumes, mas algum texto de Tolkien diz que os elfos e humanos são muito semelhantes até o 1º ano de vida (digo em termos físicos), após isso os homens se desenvolvem mais rapidamente.

Quanto aos anos do valar eu não sei direito, mas creio que a contagem de um ano mudou após o fim da era das árvores por isso essa diferença.
 
Será que não é quando eles começam a ficar adultos, ou seja, passam da adolescência para a fase adulta, mais ou menos entre 18 e 25 anos? Penso eu.

Exato, assim como a colega Laurelin colocou, podemos supor que essa diferenciação Mene, se dá no momento da transição para fase adulta.
Sendo assim, um humano mudaria suas características e tornar-se-ia adulto, enquanto um elfo continuaria com suas formas pré-adultas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo