• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Tempo e o Vento" (Érico Verissimo)

Daniel Cowman disse:
OLha vou anotar...eu já tinha ouvido falar deste livro mas como não li nada sobre acabei que não cheguei a me interessar, vou buscar saber mais ^^

Abraços

Se prepare, porque não é apenas um livro.
 
Eu morro de vontade de ler.Ainda vou comprar, mas como são vários livros tenho que me programar, por que o preço é bem salgadinho.E eu quero ler em sequência.
O Continente são 2 volumes, O Arquipélogo 3 vol e O Retrado 3 vol ?É isso?
 
2 de O Continente, depois 2 de O Retrato e por último 3 de O Arquipélago. Eu lembro que na biblioteca da faculdade tinha uma edição que era dividida em 3 livros (O Continente, O Retrato e O Arquipélago, sem se dividirem em volumes), mas era beeem antigona.
 
Me empolguei aqui com o tópico e fui procurar lá na biblioteca, já estou com o 1º Vol do O Continente em mãos, mas foi complicado encontrar lá, o meu é a 31º edição, aí as edições estavam bagunçadas e tem umas que se dividem em volumes e outras não, fora que O continente estava em extinção, o que mais tinha lá era o Arquipélago.
 
Pelo visto pessoal não se anima muito de chegar na última parte :lol:

Eu acho O Arquipélago o mais diferente dos três, porém não acho que seja pior. Quer dizer, O Continente é fogo, porque tem personagens apaixonantes tipo o Capitão Rodrigo, aí é sempre o queridinho de todos, hehe. Por isso que é tão difícil de encontrá-lo.
 
É pq são uns sete livros no total, né. Aliás, eu também estou devendo uma seqüência para o blog... =/

Eu prefiro O Continente ao O Arquipélago, pois o primeiro tem os personagens mais fortes (e o Cap. Rodrigo! :grinlove: ) Já o segundo é mais denso... claro que é bom, como a Anica disse, mas O Continente é melhor.
 
Eu não conseguiria escolher qual parte é a melhor. Acho todas fantásticas.

Se fosse para escolher por personagens, é claro que Cap. Rodrigo ganharia.
 
Ler O Tempo e O Vento foi uma das melhores experiências literárias que já tive. Peguei as férias de julho do ano retrasado e li os 7 livros, quase sempre acompanhado de uma boa cuia de chimarrão. hehehe

Eu acho O Continente muito superior aos outros dois livros. Talvez pq tem aquele ar de desbravamento, de História sendo feita ou por causa do Capitão Rodrigo...

Enfim, é um "esforço" que vale muito a pena.
 
Eu amo essa história, eu tenho em 6 Volumes - O continente e O Arquipélago (2 de cada - estão bem velhos) de uma coleção, e O Retrato (2 volumes lindos) do Círculo do Livro, paguei R$70 reais tudo ... buscando de sebo em sebo. Esta na minha lista para releitura esse ano.

O meu favorito é O continente também.
 
"O Tempo e O Vento" é o que estou lendo no momento. Ainda estou no começo: no primeiro volume de O Continente.

Resolvi ler depois que encontrei Um Certo Capitão Rodrigo num sebo. O li freneticamentee e o terminei no mesmo dia em que comecei. Amei a história! Aí, totalmente embriagada pela história que tinha acabado de ler, quis mais, e comprei o volume I e II de O Continente.

O mais curioso é que só conheci o Erico Verissimo este ano, com Olhai os Lirios do Campo, que diga-se de passagem, não gostei (talvez por total falta de identificação com o personagem central - Eugênio - que tem um terrível complexo de inferioridade). Entretanto, gostei do modo que o Erico escreve e me aventurei a ler outra obra, e não me arrependi! :rofl:
 
eu simplemente amo essa obra.
tanto, taaanto, q ela foi mt mais do q um livro. foi um "start" pra q eu me a-pai-xo-nas-se por um estdo tão rico, tão lindo e tão tradicional como é o "meu" Rio Grande do Sul.
hj em dia conheço mais o RS (geograficamente) do q o meu próprio estado (PE).
 
Ang disse:
eu simplemente amo essa obra.
tanto, taaanto, q ela foi mt mais do q um livro. foi um "start" pra q eu me a-pai-xo-nas-se por um estdo tão rico, tão lindo e tão tradicional como é o "meu" Rio Grande do Sul.
hj em dia conheço mais o RS (geograficamente) do q o meu próprio estado (PE).

E tu já veio aqui para o RS?

Vem pra cá conhecer pessoalmente o que o èrico descreveu nos livros dele. Vale super a pena! (dando uma de agente de viagens!!! heheheh)
 
Báh eu adoro o Tempo e o Vento, bem na verdade adoro o Érico Veríssimo, a primeria vez que li, devia ter uns 11, 12 anos, lembro que foi um marco muito grande pra mim, depois disso já li e reli muitas vezes, adoro revisitar meus livros favoritos!
Ah! Minha peixa se chamava Bibiana XD
estrelinhas coloridas...
 
Uma das coisas que mais me prende aos livros do Érico é a forma 'leve' que ele escreve. Até parece que ele segura a caneta na ponta dos dedos. Li toda a saga em 30 dias e quando terminei fiquei com gosto de quero mais.

Principalmente nO Continente, eu conseguia ver nitidamente as cenas que ele descrevia. Quase enxerguei os olhos do Capitão. :grinlove:

(viagem, viagem... eu sei XD )
 
Obra digna de estrar ombro a ombro com os clássicos nacionais. A epopéia gaúcho contado por um de seus filhos, Érico Veríssimo, que não poupou esmero e tinta para recriar os mais belos detalhes de sua vida e da vida das famílias Terra e Cambará.
O livro mostra a saga sul riograndense através da saga das famílias Terra e Cambará, passando por várias gerações e vários eventos históricos. A narrativa casa harmoniosamente com as passagens da vida dos personagens e do momento histórico pelo qual o Rio Grande do Sul passava.
 
Recuperei alguns posts do tópico:
- Primeiro post (Anica) em 04-12-2009
- Último post (Pips) em 19-02-2010

Anica disse:
babem -> http://www.livrariacultura.com.br/script...8275A&uid=

foda é o preço. vou coloca na minha wishlist de aniversário
shifty.gif

Diego disse:
Essa semana eu estava me perguntando se não havia um box de o Tempo e o Vento, pena ainda não haver nenhuma screen. :/


Pensei que era exclusividade da cultura mas o submarino e a saraiva também estão vendendo.
Fiquei tentando, mas já pretendo gastar uma grana quando voltar de viagem na terça, sem chance de conseguir pegar essa aí por um boooooooooom³ tempo.
O Tempo e o Vento - Submarino

Lucas_Deschain disse:
Muito bom mesmo. Essa obra é considerada a epopéia gaúcha. Como estudante da região sul do Brasil, ouvi falar um pouco de Érico Veríssimo e dessa esplêndida obra; nos livros didáticos ele é comparado a Luís de Camões e Virgílio. Particularmente não tenho conhecimento suficiente para atestar ou negar essa analogia, visto que ela é bem pessoal e relativa também, mas...
O que achei mais genial na obra foi a sucessão de gerações que vão ocorrendo ao longo do livro e como elas refletem não somente a genealogia das familias Terra e Cambará, mas também a forma de ocupação do território, o surgimento das cidades, a questão dos índios, as ideologias, movimentos e revoluções de cada período correspondente aos personagens do momento.
O melhor é o início, em que a situação que se apresenta, juntamente com o personagem em questão, servem como âncora em quase todos os momentos da saga da família. Ele funciona justamente como elo de ligação entre os diferentes "tempos" e gerações. Putz, jogada de mestre!

clandestini disse:
Ronzi disse:
No Contintinente não rola tanta política, pelo menos não na cara do leitor, é mais o dalo istórico do desenvolvimento daquela região do RS.

Todos os livros falam da história do RS, e nos arquipélago e o retrato, eles tratam de uma história mais política porque essa foi a evolução da história do RS. No continente o tempo narrado corresponde a uma história diferente da do tempo narrado nos outros.

e essa semana chegou minha coleção completa que mamãe me deu de natal! lindos!

Sky Charão disse:
Aí eu tenho os livros, super velhos já, estou com muita vontade de comprar a caixa nova.

Eu li parte dessa série no colégio mesmo (sou do RS), estava na lista de leituras, mas pretendo reler por que eu amei a história. O Continente é o meu preferido.

Marcio Scheibler disse:
Terminei de ler UM CERTO CAPITÃO RODRIGO, parte integrante de O TEMPO E O VENTO...

Mas que história bagual tchê!!!! Flor de especial
nod.gif

Rodrigo Lattuada disse:
Meu nome é por causa da obra, e eu ainda não li.
eusa_silenced.gif

Lucas_Deschain disse:
Rodrigo Lattuada disse:
Meu nome é por causa da obra, e eu ainda não li.
eusa_silenced.gif

Bá , nunca é tarde para começar, hein? Aposto que tu vai se divertir bastante lendo, isso sem contar que o pano de fundo histórico é muitíssimo bem estruturado.

LucasCF disse:
Passeando pela saraiva, tive vontade de comprá-lo ao ver um box bem bonito. Mas eu nem sabia sobre o que era, e o box era caro. Tudo que eu tinha era "sei quem é o autor" hehe
E nem do filho dele tinha lido nada ainda..... Apesar que, a obra dos dois não é semelhante, é? estilos diferentes, certo?

Diego disse:
Até onde me consta são bem diferentes.
O forte do pai são os romances, não sei se ele produziu algo além disso. Já o filho é bom em crônicas, apesar de já haver um tempo que ele se arrisca em alguns romances, sendo que o último foi "Os Espiões", mas ainda assim o auge da produção dele tá nas crônicas.

Lucas_Deschain disse:
Concordo com o Diego, não que eu goze de tanta propriedade para opinar em assuntos dos quais não domino tanto assim, mas lembro de ter lido O Jardim do Diabo e achei ruinzinho. Mas as crônicas dele, todas aqueles presentes naqueles livrinhos tão charmosos (Banquete com os Deuses, A Mesa Voadora, Comédias para se Ler na Escola, As Mentiras que os Homens Contam, Sexo na Cabeça etc.) são maravilhosas, o forte dele são as crônicas.

Mi Müller disse:
LucasCF disse:
Passeando pela saraiva, tive vontade de comprá-lo ao ver um box bem bonito. Mas eu nem sabia sobre o que era, e o box era caro. Tudo que eu tinha era "sei quem é o autor" hehe
E nem do filho dele tinha lido nada ainda..... Apesar que, a obra dos dois não é semelhante, é? estilos diferentes, certo?

Muito diferentes, eu acho o pai muito, mas muito superior ao filho. Eu tenho os livros em uma edição da antiga Globo, que saia nas bancas paguei 9 dinheiros por cada, mas eu queria mesmo esse box... preciso colocar na listinha de presente do dia das mães!

estrelinhas coloridas...

LucasCF disse:
Pô, se eu já adorei ler LFV, e o pai é superior.. hehe
Mas entendi que são estilos totalmente diferentes.

Tauil disse:
Aliás, esse é um assunto que dá no saco do LFV, toda hora compararem ele com o pai...

O mesmo acontece com a Maria Rita em relação a Elis Regina, Bena com o Edu Lobo etc. etc. Deve ser uma chatice não poder sair da sombra dos pais, principalmente quando o pai é foda. Acho que as pessoas sentem falta e um pouco jogam pro filho a responsabilidade de continuar o mesmo trabalho, mas nem sempre é isso que ele quer fazer.

O LFV, é claro, já conseguiu se desvencilhar há tempos.

Pips disse:
Mesmo porque o estilo do LFV é bem diferente do pai.
 
[align=justify]Surgiu esses dias na apresentação de um trabalho na faculdade uma pergunta acerca de O Tempo e o Vento, que dizem que já está posta há algum tempo no meio literário:

qual a relação entre O Tempo e o Vento e Cem Anos de Solidão? Seria o livro de Gabriel García Márquez inspirado no romance de Érico Veríssimo?

O que vocês acham?[/align]
 
elas têm em comum mostrar gerações de uma família, mas convenhamos, o tempo e o vento não foi o primeiro a fazê-lo. fora isso não vejo muitos elementos que poderiam mostrar "inspiração" direta.
 
alguém conhece essa coleção da globo?

há Algum tempo estou namorando essa edição: é em capa dura prateada(na borda)!
Enfim, conhecem, sabem se é boa?
vi na internet que tbm há outros livros do autor, e de outros autores como Machado de Assis, nesse estilo:sim:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo