1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O tamanho da terra-media

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por adrieldantas, 28 Nov 2011.

  1. adrieldantas

    adrieldantas Relax and have some winey

    Estava discutindo com um amigo neste fim de semana, qual o tamanho da terra-media? Digo, é o planeta terra ou apenas uma parte dele? Para não ficar sem resposta disse que era a terra em si, mais não dei certeza.
    Qual o correto?
     
  2. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Apenas uma parte dele, o continente onde se passa a maior parte da história. Ou seja, engloba o noroeste, visto nos mapas dos livros, além do Harad e das terras ao leste, como Rhûn.
     
    • Gostei! Gostei! x 5
    • Ótimo Ótimo x 1
  3. Thanatos

    Thanatos Mortinho Usuário Premium

    De fato a Terra-Média é só um continente, tanto que o nome do mundo em si é Arda. Existem muitas outras terras a leste que não são inseridas na história, muitas consideradas instransponíveis depois das mudanças que o mundo sofreu desde a destruição de Almarén e posteriormente de Utumno.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Na verdade, de acordo com a cosmologia que Tolkien desenvolveu a partir da década de 50, Arda corresponderia mais ou menos ao nosso Sistema Solar. Ambar (ou Imbar, dependendo da versão) é que seria a Terra.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  5. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    A Terra media é um continente imenso e se pegarmos o simples mapa que existe no livro dos Senhor dos Anéis e fizermos o cálculo da área do mesmo podemos perceber que apenas aquela parte que aparece no mapa possui mais de 6 milhões de quilômetros quadrados. Ou seja, vai muito além dos limites que vemos no mapa tradicional do SDA.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. adrieldantas

    adrieldantas Relax and have some winey

    Faz mais sentido agora.
     
  7. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Na verdade é bem menor do que a gente pensa: mais ou menos o tamanho da Europa ocidental. Tem um excelente tópico aqui na Valinor sobre isso, das medidas, distâncias, etc, se achar posto aqui.

    Outra dica é o livro "O Atlas da Terra-média", da Karen Wynn Fonstad, que dá uma ótima noção geográfica.
     
    Última edição: 30 Nov 2011
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Isso só o noroeste, Eriadan, a parte onde a maior parte da história se desenrola. A Terra-média incluía o Harad e Rhûn também, não se esqueça.

    Esse mapa do Atlas da Terra-media, da Fonstad, dá uma ideia do tamanho:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Todo o continente entre o Belegaer a os Inner Seas é a Terra-média.
     

    Arquivos Anexados:

    • Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 1
  9. Gen. Roy Mustang

    Gen. Roy Mustang Flame Alchemist

    Apenas aproveitando o tópico com o intuito de não precisar criar outro, alguém saberia me dizer o que, de fato, houve no "Mundo" após a destruição de Utumno?
    O que eu percebi lendo o livro é que a configuração mudou. Lugares antes acessíveis não mais o eram.

    Mas o que seriam essas mudanças? O que é a terra-média atual se comparado com a terra média nas primeiras Eras?
     
  10. Eów Dernhelm

    Eów Dernhelm Amigável mesmo sendo um...

    Menel diga cá, aonde você encontrou essa informação? Porque se Arda acabaria sendo um Sistema Solar, então não seria possível que a Terra Média fosse comparada ao Planeta terra? Ou seria idiotice afirmar isso?!

    Essa teoria de a TM ser comparada a Europa eu já conhecia e era a mais aceita por mim até agora.

    Vocês acabaram me deixando confusa. Aguardo respostas que me ajudem a esclarecer essa confusão interior!
     
  11. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Eów, é o seguinte: a Terra-média é bem maior do que aquele pequeno pedaço do mapa a que nós nos acostumamos - e é esse nosso costume que confunde (como também me confundiu). Como o Meneldur bem lembrou, aquele "pedacinho" que vai das Ered Luin à fronteira ocidental de Rhûn e de Forodwaith até a fronteira sententrional de Umbar é nada mais do que o noroeste da Terra-média: as terras que foram, digamos, "civilizadas" pelos homens que vieram do Oeste, de cujo ponto de vista parte a história. Mas e quanto ao que está além disso, a leste e a sul, dentro do continente, o que é? É Terra-média também! :yep:

    Usando esse mapa que o Meneldur postou, a Terra-média é todo o território que está entre os dois grandes mares (com a exceção das ilhas mais distantes, como a finada Númenor).
     
    Última edição: 5 Dez 2011
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 1
  12. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Fonte: Morgoth's Ring, nota 2 do Comentário do Athrabeth Finrod ah Andreth.

    Essa visão sobre Arda sendo o Sistema Solar se torna necessária tendo em vista que o Sol e a Lua pertencem a Arda.

    Pense mais ou menos assim:
    Arda: Sistema Solar;
    Ambar: Terra;
    Terra-média: continente da Terra.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 1
  13. Gui.

    Gui. Usuário

    A TM era só um continente. Imagino ela como sendo mais ou menos do tamanho da África, Europa e um pedaço da Ásia juntos.
     
  14. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Só pra completar Eriadan e Meneldur, que já explicaram bastante:

    A Terra-média é uma pré-formação dos atuais continentes Europa, Ásia e África, ou seja, é um continente gigantesco, que ocupava a maior parte do planeta. É mais ou menos como se fosse esses 3 continentes já citados, porém sem o Mar Mediterrâneo que os separa.

    O trecho do mapa que é apresentado no fim dos livros é apenas um pedaço relativamente referente à Europa e ao norte da África, então, realmente não é lá muito grande. Mas existem muito mais extensões de terra ao sul e ao leste daquilo que é apresentado (vide o mapa postado pelo Menel).

    Outros continentes de Arda são Aman (a terra dos Valar, onde fica Valinor), Númenor (que pode ser considerada uma ilha) e as duas grandes porções de terra ao extremo leste da TM. Dizem que estas duas, mais tarde, após a retirada de Aman dos Círculos do Mundo, teriam dado origem ao continente americano como o conhecemos hoje.

    E Arda, como já explicou o Menel, passou a ser considerada o sistema solar, pois englobava o sol e a lua. De acordo com a mitologia de Tolkien, Sol e Lua nasceram na Terra e giram em torno do planeta, bem como as estrelas. Isso, então, torna Terra o centro do sistema solar, o que faz de Arda o nome do sistema todo. Tendo Ambar como planeta central.

    Edit.: artigo interessante sobre a configuração dos continentes:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    É curtinho, dá pra ler de boa!
     
    • Gostei! Gostei! x 4
    • Ótimo Ótimo x 2
  15. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Muito bom, não sabia disso!

    E belo artigo, vale a pena ler.
     
    Última edição: 12 Dez 2011
  16. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Eu não acho que esses dois continentes tenham dado origem à América. Acho que a América tenha surgido de continentes novos, criados após a Queda.
     
  17. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Peraí, mas isso está no achismo? Achei que fosse alguma informação oficial.
     
    • LOL LOL x 1
  18. Gui.

    Gui. Usuário

    Isso é oficial Eriadan... está dito no próprio livro que foram criadas novas terras no lugar de Valinor.
     
  19. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Foi mal se falei besteira. Jurava que era algo oficial, porque já li isso umas duas vezes há muito tempo. Talvez eu tenha feito confusão com as memórias que tenho.
    Mas se não foi o que houve, o que teria acontecido então aos continente à leste da TM? Prefiro pensar que se afastaram e formaram o meu Brasil!!!! :mrgreen:
     
  20. 5tyx

    5tyx Usuário

    Até onde sei a Terra-Média é uma parte de um dos continente de Arda. No livro "Atlas da Terra-Media" de Karen Wynn Fonstad (acho) aparece uma imagem do mundo (Arda).

    Corrijam-me se estiver errado
     

Compartilhar