• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O sol e o despertar dos humanos

Pelo que me lembro da outra discussão, os argumentos contra a teoria orc-humanda não se limitavam ao problema cronológico.

Apesar de (como agora foi explicado) Morgoth provavelmente ter tido contato e possivelmente arrebanhado humanos para si, a teoria ''criacionista''(talvez a mais antiga teoria de Tolkien sobre orcs) não sofre abalo algum.

Até porque (chama imperecível à parte) orcs surgidos do lodo são tão improváveis quanto trolls que viram pedra ao sol.

...Leia "O SILMARILLION" pela N-ÉZIMA vêz e não seja tão contundente diante de méras conjecturas e impressões pessoais.

Creio que assuntos polêmicos não se resolvam com N-leituras apenas do Silmarillion (possivelmente a obra mais suspeita que temos em mãos), mas talvez cheguemos mais próximos de uma verdade lendo N-vezes os 12 volumes do HOME, bem como As Cartas.

Pelo que já vi dos artigos do autor deste tópico, imagino que sua opinião não se baseia apenas no Silmarillion. Cartas são citadas frequentemente, bem como obras do HOME.
 
Última edição:
Já discuti sobre o assunto no tópico A origem dos orcs. No Myths X Tolkien afirma que os humanos seriam a melhor fonte para os orcs, parece-me que essa foi a última tentativa de apontar sua origem.
 
Já discuti sobre o assunto no tópico A origem dos orcs. No Myths X Tolkien afirma que os humanos seriam a melhor fonte para os orcs, parece-me que essa foi a última tentativa de apontar sua origem.

Não só isso, mas veja como também a cronologia de uma discussão para a outra parece ter ocorrido em um espaço de tempo muito limitado — 5 anos entre a publicação d'O Retorno do Rei em 1955 até a última teoria publicada no Mitos Transformados do HoME X em 1960.

Ainda assim, nesse tempo Tolkien teve a oportunidade de revisar o SdA inteiro antes do lançamento da segunda edição do livro. Se ele queria colocar outra vez o assunto na mesa, ele teria 13 anos para fazê-lo. Nós sabemos que ele trabalhou até o último ano de sua vida para tentar fazer O Silmarillion acontecer, inclusive re-escrevendo a história de Galadriel de forma bem louca em seus últimos meses de vida.

Eu não encontro motivos fortes para que ele não tivesse mantido um outro texto, mais tardio, sobre a origem dos orcs bem guardado, caso ele o tivesse escrito. Isto me leva a crer que esse documento não existe, e que o último pensamento que ele escreveu em um papel foi realmente esse e, portanto, deve ser considerado o mais próximo do que ele imaginava ser a solução para a situação do orc na Terra-média.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo