1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Sol de Breda (Arturo Pérez-Reverte)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Palazo, 3 Mar 2011.

  1. Palazo

    Palazo Mafioso Literário

    O quadro de Diego Velázquez chamado As Lanças retrata a rendição dos holandeses, ou flamengos, da cidade de Breda em favor dos espanhóis que a assediavam. E o mesmo quadro é citado inúmeras vezes no terceiro livro da série das aventuras do Capitão Alatriste, que trata exatamente da guerra entre Espanha e Holanda para tomada da cidade de Breda.

    O narrador Íñigo Balboa, perguntado pelo próprio Diego Velázquez sobre sua opinião com relação a obra ainda inacabada responde: “Foi assim e não foi assim”. E de fato o pajem do Capitão Alatriste, e agora mochileiro incorporado na guerra contra os holandeses, tem sua razão uma vez que o quadro retrata a rendição de Breda em um encontro amistoso em que Justino Nassau entrega de forma amistosa as chaves da cidade ao general espanhol Ambrósio de Spinola. Porém aos olhos de Íñigo, que vivenciou os dias de guerra, o que se vê é “o orgulho insolente dos vencedores e o despeito e o ódio nos olhos dos vencidos”.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

Compartilhar