• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Silmarillion e a Teogonia de Hesíodo

Lucas Rayel

Usuário
Olá pessoal,

Sou ''novo'' na Valinor (eu só acompanhava como leitor), mas agora chegou a hora de dar as caras :)

Sou estudante de letras na UNESP Araraquara e estudo Grego Clássico. Estou com um projeto de iniciação científica que consiste em uma comparação do livro O Silmarillion com a Teogonia de Hesíodo (Obra do séc. XIII a.C.).

Estou comparando o comportamento da criação do mundo na mitologia grega e na mitologia tolkieniana, por assim dizer.

Gostaria de pedir uma ajuda à vocês, que devem ser muito mais assíduos leitores de Tolkien do que eu :) (só li as obras mais conhecidas).

Então aqui vai: Existem outras fontes que eu possa pesquisar sobre a criação do universo tolkieniano? Ainur, Ilúvatar e os Filhos de Ilúvatar, assim como a criação dos primogênitos, por exemplo...

Gostaria de mais fontes além do próprio Silmarillion :)
Assim que for se desenrolando, vou postar o projeto pra vocês... Talvez demore um tempo, mas vai valer a pena. Está ficando bem interessante :mrgreen:

Valeu a atenção,

Lucas Rayel
 
Última edição:
Lucas, você fala de ciração do mundo em si, dentro das obras de Tolkien, ou da evolução das ideias de Tolkien a respeito da criação?

Se for a primeira opção, é basicamente aquilo que está no Silmarillio mesmo. Essa parte da criação foi um tópico que Tolkien não procurou muito desenvolver. Não há relatos extensos da criação do mundo além do Ainulindalë. Não há relatos da criação dos Filhos, até onde eu saiba. Mas há um relato que conta as origens da humanidade, é o Conto de Adanel, que você pode encontrar e ler traduzido aqui.
 
Valeu pelas respostas :)

Célio, eu falo da criação em si... Existem muitas semelhanças na criação do mundo segundo os gregos antigos e o Tolkien. O pensamento de Tolkien não interessa muito pra esse trabalho.

Etienne, essas duas árvores são uma quase-cópia do mundo citado pela mitologia nórdica, não é? :D Tolkien é o máximo

Existe um texto aqui na Valinor falando sobre um estudo que o Tolkien fez de Beowulf (texto escrito na idade medieval, sem autor)? Se não tiver, pra quem posso mandar? É muito interessante o texto e nós conseguimos ver muitas idéias desse texto no Senhor dos Anéis e etc... :)

Abraço
 
Etienne, essas duas árvores são uma quase-cópia do mundo citado pela mitologia nórdica, não é? :D Tolkien é o máximo
Se você se refere à Yggdrasil, existem algumas diferenças.

Yggdrasil, da Mitologia Nórdica, era o eixo do mundo, a árvore que sustentava a Terra.

As árvores de Valinor não chegavam a tanto, eram apenas a fonte de luz do mundo, ou melhor, de Valinor apenas, já que sua luz não iluminava o mundo todo.

Existe um texto aqui na Valinor falando sobre um estudo que o Tolkien fez de Beowulf (texto escrito na idade medieval, sem autor)? Se não tiver, pra quem posso mandar? É muito interessante o texto e nós conseguimos ver muitas idéias desse texto no Senhor dos Anéis e etc... :)
Não sei dizer se o texto já existe na Valinor ou não, mas você pode mandá-lo para o valinor@valinor.com.br.


E naõ deixe de publicar por aqui o seu trabalho. Coisas desse tipo são sempre bem-vindas! Boa sorte no trabalho!
 
Seja bem vindo, contribua conosco, nos acrescente sobre a cultura nórdica =D
 
Seja bem vindo!

Parabéns pela sua iniciativa. Um trabalho assim requer muito esforço e dedicação.
Fale sobre seu trabalho, nos mantenha atualizados, cultura é sempre bem vinda, ainda mais uma tããão rica quanto a grega.
 
Olá pessoal,

Sou ''novo'' na Valinor (eu só acompanhava como leitor), mas agora chegou a hora de dar as caras :)

Sou estudante de letras na UNESP Araraquara e estudo Grego Clássico. Estou com um projeto de iniciação científica que consiste em uma comparação do livro O Silmarillion com a Teogonia de Hesíodo (Obra do séc. XIII a.C.).

Estou comparando o comportamento da criação do mundo na mitologia grega e na mitologia tolkieniana, por assim dizer.

Gostaria de pedir uma ajuda à vocês, que devem ser muito mais assíduos leitores de Tolkien do que eu :) (só li as obras mais conhecidas).

Então aqui vai: Existem outras fontes que eu possa pesquisar sobre a criação do universo tolkieniano? Ainur, Ilúvatar e os Filhos de Ilúvatar, assim como a criação dos primogênitos, por exemplo...

Gostaria de mais fontes além do próprio Silmarillion :)
Assim que for se desenrolando, vou postar o projeto pra vocês... Talvez demore um tempo, mas vai valer a pena. Está ficando bem interessante :mrgreen:

Valeu a atenção,

Lucas Rayel

Bem vindo, pelo menos você quer uma fonte para procurar e estudar, pois no ano passado apareceu alguém aqui pedindo para explicar um assunto (que eu já não me lembro mais), mas na verdade ele queria era que nós fizéssemos o trabalho para ele, só sei que todo mundo que postava era só mandando o menino estudar e nada de ajudá-lo, foi bem engraçado, isso não tem nada aver com o seu trabalho mas foi só por ter me lembrado.

Bem vindo!
 
Você vai achar algumas comparações entre a noção de Caos da Teogonia e a chamada Noite do Vazio além de paralelos entre Ungoliant, que era tida como personificação dessa "Noite" com personagens da Teogonia que são rebentos ou descendentes diretos do Caos como Nix e Érebus nesse texto que trata das teorias sobre a origem da personagem ( com ênfase no papel análogo desempenhado por essas entidades no Paraíso Perdido de John Milton).

Ungoliant, Dualismo e Livre-Arbítrio nos mitos de Tolkien

Paralelos entre os mitos gregos e os tolkienianos e outras entidades que eram consideradas representações ou sublevações personificadas do Caos Primitivo no "Cosmo" ( que, como você sabe, significa ordem) regido por Zeus ou Jeová, caso de Tífon na Teogonia também são abordadas no ensaio que está profusamente ilustrado e também foi colocado na Dúvendor.

leviathan.jpg


Importante salientar que Tolkien usou combinações de expressões que eram traduções diretas de partes da Teogonia

O "ínvio mar" no Escurecimento de Valinor ( pathless sea) aparece literalmente na Teogonia e a expressão Habitante dos Abismos para se referir a Ulmo lembra epítetos dados a Poseidon como Rector Pelagi que aparece nas metamorfoses.

Textos complementares indispensáveis para você conhecer os detalhes da cosmogonia de Tolkien

Mitos Transformados.

Recomendo ler todos os textos intitulados Mitos Transformados ( principalmente o já incluído acima, notas sobre os motivos no Silmarillion) mais o Conto de Adanel e o Diálogo de Finrod e Andreth mais suas notas encontrados nas diversas páginas dessa lista aí

http://www.valinor.com.br/category/textos-de-j-r-r-tolkien
 
Última edição:
É interessante, no Duvendor, se lha interessar, comparar os papéis de Ungoliant e Melkor. Este parece ter uma função mais teológico-histórica que mitológica, diferente de Ungoliant. As comparações com o cristianismo são óbvias também, você pode pegar um gancho na Divina Comédia, cheia de referências mitológicas, apesar da essência cristã.
 
Oi. Olha, de algum computador da sua faculdade, você acessa um banco de dados chamado Project Muse e lá você encontra artigos e artigos que podem te ajudar nisso. Além do periódico Tolkien Studies, você acha outros também. se vc quiser, me manda seu email por MP que eu te mando os artigos que eu tenho que falam sobre isso. Pra acessar esse banco de dados, você precisa estar num computador de faculdade, porque a página do banco pode até aparecer se vc acessar em casa, mas o artigo em si só aparece se vc acessar da faculdade porque é uma coisa de direitos garantidos, uma coisa entre faculdades.
Gostei da sua idéia. Se vc puder, disponibiliza mesmo seu projeto, fiquei curiosa pra ver :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo