• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O significado da destruição do Anel: acaso?

655321

Usuário
Quando Frodo chega na Montanha da Perdição, ele resolve por o Anel. Depois gollum luta contra ele, ranca o dedo, blablabla, tropeça e o Anel cai(junto com gollum). Mas...Qual o significado disso??? No fim o Anel foi destruído por acaso??? É... o Gandalf tinha dito que o gollum ainda tinha um papel nessa história, mas seria simplesmente por isso que o Anel foi destruído dessa forma? Bom, ñ foi Frodo que destruiu o Anel, depois de uma longa jornada ele fracassa? Talvez nem mesmo Frodo, nem mesmo o melhor dos hobbits podem "resistir" ao poder do Anel, e assim sendo Frodo se tornou um "corrompido", e o mal em sua ganância(leia-se gollum)de obter o Anel, acabou sendo traído por sua própria ganância o que fez ele levar um tombo e o Anel cair junto. Seria isso? Eu acho que a destruição do Anel ñ foi um simples "acaso", mas qua seria a intenção do autor na destruição do Anel??
Qual a opinião de vcs sobre isso?
 
Ola! Eu acho que Tolkien quis provar que ninguém era capaz de destruir o anel, nem mesmo um simple hobbbit poderia resistir ao seu poder. Esta parte da história é a que eu acho interessante: será que alguém seria capaz de o destruir? Bem, eu penso que não, nem mesmo o Sam, pois ele quando pegasse no anel, este o seduziria tal como fez com todos os outros portadores. E é isso mesmo que PJ quis mostrar no filme: que a posse do anel traz marcas que o tempo n apaga, é por isso que Bilbo, ja velhinho, pede de novo o anel a Frodo, depois de tantos anos longe dele. Eu acho que este desejo de possuir o anel pode ser comparado ao alcoolismo pois se n virmos o álcool vivemos bem, mas se o vemos volta o vício e tudo o que ele acarreta. É deste ponto de vista que eu vejo o anel: como algo que mesmo depois de destruido poderia vir ainda a fazer muito mal a quem o tivesse possuído (tal como fez ao Gollum)!!!

Namarië! :wink:
 
Acho q se o Sam recebesse o Anel na boca da Montanha da Perdição ele o destruiria, pq o Anel não o teria corrompido, tanto. O fato é que Frodo nunca entregaria o Anel para ninguém, nem para o seu melhor amigo Sam. Eu acho que Tolkien quis exemplificar uma das falas de Barbárvore em AdT:

"- Bom! Bom! - disse Barbárvore - Mas eu falei muito depressa. Não devemos nos afobar. Ficamos muito quentes. Preciso esfriar e pensar; pois é mais fácil gritar pare! de que parar."

O fato é que nem a pessoa mais pura e frágil teria a capacidade de destruir o Um, mas eu acho que Frodo o destruiu sim mesmo que sem querer, ele levou o fardo desde o Condado até a Montanha, não se pode tirar crédito disso.
 
Na verdade, uma pessoa de espirito puro, que não deseja o poder, ou, se o deseja, prefere conseguir isso de modo honesto, conseguiria resistir ao Anel. Foi mostrado isso em Aragorn, ou em Faramir.
A frase que Galadriel diz a Frodo quando ele a pergunta pq ainda não percebeu os tres aneis explica bem essa situação. Ela diz algo do tipo "é pq vc ainda não tentou. Mas não tente, isso o destruiria." Gandalf diz a Frodo, quando este lhe oferece o Anel "Não me tente Fodo Boilseiro, mesmo que eu deseja-se fazer o bem, no fim isso seria conrropido, pois esse objeto apenas tem o poder de fazer mal."
Vc pergunta que foi essa a importancia de Gollum. Pois foi uma grande importancia. O que vc acha que aconteceria se Faramir tivesse se apossado do Um? Ele o entregaria para o Insano do Regente, que iria entrar em uma guerra aberta contra Sauron, em um ataque suicida que resultaria na captura do Um pelo seu dono original, resultando na destruição de toda Arda. Ou se Frodo tomasse para si o Anel em plena Fenda da Perdição? Sauron poderia jurar a ele uma falsa rendição, a mesma que ele jurou aos Reis Numenorianos, para depois tomar o poder.
Gollum teve um grande papel. Não quero pensar no que teria ocorrido se Frodo tivesse dado ouvidos a Sam e deixado o pobre coitado amarrado nas montanhas.
Faerum
 
Eu entendi o significado do gollum nessa história, mas o que eu quero dizer é: A forma como o anel foi destruído parece um acaso, e eu acho que ñ é, então eu queria que vcs dessem sua opinião sobre isso: Qual foi a intenção do Autor destruindo o Anel dessa forma? Frodo poderia ter chegado ali e jogado o Anel, depois de tanto sofrer pra chegar lá, pq ele desistiu? é claro que ele teve importância nisso: se ele tivesse desistido antes o Anel ñ teria chegado lá e ñ teria sido destruído. Mas qual o significado da destruição do Anel dessa forma? Um acaso é que ñ foi, com certeza essa ñ foi a intenção do autor.
 
Talvez, Gollum já não tivesse salvação, então Tolkien quis mostrar que ou Gollum ficava com o Anel ou era destruido junto com ele, sem meio termo.... o Gollum não iria aceitar o Anel ser destruido e ele continuar vivo, pois esse era o único motivo q tinha para viver.
 
Isílion disse:
Talvez, Gollum já não tivesse salvação, então Tolkien quis mostrar que ou Gollum ficava com o Anel ou era destruido junto com ele, sem meio termo.... o Gollum não iria aceitar o Anel ser destruido e ele continuar vivo, pois esse era o único motivo q tinha para viver.
É, faz sentido. Mas o Anel ñ tem vontade própria? Pq ele escolheria voltar para o gollum?
Qual é o significado do tombo do gollum? Seria simplesmente isso: um tombo? Acho que ñ. Será que era o destino do Anel ser destruído? É isso que eu quero saber, se foi um acaso, destino, ou qualquer outra coisa.
P.S.: Agora entendi o pq do "ladrão de assinatura"...
 
Hehehehe, hmmmm.... talvez como o Anel não quizesse ficar com Gollum, quis ir para longe dele e acabou indo em direção a boca da Montanha, como Gollum não quis soltar o Anel caiu junto...... sei lá, talvez eu esteja boiando muito.....

PS: Sinceramente, a melhor frase do livro!!!!!!!
 
Bem,
O Frodo não ter jogado o anel é pra mostrar que a tentação do anel, acaba corrompendo a todos, sem chance de resistir.
Quanto ao Gollum ter caído junto com o anel, não sei qual a real intenção do Tolkien em colocar a destruição do anel vinda a partir de um tropeço.
Seria algo como um tropeço ( o do Gollum ) corrigiu outro ( o do Frodo em não jogar o anel ). :lol:
Brincadeira, não tenho certeza, mas poderia mostrar que o desejo pelo poder acaba do jeito que o Gollum acabou: destruído!
 
Apesar de Tolkien não gostar de alegorias
ele quis dizer que no mundo ninguem pode ser livre da ganancia e esse tipo de coisa
 
O Um anel atiça a ganância, e a ganância leva a destruição do ganancioso. Acho que foi isso que o Tolkien quis dizer. O Gollum era possuído pelo desejo de ter o Um de volta. Isso o cegou, de certa forma para as coisas em volta dele, e essa cegueira o fez tropeçar e cair nas Fendas, junto com seu Preciosssooo...
Ou então, como o Isilion disse, o Anel só pode ser destruído sem querer (sério), já que a ganância da pessoa não a faz se afastar do objeto cobiçado nunca. E esse tropeção pode ter sido um acidente, que foi colocado pra mostrar que o Anel só pode ser destruído sem inteções de fazer o mesmo.
 
Frodo colocou o anel nas fendas da MP pq o suspense estava ali...afinal, Frodo sucumbiu ao poder do UM....na verdade, no momento da destruição, o UM sabia que iria ser destruido e dominou frodo por completo...ele ficou mal e possesso pelo UM..soh caiu em si de novo quando o Anel foi destruido.
Quer dizer, Frodo ja estava lentamente sendo dominado pelo UM, naquele momento foi dominado definitivamente.

ate mais...
 
Bem, talvez seria mais Destino do ke acaso!O Gollum tinha ke morre (traidor) e o Anel ser destruido...juntou o útil ao agradável...hauhahauhau :lol:
 
Ñão se pode afirmar que ninguem conseguiria... talvez alguem conseguisse... alguem puro... q realmente nao quisesse o anel.. mas como foi comentado.. Frodo sim merece parabens... pq ele resistiu por muito tempo....se nao fosse isso, talvez o anel jamais fosse destruido... e quanto a Gollum.. axo q pelo menos ele fez alguma coisa boa no seu desejo pelo um anel...
 
Na verdade, Tolkien era um cristão fervoroso.
O fato de GOllum ser quem dest´rói o anel prova que o perdão que Frodo e Sam ao longo do livro tiveram com ele (várias vezes ambos tem oportunidades de matá-lo, pois é isso que merece) mostra que esse perdão um dia será recompensado.
Esse é o "significado" da coisa.
 
Hobbit Bonzinho disse:
Na verdade, Tolkien era um cristão fervoroso.
O fato de GOllum ser quem dest´rói o anel prova que o perdão que Frodo e Sam ao longo do livro tiveram com ele (várias vezes ambos tem oportunidades de matá-lo, pois é isso que merece) mostra que esse perdão um dia será recompensado.
Esse é o "significado" da coisa.
É faz sentido...
Eu acho que ninguém seria capaz de destruir o Anel. Se Frodo tivesse chegado ali e atirado o Anel, seria realmente muito xoxo...
Mas pq Gollum ñ colocou o Anel e fugiu imediatamente? Se ele tivesse feito isso provavelmente o Anel voltaria para Sauron, e aí vcs já sabem...
Mas parece que a destruição do Anel foi realmente um acaso...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo