• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O ser mais antigo da Terra-Média?

Elfulano

Brandebuque
Fangorn, o Barbárvore ou Bombadil, Iarwain Ben-adar (o mais velho e sem pai)?
Na I Parte dO SDA Elrond diz que Bombadil era o mais velho dos velhos.
Já em As II Torres, Gandalf diz que Barbárvore é a criatura mais antiga do mundo.

E agora?
 
Barbarvore eu creio que era o ENT mais velho do mundo. E Bombadil continuará sendo uma incógnita, apesar de ser chamado o primeiro e sem pai.
 
Sempre achei que fosse Círdan, o Armador. Ele é um dos elfos da primeira criação, ou estou enganado? Portanto, também um "sem pai" (fora Eru :mrgreen:).
 
Fangorn, o Barbárvore ou Bombadil, Iarwain Ben-adar (o mais velho e sem pai)?
Na I Parte dO SDA Elrond diz que Bombadil era o mais velho dos velhos.
Já em As II Torres, Gandalf diz que Barbárvore é a criatura mais antiga do mundo.

E agora?
:yep:

É Acho que o velho Tom ainda vai ser motivo de muita discussão a cerca de sua idade e origem, pelo fato de ter pouco material disponivel. O velho Ent, acho que fica mais facil de visualizarmos a sua idade para sua criação uma vez que, quando os Valar vieram para a criação de Ëa muitos suditos ficaram em Arda quando os valar foram para Valinor, lonje de Melkor, não sei se estou certo, mas em uma conversa entre Yavanna e Manwë, ela estava ressentida pois sua obra seria destruida pela criação dos outros seres, por esse fato quando os filhos de Eru despertassem, Eru iria chamar espiritos de muito lonje e os faria habitar entre os Kelvar e Olvar, defendendo assim as Criações de Yavanna, então, acho eu que a a criação de Fangor é datada desde o despertar dos Elfos, e que Fangor, pois este é o nome de Barbárvore, estava entre os primeiros Ent's criados em Arda. Mas, mesmo assim ainda acredito que, o Velho Tom seja mais velho, (aqui deixo meu pensamento vaguear) acredito o que o velho Tom esteja em Arda desde sua concepção, o que me é estranho é o seu jeito alheio aos acontecimentos que giraram em torno das guerras entre os criadores e criaturas, e na guerra do anel, sendo que sua participação, foi par nos deixar tantas expeculações, para mim ele será um personagem indefinido, que como disse no começo, vai gerar muitas discussões.:think::think::think:

Gostei deste post, parabéns, camarada.
 
Hmm, dificil, eu acho que Bombadil seria o "espirito" do mundo... Seria a forma fisica do "planeta terra" (onde está a TM), não acho que ele é um 'ser', ele é o mundo em si... Mas enfim, não quero iniciar uma discussão sobre Tom Bombadil aqui, só expliquei meu ponto de vista para justificar minha opinião sobre o assunto do tópico. ^.^

Tirando Bombadil da minha "teoria", a proxima existência que me vêm a mente, seria os Ents, não necessariamente Barbávore, talvez tenham existido Ents antes dele, talvez não, se entende o que quero dizer...

Ents! Esse seria o meu chute!


Tenken :lily:
 
Hmm, dificil, eu acho que Bombadil seria o "espirito" do mundo... Seria a forma fisica do "planeta terra" (onde está a TM), não acho que ele é um 'ser', ele é o mundo em si... Mas enfim, não quero iniciar uma discussão sobre Tom Bombadil aqui, só expliquei meu ponto de vista para justificar minha opinião sobre o assunto do tópico. ^.^

Tirando Bombadil da minha "teoria", a proxima existência que me vêm a mente, seria os Ents, não necessariamente Barbávore, talvez tenham existido Ents antes dele, talvez não, se entende o que quero dizer...

Ents! Esse seria o meu chute!


Tenken :lily:

Realmente fica entre o Tom e os Ents, agora qual, eu não sei. No caso Barbárvore que pelos relatos marchou de Beleriand, passando por Ossiriand indo para Fagorn.

Sobre o Tom... este sim, é o segredo de Tolkien.
 
Realmente fica entre o Tom e os Ents, agora qual, eu não sei. No caso Barbárvore que pelos relatos marchou de Beleriand, passando por Ossiriand indo para Fagorn.

Sobre o Tom... este sim, é o segredo de Tolkien.

É verdade, Tom será sempre uma dúvida... Mas estava pensando aqui, não estamos falando só de Homens, Elfos, anões e Ents aqui, se for em geral, animais contam, não é?
Tolkien nunca foi muito detalhista com relação aos animais da TR ( isso é o que minha ignorância me diz xD), então será que foi como no nosso mundo? Iluvatar teria criado os animais, peixes, seres unicelulares ( ai ja estou exagerando xD)... E também, eu estava lendo o conto de Húrin hoje, e Labadal fala da sombra que existe no passado e na origem dos homens, isso me deixou bastante curioso...
Posso estar apelando MUITO, e talvez fugindo do propósito forúm, mas decidi falar aqui o que me passou pela mente xD
 
E também, eu estava lendo o conto de Húrin hoje, e Labadal fala da sombra que existe no passado e na origem dos homens, isso me deixou bastante curioso...
Creio que isso tem a ver com a Queda dos Homens, como Morgoth os distanciou de Ilúvatar. A Queda é relatada no "Conto de Adanel", que você acha traduzido aqui.
 
Creio que isso tem a ver com a Queda dos Homens, como Morgoth os distanciou de Ilúvatar. A Queda é relatada no "Conto de Adanel", que você acha traduzido aqui.


Ahh, obrigado Meneldur, e esse texto do conto de Anadel é de qual livro? Isso se eu já não estou abusando - muito - da sua paciência. xD

Edit - Dãã, deixa pra lá, ta logo no começo do texto... Eu e minha mania de não ler antes de perguntar xD

Agradeço novamente, eu to com muita curiosidade em relação a esse assunto ^_^
 
Última edição:
Estava desenvolvendo um raciocínio que no final se mostrou pouco conclusivo...
Acho que como qualquer questão que envolve o Tom nós vamos ser incapazes de dizer com certeza.
 
Tom Bombadil é mais velho q Barbarvore sim. Tom Bombadil viu o primeiro broto de todos nascer, então mesmo que Barbarvore fosse o primeiro "broto" na historia, Tom Bombadil seria mais velho do q ele.

Mesmo sem isso, da pra concluir q Tom é mais velho. O Silmarillion diz q isso:

E Manwë falou: - Ó, Kementári, Eru pronunciou-se e disse: “Será que algum Vala supõe que eu não tenha ouvido toda a Música? Mesmo o som mais ínfimo da voz mais fraca? Vejam! Quando os Filhos despertarem, o pensamento de Yavanna também despertará, e ele convocará espíritos de muito longe, que irão se misturar aos kelvar e aos olvar, e alguns ali residirão e serão reverenciados, e sua justa ira será temida.

Reparem q o texto diz: "Quando os filhos despertarem", ou seja, só após os filhos despertarem q os Ents virão. Bem, como Tom Bombadil viu o primeiro broto de arvore e a primeira gota de chuva, eventos estes q certamente antecederam o despertar dos elfos e, portanto, dos Ents, se ve q Tom Bom é mais velho q Barbarvore (alias, mto mais velho q Barbarvore, certamente, afinal ja existiam arvores milhares de anos antes do despertar dos elfos, na época das lampadas, em almaren).
 
Então Gandalf exagerou ou se equivocou :

"Quando vir Barbárvore, aprenderá muito. Pois Barbárvore é Fangorn, o mais velho e chefe dos ents, e quando conversar com ele ouvirá a fala da mais velha de todas as criaturas vivas"
-As Duas Torres, pag 162

Logo, segundo Gandalf (se ele não estiver errado), Fangorn é mais velho que todas as árvores e animais.
E seria também mais velho que o "Primeiro e sem pai". A não ser que... Tom Bombadil não seja uma criatura viva! rsrs
 
E Manwë falou: - Ó, Kementári, Eru pronunciou-se e disse: “Será que algum Vala supõe que eu não tenha ouvido toda a Música? Mesmo o som mais ínfimo da voz mais fraca? Vejam! Quando os Filhos despertarem, o pensamento de Yavanna também despertará, e ele convocará espíritos de muito longe, que irão se misturar aos kelvar e aos olvar, e alguns ali residirão e serão reverenciados, e sua justa ira será temida.

Exatamente, se os ents só passaram a existir pelo medo de Yavanna de que as árvores não tivessem como se defender, isso significa que ela tinha criado as árvores quando os entes foram criados. Sabendo que Tom surgiu antes de qualquer vegetal (nas palavras dele: "Tom Bombardil já estava aqui antes do rio e das árvores; Tom se lembra da primeira gota de chuva e do primeiro broto de árvore), Tom com certeza só pode ser uma existência anterior a qualquer ent!
 
Bombadil, assim como muitos outros mistérios que habitam esse personagem o fato dele ser o primeiro é apenas mais uma delas.

Os elfos despertaram bem mais tarde do que os Ents, e os anões foram "feitos" antes deles despertarem também e chegaram a ter vida por algum tempo. Os ents são posteriores à criação dos anões, mas Bombadil diz que estava na TM quando a primeira gota da chuva caiu, isso o coloca no topo concerteza.
 
Então Gandalf exagerou ou se equivocou :

"Quando vir Barbárvore, aprenderá muito. Pois Barbárvore é Fangorn, o mais velho e chefe dos ents, e quando conversar com ele ouvirá a fala da mais velha de todas as criaturas vivas"
-As Duas Torres, pag 162

Logo, segundo Gandalf (se ele não estiver errado), Fangorn é mais velho que todas as árvores e animais.
E seria também mais velho que o "Primeiro e sem pai". A não ser que... Tom Bombadil não seja uma criatura viva! rsrs

Essa é a questão: quando se trata de Tom tudo é incerto... e sua definição não ultrapassa os limites do verbo SER.

- Linda senhora! disse Frodo novamente, depois de um tempo. - Diga-me, se minha pergunta não parece tola, quem é Tom Bombadil?
- Ele é - disse ela, cessando seus movimentos rápidos e sorrindo. Frodo olhou para ela curioso. - Ele é, como já viram.

SdA, p.130
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo