Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Fangorn, o Barbárvore ou Bombadil, Iarwain Ben-adar (o mais velho e sem pai)?
Na I Parte dO SDA Elrond diz que Bombadil era o mais velho dos velhos.
Já em As II Torres, Gandalf diz que Barbárvore é a criatura mais antiga do mundo.
E agora?
Hmm, dificil, eu acho que Bombadil seria o "espirito" do mundo... Seria a forma fisica do "planeta terra" (onde está a TM), não acho que ele é um 'ser', ele é o mundo em si... Mas enfim, não quero iniciar uma discussão sobre Tom Bombadil aqui, só expliquei meu ponto de vista para justificar minha opinião sobre o assunto do tópico. ^.^
Tirando Bombadil da minha "teoria", a proxima existência que me vêm a mente, seria os Ents, não necessariamente Barbávore, talvez tenham existido Ents antes dele, talvez não, se entende o que quero dizer...
Ents! Esse seria o meu chute!
Tenken
Nós não temos certeza da origem de Círdan, se é nascido ou não.Sempre achei que fosse Círdan, o Armador. Ele é um dos elfos da primeira criação, ou estou enganado? Portanto, também um "sem pai" (fora Eru ).
Realmente fica entre o Tom e os Ents, agora qual, eu não sei. No caso Barbárvore que pelos relatos marchou de Beleriand, passando por Ossiriand indo para Fagorn.
Sobre o Tom... este sim, é o segredo de Tolkien.
Creio que isso tem a ver com a Queda dos Homens, como Morgoth os distanciou de Ilúvatar. A Queda é relatada no "Conto de Adanel", que você acha traduzido aqui.E também, eu estava lendo o conto de Húrin hoje, e Labadal fala da sombra que existe no passado e na origem dos homens, isso me deixou bastante curioso...
Creio que isso tem a ver com a Queda dos Homens, como Morgoth os distanciou de Ilúvatar. A Queda é relatada no "Conto de Adanel", que você acha traduzido aqui.
Talvez seja um empate!?
Os dois surgiram ao mesmo tempo hehehe
E Manwë falou: - Ó, Kementári, Eru pronunciou-se e disse: “Será que algum Vala supõe que eu não tenha ouvido toda a Música? Mesmo o som mais ínfimo da voz mais fraca? Vejam! Quando os Filhos despertarem, o pensamento de Yavanna também despertará, e ele convocará espíritos de muito longe, que irão se misturar aos kelvar e aos olvar, e alguns ali residirão e serão reverenciados, e sua justa ira será temida.
E Manwë falou: - Ó, Kementári, Eru pronunciou-se e disse: “Será que algum Vala supõe que eu não tenha ouvido toda a Música? Mesmo o som mais ínfimo da voz mais fraca? Vejam! Quando os Filhos despertarem, o pensamento de Yavanna também despertará, e ele convocará espíritos de muito longe, que irão se misturar aos kelvar e aos olvar, e alguns ali residirão e serão reverenciados, e sua justa ira será temida.
Então Gandalf exagerou ou se equivocou :
"Quando vir Barbárvore, aprenderá muito. Pois Barbárvore é Fangorn, o mais velho e chefe dos ents, e quando conversar com ele ouvirá a fala da mais velha de todas as criaturas vivas"
-As Duas Torres, pag 162
Logo, segundo Gandalf (se ele não estiver errado), Fangorn é mais velho que todas as árvores e animais.
E seria também mais velho que o "Primeiro e sem pai". A não ser que... Tom Bombadil não seja uma criatura viva! rsrs
- Linda senhora! disse Frodo novamente, depois de um tempo. - Diga-me, se minha pergunta não parece tola, quem é Tom Bombadil?
- Ele é - disse ela, cessando seus movimentos rápidos e sorrindo. Frodo olhou para ela curioso. - Ele é, como já viram.
SdA, p.130