• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Senhor dos Filmes - Como Senhor dos Anéis era antes de Peter Jackson

Ivan Lara V

Usuário
Saudações habitantes de Valinor.



Escrevi em meu blog um texto deveras interessante sobre as adaptaçoes das obras de Tolkien, antes de Peter Jackson


Ilustração de livro "O Hobbit" vendido na União Soviética​

Todos nos sabemos que das foi um sucesso instantâneo, por mais que muitos críticos de literatura julgaram a obra como um mero “lixo adolescente” a febre tolkiana já tinha se espalhado para os quatro cantos da Terra Média.

E é obvio que com tamanho sucesso foi cogitado uma adaptação para o cinema, e o jovem diretor Zimmerman, após tirar inúmeras fotos de locais que para ele eram parecidos com os cenários da Terra Média, enviou para o nosso querido Professor Tolkien um roteiro de uma adaptação, porém (felizmente) Tolkien evitou falar nesse projeto devido a alterações absurdas do roteiro.

Para vocês terem uma noção Radagast era uma águia, as Lembas se tornaram comida enlatada , Faramir viaja em uma nuvem magica (estilo Goku)


Pois é eu sei.

Anos mais tarde em 1966 o produtor William L. Snyder adquiriu os direitos para adaptar o livro o Hobbit em uma animação, coube ao animador Gene Deitch dar vida a Terra Média. Porém Gene não sabia da existência da trilogia “O Senhor dos Anéis” e escreveu um roteiro quase tão absurdo quanto esse que eu acabei de falar.

Nele uma princesa (esqueci o nome) tem seu reino atacado pelo dragão Smaug e foge acompanhada pelo general Thorin Escudo de Carvalho e um cara gordinho que deve ser o Bombur, mas eu não me dei o trabalho de decorar o nome.


Este trio da pesada procura pelo sábio Gandalf que diz que o único que pode derrotar o Smaug é Bilbo Bolseiro descendente de Hobbits caçadores de dragões (EIIIIIIIIIIIN?)

O projeto sofreu bastante e depois de um tempo foi congelado, hoje tudo o que temos é uma animação deveras simples de 12 minutos de o que poderia ser a primeira versão de um livro tolkiano na TV:


Já em 1977 a Rankin/Bass Productions consegue fazer algo que parecia impossível: criar uma animação que respeitasse a obra de Tolkien.

Por mais que o roteiro tenhas as suas estranhezas (o Bilbo com cara de sapo, o Elrond barbudo, os anões mais covardes do que os do livro, os elfos horrorosos, entre outros detalhes) ele contava com certa fidelidade a jornada de Bilbo e é bem divertidinho para fãs.


A crítica do filme não foi muito boa já que alegaram que o roteiro era muito complicado para aqueles que não leram o livro, mas mesmo assim foi aprovado o projeto de continuar contando a jornada do Anel em animações, estava nascendo o “Senhor dos Anéis”


Para ler o texto completo segue o link:
http://epicamentefalando2.blogspot.com.br/2012/05/o-senhor-dos-filmes-como-senhor-dos.html
 
Última edição por um moderador:
Olá, Ivan e bem-vindo a Valinor! Não conhecia essas versão anteriores a trilogia, isso explica a razão de as obras do Professor terem sido classificadas como infilmáveis até o ano de 2001. As versões eram bem toscas e o roteiro pra lá de absurdo.

A exceção foi o desenho feito pela Rankin/Bass. Por sinal, é o mesmo estúdio responsável pelos Thundercats e Silverhawks nos anos 80. Muito bom tópico!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo