1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Senhor dos Filmes - Como Senhor dos Anéis era antes de Peter Jackson

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Ivan Lara V, 19 Mai 2012.

1. Ivan Lara V

Ivan Lara V Usuário

Saudações habitantes de Valinor.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Escrevi em meu blog um texto deveras interessante sobre as adaptaçoes das obras de Tolkien, antes de Peter Jackson

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Ilustração de livro "O Hobbit" vendido na União Soviética​

Todos nos sabemos que das foi um sucesso instantâneo, por mais que muitos críticos de literatura julgaram a obra como um mero “lixo adolescente” a febre tolkiana já tinha se espalhado para os quatro cantos da Terra Média.

E é obvio que com tamanho sucesso foi cogitado uma adaptação para o cinema, e o jovem diretor Zimmerman, após tirar inúmeras fotos de locais que para ele eram parecidos com os cenários da Terra Média, enviou para o nosso querido Professor Tolkien um roteiro de uma adaptação, porém (felizmente) Tolkien evitou falar nesse projeto devido a alterações absurdas do roteiro.

Para vocês terem uma noção Radagast era uma águia, as Lembas se tornaram comida enlatada , Faramir viaja em uma nuvem magica (estilo Goku)

Pois é eu sei.

Anos mais tarde em 1966 o produtor William L. Snyder adquiriu os direitos para adaptar o livro o Hobbit em uma animação, coube ao animador Gene Deitch dar vida a Terra Média. Porém Gene não sabia da existência da trilogia “O Senhor dos Anéis” e escreveu um roteiro quase tão absurdo quanto esse que eu acabei de falar.

Nele uma princesa (esqueci o nome) tem seu reino atacado pelo dragão Smaug e foge acompanhada pelo general Thorin Escudo de Carvalho e um cara gordinho que deve ser o Bombur, mas eu não me dei o trabalho de decorar o nome.

Este trio da pesada procura pelo sábio Gandalf que diz que o único que pode derrotar o Smaug é Bilbo Bolseiro descendente de Hobbits caçadores de dragões (EIIIIIIIIIIIN?)

O projeto sofreu bastante e depois de um tempo foi congelado, hoje tudo o que temos é uma animação deveras simples de 12 minutos de o que poderia ser a primeira versão de um livro tolkiano na TV:

Já em 1977 a Rankin/Bass Productions consegue fazer algo que parecia impossível: criar uma animação que respeitasse a obra de Tolkien.

Por mais que o roteiro tenhas as suas estranhezas (o Bilbo com cara de sapo, o Elrond barbudo, os anões mais covardes do que os do livro, os elfos horrorosos, entre outros detalhes) ele contava com certa fidelidade a jornada de Bilbo e é bem divertidinho para fãs.

A crítica do filme não foi muito boa já que alegaram que o roteiro era muito complicado para aqueles que não leram o livro, mas mesmo assim foi aprovado o projeto de continuar contando a jornada do Anel em animações, estava nascendo o “Senhor dos Anéis”

Para ler o texto completo segue o link:

Última edição por um moderador: 6 Out 2013
    • Gostei! Gostei! x 7
    • Ótimo Ótimo x 2
  2. Elring

Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

Olá, Ivan e bem-vindo a Valinor! Não conhecia essas versão anteriores a trilogia, isso explica a razão de as obras do Professor terem sido classificadas como infilmáveis até o ano de 2001. As versões eram bem toscas e o roteiro pra lá de absurdo.

A exceção foi o desenho feito pela Rankin/Bass. Por sinal, é o mesmo estúdio responsável pelos Thundercats e Silverhawks nos anos 80. Muito bom tópico!

3. Elessar Hyarmen

Elessar Hyarmen Senhor de Bri

Bem ruim esse desenho de dois minutos. O outro já é mais interessante de ver. Legal seu tópico e parabéns!

4. Ivan Lara V

Ivan Lara V Usuário

Obrigado pelas boas vindas

5. A animação de 66 eu já conhecia e achei uma viagem quando assisti. Mas tem cada coisa tenebrosa aí! Se salva a animação de 77...

Compartilhar