• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Senhor dos Anéis: insignificante frente ao Silmarillion?

Legolas Greenleaf disse:
Acho que o pessoal tá confundindo. isso aqui não é um tópico pra falar qual o melhor livro, nem qual foi melhor escrito. O que foi proposto aqui é discutirmos se os acontecimentos no SdA são insignificantes FRENTE ao Silmarillion. Que os dois livros são ótimos não há dúvidas.

Hmm... é mesmo, eu não tinha entendido direito o sentido do tópico. Desculpa aí. :wink:

Bem, que os acontecimentos dO Silmarillion são BEM mais importantes que os de O Senhor dos Anéis não há dúvidas. O Silmarillion narra como Arda foi criada, como os Valar deram forma a ele, a chegada dos elfos e dos homens e tudo mais. E o Silma narra acontecimentos de mais de uma era (coisa de milhares de anos), enquanto SdA só narra o fim de uma era (apenas alguns meses, e no máximo alguns anos depois).

Mas afinal, eu tenho a mesma a opinião de antes. SdA não chega a ser insignificante, porque afinal, a destruição do Um Anel foi crucial para o destino da Terra Média e depois da queda de Sauron muitas coisas mudaram.
 
Legolas Greenleaf disse:
Acho que o pessoal tá confundindo. isso aqui não é um tópico pra falar qual o melhor livro, nem qual foi melhor escrito. O que foi proposto aqui é discutirmos se os acontecimentos no SdA são insignificantes FRENTE ao Silmarillion. Que os dois livros são ótimos não há dúvidas.

:clap:

Se pelo menos um já entende o que eu queria discutir, já fico feliz. E eu já expliquei antes por que usei a palavra "insignificante".

Elrond Meio-Elfo disse:
Legolas Greenleaf disse:
Agora respondendo ao tópico, eu acho que sim. Convenhamos, a única coisa que acontece no SdA é a queda do Sauron e a morte do ultimo Balrog, mas no Silma tem a derrota do Melkor, o nascimento dos elfos e homens, a morte de sei lá quantos balrogs, a Nirnaeth... Nossa, dá nem chance. :eek:

Acho que acontece mais do que isso... digo, qualitativamente falando. A derrecoda final do Poder do Escuro, o fim da Era dos Elfos e início da Era dos Homens e a modificação completa do mundo para o que nós conhecemos hoje.

O Silmarilion é o início, O Senhor dos Anéis é o fim.

Na verdade eu diria que O Silmarillion é o início, o meio e o fim (alguém lembrou de "Gitá" do Raulzito? :mrgreen: ), pois ele narra também os eventos do Senhor dos Anéis, ainda de forma bastante resumida.
 
O silmarillion pode ter o dedo do christopher tolkien... por isso, eu não o comprarei nunca... com certeza o Tolkien nao gostaria de ver um livro que ele nao terminou publicado por alguém... ainda mais um filho seu... que filho tolo... queimou a obra do pai... já sao 3 livros lançados depois da morte do tolkien... o que o dinheiro nao faz hein... estragar a obra do pai por causa de dinheiro... ridículo estes 3 livros: roverandom, silmarillion e contos inacabados... ridiculo...
 
Radagast disse:
O silmarillion pode ter o dedo do christopher tolkien... por isso, eu não o comprarei nunca... com certeza o Tolkien nao gostaria de ver um livro que ele nao terminou publicado por alguém... ainda mais um filho seu... que filho tolo... queimou a obra do pai... já sao 3 livros lançados depois da morte do tolkien... o que o dinheiro nao faz hein... estragar a obra do pai por causa de dinheiro... ridículo estes 3 livros: roverandom, silmarillion e contos inacabados... ridiculo...

Calma, cara. O Christopher Tolkien realmente tem o dedo no O Silmarillion, mas não invalidada totalmente o livro. Christopher acompanhou inclusive discutindo com o pai sobre seus escritos, e antes de morrer J. Tolkien decidiu que o seu filho deveria publicar o livro, caso ele morresse antes de tê-lo feito.

Na verdade foram publicados bem mais do que 3 livros após a morte de Tolkien;só a série History of Middle-earth tem 12 volumes de textos de Tolkien relacionados ao seu Legendário, comentados pelo Christopher.
O Contos Inacabados tem alguns capítulos que fariam parte dos apêndices do SdA, e acabaram não entrando pelo preço do papel. Outros são inacabados de fato, a história não chega a um fim, mas até onde estão escritas, apresentam um nível de finalização plenamente compatível com o comércio, após a editoração do Christopher.

O Roverandom havia sido proposto para publicação em 1936 pelo próprio Tolkien. Só não havia sido impresso anteriormente por desinteresse da editora.
 
Radagast... disse:
O silmarillion pode ter o dedo do christopher tolkien... por isso, eu não o comprarei nunca... com certeza o Tolkien nao gostaria de ver um livro que ele nao terminou publicado por alguém... ainda mais um filho seu... que filho tolo... queimou a obra do pai... já sao 3 livros lançados depois da morte do tolkien... o que o dinheiro nao faz hein... estragar a obra do pai por causa de dinheiro... ridículo estes 3 livros: roverandom, silmarillion e contos inacabados... ridiculo...

Nossa cara, não fala isso não. O CT fez muita coisa para os fãs e acho que pelo próprio pai. Ao invés de deixar toda a papelada de anos e anos dfe dedicação se perder, ele resolveu unir tudo e publicar. Tudo bem que ele fez um certo trabalho de edição no Silma, alterou algumas coisas e tudo mais. Mas imagine se estivéssemos até hoje limitados ao Hobbit e ao SdA?
Com todo o sucesso de SdA eu acho que ele não precisava almejar ganhar mais grana em cima do nome do pai dele não, já que no contrato, metade dos lucros de O Senhor dos Anéis era de Tolkien e a outra metade era da editora. Os HoME por exemplo são livros bem mais profundos e que devem ter vendido uma quantia bem inferior ao SdA. Não acho que o Crhistopher queria dinheiro não. Ele queria publicar o material que o pai deixou, para que nós, fãs, pudéssemos saber mais sobre a Terra-Média e suas origens.
E como o Maglor bem lembrou, não foram só três os livros publicados postumamente não, mas 21 livros.
 
O Silmarillion é muito interessante e importante. Suas histórias são demais, dária para fazer uns 3 filmes ou mais....... :grinlove: :eek: :tsc: :aham: :grinlove: :disgusti: :obiggraz: :mrgreen:
 
Radagast... disse:
O silmarillion pode ter o dedo do christopher tolkien... por isso, eu não o comprarei nunca... com certeza o Tolkien nao gostaria de ver um livro que ele nao terminou publicado por alguém... ainda mais um filho seu... que filho tolo... queimou a obra do pai... já sao 3 livros lançados depois da morte do tolkien... o que o dinheiro nao faz hein... estragar a obra do pai por causa de dinheiro... ridículo estes 3 livros: roverandom, silmarillion e contos inacabados... ridiculo...

Cara, o pessoal tem toda razão, imagina quanta coisa boa perdida se CT não tivesse publicado esses livros...além do que, o Silmarillion na minha opinião é o melhor livro de Tolkien na minha opinião, muito bom ele!
Nos CI nos percebemos claramente que CT realemnte teve uma parte na montagem desses livros, tem sim o dedo dele na historia,mas como não esclarecer um ponto de vista ou uma suposição(que no caso ele ressalta bem que sao dele, e não do autor original que é Tolkien)perante rescunhos hora bons, hora ilegíveis e sem sentido?
Olha, CT fez um ótimo trabalho, e ninguem mais confiavel do que o filho de Tolkien para fazê-lo...ele conhecia as vontades do pai, covivia com ele, ninguem se não ele seria capaz de ter feito trabalho melhor...!
E outra...vc disse que não comprou os livros, e eu assim deduzo que vc tambem não os leu!Se eu estiver correta, por favor, leia o SIlmarillion, os CI,(do HoME infelizmente eu AINDA não posso falar)e dê seu comentario...os livros são realmente bons, sem dúvida!

Hantalë!
 
Radagast... escreveu:
O silmarillion pode ter o dedo do christopher tolkien... por isso, eu não o comprarei nunca... com certeza o Tolkien nao gostaria de ver um livro que ele nao terminou publicado por alguém... ainda mais um filho seu... que filho tolo... queimou a obra do pai... já sao 3 livros lançados depois da morte do tolkien... o que o dinheiro nao faz hein... estragar a obra do pai por causa de dinheiro... ridículo estes 3 livros: roverandom, silmarillion e contos inacabados... ridiculo...


Pra mim , antes ler uma frase incompleta de tolkien , a ficar sem conhece-la!!! :lol:

E mais .... O Silma ñ é ridiculo , nem os CI ..... (roverandon eu ñ li) .... lembre-se q querendo ou ñ oq ta escrito ali ñ deixa de ter saído da mente de tolkien , então pode ser considerado legitmo ..... agora eu acho q vc devia ler antes de discutir .... se vc preferir , nem precisa tomar esses livros como verdade , mas pelo menos vc vai conhecer oq vc ta discutindo!
 
O silmarillion pode ter o dedo do christopher tolkien... por isso, eu não o comprarei nunca... com certeza o Tolkien nao gostaria de ver um livro que ele nao terminou publicado por alguém... ainda mais um filho seu... que filho tolo... queimou a obra do pai... já sao 3 livros lançados depois da morte do tolkien... o que o dinheiro nao faz hein... estragar a obra do pai por causa de dinheiro... ridículo estes 3 livros: roverandom, silmarillion e contos inacabados... ridiculo...


Tolkien deixou explícito em uma carta para seu filho que publicasse os textos referentes ao Silmarillion, e ele assim o fez. A publicação de Contos Inacabados e da série HoME é de iniciativa do CT, mas não sem profunda consideração na maneira de publicar tais textos e quais valeria ou não a pena publicar. Muita informação seria ignorada se tais livros não fossem publicados, deixando nossas discussões restritas à pouco da PE e SE, mais sobre a TE e um pouco sobre a QE. São textos válidos e importantes para a compreensão do Legendarium. :wink:
 
Pandatur disse:
Nossa cara, não fala isso não. O CT fez muita coisa para os fãs e acho que pelo próprio pai. Ao invés de deixar toda a papelada de anos e anos dfe dedicação se perder, ele resolveu unir tudo e publicar. Tudo bem que ele fez um certo trabalho de edição no Silma, alterou algumas coisas e tudo mais. Mas imagine se estivéssemos até hoje limitados ao Hobbit e ao SdA?

Prefiro ficar só no sda, hobbit, mestre gil de ham, entre outros que foram lançados quando tolkien estava vivo...

Se vc gosta destas porcarias adulteradas, problema seu... Eu nao compro de jeito nenhum... gosto de originalidade, senao, perde a magia...

Penso assim, se vc nao pensa, problema seu, não me enche o saco, vc não vai mudar minha opinião...

É melhor eu me segurar senão levo um vermelhinho... :mrgreen:

obs: eu já li os 2 primeiros capítulos do silmarillion, quando eu achava que tinha sido lançado enquanto o tolkien estava vivo... depois que descobri a verdade não quero nem ver estas porcarias tipo: silmarillion, contos inacabados, roverandom, home, e fiquei sabendo que a coleção de 12 volumes também é outra porcaria adulterada... também nao leio... prefiro comprar drácula de bram stoker do que estas porcaria... pelo menos dracula foi lançado pelo proprio autor... e por aí vai... tem muito livro legal por aí, tipo dom quixote, etc...
 
Os textos são simplesmente reescritos; os contos não são adulterados.

Principalmente os HoME, são todas estórias originais escritas pelo Tolkien quando em vida; se foi publicado após a sua morte, pouco importa.

Então corra atrás da edição inglesa da década de 50. Não ouse comprar os livros relançados, afinal, saíram depois da morte de Tolkien.
Recuse-se a ler a obra traduzida.

Os textos que compõe livros como o Silmarillion, o Contos e os HoME são os melhores textos do Tolkien; é óbvio que o Christopher teve que escrever alguma coisa; era um monte de papelada, muitas vezes desconexa. Ele poderia simplesmente digitá-las e publicar, mas não faria o menor sentido como linha de tempo. Mesmo assim, os HoME tão aí. Os HoME são TODOS, INTEIRAMENTE textos originais do Tolkien; o que o Christopher fez neles foi comentar os textos e fazer o grande favor de lançar um glossário.

Além de ser os textos ORIGINAIS do Tolkien, os HoME compõe a sua VERDADEIRA obra, que não resume, de forma alguma, ao SdA; muito menos ao Hobbit.

Desprezar uma coleção como os HoME é desprezar todo o trabalho do Tolkien, todas as criações dele para a sua mitologia e todo o amor, carinho e o precioso tempo que ele levou para fazer tudo.

Não é obrigado a gostar? Não, não é, mas não fale mal de alguma coisa sem conhecer essa coisa.

Limitar-se ao Hobbit e SdA é limitar-se à parcela mais superficial do trabalho de Tolkien. Contentar-se com citações de Apêndices e Contos dos Anos enquanto se pode saber as histórias completas, mesmo em sua total originalidade (presente nos HoME), é simplesmente querer ser limitado. Desprezar tudo isso é uma tolice. É desprezar o trabalho mais profundo do Tolkien; principalmente quando falo dos HoME.

Opinião pessoal é uma coisa, descaso e desrespeito é mesquinhez.
 
para mim naum pode classificar o senhor dos aneis insignificante perto do silma porque o sda tb é muito bom.....
 
thorin disse:
Pandatur disse:
Nossa cara, não fala isso não. O CT fez muita coisa para os fãs e acho que pelo próprio pai. Ao invés de deixar toda a papelada de anos e anos dfe dedicação se perder, ele resolveu unir tudo e publicar. Tudo bem que ele fez um certo trabalho de edição no Silma, alterou algumas coisas e tudo mais. Mas imagine se estivéssemos até hoje limitados ao Hobbit e ao SdA?

Prefiro ficar só no sda, hobbit, mestre gil de ham, entre outros que foram lançados quando tolkien estava vivo...

Se vc gosta destas porcarias adulteradas, problema seu... Eu nao compro de jeito nenhum... gosto de originalidade, senao, perde a magia...

Penso assim, se vc nao pensa, problema seu, não me enche o saco, vc não vai mudar minha opinião...

Respeito é bom e todo mundo gosta.

Esse tipo de conduta é inaceitável dentro do Forum


Regras do Forum disse:
8 - Regra de conduta

O nosso Fórum se destina a discussões dentro dos diversos temas existentes, e pedimos aos nossos usuários que mantenham sempre um comportamento educado e cordial com os demais.

A partir desta data, quaisquer posts ou tópicos criados apenas para discussões, agressões ou xingamentos pessoais entre membros do fórum serão imediatamente apagados e o usuário agressor será advertido. Em caso de reincidência, será suspenso por 10 dias. Mais uma vez reincidente, será banido do Fórum.


É melhor eu me segurar senão levo um vermelhinho...

É bom se segurar mesmo, pois 1 amarelo vc já levou.
 
Aiya Fingolfin, mantendo o controle nesse forum...! :wink:
É por aí...respeitar td mundo num forum desse é mais do que essencial.

Enfim, quanto ao assunto original, o SdA é muito bom sim, mas o Silma é uma obra que contém muitos elementos fundamentais inclusive para melhor entendimento do SdA.
E outra, como vi alguem citando acima, de que vale alguem ler o conto dos anos , e não saber as historias completas,não saber de muitos detalhes fundamentais?
Enfim, na minha opinião o Silma, os CI,e os HoME(apesar de eu não te-los lido ainda, infelizmente) não são apenas livros bons, mas também livros fundamentais para conhecimento, entendimento, e admiração dagrande e eterna obra do Mestre.
 
Não é uma questão de qual livro é melhor... mas se os eventos ocorridos no SdA são de menor grandiosidade dos q acontece no Silmarillion.

Afinal não dá pra comparar a batalha em Pelennor com a Guerra da Ira que durou 42 anos por exemplo.
 
berenmaneta disse:
nem foi o tolkien q escreveu...

Ora, como não? É claro que foi, Tolkien escreveu tudo, e antes de morrer, deixou instruções ao seu filho Christopher para que publicasse o Silmarillion. O Christopher realizou a vontade do pai, apenas; talvez ele fosse um alvo mais justamente de acusações caso não houvesse publicado o O Silmarillion.
 
concordo c vc maglor ..... nos ultimos anos por exemplo , CT vem sofrendo pesadas criticas lá foras por ñ querer publicar asa gramaticas de quenya e sindarin

tenho certeza d q , se CT ñ tivesse publicado o Sil e nós soubessemos da vontade de tolkien d q a obra fosse publicada , nós odiariamos CT do fundo de nossas almas. :P

eu pelo menos ñ me importo c as ''interferencias'' de CT .... e se ele tiver q fazer mais dessas interferencias pra lançar outras obras primas como o Silmarilion, q faça!!!!!!

eu ainda acho q quem esta contra as publicaçoes postumas de tolkien deveria ler antes de julgar .... vcs vão ver q a mt coerencia entre as obras ,,, nada esta no sil ou no CI simplesmente por estar ! tudo tem nexo e apresenta uma relaçao direta ou indireta c SdA! Eu repito , mesmo q vcs ñ tomem oq ta escrito ali como legitimo, ñ custa nada conhecer a obra e assim fazer um julgamento mais justo e coerente , apresentando argumentos mais convicentes do q apenas chamar os livros d
porcarias adulteradas
:tsc:

aaaann ... eer , ainda ''ninguem'' provo q os livros foram adulterados .... :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo