• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Senhor dos Anéis: insignificante frente ao Silmarillion?

eh tipo o negocio de q na primeira era os povos eram muito mais poderosos, talvez tenha vido da natureza de eru, q vendo q os seus filhos tinham um inimigo muito poderoso(talvez o maior q tenh existido tirando o propio eru), e assim eles nasciam com mais poder, e tbm pq foi nessa era q nasceram os maiores noldor de todos os tempos, e q forjaram sua maiores obras, e tbm por ser um inimigo muito poderoso os feitos eram mais extraordinarios, e tbm por valinor ainda estar presente em arda. :x
 
Interessante a atitude de alguns daqui ao dizerem que "Silmarillion" é "muito melhor" ou algo parecido.Isso é opinião pessoal é claro.

Bem,eu acho o Silma mais grandioso em termos de personagens e acontecimentos,mas o mais bem escrito é definitivamente "SDA".Eu prefiro "SdA" por ser uma obra que trata de temas mais humanos,ou melhor,valores humanos e coisas espirituais em escala muito superior ao que é retratado no Silma.Coisas como amizade,esperança,lealdade,coragem,fraternidade e amor são coisas que fazem parte de "SdA",onde a lição que tiramos no "SdA" é a de que o simples é o mais importante,a possibilidade de um povo tão pacato e insignificante(em poder)como os Hobbits,de decidir o futuro da Terra-média,e isso foi possível como sabemos,quando 4 hobbits,um Elfo,um Anão,um Istari,dois homens,mais a ajuda de povos quase derrotados na falta de esperança,mas que queriam a paz e o bem na Terra-média ,conseguiram o que parecia ser impossível:derrotar Sauron.

Enfim,"SdA" sempre me fez refletir mais sobre valores,além de ser uma obra mais intimista e bem mais interessante de se ler.E incluo "O Hobbit",porque,de certa forma,faz parte do "SdA"...

Embora o Silma traga muito mais batalhas grandiosas e eventos fantásticos,a criação da Arda,Melkor,Fëanor,A queda de Númenor,etc
 
Eu não consideraria SdA insignificante mesmo diante do Silmarillion. Afinal, é a mesma estória que veio continuando através das eras. É claro que no Silmarillion, os elfos eras mais poderosos, houve a Nirnaeth Arnoediad (que me dá nó na gargante toda vez que eu leio, pois é a minnha batalha preferida :mrgreen: ), a questão das jóias e etc, etc , etc...mas, é a própria existência de SdA que contribui para a grandiosidade do Silmarillion, de certa forma completando-o e conferindo-lhe mais consistência. SdA serve para mostrar o ciclo natural das coisas... tipo, tudo passa sobre a Terra (algo do tipo), logo, os grandes elfos e vilões do Silmarillion também devem "passar" e dar lugar a outros - e esses outros mesmo sendo menos poderosos, não recuaram frente ao perigo. Eles não tinham o mesmo poder, mas, tunham uma vontade poderosa 8-)

Resumindo... o Silmarillion é mais grandioso, com certeza, mas, SdA também não deixa nada a desejar.
 
Heceldamar disse:
Entendo o que você quer dizer com os poucos méritos dados a Sociedade, mas Legolas nunca foi tão importante assim. Nas palavras do própio Tolkien, ele foi o menos que fez na guerra. Quem deu essa ar "super elfo" a ele foi o PJ. De um modo mais grosso e direto, Legolas foi o mais inútil na Sociedade.

É claro que Legolas não foi assim tão útil. Mas, veja por exemplo:

"Frodo O Portador do Anel. 387"
(O Silmarillion, pág.419)

Acho que foi isso que ele quis dizer :wink:
 
sim...mas na batalha do anel se sauron tivesse vencido naum haveria retorno.. seria pra sempre o dominio dos orcs.... a menos q alguem em valinor interferisse..
 
Tipo, minha opiniao!!! Os eventos narrados no Silmarillion sao muito mais grandiosos que os narrados em O SdA, se vc for analizar só os feitos acho que o mais grandioso é o Silmarillion com certeza mais quanto a forma de escrita O senhor dos anéis supera muito o Silmarillion. Acho que é isso que me faz gostar mais do senhor dos anéis apesar de achar os feitos do silmarillion muito mais doidos. No Silmarillion tudo é narrado muito rapidamente, como se fosse um resumo, os grandes feitos sao narrados em duas paginas e isso me irrita... eu queria tudo bem detalhado como no senhor dos anéis aí sim eu tenho certeza que o silmarillion podia superar o senhor dos anéis. Olha, no senhor dos anéis acontece apenas uma grande batalha, e o livro tem aquele tamanho todo, no silamrillion varias grandes batalhas acontecem e o livro é bem pequeno... :| Tolkien deveria te-lo explorado mais, mais como nao era sua intencao nem a publicacao dele (certo né?) fica meio dificil...
 
Niniel Dernhelm disse:
No Silmarillion tudo é narrado muito rapidamente, como se fosse um resumo, os grandes feitos sao narrados em duas paginas e isso me irrita... eu queria tudo bem detalhado como no senhor dos anéis aí sim eu tenho certeza que o silmarillion podia superar o senhor dos anéis. Olha, no senhor dos anéis acontece apenas uma grande batalha, e o livro tem aquele tamanho todo, no silamrillion varias grandes batalhas acontecem e o livro é bem pequeno... :| Tolkien deveria te-lo explorado mais, mais como nao era sua intencao nem a publicacao dele (certo né?) fica meio dificil...

SDA tem uma narrativa de mais de mil páginas, e narra só uma guerra, que podemos até chamar de "pequeno porte". Silmarillion narra várias, e várias. Não dava para reunir tanto material num único livro.

E essas guerras e seus feitos são sim mais exploradas. Vide Contos Inacabados e outros livros. :wink:
 
SDA tem uma narrativa de mais de mil páginas, e narra só uma guerra, que podemos até chamar de "pequeno porte". Silmarillion narra várias, e várias. Não dava para reunir tanto material num único livro.

E essas guerras e seus feitos são sim mais exploradas. Vide Contos Inacabados e outros livros.

Mesmo sendo mais explorados como no contos fica partido sacou??? voce nao segue como no senhor dos anéis , nao tem aquele encanto que te prende pagina apos pagina....Por exemplo o narn i him hurin ficou perfeito no contos sendo que quando li o silmarillion nem dei atencao a ele sabe...Como vc disse nao dava pra reunir tudo num livro só era isso q eu tava dizendo tb... tinha que ser um livro , nao digo grande como o senhor dos anéis, para cada uma das batalhas do silmarillion, descrevendo melhor com uma narrativa longa ia ser muito massa c num acha???
 
Heceldamar disse:
Olórin of Lórien disse:
Por exemplo, Legolas. Todos sabem a importância dele no SdA. Agora, observem onde ele é sitado no Silmarillion:

(Glossário, pág. 442)

Thranduil Elfo sindarin, Rei dos elfos-silvestres no norte da Grande Floresta Verde (Floresta das Trevas; pai de Legolas, que pertenceu à Sociedade do Anel. 381

Entendo o que você quer dizer com os poucos méritos dados a Sociedade, mas Legolas nunca foi tão importante assim. Nas palavras do própio Tolkien, ele foi o menos que fez na guerra. Quem deu essa ar "super elfo" a ele foi o PJ. De um modo mais grosso e direto, Legolas foi o mais inútil na Sociedade. :wink:

Eu usei o Legolas somente como um exemplo. Provavelmente não foi o melhor exemplo, mas acho que vocês pegaram o que eu quis dizer. Talvez eu deveria citar Frodo, que aparece só uma vez, por exemplo, e é um personagem extremamente importante da Sociedade, o mote da Sociedade.
 
O Silmarillion é dez vezes melhor que O Senhor dos Anéis na minha opinião. Conhecemos por meio dele a criatividade de Tolkien ao criar seu legendarium.
Fora isso, ele abriga as histórias desde o começo da 1ª Era até o final da 3ª como um verdadeiro manuscrito deixado para gerações vindouras para elas terem conhecimento do que ocorreu antes...
Só tenho uma reclamação, sei que é impossível, mas queria que O Silma fosse escrito no estilo do SdA, rico em detalhes e tal...
 
O Silma é mais grandioso sim, suas batalhas são maiores pois o perigo era maior porém quem lutava contra esses inimigos tbm era mais forte. Mas não considero o SDA insignificante, eu o adoro e sempre que dá releio.
De um modo mais grosso e direto, Legolas foi o mais inútil na Sociedade.
Legolas era apenas uma parte física na Sociedade.
 
Em termos de narrativa SdA é melhor pois é focado em um perido bem menor da historia, em um evento em particar entao naturalmente foi possivel desenvolvelo melhor. Mas o Silma é um livro riquissimo, tratando dos fabulosos acontecimentos que marcaram a historia de Arda desde seu inicio, narrados de forma menos focalizada, isso permiriu ao livro falar sobre um periodo muito maior de tempo e a narrativa muitas vezes nao pode ser tao longa ou precisa como muitos gostariam, mas isso deixou as historias com um charme misterioso, épico e lendário que se tornou a cara do livro.
 
Almarië,

Para mim o Silmarillion é muito mais grandioso do que o Senhor dos Anéis, contando os fatos desde do início da primeira era. O SdA é muito interresante, mas o Silmarillion para mim é melhor.

Namarië.
 
Acho que também não dá pra dizer que o Senhor dos Anéis é insignificante... Ele é uma obra muitíssimo bem trabalhada, como enfoca um período de tempo bem menor dá pra ser narrado com muito mais detalhes e descrições.
Já o Silmarillion realmente é bem mais grandioso. Melkor é muito pior e mais poderoso que Sauron, nem exércitos dos noldor puderam derrotá-lo. Os valar estão mais presentes, são mais citados, no SdA os valar são mostrados como uma tradição de tempos antiquíssimos. Se um balrog já fez estrago em SdA, no Silma há um exército deles... Sem contar o fato de que há reinos élficos poderosíssimos e muito interessantes também, e ainda há grandes dragões.

Nhá... o Silma é meu preferido! :grinlove:
 
Acho que todos quando acabam o silma ficam meio extasiados, pelo tamanho de tudo. É tudo fantástico e heróico, e mais extremo também. A beleza é a maior, o terror é o maior, os exércitos afundam continentes quando passam. É mesmo impressionante. Mas depois que o tempo passa, o SdA é revalorizado. O SdA é de muitas formas o contrário do silma. É uma história de decadência e fim. E, por isso mesmo, muito melancólica. É um ótimo contraponto. Os dois se equilibram, no fim. Passa ser gosto pessoal. Eu, por exemplo, acho o silma a obra maior de Tolkien, mas acho o SdA a melhor.
 
Eu não li tds os posts pq estou com sono, mas a minha opinião sobre isso é a seguinte:

O Silmarillion é uma junção de varios contos mitologicos do inicio dos tempos, quando os deuses participavam ativamente dos acontecimentos. Ja em SdA os Valar não mais participavam. Acho q essa é a principal razão desse questionamento.
 
Não tive esta impressão de maneira alguma. O Senhor dos Anéis é uma obra que relata, aos mínimos detalhes, os fatos ocorridos desde a saída de Frodo do Condado, da formação da Sociedade, até a destruição do Anel. O Silmarillion relata a criação dos Ainur e de Arda, nos Dias Antigos, a chegada dos Filhos, a criação das Silmarills, e muitas outras histórias e fatos marcantes até a terceira Era. Para mim não é possível comparar as duas obras, pois ambas são grandiosíssimas, com todas aquelas características próprias que nos encantam. :grinlove:
 
Às vezes tenho a sensação de que o Silmarillion era apenas um rascunho do que Tolkien planejava fazer, mas infelizmente não teve tempo para isso.

A batalha de Fingolfin e Morgoth, por exemplo. Poxa, foi descrita em basicamente dois parágrafos.. Tenho certeza de que aquilo ali seria muito mais desenvolvido.

O que vocês acham?
 
the huntress disse:
Às vezes tenho a sensação de que o Silmarillion era apenas um rascunho do que Tolkien planejava fazer, mas infelizmente não teve tempo para isso.

A batalha de Fingolfin e Morgoth, por exemplo. Poxa, foi descrita em basicamente dois parágrafos.. Tenho certeza de que aquilo ali seria muito mais desenvolvido.

O que vocês acham?

Eu gostei da descrição da morte de Fingolfin :| tem uns 6 ou sete parágrafos... acho super emocionante essa parte! acho que tá bom, nem muito pequeno nem muito grande
essa ñ é uma delas, mas tem várias coisas que eu gostaria que tivessem sido mais desenvolvidas (acho que principalmente no Akallabêth), e algumas tenho certeza que Tolkien também
 
the huntress disse:
Às vezes tenho a sensação de que o Silmarillion era apenas um rascunho do que Tolkien planejava fazer, mas infelizmente não teve tempo para isso.

A batalha de Fingolfin e Morgoth, por exemplo. Poxa, foi descrita em basicamente dois parágrafos.. Tenho certeza de que aquilo ali seria muito mais desenvolvido.

O que vocês acham?
Bom, digamos que se ele consegue descrever uma batalha de 10.000 x 10.000 em poucas páginas, uma luta 1x1 pode ser descrita em alguns parágrafos. Além do mais, ia dizer o que? Morgoth bateu 7 vezes, Fingolfin desviou 7 vezes, até a hora que se cansou e apanhou. Não tem como desenvolver muito isso, a não ser que fosse uma luta na Matrix. :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo