• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Senhor dos Anéis, edição Artenova

O mais curioso nessa edição são as traduções dos termos como "Bolsão", "Tûk", "Brandebuque" de uma maneira tão diferente da que o pessoal da Martins Fontes traduziu. Interessante essa edição da ArteNova. Interessante.
Mas... dividir em seis livros?
 
ée....isso é bem legal mesmoo :roll:
acho q dividiram em 6 livros pra simplificar,deixar os volumes mais leves e já poder lançar o 1o rapidinho...seilaa,deve ser isso ^^
o problema pra mim nao é nem ter 6 livros,o problema é o tamanho dos capítulos! vcs já viram? cada capitulo tem em media umas 30 paginas!!(cada livro tem 10 capitulos) XX'
isso sim é de mataar,o ruim eh q eu n gosto de ficar parando no meio dos capitulos,ai só lia qdo sabia q ia mesmo ter tempo pra conseguir ler as 30 paginas,ai demorei um tempao pra ler td ~:/
 
Na verdade essa edição, lançada sem autorização no Brasil, é derivada da também pirata edição americana da Ace Books. Os subtítulos são adaptados do conteúdo de cada livro (realmente são seis livros em 3 tomos) e ficaram toscos assim mesmo.

Eu pessoalmente gosto muito dela pela singeleza do texto, tendo sido através dela que tomei contato com o SdA há muitos e muitos anos (em 1985, acho). Os livros foram publicados no final da década de 70 com intervalos de meses entre um volume e outro. Conheço gente que fazia lista no jornaleiro pra não ficar sem os livros.

E tem uma coisa que eu considero muito melhor nessa da Artenova do que na da MF ou mesmo na portuguesa: Scadufax (tradução da MF), o cavalo Rei dos Mearas que adota Gandalf, tem o nome muito mais poético e propício de Sombra-seda... :)
 
Não sei a fonte da administração para afirmar que os Livros começaram a partir de 1974. Terminei o colegial em 1973 e afirmo que os livros da Artenova já tinham sido lançados.

Estimo o lançamento do primeiro em 1970 ou 1971. Após o terceiro livro lançaram o Hobbit, isso se deu por volta de 1974.
Realmente o espaço de lançamento entre os livros foi enorme. Lembro-me de que fizemos um interurbano para a Artenova (era no Rio de Janeiro?) para saber quando seria a próxima edição.

Da Artenova tenho os seis livros do SdA e o Hobbit. Após este periodo fiquei hibernando, voltei a ativa quando do nascimento da minha filha em 1986 quando ganhei de presente uma edição do Silmarillion (Ed. Europa-América) com uma bela dedicatória, desconhecia as edições portuguesas. Passei a frequentar a Bienal do Livro para poder adquirí-las.

Já em 1997, nos Estados Unidos, adquiri edições de luxo do SdA e Hobbit e também a novela de rádio The Hobbit da BBC inglesa, muito fiel ao original.
Por falta de dinheiro não pude adquirir um audio-book com o próprio Tolkien lendo o Hobbit.

Com o advento da internet, passei a buscar sites relativos ao SdA e Tolkien e me interar do assunto. Antes tudo ficava só na rodinha de amigos.

Minha entrada à comunidade tolkeniana se deu quando próximo ao lançamento do primeiro filme, estava com meu filho no Shopping West Plaza e em uma livraria (acho que a Saraiva) havia um poster de um desenho animado do SdA, que foi a capa do sexto livro da Artenova.

Eu explicava isso ao meu filho quando um vendedor da loja aproximou-se e concordou comigo. E mais, havia uma reunião, no interior da loja de fãs de Tolkien, todos adolescentes. Foi aí que me falaram que o site Na Toca do Hobbit estava rifando entradas para a avant-première do primeiro filme. Me inscrevi e fui contemplado!!!! Também fui na avant-première do segundo, só não fui na do terceiro porque na véspera foi o baile de debutante da minha filha. Tenho muito bem guardados os brindes recebidos nas duas avant-premières.

Eu tinha postado uma foto do Hobbit da Artenova nas antigas galerias de fotos da Valinor, mas não encontrei, acho que a Valinor depois da mudança do layout apagou tudo.
Mas quem quiser vê-la poderá dar uma passada no site Tolkien Library - "Hobbits around the globe - gallery", procurar a capa relativa ao ano de 1974 e Brazil (portuguese), fui eu que postei.

http://www.tolkienlibrary.com/translations/hobbits/index.htm

PS: Velhos amigos ainda se referem a Samwise Gangi como Sam Pacolé e, venhamos e convenhamos, Rivendell além de ser mais sonoro estimula mais a imaginação do que a pobre e sem graça Valfenda, com todas as regras a serem seguidas.
 
Última edição:
Esbarrei nessa coleção há muito tempo, quando fui comprar o Volume Único. Na época eu não sabia do que se tratava, agora eu li aqui no site que é uma raridade.
Fui ver e os livros ainda estão lá! A preço de banana! Acho que o sebo não sabe o que tem em mãos! rs

Estão lá:
Livro Primeiro - Terra Mágica - 1974 - R$7,99
Livro Segundo - O Povo do Anel - 1975 - R$10,00
Livro Terceiro - As Duas Torres - 1975 - R$14,00
Livro Quarto - A Volta do Anel - 1976 - R$13,00
Livro Sexto - O Retorno do Rei - 1979 - R$14,00

Eu só não vi o Cerco de Gondor.
 
Última edição:
Não sei a fonte da administração para afirmar que os Livros começaram a partir de 1974. Terminei o colegial em 1973 e afirmo que os livros da Artenova já tinham sido lançados.

Estimo o lançamento do primeiro em 1970 ou 1971. Após o terceiro livro lançaram o Hobbit, isso se deu por volta de 1974.

Muita coisa pra comentar e estou indicando seu post como um dos melhores da semana, sem dúvida =]

Nós começamos com as reportagens sobre a edição Artenova - tem mais algumas engatilhadas - justamente para recuperar um pouco dessa história, da maneira mais confiável possível. Está sendo difícil, mas chegaremos lá.

Essa informação, do lançamento ter sido antes de 1974 (o livro mais antigo da Artenova que eu encontrei é de 1974) é bastante importante e vamos com certeza confirmar isso. Sendo confirmado, temos o fato que O Senhor dos Anéis em português é a sexta tradução no mundo, logo após Holandês, Sueco, Polonês, Italiano, Dinamarquês e Alemão. No momento não estamos no Top 10. Se você conseguir scannear uma página que tenha uma data anterior a 1974/1975 já seria excelente.

Aliás, eu estive editando a Wikipédia em inglês nesta semana. Muita informação faltando com relação às traduções. A editora dessa edição da década de 1970 constava como "Europa-América" e a edição Martins Fontes constava como tendo saído em 2001. Blé.

Enfim, manda a capa de novo, se não for demais incômodo :|

Fui ver e os livros ainda estão lá! A preço de banana! Acho que o sebo não sabe o que tem em mãos! rs

Estão lá:
Livro Primeiro - Terra Mágica - 1974 - R$7,99
Livro Segundo - O Povo do Anel - 1975 - R$10,00
Livro Terceiro - As Duas Torres - 1975 - R$14,00
Livro Quarto - A Volta do Anel - 1976 - R$13,00
Livro Sexto - O Retorno do Rei - 1979 - R$14,00

Eu só não vi o Cerco de Gondor.

O maldito do quinto livro é que é o problema, sempre :| E faltou dizer qual o nome do Sebo e como podemos encontrá-lo :cerva:
 
Eu sei que o que eu vou fazer vai diminuir as minhas chances de fazer essa coleção - dramático hein?rs - Mas como não sou egoísta, vou contar a vocês:

Achei essa coleção no site Estante Virtual no ano passado e nem dei bola.

Quantidade:
Terra Mágica - 6 livros
O Povo do anel - 1 livro
As Duas Torres - 1 livro
A Volta do Anel - 7 livros
O Retorno do Rei - 6 livros

Em alguns sebos, o preço varia. Pode-se perguntar quanto ao estado de conservação dos livros.

UPDATE:
Achei o quinto livro - O Cerco de Gondor (1979) - nesta livraria aqui.
A capa é muito bonita hein!

Espero ter ajudado e aos fãs de Tolkien que almejam completar essa coleção, desejo muita sorte! :cerva:
 
Última edição:
Ah, eu comprei os meus por lá também =] Não só o preço varia, a qualidade pode variar bastante também. E para conseguir o volume cinco só comprando os pacotes completos com os seis livros... da última vez que pesquisei havia três desses pacotões na Estante Virtual.

Quer dizer, agora são apenas dois
 
Aos que tiverem curiosidade e disponibilidade, lembro-me de ter visto alguns desses volumes no Centro Cultural São Paulo. Uma vez passando na biblioteca de lá eu parei para dar uma olhada...

Quem quiser tatear sem compromisso, lá tem!
Se não me engano a biblioteca de lá é circulante... :think: mas não tenho certeza
 
Eu acho que vi um desses livros numa sebo em Blumenau, mas não me recordo qual. Lembro de te-lo folheado, mas não lembro do conteúdo.
Quando eu voltar eu vou procurar pra ver se não encontro pelo menos um deles.

Confesso que a tradução não me animou. Mas o que eu quero é guardar, pois é uma coisa que não se acha tão fácil por aí, não é?

A rima do anel até que ficou interessante ^^
 
Muita coisa pra comentar e estou indicando seu post como um dos melhores da semana, sem dúvida =]

Nós começamos com as reportagens sobre a edição Artenova - tem mais algumas engatilhadas - justamente para recuperar um pouco dessa história, da maneira mais confiável possível. Está sendo difícil, mas chegaremos lá.
:cerva:

Caro Deriel,

Primeiramente gostaria de agradecer por indicar meu post como melhor da semana.
Não sou de postar muito, me dedico mais a enviar, de vez em quando, alguma noticia que considero interessante.

Segundo, me desculpar pela demora a responder seu post, às vezes gosto de "fermentar" o que vou escrever.

Mas vamos lá! Disse e repito: posso jurar de pés juntos que quando entrei na faculdade em 1974 já conhecia as obras de Tolkien.

Posso não me lembrar do ano mas lembro-me perfeitamente do mês que acompanhei um colega para comprá-lo. (diacho... devia estar postando isso nos comentários do artigo "Meu Primeiro Tolkien" do Thiago Marés Tizzot).

Era novembro, meu colega fazia aniversário no dia três e ganhou da mãe o livro O Povo do Anel (o segundo). Ele começou a ler, gostou, mas percebeu que havia um primeiro livro.

Perguntou para a mãe onde esta havia comprado e ele e eu fomos lá adquirir o primeiro tomo.

A livraria não existe mais, era uma mistura de livraria e banca de jornais sofisticada, hoje isso é muito comum. Frequentava lá pois esta recebia jormais do Rio de Janeiro, os quais o pai dele lia.

A livraria ficava na esquina da Av. Santo Amaro (São Paulo) com a hoje conhecida Av. Jucelino Kubitschek, no sentido de quem vai para Santo Amaro. Na época a Av. JK era um córrego feio que foi canalizado para dar lugar a avenida.

Bem, aí o resto é só o grande prazer da leitura da obra. Óbvio que repassamos a novidade para a "tchurma" e quem não comprou, emprestou de alguém. Eu só li as obras emprestadas, o único que comprei foi a último: O Retorno do Rei, pois não aguentava mais de curiosidade para ver o fim.

Quanto ao ano de publicação:

Ouvi dizer que os livros SdA e O Hobbit da Artenova são uma edição pirata, mas nunca vi prova nenhuma sobre isso.

Considerando hipotéticamente que as obras fossem piratas, é bem possível que elas tenham sido publicadas antes de 1974 e, só após este ano, tenham sido legalizadas.

Os livros que possuo da Artenova foram todos adquiridos em sebos após o ano 2000. Portanto é bem possível que existam estas hipotéticas obras piratas anteriores a 1974.

Este meu antigo colega é o único que poderia provar alguma coisa, pois sei que mantém a coleção adquirida até hoje, infelizmente perdi contato com ele.

Os livros que tenho são:
Terra Mágica - copyright 1974
O Povo do Anel - copyright 1975
As Duas Torres - copyright 1975
A Volta do Anel - copyright 1976
O Cerco de Gondor - copyright 1979
O Retorno do Rei - copyright 1979 (comprado na época do lançamento)
O Hobbit - sem copyright, na última pagina indica 1976

Quanto ao scanner da página do O Hobbit gostaria que me indicasse para onde devo enviar. Tenho também O Hobbit da Europa-América.

PS: acho que vou sim postar nos comentários do artigo "Meu Primeiro Tolkien".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo