• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Senhor dos Anéis, edição Artenova

os interessados no início acabaram migrando para a edição portuguesa ou mesmo a versão original antes da conclusão da publicação dos livros da Artenova.

Hummm, parabéns pela iniciativa de fazer uma série dedicada à análise da tradução da Artenova

A respeito da passagem citada aí em cima....o espaçamento das edições dos livros, saindo um por ano, pode realmente ter tornado a publicação não financeiramente compensadora, mas a competição com a edição da Europa-América NÃO começou a acontecer antes da publicação da tradução da Artenova inteira...

Ela se concluiu em 1979 e a tradução portuguesa só saiu mesmo em 1981. É provável, sim, todavia, que leitores de Tolkien nos anos oitenta tenham dado prioridade pra tradução lusitana no lugar da brasileira pq eram mais fáceis de achar, não subdividiam os originais e tinham capas e designs mais bonitos...Para não falar que as traduções da Fernanda Pinto Rodriguez são O CLÁSSICO em termos de qualidade em verter a prosa de Tolkien pro português. A tradução da Europa-América, no balanço geral, é ATÉ HOJE a melhor tradução disponível pro nosso idioma.

Essa não é a original, onde os livros tinham capas com cores diferentes e ilustrações um bocadinho melhores mas acho que dá pra perceber o melhor senso de estética em não usar as capas da Ballantine dos anos sessenta.


Essa foi a minha primeira, acho muito melhor do que a dos Nazgûl "Ku Klux Klan" da outra posterior...

irmandade-do-anel-jpg.64804


— O Gnomo/O Hobbit (1937)
Civilização (1962)
Europa-América (1985)

 — O Senhor dos Anéis:
o A Irmandade do Anel (1954), publicado pela Europa-América em 1981
o As Duas Tor res (1954), publicado pela Europa-América em 1981
o O Regresso do Rei (1955), publicado pela Europa-América em 1981

 — O Silmarillion (1977), publicado pela Europa-América em 1984

Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média (1980), publicado pela Europa-América em 1985

- As Aventuras de Tom Bombadil e Outras Histórias (1962), publicado pela Europa-América em 1986.

— Cartas do Pai Natal (1976), publicado pela Europa-América em 2006
 

Anexos

  • Irmandade do Anel.jpg
    Irmandade do Anel.jpg
    82,3 KB · Visualizações: 265
Última edição:
Que legal! Seria interessante ver mais matérias sobre essa edição da artenova. :D
É tão bonitinha. Quando comecei a ler Lotr, por acaso acabei pegando este na Biblioteca. Li o Hobbit também.
Aliás, tenho os 6 livros da Artenova, inclusive usei e defendi os termos usados na sua tradução no meu artigo para a Pós de Tradução. :)
 
Sei que a Artenova não existe, mas qual editora tem os catálogos dela, atualmente?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo