• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Segredo de Shakespeare" (The Shakespeare Secret, J.L. Carrel)

Ana Lovejoy

Administrador
Ontem à noite acabei de ler esse livro, que em nada foge do estilo "O Código da Vinci" (então, se você gostou do livro, nem precisa continuar lendo, corre procurar O Segredo de Shakespeare que é diversão na certa). Eu, com meus olhinhos viciados já estava torcendo o nariz para o livro. Mas aí aos poucos o livro foi me fisgando, principalmente por causa das coisas relacionadas ao Shakespeare.

A idéia básica do enredo é de uma conspiração para esconder a verdadeira identidade do Shakespeare. Eu já tinha ouvido falar de teorias sobre o Shakespeare não ser ele ( :eek: ) mas juro que não pensava que levavam tão a sério. Depois que li um site de alguns Oxfordians, até fiquei assustada. Uma moça que é diretora no Globe acaba entrando em toda a trama porque uma amiga traz um "presente" (de grego, eu diria), anunciando uma grande descoberta.

É thrillerzão básico e dá conta do principal: entreter. Não que você feche o livro e saia acreditando em tudo que está lá, mas eu confesso que estou pensando em pegar uma bíblia versão St James para dar uma conferida em algumas coisas hehehehehe

Enfim, saiu aqui no Brasil pela editora Rocco. Se estiverem querendo um livro para passar tempo mas estavam sem idéias, está aí a sugestão. :bamf:
 
Re: O Segredo de Shakespeare (J.L. Carrel)

Fiquei mesmo curiosa. Vou ver se saiu em Portugal e leio ja nas férias. :mrgreen:
 
Re: O Segredo de Shakespeare (J.L. Carrel)

Onde eu acho artigos ou resenhas sobre este livro???
Sou apaixonada por Shakespeare
 
Re: O Segredo de Shakespeare (J.L. Carrel)

Acabei de ler este livro. Vou postar aqui e, quem sabe mais tarde, uma resenha completa para o Meia Palavra. Por favor, abstenha-se de ler os Spoilers se quiser ler o livro.

O Segredo de Shakespeare é a história de Kate Stanley, uma acadêmica estudiosa de Shakespeare com um grande futuro que larga tudo em prol to teatro, se tornando uma diretora prodígio. Antes do 30 anos, ensaiando para estreiar Hamlet no Globe de Londres - uma cópia do teatro medieval de Shakespeare - o ponto alto da carreira de qualquer diretor, recebe a visita de sua orientadora, mentora, amiga, figura materna Roz, com quem teve uma separação problemática e não muito pacífica ao decidir seguir no teatro, que a convida para "um mistério". Ainda em dúvida se aceita decide ficar com uma caixinha oferecida pela mentora até que possam se encontrar em partiuclar mais tarde.

Óbvio que antes de se encontrarem a tutora é assissinada e Kate entra num turbilhão de problemas, envolvendo assassinatos, um segurança charmoso e misterioso, perseguição pela polícia e tudo a que tem direito um bom thriller. Além de viajar pra lá e pra cá, incluindo inusitadas paradas em uma cidade do velho oeste.

O mistério na verdade são uma coleção de mistérios:

MISTÉRIO 1: A busca de uma peça perdida de Shakespeare, Cardênio, baseado em uma sub-história de Dom Quixote. Peça perdida desde o século XVII.

MISTÉRIO 2: A verdadeira (ou verdadeiras!) identidade de William Shakespeare

MISTÉRIO 3: Uma história vergonhas e um tanto rocambolesca envolvendo nobres ingleses Jacobitas

MISTÉRIO 4: A história por trás das personagens dos sonetos de Shakespeare

Uma porção de mistérios que vão se desenrolando através de todo o livro. Claro, com o devido envolvimento do equivalente literário das ordens templárias e outros grupos estranhos, que são as pessoas que defendem que Shakespeare não é de fato o autor das famosas peças e sonetos. Chegam a meter até a versão King James da Bíblia no meio da muvuca.

O mais interessante deste livro é o tema literário do mesmo: não é o dinheiro (nenhum personagem está interessado no dinheiro que poderia ser obtido com MISTÉRIO 1) mas o retorno literário, a solução de um problema secular e o ambiente quase religioso dos estudos shakespeareanos no mundo. A história diverte e prende, além de informar - a maior parte dos detalhes são de fato verdadeiros - e é nisso que também peca.

Alguns trechos do filme, ops!, livro (falo sobre isso a seguir) são passagens enfadonhas em velhas bibliotecas, onde até o mais simplório dos personagens cita Shakespeare de cor e deixaria no chinelo alguns acadêmicos. Tudo em prol de contar os mínimos detalhes. A história é cheia de viradas, algumas surpreendentes, outra simplórias e outras desnecessárias e alguns altos e baixos - quando eles vão pela enésima vez procurar uma carta perdida numa biblioteca qualquer dos EUA você fica aborrecido - mas prende. Há também uma série de interlúdios, que voltam no tempo e contam histórias do século XVII, os quais me deixaram meio dividido, não se se ajudaram ou atrapalharam. Os do fim com certeza foram desnecessários.

Comentei sobre o "filme" ali em cima, porque claramente é um roteiro de filme, a escritora já colocou no papel tendo em vista o cinema, isto é certeza. Tem até um personagem que é o Ian McKellen cuspido e escarrado, em um papel semelhante àquele de O Código da Vinci, mas faz parte. É só esperar sair na telona e comprar a pipoca.

Resultado? Se você gosta de literatura e Shakespeare, leia! Se gosta de mistérios mais sobrenaturais como o filho de Jesus e caveiras de cristal, possivelmente ficará entediado e aborrecido com a mundanidade dos mistérios. Se eu tivesse uma escala de notas, daria pra ele 3 traças, numa escala de 0 a 5. :yep:

Para os curiosos, referência a fatos do livro (sim, spoilers)
 
Última edição:
Re: O Segredo de Shakespeare (J.L. Carrel)

estou procurando alguem para discutir o final do Livro o Segredo de Shakespeare....no final do livro quem é Shakespeare pra autora......todos os membros da fera quismérica...que alias escreveram o salmo 46??
 
Última edição:
Re: O Segredo de Shakespeare (J.L. Carrel)

escreveram não - traduziram, uma grande diferença

Pelo que entendi a autora é uma Stradfordiana, uma ortodoxa, que escreveu um livro brincando com todas essas teorias loucas (ok, algumas nem tanto) que surgiram em torno da figura de Shakespeare =] Tanto que ela acaba o livro

sem revelar o conteúdo da carta que poderia esclarecer de verdade quem seria Shakespeare
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo