1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Sanatório (Bruno Schulz)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Meia Palavra, 20 Jun 2011.

  1. Meia Palavra

    Meia Palavra Usuário

    A bibliografia de Bruno Schulz não é muito extensa. Na verdade, não é nada extensa: dois volumes de contos, Lojas de Canela e Sanatório, e uma novela curta, O Cometa. Teria pelo menos mais um romance, não fosse sua morte prematura, devido a uma disputa entre oficiais nazistas que acabaram por matar os 'judeus pessoais' um do outro. No entanto o pouco que Schulz deixou já o faz ser considerado como um dos mais importantes escritores do século XX, comparado muitas vezes a Kafka.

    Em Sanatório, Schulz faz um registro fantástico de alguns episódios de sua infância que viriam a influenciar sua imaginação e levá-lo a recriar o mundo de modo mitológico. O livro é bem menos fiel à realidade do que seu antecessor, Lojas de Canela (cuja primeira publicação data de 1934, enquanto que Sanatório é de 1937).

    Isso, no entanto, é propositado: enquanto o primeiro livro de Schulz eram remanescências de um verão de sua infância, o segundo parece ser uma série de reflexões poéticas a respeito do processo criativo e das atividades de escrever e lembrar.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  2. Spartaco

    Spartaco James West

    Estou trazendo de volta este tópico para mencionar que a Editora Cosac Naify está lançando Bruno Schulz – Ficção completa. Fiquei com imensa vontade de adquirir, pois gostaria de conhecer a obra deste escritor.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Trata-se de novo título da coleção Prosa do Mundo, que segundo a editora, reúne pela primeira vez no Brasil a ficção completa de Bruno Schulz (1892-1942). São dois livros de contos do autor polonês - Lojas de canela e Sanatório sob o signo da Clepsidra - e quatro contos inéditos em português. O livro traz 11 ilustrações do próprio escritor, autor também de uma extensa obra artística. A tradução, feita diretamente do polonês, é de Henryk Siewierski, professor de teoria literária da Universidade de Brasília. O livro tem apresentação do poeta e ensaísta Czeslaw Milosz - Nobel de Literatura de 1980 -, posfácio do tradutor e sugestões de leitura. Completam o volume trechos dos diários de Witold Gombrowicz sobre o amigo Bruno Schulz.

    O único senão que vejo é o preço : R$ 89,00.
     
  3. Pips

    Pips Old School.

    Lançando? Eu tenho ele desde o ano passado. E é uma ótima edição e vale cada centavo.
     
  4. Spartaco

    Spartaco James West

    O problema é que eu só fiquei sabendo agora. :oops:
     
    • LOL LOL x 1
  5. Spartaco

    Spartaco James West

    Pips, você pode dar alguns detalhes dessa edição? Números de páginas, se é capa dura ou brochura, etc.
     
  6. Pips

    Pips Old School.

    Capa dura com essa dust jacket com ilustração do próprio Schulz. 407 páginas incluindo os livros Lojas de Canela e Sanatório Sob o Signo de Clepsidra, contos avulsos, um prólogo, um posfácio, mais dois apêndices e ilustrações do autor.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  7. Spartaco

    Spartaco James West

    Muito obrigado pela resposta; com certeza irei comprá-lo. Valeu.
     

Compartilhar