• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outros Sistemas O RPG "anti-D&D" de John Wick...

Ele sabe a quem elogiar :g:

E eu sempre repito o mesmo: reclamar do sistema ou da ambientação é desculpa esfarrada. Eu sei que, se jogasse Vampire agora, eu ia partir pra porrada e só. Não estou numas de RolePlay.

Aliás, o fato de poder usar qualquer sistema pra hack'n slash prova que RolePlay, tanto hack'n slash independe do sistema.
 
Pelo menos Armitage "pegou" o espírito de um bom jogo de Vampiro, e não de jogadores zumbis do cenário e, o que é o pior de tudo, pregado pelos estereótipos que o livro dá (Tremere só pode ser vampiro tipo mago, tá o livro diz e daí? sou eu quem tá jogando).

:yep:
 
Ah que isso, Sky. Eu SEMPRE falei que o material humano é quem determina como será um jogo de RPG.

( Mas eu também sempre falei que um jogo se define por sua proposta, e não necessariamente pela forma como é usado. Senão eu posso usar Xadrez pra jogar RPG, e por isso sair falando que Xadrez é um bom jogo de RPG! Da mesma forma que posso usar Excel pra editar texto, e sair falando por aí que Excel é editor de texto! :mrgreen: )

- - -

Pelo menos Armitage "pegou" o espírito de um bom jogo de Vampiro, e não de jogadores zumbis do cenário e, o que é o pior de tudo, pregado pelos estereótipos que o livro dá (Tremere só pode ser vampiro tipo mago, tá o livro diz e daí? sou eu quem tá jogando
Elminster, eu sempre achei aquelas sociedades secretas mundiais dos jogos da white-wolf - desde a Camarilla de Vampiro, até o conselho das tradições de Mago - todas muito LAME. Sério, é tudo muito implausível. Eu sempre gostei de me ater ao básico: Ser um monstro. E isso é o que a WW faz de melhor.

(se quiser ver o conteito de "sociedades secretas" bem feito, conheça Unknown Armies, Gurps Cabal ou Witchcraft). :yep:
 
Última edição:
Ah que isso, Sky. Eu SEMPRE falei que o material humano é quem determina como será um jogo de RPG.

( Mas eu também sempre falei que um jogo se define por sua proposta, e não necessariamente pela forma como é usado. Senão eu posso usar Xadrez pra jogar RPG, e por isso sair falando que Xadrez é um bom jogo de RPG! Da mesma forma que posso usar Excel pra editar texto, e sair falando por aí que Excel é editor de texto! :mrgreen: )

Bullshit, seu bitolado :lol:

(se quiser ver o conteito de "sociedades secretas" bem feito, conheça Unknown Armies, Gurps Cabal ou Witchcraft). :yep:

Em termos de sociedades secretas, Paranóia >>>>>>>>>> tudo isso aí.
 
Viajou na maionese Sky.

Os jogos que citei mostram como aplicar o conceito de sociedades secretas relacionadas ao sobrenatural e ocultismo ao nosso mundo real, de forma plausivel e convincente.

Paranoia é ficção-científica orwelliana extrema - uma distopia um tanto distante da nossa realidade, por isso não tem nada a ver com o ponto.

(não que as sociedades secretas de paranóia sejam escrotas, longe disso, sõa muito maneiras e muito bem amarradas com a proposta do jogo )
 
Última edição:
Viajou na maionese Sky.

Os jogos que citei mostram como aplicar o conceito de sociedades secretas relacionadas ao sobrenatural e ocultismo ao nosso mundo real, de forma plausivel e convincente.

Paranoia é ficção-científica orwelliana extrema - uma distopia um tanto distante da nossa realidade, por isso não tem nada a ver com o ponto.

(não que as sociedades secretas de paranóia sejam escrotas, longe disso, sõa muito maneiras e muito bem amarradas com a proposta do jogo )

Ja ia perguntar o que você tinha contra contra ficção-científica "orwelliana".

Nunca joguei Paranóia, mas se só de ler 1984 eu já me senti oprimido/angustiado e essas coisas, imagina jogando o RPG 8-O
 
Última edição por um moderador:
Os jogos que citei mostram como aplicar o conceito de sociedades secretas relacionadas ao sobrenatural e ocultismo ao nosso mundo real, de forma plausivel e convincente.

O mundo das trevas mostra como aplicar o conceito de sociedades secretas relacionadas ao sobrenatural e ocultismo a um mundo imaginário onde vampiros, lobisomens, espectros, múmias, changelings e magos existem, de forma interessante e relativamente verossímil.
E, para isso, tem um sistema realmente bom e um dos melhores cenários já criados.
 
(...)E, para isso, tem um sistema realmente bom e um dos melhores cenários já criados.


Cenário bom tudo bem, mas sistema calma lá. A mecânica das diciplinas, dons e magia é interessante e legal, mas a mecânica de rolagem de dados, eca!! Com Destreza 5 e Artes Marciais 5 você deveria ser o Bruce Lee, mas a realidade no jogo não corresponde. A matemágica do Jogo é fraca. Cenário 10, mecânica básica 0. Tá, talvez 0 não, mas que é toskinha é.
 
Sera que esquecemos do RPG de Call of Cthulhu :roll:

Creio que a seita de Cthutlhu seja uma sociedade secreta, e o ambiente de horror e misterio envolve o jogo (se bem que nunca tive oportunidade de jogar).
 
Bem lembrado Elminster, CoC também é bem plausivel.

mundo das trevas mostra como aplicar o conceito de sociedades secretas relacionadas ao sobrenatural e ocultismo a um mundo imaginário onde vampiros, lobisomens, espectros, múmias, changelings e magos existem, de forma interessante e relativamente verossímil.

Discordo totalmente.

Peguemos Mago por exemplo: uma sociedade secreta onde existe um conselho mundial (uma espécie de Ordem dos Magos da Terra) com 9 assentos para 9 líderes de 9 tradições, que se unem contra outras sociedades secretas "inimigas", e tomam decisões em escala mundial.

Isso parece saído de mundo de Fantasia Medieval! :lol:

Compare com Unknown Armies por ex: Não existe "Ordem Mundial dos Magos da Terra" ou coisa assim. O que existe é um submundo ocultista, abaixo dos radares do cidadão comum, da mesma forma que existe um submundo de tráfico de armas. E você pode acessa-lo se tiver os contatos certos. ISSO é plausível.

Nada de Ordens Mundiais, Conselhos dos Magos da Terra, etc. mas sim submundos locais fragmentados - em New Orleans temos o afro-descendente da esquina que pratica Voudun haitiano de verdade, temos um grupo de sequestradores de criancinhas (que as usam em rituais macabros), e aquele mendigo barbudo que, dizem, aparece no seu sonho com um presságio se você der esmola a ele. Esse pode ser o submundo de New Orleans.

O Rio de Janeiro tem seu submundo particular, assim como Salvador, Curitiba, Paris, Nairobi, etc. E nenhum desses submundos necessariamente conhecem uns aos outros, ou fazem parte de alguma Coalisão Mundial de Magos.

Imagine Constantine, o filme. Mais ou menos aquili ali.

( Existem organizações que possuem atuação um pouco maior, talvez a nível de um país e tal, mas são raras e mesmo assim atuam segundo suas agendas, focadas em seus propositos e ignorantes do resto do mundo - mais uma vez, nada de Ordem Mundial de sei lá o que...)
 
Última edição:
Achei o texto interessantissimo Armitage. Faz sim todo o sentido. E dentro de um cenário de RPG se torna pláusivel. Ordem Secreta dos 9 Magos é um pouquinho exagerada. :lol:
 
No Novo Mundo das Trevas (Vampiro - O Réquiem, Lobisomem - Os Destituídos e Mago - O Despertar) não tem mais mega cultos que dominam o mundo. O controle que existe é regional e olhe lá. No próprio Vampiro Requiem ele fala que embora poderosos, príncipe algum tem a cidade inteira sob seu controle. Ele pode ter grande influencia, mas não detem um poder grande como tinha no antigo Mundo das Trevas.



Acho que, em cenários de rpg, organizações secretas podem dominar grande parte do mundo, desde que seja explicada de maneira plausível.
 
É possível que tenha um conselho de 9 que tomem decisões no mundo inteiro... Só que ninguém disse que são o ÚNICO conselho que toma essas decisões, entende?

Em vampiro, tinha a Camarilla, o Sabath, o Incarnu...

Mas concordo que a visão do novo WoD é melhor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo