• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O ridículo Tom Bombadil

O que você acha do Tom?

  • Acho ridículo / Não sei quem é

  • Não acho ridículo mas não gosto

  • Gosto, mas foi bom ter ficado fora do filme

  • Adoro o Tom! Tom Bom Tom Bombadillo!


O resultado é visível apenas após você votar.
Primeira vez que eu li a parte do Tom Bombadil eu achei que o Tolkien tava bem na brisa; depois percebi que quem tava na brisa era o Tom Bombadil. Eu acho ele meio-ridículo, se compara as Entesposas aos Entinhos e ao Thranduil do PJ (DIVO).
 
Tom Bombadil não era essencial para o filme, no livro pra mim foi só mais uma passagem, na média diria.

Mas seria legal ter mostrado a passagem dos Hobbits pela Old Forrest e as Entesposas :)
 
Algo como o período passado por Morgana entre o povo das fadas nas Brumas de Avalon.

é bem isso que eu penso: a estadia da Morgana entre o povo das fadas tem o mesmo objetivo que o Tom. Revigorar, "refrescar", respirar a história.

Mas eu acredito que no caso de Brumas você consegue sentir o efeito da estadia, você não vê ela como desnecessária.

Eu não desgosto nem gosto do Tom. Não pulo a passagem e o capítulo, mas não é meu favorito. Pra mim, fica na média, mas continuo achando desnecessário
 
Amo o Tom incondicionalmente.
Não acho desnecessário, acho que esse tom hehe alegre e feliz sinônimos são bem encaixados na atmosfera da história. Acho que mesmo existindo personagens que são felizes o Tom é diferente, ele é único e acho que a história precisava de alguém assim, principalmente pelos inúmeros fatos trágicos, clima de tensão e morte.
Acho as músicas que o Tolkien criou bastante criativas e releio inúmeras vezes, me fazem sorrir.
 
é bem isso que eu penso: a estadia da Morgana entre o povo das fadas tem o mesmo objetivo que o Tom. Revigorar, "refrescar", respirar a história.

Olhando por esse ponto, realmente... É interessante sua observação, Bruno . Esse trecho de fato quebra um pouco a tensão da passagem, que se bem me lembro foi uma das mais sombrias da história. Seria bem possível mesmo que o próprio Tolkien quis quebrar um pouco essa coisa de 'vale da sombra e da morte' introduzindo Tom Bombadill e suas cabriolagens.

Mesmo que eu ache o Tom um mala (nada pessoal, Amelia Strange XD ), já houve uma discussão interessante aqui mesmo no fórum sobre sua provável origem e idade, preciso encontrar e linkar aqui. Para mim, só uma coisa fica clara: ele pode ser uma alegoria de pureza criada por Tolkien, como se fosse um link do que foi criado por Eru que permaneceu nesse estado de 'pureza intocada' pelo mal de Morgoth e de Sauron ao longo das eras. Se for observar o personagem por esse lado, passo até a ter mais respeito por ele. :hxhx:
 
Para entender o Tom vocês precisam retornar ao Ainulindalë, masis precisamente na época em que os Ainur entraram em Arda e cada um assumiu uma forma desejada para si. Enquanto os demais desejavam construir, guerrear, aprender, curar ou julgar, eu acredito que Tom entrou em Arda sem qualquer apego material ou vontade de possuir algo. Ele é o oposto de Ungoliant que nunca estava saciada e sempre queria mais.

E esta característica única o torna totalmente imune ao poder morgothiano de Sauron, mas também completamente desinteressado pelo que ocorre ao seu redor. Tanto é que o lugar que ele escolheu para viver foi a Floresta Velha, o local mais antigo da Terra-média. Tão antigo que as árvores que estão lá são diferente dos Ents, como o próprio Fangorn disse:

As árvores e os Ents – disse Barbárvore. – Eu mesmo não entendo tudo o que está acontecendo, por isso não posso lhes explicar. Alguns de nós ainda somos ents verdadeiros, e bastante vivos à nossa própria maneira, mas muitos estão ficando sonolentos, ficando arvorescos, por assim dizer. A maioria das árvores são árvores verdadeiras, é claro; mas muitas estão semi-acordadas. Outras estão bastante acordadas, e algumas estão, bem, ah, bem, ficando entescas. Isso está acontecendo o tempo todo.

Quando isso acontece a uma árvore, você descobre que algumas têm corações maus. Não tem nada a ver com a madeira: não quero dizer isso. Vejam, eu conheci alguns bons salgueiros velhos, descendo o Entágua, que se foram há muito tempo, infelizmente! Estavam bem ocos, na verdade estavam caindo aos pedaços, mas eram tranqüilos e falavam suavemente como uma folha jovem. E também há algumas árvores nos vales sob as montanhas, vendendo saúde e totalmente más. Esse tipo de coisa parece estar se espalhando. Costumava haver umas partes muito perigosas neste lugar. Ainda há alguns trechos muito negros.

Ora, se Fanforn atesta a antiguidade da Floresta, é possível que ela seja um resquício daquelas florestas selvagens que Yavanna criou e que Tom tenha ido para lá muito antes de os Ents e as Entesposas terem saído de Nan-Tathren (Tasarinan) em Beleriand.
 
Para entender o Tom vocês precisam retornar ao Ainulindalë, masis precisamente na época em que os Ainur entraram em Arda e cada um assumiu uma forma desejada para si. Enquanto os demais desejavam construir, guerrear, aprender, curar ou julgar, eu acredito que Tom entrou em Arda sem qualquer apego material ou vontade de possuir algo. Ele é o oposto de Ungoliant que nunca estava saciada e sempre queria mais.

Sim, um dos pontos abordados na discussão que citei foi justamente a insinuação clara de que Tom seria o 'contraponto' da floresta, que de tão antiga e afetada pelo poder de Sauron, desenvolveu uma 'personalidade' que tende ao mau simplesmente por ser algo amoral. Seriam 'más' no sentido passivo, algo como 'estou no meu canto, não mexa comigo ou vai se arrepender' do que uma maldade ativa e operante como a de Melkor e Sauron, por exemplo. São seres que, se incomodados, reagem de forma geralmente negativa. Isso é normal na natureza, atacar como forma de defesa.

Aliás, as obras de Tolkien existem vários desses contrapontos: nada é totalmente mau, ou totalmente bom, sempre há um elemento para manter o equilíbrio. Como Ying e Yang.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo