• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Retrato de Dorian Gray" (The Picture of Dorian Gray,Oscar Wilde)

Lordpas

Le Pastie de la Bourgeoisie
Me impressionei qo dar uma pesquisada que não tinha um tópico para esse livro em específico.

Personagem que me chama a atenção nesse livro é sem dúvida Lord Henry, acho que ele de certa forma mostra a hipocrisia moral de seu tempo... Eu acho que só as falas desse personagem já podem nod dar margem a uma boa discussão...

Eis uma que me chama a atenção: "As mulheres são o sexo decorativo. Nunca tem nada a dizer, mas falam que é um encanto. As mulheres representam o triunfo da matéria sobre o espírito". Isso está no capítulo quatro quando o Senhor Gray fala sobre o seu afeto por Vane...

Edit: troquei a frase que tinha colocado inicialmente por outra de igual imposrtância (visto que ela fora do contexto adquiriu um sentido errôneo):

Aliás, logo no prefácio Oscar me surpreende com uma frase: "Não existe livro moral nem imoral. Os livros são bem ou mal escritos. Eis tudo".

Nota: Importante ler todo o prefácio para entender o que o autor quiz dizer. Isso vale para as citações de passagens do livro também.
 
Nossa tio tenho este livro na prateleira ao meu lado e estava apenas esperando um incentivo para começar a lê-lo, acho que você conseguiu!

Nunca ouvi ninguem criticar este livro de maneira ruim, pelo contrario, todos falam muito bem dele. Vou ler sim! :mrgreen:
 
Tem um tópico mais abrangente, sobre o Wilde aqui no Literatura.

E lordpas, tome cuidado com as citações: ditas fora do contexto podem dar um sentido completamente oposto do qual Wilde tentou passar. A começar pelo "Toda arte é absolutamente inútil" :wink:
 
Ana disse:
E lordpas, tome cuidado com as citações: ditas fora do contexto podem dar um sentido completamente oposto do qual Wilde tentou passar. A começar pelo "Toda arte é absolutamente inútil"

Ok Ana, foi um erro meu. :oops: Presumi que os que fossem discutir já ouvessem lido o livro.

Mas o Tópico foi criado com o intuito de analisar Lord Henry, se é que me entende... não queria ser tão abrangente... por isso queria em específico sobre "O retrato".

Sou um admirador de Lord Henry, do jeito que fala e da capacidade com que leva a inquietação do espírito dos demais.. basicamente esse era o meu intuito...
 
Não, chuchu. Eu só indiquei o tópico para o caso de você querer ler um pouco mais sobre o Wilde em si. Nada de errado no seu tópico :wink:

E Lord Henry é sim uma personagem fascinante. Adoro as coisas que ele diz, mesmo porque se tem uma personagem que dá cutucadas na moral londrina é ele. Mas não dá para considerar o que o Henry pensa como o que o Wilde pensa.

Sabe aquela poesia do Pessoa? Do poeta ser um fingidor? É isso que Pessoa queria dizer: o que fala sua personagem não tem relação com o que fala o autor. Aliás, olha só o que disse o Wilde uma vez:

"Me identifico com o ingênuo Basil Hallward (“é como penso que sou”), com o luciferino Lorde Henry Wotton ( “como as pessoas pensam que sou”) e com Dorian (“como gostaria de ser com outra idade.”)”
 
Re: "O Retrato de Dorian Gray" (Oscar Wilde)

lordpas disse:
Me impressionei qo dar uma pesquisada que não tinha um tópico para esse livro em específico.

Personagem que me chama a atenção nesse livro é sem dúvida Lord Henry, acho que ele de certa forma mostra a hipocrisia moral de seu tempo... Eu acho que só as falas desse personagem já podem nod dar margem a uma boa discussão...

Eis uma que me chama a atenção: "As mulheres são o sexo decorativo. Nunca tem nada a dizer, mas falam que é um encanto. As mulheres representam o triunfo da matéria sobre o espírito". Isso está no capítulo quatro quando o Senhor Gray fala sobre o seu afeto por Vane...

Edit: troquei a frase que tinha colocado inicialmente por outra de igual imposrtância (visto que ela fora do contexto adquiriu um sentido errôneo):

Aliás, logo no prefácio Oscar me surpreende com uma frase: "Não existe livro moral nem imoral. Os livros são bem ou mal escritos. Eis tudo".

Nota: Importante ler todo o prefácio para entender o que o autor quiz dizer. Isso vale para as citações de passagens do livro também.

já ,leu as minas do rei salomão? Tem uma hora que Allan Quatermain diz que não perguntaria o motivo do negro estar sorrindo só porque "ele não se rebaixaria à este ponto"...
Olha, akele livro tem elementos racistas...
 
Eu amo Oscar Wilde um dos meus escritores favoritos, O retrato de Dorian Gray é perfeito, mto bom msm.... tava procurando esse livro p/ ler desde o ano passado e filnamente achei tô super feliz!!!!!!!!!
Eu me encantei pelo Dorian quando vi a Liga Extraordinária e depois disso fiquei + apaixonada pelas obras do Oscar q eu já gostava faz um tempo... :mrgreen: :grinlove: :mrgreen:

Vale a pena lê... :wink:
 
Lord Henry eh o unico personagem q vale a pena no livro, eh o unico personagem realmente interessante, o Basil eh uma figurinha mediocre junto com o proprio Dorian .... mas o Lord Henry eh genial..... ele faz o livro valer a pena.... suas tiradas sao fantasticas (se vc tomar a epoca na qual foram escritas sao realmente maravilhosas [nada q o genio de Wilde nao tenha demonstrado antes... por sinal ele eh realmente a pessoa mais egocentrica do universo junto com Nieztche {eu realmente nao sei escrever o nome desse infeliz}]) adorei as tiradas do lord Henry como a do amor (q por sinal ja foi uma assinatura aki no forum.... eu acho q foi da joy) e a do cigarro tb.... sao geniais....


depois eu escrevo mais profundamente analizando o resto .... agora eu so falei oq achei do livro.

Dwarf
 
Em primeiro lugar não achei o livro tão maravilhoso não. Sim, é legal, as partes do Lord Henry são muito boas, mas não vou adorar o livro por isso.
Ok, pode-se alegar que eu não consigo entender o espírito do livro, que não consegui ver toda a genialidade do Wilde nas entrelinhas e etc. Muito bom, pode muito bem ser razão, mas até que se disponham a me provar o contrário, o livro é bom; não mais do que isso.
Mas a principal razão de escrever aqui é saber quais são as influências da mitologia grega na obra. Acho que é dito isso nas primeiras páginas do 'História Ilustrada da Grécia Antiga'. "permanecer ligado às fontes gregas", acho que é o que o autor diz. Pensando bem, pode não estar se referindo à mitologia propriamente, mas a valores gregos. De qualquer maneira, não vejo com muita clareza tais ligações.
 
Derfel, se você colocar um parágrafo aqui e acolá vai ficar mais fácil de entender o que você quer dizer... deixa eu ver: você quer saber o que tem de influência da mitologia grega nessa obra do Wilde em específico?

Vamos primeiro partir do ponto mais abrangente: Wilde sofreu de forte influência dos clássicos. É o tipo de sujeito que fazia citações em grego nos livros. Coisa só para raros mesmo, um dia eu chego lá :eh:

A segunda, me parece óbvia. Já ouviu falar no mito de Narciso? :wink:
 
Oscar Wilde gostava de contar histórias sobre retratos e, inspirado por obras tão díspares como A Pele de Onagro, de Balzac, O Médico e o Monstro :grinlove: , de Robert Louis Stevenson, Fausto :grinlove: , de Goethe e Sidonia, de Meinhold, armou a trama baseada no mito da imagem vindicativa que se volta contra seu modelo - ecos da luta pai-filho e homem-Deus. Partiu de uma idéia romântica convencional: um jovem que vende a alma em busca da eterna juventude, mas a ela agregou o tema da arte enfrenta a vida.
 
Acabei de ler o livro semana passada e o que posso dizer? Fantastico talvez seja um adjetivo apropriado, muito, muito bom sem sombra de duvidas, e concordo com o lordpas que podiamos discutir sobre o Lord Henry, o cara tem uns pensamentos bem legais digamos! Enquanto eu lia eu me encaixava no livro, isso ocorreu pelo menos umas tres vezes, me caixava em coisas boas e ruins e tals, muito bom!
 
Re: "O Retrato de Dorian Gray" (Oscar Wilde)

Wendë Laurëa disse:
Eu tive que ler esse livro pra escola, e no começo, achei que ia odiar,,,
Mas adorei! É muito bom!


eu também li na escola e também adorei, um dos meus livros preferidos... adoro o Lord Henry, ele é simplesmente irresistível... tem uma personalidade intrigante e fascinante.. pena que naum existe pessoas como ele...( :ahn?: adoro hipócritas)....
 
Re: "O Retrato de Dorian Gray" (Oscar Wilde)

Eu tive q ler "O Retraro de Doryan Gray" esse ano p/ o colégio...gostei MUITO do livro!!! O Lord Henry realmente eh incrível, uma pessoa extremamente paradoxal!!! Gosto mto do Oscar Wilde, ele tem uma mente incrível e eh inteligentíssimo!!!!!!!!!!!! :grinlove:
 
Re: "O Retrato de Dorian Gray" (Oscar Wilde)

Nossa, que inveja... Vocês tiveram que ler isso pra escola? Quem me dera!

Acho o livro um livro incrível , principalmente por retratar de forma única a influência que a "consciência" pode ter em uma vida.

Lord Henry? Difícil...
Perigosamente interessante e maliciosamente encantador.
Ele é tão cretino e genial que por vezes quero conquistá-lo, outras assassiná-lo.
Acho que o mais correto seria dizer que ele me perturba, e ainda mais quando fala das verdades que doem, e que fazem todo o sentido:


"A razão pela qual pensamos bem dos outros é que temos medo. A base do otimismo é o temor absoluto. Julgamo-nos generosos porque incensamos o próximo com aquelas virtudes que podem beneficiar-nos." (capítulo VI)


(esse tópico ainda tá vivo?) :roll:
 
Re: "O Retrato de Dorian Gray" (Oscar Wilde)

num tava vivo nao mas vc deu vida nova a ele...


cara o lord henry eh foda... ele etm todas as tiradas maravilhosas .... o sarcasmo... a petulancia.. o cinismo.... as vezes eu aacho q eele eh o esteriotippo do proprio Wilde... enquanto o Gray seriaa oq o Wilde amaava e desejaava....


Dwarf
 
Re: "O Retrato de Dorian Gray" (Oscar Wilde)

Ephemera disse:
Nunca ouvi ninguem criticar este livro de maneira ruim, pelo contrario, todos falam muito bem dele. Vou ler sim! :mrgreen:

eu tb nunca vi... o livro é d+ mesmo, em varios aspectos...
frase mais do que memoravel:

"A única maneira de libertar-se de uma tentação é entregar-se a ela. Resista, e sua alma adoecerá de desejo das coisas q ela a si mesma se proibiu, com o desejo daquilo que suas leis monstruosas tornaram monstruoso e ilícito."

não sei se alguem ja a citou... mas sempre vale lembra-la....

:roll:
 
Re: "O Retrato de Dorian Gray" (Oscar Wilde)

Este livro é simplesmente fantástico! O Oscar Wilde, aliás, é um dos meus autores favoritos. E o Lord Henry é, de longe, o melhor personagem do livro. Ele tem sacadas ótimas, sem contar que me parece ser o personagem mais 'humano' entre todos ali. A maior parte dos outros personagens, incluindo o próprio Dorian Gray, é claro, me parecem um tanto idealizadas em vários pontos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo