1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Diego-, 6 Jun 2010.

  1. Diego-

    Diego- Usuário

    Acho que cabe um tópico só para falarmos do livro, né?
    Pesquisei aqui no fórum e só encontrei o 1º Clube de Leitura, o tópico sobre o autor em que acabaram falando um pouco do livro, e um tópico para aquele último filminho maizomenos que saiu sobre a obra.

    Eu peguei o meu na Coleção Abril, com tradução do José Eduardo Ribeiro Moretzsohn, se não me engano é a mesma tradução da L&PM. Já estou quase na metade e estou gostando bastante, de longe o personagem mais legal é o Lorde Henry, da pra viajar um monte em cada fala dele. Estou achando o Dorian meio sem sal, mas no geral a história prende bastante.

    Desculpa se viajei em abrir um tópico pro livro, é que o 1º Clube de Leitura tem muito tempo, e não sei se rola de reviver o tópico, já que a idéia de clube não é bem por aí...
     
  2. .Penny Lane.

    .Penny Lane. Usuário

    Repetindo o que eu disse lá no tópico do Wilde, gostei muito do livro, mas tem uma parte específica - que fala de determinados interesses do Dorian, como jóias, tapetes e etc(não pus como spoiler pq a informação não tem nada que estrague a leitura pra quem ainda não terminou o livro) que é arrastaaaada.

    E depois de ler o livro você compreende de onde vêm aquelas frases de quem sou eu do orkut atribuídas ao Wilde... falas de lorde henry. Que pra mim é de longe o melhor personagem do livro.
     
  3. Gigio

    Gigio Usuário

    Concordo com vocês, Lorde Henry também é um dos meus personagens favoritos. São opiniões bem interessantes por trás daquele cinismo.

    Essas falas do Orkut são todas do Lorde Henry? Certamente ele tem algo da imagem do próprio Wilde, mas o escritor era mesmo uma fonte profusa de aforismos. A página do
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    dele é gigante. Embora muitos não sejam confirmados... Parece que ele se tornou uma máscara para todo tipo de afirmação controversa, como essas coisas que circulam pela rede como se fossem do Arnaldo Jabor...
     
  4. .Penny Lane.

    .Penny Lane. Usuário

    Provavelmente não todas, mas quando eu li me lembrava de ter visto algumas... e outras eu vi depois. Algumas:

    aquela que começa com "escolho meus amigos pela beleza...", "definir é limitar" e uma outra que diz que as pessoas não devem ser divididas em boas ou más.(não me lembro exatamente do resto da frase... faz tempo que li)
     
  5. Thorondir

    Thorondir Usuário

    Lorde Henry é um dos personagens mais interessantes que já li.

    Alguém já leu alguma biografia do Wilde para saber se houve alguém que serviu de inspiração?
     
  6. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    dele mesmo....
     
  7. Anica

    Anica Usuário

    hum, na verdade wilde já sacava que as pessoas pensavam isso, mas segundo ele não era beeeeem assim:

    eu já citei isso em algum lugar aqui do meia antes, hehe. anyway, saiu em uma bravo na época do centenário da morte dele.
     
  8. *Artanis*

    *Artanis* Siga as borboletas!

    Interessante essa frase Anica. Ele se diz parecido com o Basil, um personagem que chega a ser bobo perto da sagacidade de Lorde Henry.

    Lorde Henry Wotton é um dos melhores personagens ever. Ele torna o livro delicioso de se ler. Eu li já faz tempo e agora comprei meu exemplar da coleção da Abril. Preciso relê-lo.
     
  9. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    ele fala de ser um alter ego do Henry no De Profundis, por isso citei...
     
  10. Mi Müller

    Mi Müller Usuário

    Báh faz um tempão que li e adorei, está na minha listinha de releituras para esse ano. Minha personagem favorita indefectivelmente é Lorde Henry, com certeza uma das mais interessantes com que já topei em minha leituras.
     
  11. Mandark

    Mandark Usuário

    ^^ Lord Henry realmente é incrível! Eu também comprei meu exemplar da Coleção da Abril e vou reler assim que terminar de ler "Madame Bovary", que aliás tá muito bom! rs

    Mas pra mim realmente esse é um livro simplesmente incrível, apesar de concordar com o Trillian sobre aquela parte dos interesses do Dorian... É bem cansativa.
    Gosto do Dorian também... Acho interessante demais a forma como a Wilde descreve a mudança na personalidade dele, como ele vai a cada dia vai se tornando mais vazio de sentimentos... Mostrando bem como os prazeres se esgotam, mesmo com uma beleza eterna... Chega um ponto que tudo acaba perdendo o sentido...
     
  12. Diego-

    Diego- Usuário

    Terminei o livro. Curti bastante, e também entendi porque Lorde Henry está no Top 10 de personagens para várias pessoas. x)

    Vocês acham que o Dorian tornou-se quem é por pura influência do Lorde Henry ou este foi uma espécie de catalisador para o que ele sempre viria a ser?

    Não fosse a pintura de Basil aliada às conversas e ações do Lorde Henry Wotton eu fico com a impressão que Dorian não passaria de outro figurão qualquer de Londres. O próprio Dorian comenta como aquele livro, presente de Lorde Henry, o envenenou...

    Trillian, aquela parte descrevendo os gostos de Dorian e o passar do tempo é extremamente arrastaaaada. Acho que Wilde foi fabuloso nos diálogos presentes na obra, e na maneira como carrega a narrativa, de mínimos acontecimentos partirem rapidamente para grandes ações. Mas aquele trecho descrevendo os gostos é realmente triste.
     
  13. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Li a muito tempo o livro, mas gostei muito, comprei até mesmo o livro, só preciso ter tempo de reler! Adoro a história, a forma escrita.
     
  14. Acabei de ler a obra, gostei bastante principalmente do personagem lorde Henry e suas congecturas acerca do ser humano, suas fraquezas e virtudes.Temas como a vaidade humana, "carpe Diam"e outros são bem explorados. Seria Dorian Gray um "super homem" assim como idealizou Nietzsche?
    Enfim é uma obra que faz o indivíduo pensar sob vários aspectos a condição humana.
     
  15. A.c

    A.c Usuário

    Lorde Henry é o capeta.

    Brincadeira.

    Ótimo livro. Entre os meu preferidos.
     
  16. Pelo que eu li aqui eu devo ser o único ser vivo que já leu e não gostou.

    Eu achei as duas personagens principais - Dorian Gray e Lord Henry - supericiais, mal caráter e um tanto vazias. Tudo bem que tem toda uma sabedoria estética em volta de Lord Henry e uma certa introspecção no Dorian Gray (essa tentativa de introspecção por parte do autor para mim foi o que mostrou o quanto ele era vazio), mas eu ainda prefiro as obras um pouquinho mais autruístas.

    Não quero dizer, com isso, que não seja de fato uma grande obra. Só não é do meu agrado.

    Personagem favorito: Basil Hallward, "the artist".
     

Compartilhar