• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Retorno do Rei: Eu Vi!!!!

Sei q cheguei atrasado, mas só digo uma coisa... lágrimas!!!!!
Putz, axei o filme absurdamente impressionante, perfeito!!!! :mrgreen:

....mais nada a declarar, tudo o q era pra ser dito já foi aki nu forum.
 
Hehehe... Eu, Mulder e Haldir de Lorien somos o trio purista do forum :mrgreen:
Mas só 3?? Eu imaginava encontrar bem mais por aqui... Nossa, quando o filme tava acabando, eu pensei "que decepção... imagino todo aquele pessoal da Valinor que estava na maior expectativa..." :mrgreen: Mas parace que eu estava errado. Bom, de qualquer forma, não muda a minha opinião. Imaginei que os deixaria tristes tb, quando pensassem "putz, não aconteceu... não mostrou isso, ou aquilo, e se não foi mostrado no filme, eu nunca mais vou poder ver :(". Ou "puxa, mudou justo aquilo... era tão legal :(" Tipo todos aqueles detalhes que fazem da obra de Tolkien algo totalmente majestoso... Hoje existem dois SdA. O de Tolkien e o de Peter Jackson. E eu realmente lamento por aqueles que conhecem apenas o de PJ, até pq, por mais que venham a conhecer o de Tolkien depois disso, muito provavelmente não será a mesma coisa. O clima de desespero, urgência e ausência de esperanças foi quase que totalmente perdido no filme... Ao invés disso, Gandalf espanca orcs vestidos de armadura com seu cajado. Bah... sem noção. Um colega meu fez um bom comentário a respeito disso. Talvez se James Cameron tivesse dirigido o filme, ele conseguisse passar isso... como fez no seu Titanic. Mas... vai se saber.
Mas bom, não se pode exigir que seja perfeito. Agora espero poder assistir a versão extendida, e que essa salve parte da decepção... E espero que tenha mesmo essas quase 5 horas de duração, hehehe. Aí sim, deve completar uma boa parte do que ficou faltando, apesar de não corrigir o que já foi destruído. Tá, o erro foi meu em esperar assistir o RdR de Tolkien ao invés do de PJ, mas o que vcs queriam? Eu li o livro. E ao contrário da maioria aqui, pelo que vejo, sou fã de Tolkien, não de Peter Jackson.
 
Erugorn disse:
Hehehe... Eu, Mulder e Haldir de Lorien somos o trio purista do forum :mrgreen:
Mas só 3?? Eu imaginava encontrar bem mais por aqui... Nossa, quando o filme tava acabando, eu pensei "que decepção... imagino todo aquele pessoal da Valinor que estava na maior expectativa..." :mrgreen: Mas parace que eu estava errado. Bom, de qualquer forma, não muda a minha opinião. Imaginei que os deixaria tristes tb, quando pensassem "putz, não aconteceu... não mostrou isso, ou aquilo, e se não foi mostrado no filme, eu nunca mais vou poder ver :(". Ou "puxa, mudou justo aquilo... era tão legal :(" Tipo todos aqueles detalhes que fazem da obra de Tolkien algo totalmente majestoso... Hoje existem dois SdA. O de Tolkien e o de Peter Jackson. E eu realmente lamento por aqueles que conhecem apenas o de PJ, até pq, por mais que venham a conhecer o de Tolkien depois disso, muito provavelmente não será a mesma coisa. O clima de desespero, urgência e ausência de esperanças foi quase que totalmente perdido no filme... Ao invés disso, Gandalf espanca orcs vestidos de armadura com seu cajado. Bah... sem noção. Um colega meu fez um bom comentário a respeito disso. Talvez se James Cameron tivesse dirigido o filme, ele conseguisse passar isso... como fez no seu Titanic. Mas... vai se saber.
Mas bom, não se pode exigir que seja perfeito. Agora espero poder assistir a versão extendida, e que essa salve parte da decepção... E espero que tenha mesmo essas quase 5 horas de duração, hehehe. Aí sim, deve completar uma boa parte do que ficou faltando, apesar de não corrigir o que já foi destruído. Tá, o erro foi meu em esperar assistir o RdR de Tolkien ao invés do de PJ, mas o que vcs queriam? Eu li o livro. E ao contrário da maioria aqui, pelo que vejo, sou fã de Tolkien, não de Peter Jackson.

tudo bem ser purista... ter odiado mudanças e tudo o mais... afinal é direito seu, mas vc não pode simplesmente ignorar que o PJ foi realmente a pessoa perfeita pra dirigir SDA... quem mais teria conseguido fazer 3 filmes tão loingos ? quem mais teria tido o cuidado nas falas? nas vestimentas e cenários?
santo Deus... se james cameron tivesse dirigiddo na certa o triangulo amoroso de Arwen , aragorn e éowyn teria sido muito mais explícito...

PJ passou 3 anos de sua vida fazendo o filme... duvido que qualquer diretorc "famoso" se daria ao trabalho por apenas mais um filme de fantasia com elfos e monstros...

tudo bem ser purista... mas não precisa ser cego tb...

PJ fez milagre e eu dou graças a deus que tenha sido ele.
 
Tá, o erro foi meu em esperar assistir o RdR de Tolkien ao invés do de PJ, mas o que vcs queriam? Eu li o livro. E ao contrário da maioria aqui, pelo que vejo, sou fã de Tolkien, não de Peter Jackson.

Concordo com você quando diz se decepcionou, mas durante esses 3 anos eu tive que aprender a diferenciar Hollywood de Tolkien.

No início eu era totalmente radical. Reclamei muito das mudanças, amaldiçoei o PJ, mas depois de muito pensar percebi que não adianta querer lutar com o capitalismo. A impressão que eu tenho é que quem fez o filme, fez com a única intenção de ganhar dinheiro em cima das obras do Tolkien. Digo isso pois só o fato de ter duas versões já mostra que existiu um pensamento marqueteiro. Quem teve a "brilhante" ideia de filmar o livro só fez isso pois sabia que tinha possibilidade de enriquecer e ganhar fama por trás do trabalho de outra pessoa, e fez isso de uma forma que fosse mais comercial, que desse mais "ibope".

Infelizmente a vida é assim, mas pelo menos (foi nesse ponto que parei de ser reclamona) a gente acaba ganhando em ver na tela algo que antes só estava na nossa imaginação. Isso tem um lado ruim, pois destrói a imaginação das pessoas, mas tem o lado bom, muito bom! A gente só precisa filtrar o que é bom nisso tudo!

Essa discussão sobre quem é fã e quem vai na moda dos filmes não pode ser feita dessa forma agressiva. O que a gente pode fazer é incentivar quem gostou à ler os livros e a ver como é a história realmente!

PS: Isso não é uma bronca tá! :D
E não me xinguem se estou dizendo (subjetivamente) que acho o PJ uma fraude! Essa é a minha opinião, respeitem.
 
vc não pode simplesmente ignorar que o PJ foi realmente a pessoa perfeita pra dirigir SDA... quem mais teria conseguido fazer 3 filmes tão loingos ? quem mais teria tido o cuidado nas falas? nas vestimentas e cenários?
Eu não concordo pq não vi as versões de outros diretores... Então como poderia dizer que ele é a pessoa certa? Às vezes a gente se surpreende...
Mas bom, não posso negar que, fora o trabalho de adaptação, o resto ficou MUITO bom.

Essa discussão sobre quem é fã e quem vai na moda dos filmes não pode ser feita dessa forma agressiva. O que a gente pode fazer é incentivar quem gostou à ler os livros e a ver como é a história realmente!

PS: Isso não é uma bronca tá!
E não me xinguem se estou dizendo (subjetivamente) que acho o PJ uma fraude! Essa é a minha opinião, respeitem.
Oba, oba, oba!!! Mais uma pro time!!rsrs
Mas sim, o erro foi meu em sonhar ver o livro na tela. Mas bom, sonhar não custa nada...rs O problema é a decepção depois. E eu não quis agredir ninguém, o problema é que eu vim até aqui, considerando essa ser a maior comunidade Tolkieniana do mundo, acreditando que as pessoas fossem entender o que PJ fez com a obra de Tolkien. No entanto o pessoal o defende... Acho que devem defender nos pontos onde é razoável que seja defendido, e não exaltá-lo só pq ele dirigiu um filme que leva o nome da sua (nossa) obra favorita.
 
Mas bom, não posso negar que, fora o trabalho de adaptação, o resto ficou MUITO bom.
Sei lah cara. Mas soh porque teve mudancas nao quer dizer que o filme foi mau adaptado. Muito pelo contrario. Eu achei que o Retorno do Rei em especial ficou muito feliz nesse contexto. Eu li o livro pela milesima vez antes de ver o filme, e da pra dizer que esse foi o mais fiel a obra original. Basta voce pensar que ao longo de uns quatro anos o roteiro foi trabalhado ao maximo pra manter uma coerencia por si proprio e a fidelidade as obras,alem de ter sido feito por tres pessoas fanzassas de Tolkien.
Nossa!! Que parte eh isso?!!!!!
Ele aparece mais de uma vez. A primeira eh quando o pessoal de Osgiliath chega com Gandalf. Olha o rosto dele. Ve se voce se lembra:
http://www.aucklandactors.co.nz/ViewActorFrame.pl?objectID=276
 
Eu li o livro pela milesima vez antes de ver o filme, e da pra dizer que esse foi o mais fiel a obra original.

Você tem razão... O Retorno do Rei foi o mais fiel ao livro. Será que é por isso que esse é o melhor dos três? :D
 
Olha, não li nem metade das 24 paginas do tópico, mas não é possivel que apenas 3 pessoas tenham ficado um pouco decepcionadas. Não acredito que vocês gostaram da parte da batalha onde o exercito dos mortos parece um bando de piranhas saltando naquele mumakil. Vixê! Pareciam pulgas pulando para derruba-lo. Falando em derrubar mumakil, ninguem achou ALOPRADO o legolas ter derrubado 1? Sozinho!

E até onde eu vi, foi o exercito dos mortos que ganhou pelenor, e não os humanos!
Ninguem sentiu falta da exibição das bandeiras de gondor nos barcos inimigos? Ninguem achou a morte do denethor RIDICULA?? Pelo amor de Deus, ele não era tão burro como ele parece ser no filme. Ele morreu dignamente no livro! No filme ele virou fogo de artificio - JERONIMOOOOOO!

Ninguem sentiu falta da muda da torre branca? Aquela que acharam no monte midoulin após as lutas. Eu achei que ia ser o maximo ver Minas Tirith "turbinada" pelos anões e elfos... Dane-se se eram só 3h e 20m, ele podia ter feito isso, caspito!

Alguem ai não se sentiu esquisito ao ver o Sauron Bancando o lanterninha? Aliás, que torre escrota que era Bard-Dûr no filme hein?! Não creio que Tolkien pensasse que era um olho, propriamente dito...

Agora, ninguem pensou, ou se lembrou, da escuridão que vinha do leste e cobria todo o céu até que os campos foram vencidos e a luz voltou? Pow, ia ser muito bom! Se aconteceu, eu não percebi ao menos.

E tem mais, precioso, muito mais...

Claro, esses foram os pontos baixos, tem pontos legais mas... poxa, não foi um filme FANTASTICO. Desde o 2º que não é mais...

Sinceramente, é um filme que eu vou esperar passar na Globo para ver de novo. :mrgreen:
 
Sinceramente, é um filme que eu vou esperar passar na Globo para ver de novo.

Calma ai, também não é assim!! 8O

O filme é bom, muito bom... Só não se compara com o livro que é uma obra de arte!!
 
Aldailis Echuiré disse:
ô povo....
Alguém aí sabe o discurso do Théoden completo em inglês mesmo?!??!

Eu sei! :D
Tá no meu banner!
É assim: "Ride now! Ride now!! Ride for ruin and the world's ending! Forth Eorlingas!! Deaaaaath!!!"
 
Caraca!! Peraí povo!!

Eh claro q opniões diversas sabíamos q iriam surgir... Mas ninguém pode discordar q eh um filme e tanto!

Sejam vcs puristas ou naum!

Pra mim eh a mais perfeita adaptação do cinema. E eh sem dúvida o filme q traz d volta a Hollywood os grandes épicos!! Ângulos, números, batalhas memoráveis!! Eh claro q naum podíamos esperar uma transcrição do livro pras telas, o q seria algo absurdo, além d inconcebível, como alguns jah haviam dito.

Sow fã da obra do professor, e sow fã tbém da adaptação d PJ. Pois ele superow as minhas expextativas e conseguiu, d forma bem coerente, transformar aquilo q antes soh ficava em nossa imaginação. Ão d convir q o cuidado com os filmes foi ao extremo. Do figurino aos artefatos d guerra. Isso pra naum falar nos cenários (onde ele fez questão d trabalhar com Alan Lee e John Howe como diretores d arte, e q dispensam comentários.) e no cuidado com a lingüistica. Quem viu os extras dos DVD's sabe do q tow falando.

PJ eh fã! E como fã fez d td pra q saísse a melhor adaptação jah feita para o cinema, e consegui. Fica difícil escolher um soh filme, os três saum obras-primas!!

Erros sempre vaum existir. Naum podeemos ter td, mas o q temos, eh suficiente!!

E eu bato palmas d peh pro cara!! Eh impossível ficar indiferente a essa maravilha.

[]'s...
 
Acho que da mesma maneira que teve gente que nao gostou teve gente que gostou..e acho que isso deveria ser um pouquinho respeitado. Sou fã de Tolkien e nao do Jackson, mas adorei o filme, entao..puristas de plantão...é bem fácil só respeitar blz? hehehe

Acho que Minas Tirith ficou muito massa, adorei a missao suicida liderada pelo Faramir, e mesmo q os mortos parecessem uma gosma verde, eu gostei das sendas dos mortos, amei o fim e etc. E sim, esse foi o mais fiel ao livro e talvez por isso tenha sido o melhor....mas mesmo assim fico com toda a trilogia...e nao desmereço o trabalho realizado por PJ. Foi muito bom, mesmo com cortes e improvisações, foi muito bom.
 
Como eu já disse, eu adorei o filme, mas eu senti falta do romance entre Faramir e Éowyn, mas pode ser q coloquem na versão estendida, q com fé em Eru, será lançada aqui no Brasil! Falando em versão estendida, é verdade q a de RdR vai 90 minutos de extras?
É claro q o livro é mil vezes melhor q o filme, já q o livro é bem mais detalhado, mas nós temos q diferenciar livro de filme, e não tinha condições do PJ por tudo q Tolkien escreveu no filme, desse jeito os filmes seriam muito mais longos do q já são.
 
repitindo q eu jah va falei... quer ver uma adaptação totalmente fiel a obra? vai ver Harry Potter... mas agora me fale.. quem nao achou o primeiro Harry `Potter uma merda?
livro é livro, filme é filme...
ninguem poderia fazer melhor PJ

Eu sou fan de Tokien... e do PJ tambem...
 
Acho que da mesma maneira que teve gente que nao gostou teve gente que gostou..e acho que isso deveria ser um pouquinho respeitado. Sou fã de Tolkien e nao do Jackson, mas adorei o filme, entao..puristas de plantão...é bem fácil só respeitar blz? hehehe

Desrespeito? Onde!? :o?:

É claro q o livro é mil vezes melhor q o filme, já q o livro é bem mais detalhado, mas nós temos q diferenciar livro de filme, e não tinha condições do PJ por tudo q Tolkien escreveu no filme, desse jeito os filmes seriam muito mais longos do q já são.

Não presisava ser tudo. Ele podia ter tirado algumas besteiras (como por exemplo: Legolas, o caçador de Olifantes) e posto as coisas que realmente importavam.

repitindo q eu jah va falei... quer ver uma adaptação totalmente fiel a obra? vai ver Harry Potter... mas agora me fale.. quem nao achou o primeiro Harry `Potter uma merda?
livro é livro, filme é filme...
ninguem poderia fazer melhor PJ

Whatever... Não totalmente fiél a obra em todos os detalhes mas sim no sentimento que a obra tem. Isso deve ser passado com toda a profundidade do livro. Creio que PJ fracassou nisso.

E como você sabe que ninguem faria melhor que PJ? Por Que você não gostou do SdA do Geoger Lucas ou do Tarantino, ou sabe mais de quem? Não me venha com essa, pois (como é notorio, e muitas pessoas do site já falaram) não se pode saber.
 
É o seguinte, agora que eu recobrei a razão, eu posso falar um pouco melhor sobre o filme. Eu gostei, gostei muito, acho que o Peter Jackson fez um bom trabalho e a sua adaptação pode não ter sido fiel, mas é até satisfatória, mesmo tendo alguns erros esdrúxulos.

Tecnicamente o Peter Jackson e a produção mandaram bem:

1. A localização, a Nova Zelanda é um pedaço da TM.
2. As tomadas de câmeras são grandiosas quando precisam, enfim, o trabalho da câmera é adequado às situações.
3. Mesmo depois de falhar muito na edição do As Duas Torres, eles acertam em cheio no Retorno do Rei.
4. Temos que admitir, o Peter Jackson sabe fazer suspense. Vai me dizer que você, mesmo sabendo que a Laracna tinha que aparecer para "matar" o Frodo, não ficou surpreso quando ela apareceu?
5. O trabalho de arte e figurino do filme é perfeito, muito fiel às descrições do livro.
6. Eu achei a atuação do Orlando Bloom pífia, em alguns momentos o Frodo atua bem, mas peca muito também. Tirando eles, o resto dos atores desepenharam bem seus papéis.

Enfim, tecnicamente, a trilogia é sensacional e o Retorno do Rei é o maior deles, fechando a trilogia perfeitamente, no âmbito técnico.

A adaptação do livro, aqui eu vou apontar defeitos, já que ele não faz mais do que a obrigação de adaptar bem o livro.

1. Cadê o salgueiro velho? Tom? Fruta d'Ouro? Tá certo que o Salgueiro aparece na versao estendida do AdT e que o Barbárvore recita as palavras do Tom, mas pô... nem pra ser na versão original?
2. O envolvimento de Elrond e Arwen na história foi muito deturpado, isso para mim foi meio imperdoável.
3. Lórien, putz, cortaram aquele início todinho da entrada na floresta. Absurdo não ter aquilo na versão original.
4. Cadê a Elessar? E a bainha da Andúril? Falando nisso que andúril? O Aragorn nem tava com ela, nem tinha conhecimento de que ela podia ser reforjada algum dia.
5. O Frodo só falta dar tchau pra todo mundo antes de ir embora com o Sam pra Mordor, detalhe.
6. Saruman aliado de Sauron. Eu sei que de certa forma ele era mesmo, mas a intenção não se aliar ao Sauron, mas pegar o Anel para si próprio.
7. Os Ents MUDANDO DE IDÉIA... (???)
8. Elfos em Helm's Deep. Ridículo, o Peter Jackson mata o Haldir.
9. O Anel em Osgiliath e o Faramir doidão e mau. Isso foi bizarro.
10. Cadê o Saruman no terceiro filme?
11. Qual é da insistência de manter o Théoden relutante em ir à guerra? Avante eorlingas! Na hora que ele aceita em ir a guerra, eu quase gritei UFA. Pensei que iam quebrar o juramento de Eorl e Cirion.
12. O Gandalf comandando o exército de Gondor, onde diabos enfiaram o Imrahil?
13. A falta de sutileza do Denethor. Eí, mas não tinha uma palantir em Gondor? E não é por isso que ele entra em parafuso? Ah tá...
14. O Scadufax matando o Denethor... aquilo que eu chamo de transição de cenas. Ele caindo e câmera descendo, direto para a batalha. Na hora eu falei: "putz, nada a ver, mas pô bela edição."
15. A chegada do Aragorn nos navios não foi exatamente o que eu esperava. Onde estava o desenho da árvore branca? Era a minha parte preferida.
16. Os mortos vencendo a guerra, pelo menos foi essa a impressão que eu tive.
17. A corporificação do Sauron na torre do Olho. O vilão tem que aparecer...

Bem, acho que foram essas as mudanças que me incomodaram. Com elas, eu mostro que eu não estou totalmente satisfeito com o filme, levando em consideração a obra do Tolkien.

Porém, eu APRENDI a separar uma coisa da outra. O filme tem o compromisso com ele mesmo e faz sentido para ele mesmo, e não para o livro. É impossível colocar toda a grandeza histórica de o Senhor dos Anéis dentro de três filmes. Se você ler os três livros, ainda vai estar faltando coisa. Afinal, existe o Silmarillion, o Contos Inacabados, o Hobbit, o apêndice do livro, os HoME's e as cartas do Tolkien, só para "complementar" a trilogia.

Enfim, eu lembrei de falar sobre algumas adaptações que eu gostei. O Pippin reconhecendo logo de cara que a Éowyn é ela mesma indo para batalha. Seria meio inviável disfarçá-la por muito tempo, no livro é mais fácil de fazê-lo. E o final do filme, quando o Frodo decide lutar pelo anel com o Gollum. Realmente, não tem nada a ver com o livro, mas seria meio decepcionante para quem não leu o livro ver o anel ser destruido por uma criatura emocionada e sem senso de equilíbrio.

O adaptação dos livros tem centenas de defeitos, principalmente o AdT e o RdR, com certeza, foi o melhor dos três. Embora, tenha muitos defeitos, o RdR é tecnicamente perfeito e eu adorei. Chorei feito um bebê.
 
Vamos lá:
1- Uma coisa que me surpreendeu, e me agradou absurdamente foi oa história de Gollum no começo. Muio bom, e bem feito, a transformação foi perfeita.

2- Laracna foi muito bem feita e deu um tom muito bom de suspense e terror.

3- O que foi toda aquela cena do pippin salvando o faramir? Só pra não por a porcaria do beregond na história? :x

4- Bizarra a mudança repentina de roupa de Frodo e Sam. Eles estavam com roupas orquicas e no livro assim permanecem. Mas do meio do nada, eles mudam pra suas roupas normais.

5- Muito ruim o Olho. Parecendo um olofote.

6- Bizarra a situação de não colocarem o Saruman morrendo, muda bastante coisa.

Mas no total, foi o melhor filme e para o pj: :clap:
 
os mortos literalmente venceram a batalha q eles nem deviam ter presenciado
num gostei
a presenca deles foi justificada mas po invenciveis mortos ultra rapidos devoradores de olifantes superpoderosos nao deu
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo