• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Retorno do Rei: Eu Vi!!!!

Gilmallen disse:
Não adianta só lamentar os defeitos, porque os acertos são muito maiores.

Concordo plenamente. :)
Mas os outros tem direito de criticar. O que não é defeito pra gente, pode ser pros outros. Eu me considero bastante purista, mas entendo que nem tudo pode ser adaptado ao pé da letra.

Reclamei bastante da Arwen no começo, mas no fim aceitei. No entanto, entendo os outros que ainda não conseguem aceitar os padrões da industria do cinema. Gostaria de ver um filme perfeitamente fiel ao livro? É claro...
Mas sei que isso é impossivel. Existe toda uma dinamica capitalista e marketeira por trás da produção de um filme dessa escala, e por mais que o nosso desejo seja o de uma reprodução fiel, existe a demanda de apelar para um publico leigo.

Mas, por outro lado, não foi tão gratificante ter visto (pelo menos) o núcleo de toda história transformado em algo visual e tangível?
IMAGINEM quantas pessoas que lerão Tolkien no futuro. As pessoas que usarão como referencia a ótima obra de Peter Jackson pra criar a sua própria versão de Senhor dos Aneis em sua imaginação? Quantos daqui em diante imaginarão Frodo diferente de Elijah Wood? Quantos verão Gandalf como alguém diferente de Ian Mckellen? E quem lerá sobre a batalha nos campos de Pelennor sem enxergar claramente os detalhes visualizados nitidamente nos filmes?

Eu que usei as pinturas de Alan Lee como inspiração, me sentiria muito mais gratificado se tivesse na época como base as belas atuações de todos que se esforçaram pra tornar esse universo real. Peter Jackson se mostrou um fã legitimo da obra de Tolkien, e se houveram defeitos no percorrer do longo caminho traçado por essa grandiosa produção, não podemos culpa-lo exclusivamente.

Temos que nos dar por satisfeitos por haver RESPEITO pelo material obtido, e pelo fato de toda a equipe ter fugido, na medida do possivel, das exigencias e tabus impostos pela industria do cinema, pra nos mostrar a essencia das obras de Tolkien da maneira como ela é.

Se houveram falhas e mudanças desnecessarias, joguem a culpa para as exigencias de uma sociedade despreparada pra entender a literatura e os valores morais de uma época passada. Não para a equipe que mostrou competencia e credibilidade em uma das maiores obras cinematograficas da história do cinema.
Certamente, foi um trabalho MUITO bem feito... TUDO ficou de primeira, cara. O problema que eu digo fica só na parte da adaptação mesmo... Ainda mais que eu sou um tanto quanto detalhista, o que só pira a situação. Tipo ele mudou e INVERTEU MUITA coisa DESNECESSÁRIAMENTE. Exemplo: Pq Théoden tinha de dizer logo no final do seu discurso o "Cavalguem para a morte e para o fim do mundo"? A fala nem era dele... Então pq não esperar a hora certa? Certamente, se eu fosse um dos cavaleiros, ao ouvir isso, viraria as costas e cavalgaria pra casa, isso sim :P Daí, quando ele está p/ morrer, ao invés de Éomer o acolher, vem a Éowyn (que por sinal deveria estar pelo menos muito mal, mas não estava). Não ficaria muito melhor se ele mantivesse o original, e viesse Éomer, e ele levantasse dali gritando a sua própria frase na hora certa? Ficaria sim... Até mesmo pros "leigos", mostraria o desespero da situação, passaria aquela coisa de que "não restam esperanças, vamos todos morrer", além do impacto emocional da cena. Mas não... E não digam que precisava mudar, pq não vejo motivo algum. Ficaria até melhor o original. Ele simplesmente mudou pq queria que fosse assim, e pronto. E isso eu considero no mínimo uma falta de respeito. Mudar o que PRECISA ser mudado, pq é uma adaptação p/ cinema, e etc, etc, tudo bem. Mas mudar p/ satisfazer aos seus próprios caprichos pessoais, eu não considero algo p/ se aceitar de bom grado. Enfim, foi disso que eu reclamei. Ele mudou/inverteu um monte de coisas desnecessariamente. Ao meu ver, só p/ satisfazer aos seus próprios caprichos.
Mas tudo bem, já sei, já sei. Vcs vão defendê-lo e dizer que ele fez um filme para os leigos entenderem. Bom, tudo bem, cada um com a sua opinião. Eu só quis expressar a minha.
 
Ele mudou/inverteu um monte de coisas desnecessariamente. Ao meu ver, só p/ satisfazer aos seus próprios caprichos.
Mas tudo bem, já sei, já sei. Vcs vão defendê-lo e dizer que ele fez um filme para os leigos entenderem. Bom, tudo bem, cada um com a sua opinião. Eu só quis expressar a minha.

Realmente, houveram muitas mudanças desnecessárias, visto o filme da nossa perspectiva de leitores. Mas duvido que elas não possam ser justificadas como cobranças não só de um público leigo, mas "pedidos" do estúdio, simplificação de uma história longa e complexa em um filme de tempo limitado e talvez até má compreensão por parte dos roteiristas.

Nesse caso citado, eu acho que ele quis enfatizar mais uma vez um papel feminino tendo a Eowyn amparando o rei, ao invés do Éomer. Repare que o Éomer é quase que completamente inutil nos dois filmes e poderia ter sido cortado da versão final caso os roteiristas desejassem ainda mais "compactar" o filme. Todo o destaque de Rohan é centrado propositalmente na figura feminina (porque Hollywood não aceitaria outro formato) e na figura do Rei.

Quanto ao discurso de Theoden, acho que, assim como em outros casos onde falas e referencias de outros personagens são citadas fora do contexto e da hora originais, funcionou adequadamente para a cena. Dialogos que antes pertenciam a outros personagens foram reaproveitados em situações diferentes, ditos por pessoas diferents. O primeiro filme já começa com Galadriel usando as frases de Bárbarvore. Pessoalmente, eu acho que essa opção é muito mais interessante e viável do que o corte completo dessas referencias que remetem ao livro, por mais que de forma diferente.

Se nisso discordamos, é questão de opinião realmente, não vale a pena martelar.

O que eu quero ressaltar é que toda mudança tem uma justificativa plausível, por mais que não concordemos com ela. Também odiei coisas como o exorcismo de Theoden, Arwen fora de Rivendell, Elfos em Rohan...mas procuro entender o porque dessas mudanças e os motivos se tornam claros.
 
Gilmallen disse:
Nesse caso citado, eu acho que ele quis enfatizar mais uma vez um papel feminino tendo a Eowyn amparando o rei, ao invés do Éomer.

Mas acho que podemos esperar pela cena do Éomer amparando o rei (ou pelo menos o corpo dele) na versão extendida, porque a cena do Éomer chorando e segurando o corpo de Théoden é mostrada no trailer...
 
Bom, hj vi o filme pela segunda vez e agora o defino em três palavras...


PUTA QUE PARIU!!!

Hj n consegui ver nenhum erro no filme, nem akeles que eu havia citado anteriormente! Achei TUDO, mas TUDO perfeito! Faltou pouco pra chorar na cena da coroação (aliás, como choraram nakele cinema hj, e isso que n tinha mtos fãs, mó pessoal soluçando na saída)! Até o farol do Sauron passou pra mim hj! N axei o final nem um pouco arrastado!

Bem, acaba o filme e 90 POR CENTO do cinema aplaude de pé!!! AAAAAAAAA
NÃO TENHO MAIS DÚVIDAS, É O MELHOR E MAIS GRANDIOSO FILME DE TODOS OS TEMPOS!!!
 
poxa o povo já falou tantu aqui q nem sei mto o q dizer....
vamos pelo meu pontu de vista né!^^
********Spoilers*******************
eu A-D-O-R-E-I....foi simplisment lindo...cara foi como eu imaginava....eu lembro quandu eu li o livro pela primeira vez e imaginei cada coisa...mas as minas de tirith noooosssaaaa foi mto linda!!!!!nunca conseguiria imaginar daquele jeito....show.....denethor...cara como eu queria quebrar o pescoço dele no livro e no filem eu queria metralhá-lo...aff aquele cara dá canseira!!!!!e aquela cena do pippin cantando para ele foi simplismente maravilhosa eu chorei mto (nossa eu chorei o filme todo!!!!),acho q a única parte que eu naum gostei mto foio Frodo 'expulsando" o sam...sei lá..eu fiquei com raiva...mais da cena do q tudo....me veio na hora a parte do livro onde eles estão juntos e o Frodo dorme no colo do sam e ele fica observando o frodo...ele nunca faria isso com o sam...,mas tudo bem passa né^^ mesmo pq a toca da laracna foi show...adorei msm...
Agora a éomyn é a melhor!!!!!!Girls rulez....é a parte q mais adoro no livro e ficoi linda no filme:èomyn e Merry matandu o rei nazgûl..aquilo foi espetacular...quer dizer oda aquela batalha....todos,a chegada do cavaleiros de Rohan....o povo de Gondor dandu das tripas coração pra sobreviver(e tentandu naum lembrar daquele palhaço do denetor)...
quando Aragor e os outros vaõ pra última batalaha...aquela renca de orrc e bichos feios em volta deles cara aquilo me arrepiou...
to comentandu cada detalhe né...assim fica um saco de ler..entao paro por aqui...

Só em resumo,o filme foi mto mais do que as minhas expectativa,não achava que sira tão bom pois o segundo terminou na metade do segundo livro então achei que tudo seria mto condensado e ficaria ruim,mas não ficou...ficou bem feito...naum ligo para os cortes no meio das lutas..aquilo é totalmente intencional,para quebra um pouco do nosso nervosismo(e me fazer para de pular ,igual idiota, na poltorna)achei que todos tiveram as suas merecidas aparições, senti sim falta do expurgo e do saruman,mas quem liga né!XD...adorei,adorei, adorei e já comprei o ingresso para ver denovo! :wink:
 
renandurst disse:
Bom, hj vi o filme pela segunda vez e agora o defino em três palavras...


PUTA QUE PARIU!!!

Hj n consegui ver nenhum erro no filme, nem akeles que eu havia citado anteriormente! Achei TUDO, mas TUDO perfeito! Faltou pouco pra chorar na cena da coroação (aliás, como choraram nakele cinema hj, e isso que n tinha mtos fãs, mó pessoal soluçando na saída)! Até o farol do Sauron passou pra mim hj! N axei o final nem um pouco arrastado!

Bem, acaba o filme e 90 POR CENTO do cinema aplaude de pé!!! AAAAAAAAA
NÃO TENHO MAIS DÚVIDAS, É O MELHOR E MAIS GRANDIOSO FILME DE TODOS OS TEMPOS!!!
Eu achei a 2ª vez melhor também!
O filme não é o melhor!
Mas é um dos!
E sua colocação de mais grandioso foi perfieta!
EU CONCORDO!

Agora, nego aplaudiu de pé é?
To com medo agora...
Que moral em Sr. PJ?
 
Eu até queria escrever algo racional aqui, uma crítica com começo, meio e fim. Mas não dá. P**a que pa**u, que filme do ca****o!! O Peter Jackson fez algumas mudanças, mas a essência ficou lá, algumas partes estão faltando, mas com certeza virão numa versão estendida.

Agora de uma coisa eu sei, o Retorno do Rei foi o melhor filme que eu já vi dentro de uma sala de cinema. E para complementar, é o primeiro filme que me fez chorar abertamente. Fala sério, o Pippin cantando e o Faramir indo para morte certa, tentando obter o reconhecimento do pai foi magnífico. Meu amigo, daí pra frente, toda hora eu chorava. Chorava porque eu vi a fantansia virando realidade. Tudo aquilo que eu imaginei quando eu li vinha em minha mente ao mesmo tempo, foi uma sensação impressionante, indescritível.

Depois que eu saí da sala do cinema, várias imagens do filme passavam na minha cabeça. A que mais me impressionou foi a chegada dos cavaleiros de Rohan, o rei Théoden gritando "morte" na frente de batalha e todos eles passando, literalmente, por cima dos orcs que atacavam Minas Tirith.

Demais, bom demais...
 
Eu de novo, rapidão...

O Peter Jackson fez algumas mudanças, mas a essência ficou lá, algumas partes estão faltando, mas com certeza virão numa versão estendida.

Assim espero, pelo menos Saruman x Gandalf em Isengard e o rolo do Faramir com a Éowyn. Estou torcendo que a versão estendida do RdR passe aqui no Brasil também.
 
Assisti ontem. Que filme sensacional! Saí do cinema de queixo caído. Me emocionei em certos momentos (como a partida de Frodo e a coroação de Aragorn), mas não cheguei a chorar.

Já tô querendo assistir de novo, já que todo mundo aqui preferiu a segunda vez.
 
Fui ver RdR dia 25 às 21:20 e saí do cinema às 00:40 dizendo:
DE NOVO! DE NOVO! DE NOVO! :amem: QUE FILME LINDO! :grinlove: O MELHOR FILME QUE JÁ VI EM TODOS MEUS 18 ANOS E MEIO DE VIDA! :amem: OSCAR! OSCAR! OSCAR!
Só ñ chorei pq ñ queria molhar meus óculos :mrgreen: ....mas q deu vontade...principalmente nakela cena de Pippin cantando pra Denethor enquanto Faramir vai pro atake suicida :cry:

O SENHOR DOS ANÉIS É A MELHOR TRILOGIA DE TODOS OS TEMPOS! :amem: :amem: :amem:
 
Parem de pensar em Oscar :(


Pra mim o reconhecimento de ser uma das melhores trilogias ( senão a melhor? ) já feita já vale qualquer coisa... não será um prêmio como esse que vai mudar isso. Claro que seria legal, mas sei lá, a sensação é de que f***-se Oscar, eu quero ter os DVDs pra mim, etc.
 
Bem,já vi duas vezes e pretendo assistir a mais duas sessões!Vale muito a pena e não cansa,PJ conseguiu reconquistar os puristas novamente(tá,nem todos :mrgreen: ).

Não vejo motivos para não dizer que "Senhor dos Anéis:O Retorno do Rei" é o mais grandioso e MELHOR filme da história.E digo isso conhecendo os grandes filmes do passado,aqueles que todos conhecem:os do Kubrick,Hitchcock e por aí vai...

Como disse na minha primeira crítica:"Palavras humanas não podem descrever o que é realmente o "Retorno do Rei"...deve ser sentido na alma e não pensado e traduzido em palavras,simplesmente a obra-prima das obras-primas!Claro,todos tem o direito de discordar,mas eu nunca me emocionei e vibrei tanto quanto no "Retorno do Rei"!!!

Obs:Vou mudar a minha assinatura,colocarei o melhor discurso de guerra da história do cinema,o de Théoden!!!!!
 
Eu amei o filme!!!!!!!!!!

Foi o melhor filme que eu já assisti em toda a minha vida!!!

é fantastico, ver Minas Tirith daquele jeito, com ceterza ficou perfeito!!!!
Eu chorei o filme inteiro, Pippin cantando enquanto Denetor come.......(eu odeio esse cara!!), Sam falando do Condado pro Frodo na Montanha da Perdição e dizendo: "eu não posso carrega-lo pelo senhor, mas posso carregar o Senhor!!!!!", é tudo muito bom, principalmente a utilização das falas do livro, ficou muito bom.......

Mas eu gostaria que o Éomer que falasse com o Théoden, e que pelo menos mostrassem um pouco o Saruman o amigo do meu irmão que não leu o livro e não tinha a minima idéia do ia acontecer sentiu falta do Saruman.....
Deveria ter mostrado a Escuridão que cobre tudo durante a guerra, gostaria de saber por que não foi colocado.....

E quero assistir esse filme novamente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Obs:Vou mudar a minha assinatura,colocarei o melhor discurso de guerra da história do cinema,o de Théoden!!!!!

Eu achei o discurso do Theoden muito mais forte e arrepiante do que o do Aragorn ;) Eu comecei a chorar nessa parte, especialmente quando começaram a gritar "Death!"... então quando vi o Merry e a Éowyn a gritarem, pronto, desatei mesmo a chorar :lol:
O discurso do Theoden foi de tal forma poderoso que eu senti vontade de estar naquela batalha - um discurso capaz de incendiar os corações: PERFEITO! :)
 
Ehlana disse:
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Obs:Vou mudar a minha assinatura,colocarei o melhor discurso de guerra da história do cinema,o de Théoden!!!!!

Eu achei o discurso do Theoden muito mais forte e arrepiante do que o do Aragorn ;) Eu comecei a chorar nessa parte, especialmente quando começaram a gritar "Death!"... então quando vi o Merry e a Éowyn a gritarem, pronto, desatei mesmo a chorar :lol:
O discurso do Theoden foi de tal forma poderoso que eu senti vontade de estar naquela batalha - um discurso capaz de incendiar os corações: PERFEITO! :)
Concordo contigo!E achei emocionante tb quando Aragorn diz:"Por Frodo" e corre na frente e depois os dois hobbits,Gandalf....tudo emocionante e digno de lágrimas,mas definitivamente o discurso de Théoden já marcou a minha vida de cinéfilo...
 
Foi o melhor filme q eu jah vii!!!!Eu me segurei o filme todo, mas qnd chega o final...chorei q nem loka!!!O cara do meu lado soh naum crorou mais pq naum dava :cry: no fim sai de olhos vermelhos, cara manchada e fungando mas mesmo assim passaria por tudo de novo!!E pode crer vou ver de novo!! :D
 
Mi6 disse:
Beregond fez falta pra mim
Bem, talvez sirva de consolo saber que ele esta no filme sim.
Lembra do guarda de cabelao loiro, o unico que aparece sem capacete. Pois eh, eh ele. :lol:
Nao eh mencionado o seu nome mas eu sei pela cara. O ator que faz esse cara tah na lita de elenco como Beregond...

Nossa!! Que parte eh isso?!!!!!
 
Purista do jeito que eu sou...

O Filme não teve metade do impacto do livro. Sinceramente... Me chamen do que quiser mas, o livro passa muito mais impacto... outra vez, como nos outros filmes (e eu falei isso aqui antes, ora...) faltaram os detalhes que tanto me emocionava.

Minas Tirith ficou otima (não perfeita...), e a guerra foi muito boa. Até a hora que o exercito dos mortos apareceu claro... que troço escroto olha... Será que era dificil o publico entender que o exercito dos mortos foi para o sul, foi libertado lá e o povo do sul que veio em ajuda à Gondor? Não entendo... E aquele negocio de aparecer os navios, todo mundo perde as esperanças, se prepara para morrer e então vê a bandeira de gondor sendo desfraldada nos navios que supostamente eram inimigos... Teria uma cena melhor? POR QUE TIRARAM ENTÃO??? :(

Denethor estava um lixo e blablablabla...

Agora vendo como alguem que não tá nem ai para as mudanças:

"FOI O CARA***"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo