• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Retorno do Rei: Eu Vi!!!!

13) Chegou a doer quando ouvi o público inteiro zombando do Frodo quando ele se arrependeu e se deu conta do que tinha feito com Sam...

Acho que o PJ achou que teria que criar mais coisas pro Sam e pro Frodo fazerem em Mordor, tanto pra ganhar tempo antes de Laracna, como pra encher linguiça depois de Cirith Ungol. Li algo parecido em uma entrevista no começo do ano.
São dialogos e situações no livro que filmadas, iriam colocar um freio no clima dinamico do filme, assim como aconteceu com os Ents em Duas Torres.

Existem muitas coisas que funcionam no livro, mas em filme de ação, não funcionam. Você pode até argumentar que o SDA não é uma história de ação, mas esse é o único formato comercial aceitável pra hollywood. Pelo menos pra um investimento dessa ordem, de milhões de dólares.

Então o que o PJ fez foi tirar o que não funciona em um filme de ação e adicionar outros elementos que constroem os personagems com mais dinamica. Essa traição do Gollum e a briga entre Frodo e Sam foi o caminho mais "dramático e visual" encontrado pra dar a eles o que fazer em Mordor.
Mas não acho que isso altera a personalidade deles, ou que torna o Frodo menos respeitável.
 
Eärello Endorenna utúlien. Sinome maruvan ar Hildinyar tenn' Ambar-metta!

Ele disse isso? Nossa...vou ouvir o Viggo cantando com outros ouvidos agora. Na hora eu tava pensando "Nossa, porque ele não deixou o Pippin cantar..."

Mas agora tudo muda de figura. :D
 
meu qe isso...

a canção tanto do pippin e do Aragorn, nao saem da minha cabeça....

tenho qe saber onde conseguir.... qe isso....

chorei ao ouvir o aragorn... e me emocionei com o pippin... :*

p.s. alguem sabe qual é o nome dakele orc qe parece o Slot e parece comandar os exércitos do rei bruxo ??? hehe
 
O Retorno do Rei sem dúvida é o melhor dos três fimes! Como película é um épico marcado pela emoção e heroísmo de seus personagens. Porém, quanto a nós (fãs de Tolkien) é um excelente resumo do terceiro livro....

Algumas partes ficaram inacreditávelmente sensacionais, como por exemplo o exército dos mortos e os Rohirrim no Pelenor (estupidamente f***), Laracna, Éowyn x Capitão de Angmar, Sméagol, a montanha da perdição, Grond (principalmente os orcs gritando: Grond! Grond!) entre muitos outros...

Porém alguns momentos dramáticos importantes (na minha opinião) foram muito breves.... (ex. Denethor e Faramir - grande decepção, apenas um diálogo onde em segundos Faramir chora ao ser mandado para a missão suicida em Osgiliath, comovendo apenas quem já conhece a história; Os portos cinzentos - uma curta cena meio sem pé nem cabeça no final do filme, fazendo com que alguns se perguntassem: ué, para onde o frodo vai? por que?; A convocação do exército dos mortos por Aragorn - nada daquela grande convocação na Pedra de Erech, mas sim um bate papo com um fantasma e seu exército, bem ao estilo ghost - poderia ter sido muito mais sutil, como no livro).

Alguns detalhes não presentes também quebraram um pouco (ex. nada de dunedain, Elhohir ou Elladan, nada das casas de cura, o funeral de théoden, Imhahil, Beregond, nada de Éomer coroado rei, Faramir e Éowyn, e outros), além do excesso de exposição da relação entre frodo e sam (nos primeiros 2 filmes essa forte conexão entre os dois fica bem marcada, mas no terceiro beira o exagero, pois quase em todas as cenas cria-se um clima de trocas de olhares entre os amigos - forçado demais na minha opinião)

Obviamente essas críticas não tiram o brilho da história (também não sou nenhum purista!). Quem nunca leu os livros com certeza ficará maravilhado com a história, mas para nós fãs do conto original e dos filmes, fica um certo clima de "quero mais" ou "poderia ter sido um pouco melhor"...

Tomara que a versão estendida (seja de 3h 30 ou de 4h 30) consiga apagar essa impressão, e que o brilho dramático tolkeniano seja mais explorado na edição, para que realmente se possa assistir ao filme e se emocionar de verdade, lembrando da história de cada personagem...

Bom, essa foi minha opinião, aguardo respostas de todos para saber se alguém teve a mesma impressão...

Um abraço a todos!
 
Mouth of Sauron:

As duas músicas, a do Pippin e a do Aragorn estao na trilha do filme.
A do Pippin, fecha a faixa 'The Steward of Gondor' e a do Aragorn está, se não me engano, na faixa 'The Returnof the King'.
 
Beregond fez falta pra mim
Bem, talvez sirva de consolo saber que ele esta no filme sim.
Lembra do guarda de cabelao loiro, o unico que aparece sem capacete. Pois eh, eh ele. :lol:
Nao eh mencionado o seu nome mas eu sei pela cara. O ator que faz esse cara tah na lita de elenco como Beregond...
 
:mrgreen: bomjá falei que amei esse filme :grinlove: mas ontem eu tava falando com a minha irmã e ela falou que vui um erraço no filme: o Aragorn, Legolas, Gimli e Gandalf vão até o portão negro nos seus cavalos depois aparece o exército de Sauron, aí eu acho que é o Aragorn que manda eles recuarem, então depois ele se vira e grita:"For Frodo!" ainda no seu cavalo, mas na hora da batalha todos os cavalos simplesmente desparacem 8O ....eu naum reparei nisso na hora, mas pensando bem, acho que eu naum vi nanhum cavalo msm na hora da batalha...vcs tbm percebram isso?? :o?: :o?: tbm naum importa, o filme é ddd+++++!!! :grinlove:
 
O MELHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOR!!! melhor q os dois primeiros juntos!!
chorei q nem uma condenada ouvindo into the west, e num paro de ouvir tbm!!
E o final! o Sam falando"estou de volta" nosssaaa, o final foi PERFEITO!! valeu todos os cortes!!
 
bomjá falei que amei esse filme mas ontem eu tava falando com a minha irmã e ela falou que vui um erraço no filme: o Aragorn, Legolas, Gimli e Gandalf vão até o portão negro nos seus cavalos depois aparece o exército de Sauron, aí eu acho que é o Aragorn que manda eles recuarem, então depois ele se vira e grita:"For Frodo!" ainda no seu cavalo, mas na hora da batalha todos os cavalos simplesmente desparacem ....eu naum reparei nisso na hora, mas pensando bem, acho que eu naum vi nanhum cavalo msm na hora da batalha...vcs tbm percebram isso?? tbm naum importa, o filme é ddd+++++!!!
Bom, hoje eu vi o filme pela segunda vez. Nessa parte o Aragorn fala for Frodo fora do cavalo.
 
Eu vi o filme hoje à tarde e...

... achei maravilhoso, mas acho que eu não estava dentro do filme, entendem, eu não estava respirando o mesmo ar que os personagens, estava simplesmente assistindo ao filme no cinema. Parece que não caiu a ficha do "último filme" e tal. Espero que na próxima vez que eu for ver o filme tudo dê certo e eu possa sentir aquela tão amada atmosfera.

P.S.: A cena do Legolas-Fodão no Olifante forçou demais a barra... O PJ apelou... :disgusti:

EDITANDO: Esqueci de comentar que achei que o Gimli ficou com uma imagem de inútil nos filmes (não sei se foi por causa da superexposição das piruetas do Legolas ou pelo excesso de piadas em AdT, o que pode tê-lo deixado como um personagem cômico)
 
Erugorn disse:
É, tudo bem, gente. Eu não vim aqui iniciar uma guerra. Só vim expressar a minha opinião pessoal, e a minha triste decepção com o filme. Não precisam me jogar nas chamas do Orodruin por isso...rs

Cara, eu entendo o que você disse e o que você deve ter sentido no cinema. Mas pense assim: quantos filmes de 3 horas e 20 minutos você viu no cinema, em toda sua vida? O filme é imenso, e ele não pára, tem um ritmo quase frenético. Eu também queria que fosse simplesmente a história do livro ali no cinema, mas sejamos racionais, isso é impossível. A Terra-Média é um grande sonho, e querer que um filme seja exatamente como o livro, também é só um sonho.

Não estou dizendo que os filmes são completamente acima de críticas, muito pelo contrário, os 3 têm falhas. Mas simplesmente enxergar que eles não são bons porque são diferentes, é ingenuidade. Nós vimos 3 filmes, um pra cada volume; cada filme teve mais de 3 horas, e isso poderia ser desastroso financeiramente. Seria realmente viável algo maior do que isso? Já pensou no privilégio que é existir uma adaptação do SdA em mais de 9 horas de filme? E esse terceiro filme, muito mais do que os outros, teve diálogos simplesmente copiados do livro, e funcionou muito bem.

Hoje eu posso dizer que praticamente vi Minas Tirith como ela foi descrita por Tolkien. Foi magnífico. As Águias chegando ao Morannon e salvando o Frodo em Orodruin, aquilo não foi simplesmente lindo? Não foi sublime? E a partida dos Eldar? Você ouviu o Gandalf falando com o Pippin sobre Valinor? E o Sam dizendo "Bem, estou de volta"? Não adianta só lamentar os defeitos, porque os acertos são muito maiores.

E é legal quando posts como os do Gilmallen aparecem por aqui. :)
 
Assisti hj, 17 h....... e tô chocado 8O não esperava tanto do filme.... sinceramente achei que os cortes, e modificações iriam acabar com o RdR, mas estava enganado, fizeram falta né ( fazer oq, ninguém ia aguentar 5h de filme :osigh: )
mas o resultado foi ótimo, muito bom mesmo, nao chorei, ou me emocionei no filme, nao costumo fazer isso, mas realmente saí da sala realizado, minha história favorita teve pelo menos, um fim a sua altura.

Bem....... muitos pontos altos, as cenas da batalha com o discurso do Theóden e as cornetas ( ? ) dos Rohirin me deram vontade de cavalgar junto, sério, eu queria levantar da cadeira e sair correndo pelo cinema :doido: ...... Éowyn, putz, virei fan da guria, gostava dela no livro, no filme entao :grinlove: ,

Pontos baixos, falta de saruman etc....cenas cortadas, já superei isso, fazer oq né?
Oq realmente me incomodou foi a "doença" da Arwen, q me pareceu meio deslocada do contexto do filme, sei lá meio "pao-com-durex" :| ,

Mas de resto, OK!!!!! O filme tá dez, muito bom, realmente o PJ merece os parabéns pelo conjunto da obra.......... embora tenha uns "deslizes" até aceitáveis né? Pô SDA é muito f*da de passar pra telona.........mesmo em tres filmes. Méritos do PJ. O resto, oq ficou de fora, cabe a nossa imaginação.


Pergunta!! Pq tudo q é branco brilha tanto nos filmes da trilogia ??
E pq o rosto dos elfos sempre brilham??........ nao me lembro deles serem fosforecentes.......
 
(só um comentário... Maglor, você disse moça... Mas no cadastro do usuário Gilmallen té escrito sexo: masculino... Não que isso tenha importancia)

O filme? Lindo. Não vou falar mais porque todo mundo assistiu e sabe do que to falando. É tudo lindo. Acho que vai demorar muito pra ter algum filme melhor. Alias, acho que o mundo vai acabar antes (lembrem-se que eu acho que vou ver o fim do mundo, então isso não é supervalorização).

Perfeito. Só isso. =)

Quem acha erro é bobão e tira melequinha do nariz... =P
 
Maglor disse:
Erugorn disse:
É, tudo bem, gente. Eu não vim aqui iniciar uma guerra. Só vim expressar a minha opinião pessoal, e a minha triste decepção com o filme. Não precisam me jogar nas chamas do Orodruin por isso...rs

Cara, eu entendo o que você disse e o que você deve ter sentido no cinema. Mas pense assim: quantos filmes de 3 horas e 20 minutos você viu no cinema, em toda sua vida? O filme é imenso, e ele não pára, tem um ritmo quase frenético. Eu também queria que fosse simplesmente a história do livro ali no cinema, mas sejamos racionais, isso é impossível. A Terra-Média é um grande sonho, e querer que um filme seja exatamente como o livro, também é só um sonho.

Não estou dizendo que os filmes são completamente acima de críticas, muito pelo contrário, os 3 têm falhas. Mas simplesmente enxergar que eles não são bons porque são diferentes, é ingenuidade. Nós vimos 3 filmes, um pra cada volume; cada filme teve mais de 3 horas, e isso poderia ser desastroso financeiramente. Seria realmente viável algo maior do que isso? Já pensou no privilégio que é existir uma adaptação do SdA em mais de 9 horas de filme? E esse terceiro filme, muito mais do que os outros, teve diálogos simplesmente copiados do livro, e funcionou muito bem.

Hoje eu posso dizer que praticamente vi Minas Tirith como ela foi descrita por Tolkien. Foi magnífico. As Águias chegando ao Morannon e salvando o Frodo em Orodruin, aquilo não foi simplesmente lindo? Não foi sublime? E a partida dos Eldar? Você ouviu o Gandalf falando com o Pippin sobre Valinor? E o Sam dizendo "Bem, estou de volta"? Não adianta só lamentar os defeitos, porque os acertos são muito maiores.

E é legal quando posts como os do Gilmallen aparecem por aqui. :)

Putz, voce é bom em responder pelos outros.Belo post! :clap:

Alem do mais, voces viram que legal os Hobbits bebados no início do filme, e eles cantando em Rohan?Impagáveis aquelas cenas. Outra coisa foi aquela risada de desabafo do Gandalf quando o Frodo estava na cama, eu senti o mesmo alívio que o Gandalf.
 
eu AAAAAAAMMMMMMMMMMMEEEEEEIIIIII O FILME!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mas não gostei de uma coisa.............Saruman...... Seria enviavel eu sei mas.....o Cristopher Lee............
 
O filme é PERFEITO, simplesmente PERFEITO, tudo é PERFEITO, até as adaptações como Éowyn levar Merry para Gondor, A pedra Erech ter sido substituida por um líder fantasma, ficaram PERFEITOS, aceite se quiser, o filme é PERFEITO e pronto.

PS: uma cena do traller foi cortada do filme: A que primeiro aparecia Gandalf e Pippin depois pousava um nazgul, que depois o nazgul simples foi substituido pelo Bruxo Rei, e depois Gandalf e Pippin foram substituidos por Éowyn. A valinor deve ter uma imagem desta cena.
 
Maglor disse:
Hoje eu posso dizer que praticamente vi Minas Tirith como ela foi descrita por Tolkien. Foi magnífico. As Águias chegando ao Morannon e salvando o Frodo em Orodruin, aquilo não foi simplesmente lindo? Não foi sublime? E a partida dos Eldar? Você ouviu o Gandalf falando com o Pippin sobre Valinor? E o Sam dizendo "Bem, estou de volta"? Não adianta só lamentar os defeitos, porque os acertos são muito maiores.

Maglor isso realmente me arrepiou só de lembrar!!!!



Vou começar assim:

:clap:

É até dificil expressar o que senti nesse filme! Só posso dizer: Foi LINDO, foi PERFEITO, foi EMOCIONANTE!
Finalmente chegou a hora em que eu sentei naquela cadeira para ver a ultima parte desse magnífico livro! E ele estava lá, diante de mim, lindo, perfeito, emocionante! Me senti na Terra Media, senti pela primeira vez dentro do livro. Mesmo com cortes, com pequenas mudanças e pequenas falhas, mas que nem de longe puderam ofuscar a beleza a pureza do filme. Me senti mais perto dos personagens, senti sua dor, sua tristeza, sua alegria. Me senti como me senti quando li Senhor dos Anéis pela 1º vez, e isso bastou para eu me apaixonar por esse filme, de me emocionar só de falar nele, assim como o livro. Ele parte seu coração, mas você não sabe se ri ou chora, não entende porque algumas coisas acontecem, mas acha lindo, pede para que ele continue, pensa:"nunca mais vou esquecer dessa fala (ou cena, no caso)" e mais do que tudo leva-o em seu coração!

Quem não chorou ao ver Éowyn matando o Bruxo Rei? Quem não chorou com a chegada dos Rohirrin ao amanhecer do sol? Quem não chorou com a morte de Theoden? Quem não chorou ou ver Sam carregando Frodo? Quem não chorou vendo Arwen recitar o versinho que acompanha o nome de Aragorn? Quem não chorou qdo Aragorn discursa na frente do exercito? Quem não chorou ao ver os dois hobbits serem os 1º a acompanhar Aragorn na batalha? Quem não chorou ao ver o sorriso e a lagrima de Gandalf depois de tudo terminado?
Quem não chorou ao ver o Retorno do Rei. Quem não chorou mais ainda quando todos se curvam diante dos hobbites? Quem não chorou ao ver o condado de novo? Quem não chorou nos Portos Cinsentos quando Frodo disse que eles saira para salvar o contado e ele foi salvo, mas não para ele, (igualzinho no livro!)? Quem não chorou quando Sam disse a ultima fala , ultima frase do livro " Bem, estou de volta" ?
E quem não saiu sorrindo do cinema? :)
Quem não conseguiu fazer isso, em alguma parte, eu peço desculpas...

Simplismente eu me apaixonei por esse filme do mesmo modo inteso que me apaixonei por cada pagina desse livro!
Só para enfatizar o quanto eu amei, hoje é o segundo dia estar em cartaz e eu já vi 2x!
:mrgreen:
 
Não adianta só lamentar os defeitos, porque os acertos são muito maiores.

Concordo plenamente. :)
Mas os outros tem direito de criticar. O que não é defeito pra gente, pode ser pros outros. Eu me considero bastante purista, mas entendo que nem tudo pode ser adaptado ao pé da letra.

Reclamei bastante da Arwen no começo, mas no fim aceitei. No entanto, entendo os outros que ainda não conseguem aceitar os padrões da industria do cinema. Gostaria de ver um filme perfeitamente fiel ao livro? É claro...
Mas sei que isso é impossivel. Existe toda uma dinamica capitalista e marketeira por trás da produção de um filme dessa escala, e por mais que o nosso desejo seja o de uma reprodução fiel, existe a demanda de apelar para um publico leigo.

Mas, por outro lado, não foi tão gratificante ter visto (pelo menos) o núcleo de toda história transformado em algo visual e tangível?
IMAGINEM quantas pessoas que lerão Tolkien no futuro. As pessoas que usarão como referencia a ótima obra de Peter Jackson pra criar a sua própria versão de Senhor dos Aneis em sua imaginação? Quantos daqui em diante imaginarão Frodo diferente de Elijah Wood? Quantos verão Gandalf como alguém diferente de Ian Mckellen? E quem lerá sobre a batalha nos campos de Pelennor sem enxergar claramente os detalhes visualizados nitidamente nos filmes?

Eu que usei as pinturas de Alan Lee como inspiração, me sentiria muito mais gratificado se tivesse na época como base as belas atuações de todos que se esforçaram pra tornar esse universo real. Peter Jackson se mostrou um fã legitimo da obra de Tolkien, e se houveram defeitos no percorrer do longo caminho traçado por essa grandiosa produção, não podemos culpa-lo exclusivamente.

Temos que nos dar por satisfeitos por haver RESPEITO pelo material obtido, e pelo fato de toda a equipe ter fugido, na medida do possivel, das exigencias e tabus impostos pela industria do cinema, pra nos mostrar a essencia das obras de Tolkien da maneira como ela é.

Se houveram falhas e mudanças desnecessarias, joguem a culpa para as exigencias de uma sociedade despreparada pra entender a literatura e os valores morais de uma época passada. Não para a equipe que mostrou competencia e credibilidade em uma das maiores obras cinematograficas da história do cinema.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo