1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Retorno do Rei e o Oscar 2004

Tópico em 'O Senhor dos Anéis - os Filmes' iniciado por Tulkas, 11 Mar 2003.

1. Tulkas

Tulkas Pai da força

Tudo não passa de grandes esperanças, porém, vejamos como O Retorno do Rei - a maior das três produções segundo o próprio Peter Jackson - estará ou está cotado para a festa da Academia no próximo ano:

Melhor Filme: Ganhar esta estatueta dependerá da grandiosidade das outras produções que virão. Entretanto, é bom ressaltar que O Retorno do Rei é o mais forte dos três filmes para esta categoria.
    Melhor Diretor: É uma grande possibilidade. Mas depende do trabalho de outros diretores. Dar este prêmio para Peter Jackson seria como recompensá-lo pelo trabalho de toda a trilogia...porém, a Academia não tem o costume de ser justa...
    Melhor Ator: Muito difícil. É possível que haja uma indicação, mas levar este prêmio é quase impossível. A não ser que Sir Ian McKellen realize um trabalho inigualável entre todos os indicados e seja dada a ele mais tempo em cena.
    Melhor Atriz: Pouquíssimas possibilidades, até mesmo de uma indicação.
    Melhor Ator Coadjuvante: Há grandes chances do Mago Ian ser indicado novamente nesta categoria. Entretanto, é possível também que haja surpresas...
    Melhor Atriz Coadjuvante: Poucas chances. Não acredito que Liv Tyler fará um trabalho digno de um prêmio. Resta apostar em Miranda Otto...
    Melhor Roteiro Adaptado: Se a produção for uma forte concorrente na categoria de Melhor Filme, então há grandes de levar esta estatueta. Se Peter Jackson diz que este filme será o melhor, então há muitas chances do roteiro ser premiado. Basta nivelar os níveis dos dois primeiros filmes.
    Melhor Fotografia: Andrew Lesnie não foi indicado por As Duas Torres. Será que a Academia está esperando por O Retorno do Rei para premiá-lo novamente, só para não dizermos que ela é repetitiva? Vamos ver como a batalha no Pelennor e os Portos Cinzentos serão traduzidos em imagens.
    Melhor Montagem: É dado como certa esta indicação. Nem tanto pela qualidade da edição, mas pelo enorme trabalho que dá montar os escritos de Tolkien.
    Direção de Arte e Desenho de Produção: O Retorno do Rei mostrará as mais belas locações de todo o filme. Acho difícil esta estatueta escapar desta vez. Basta que Grant Major capriche mais nos detalhes e acabamentos.
    Figurino: Está mais que na hora de O Senhor dos Anéis levar esta estatueta e acho que O Retorno do Rei é o favorito.
    Maquiagem: As Duas Torres não foi nem indicado e isto é uma injustiça. Espero que a Academia possa se redimir deste erro indicando O Retorno do Rei. Basta que a maquiagem não escorra mais dos rostos dos atores...
    Trilha Sonora: Com a nova política sobre as trilhas sonoras que a Academia adotou é muito difícil que haja uma indicação nesta categoria. Vamos esperar que os compositores tomem uma providência, assim como os engravatados da Warner.
    Canção: Poucas chances. É esperar pelo tema dos Portos Cinzentos, do funeral de Theoden ou qualquer outro momento que possa propiciar uma canção digna de aplausos. Alguém aqui torce pela Enya? Eu, sim.
    Edição de Som: Possibilidade máxima. Principalmente pela batalhas que acontecerão.
    Efeitos Visuais: Possibilidade grande. Matrix é o favorito, mas o filme dos irmãos Wachowski não terá a maior batalha da história do cinema, nem Sauron, nem orcs, espectros, trolls e aranhas gigantes. Sem falar de Gollum...
    Melhor Som: É o favorito. Embora este seja um prêmio muito disputado, já que a qualidade dos sons dos filmes está cada vez melhor. Vamos esperar para ver Tróia e O Último Samurai. Sem querer citar Matrix e Master and Commander - The Far Side of the World.

2. Eönwë

Eönwë Usuário

Concordo com tudo que vc disse, Tulkas. Com certeza RdR será um fortíssimo concorrente ao Oscar 2004, em muitas categorias. Eu só tenho medo que a Academia se canse do Senhor dos Anéis até 2004, e esnobe o RdR por causa disso.

3. Dirhil

Dirhil Olha, Schroeder...

Precisamos nos preocupar com isso desde já??????????? :o?:

4. Meio-Elfo

Meio-Elfo Usuário

Tinha muitas esperanças em Gollum ser premiado como melhor ator coadjuvante. Mas depois de ver TTT vi que falta muito pro nosso anti-heroi ser premiado. Isso nao significa que em RDR ele nao melhore a interpretacao...

Pois é, tb acho cedo. Mas acho que serve como um protesto contra TTT.... sei lá...

5. Sister Jack

Sister Jack Usuário

É só pra discutir, ninguém está preocupado, Dirhil.

Isso aqui é pra... vc sabe... diversão. Conhece?

Sobre o assunto: Não acredito que RDR vá ganhar melhor filme, infelizmente. Mas o PJ talvez tenha chance de levar um por direção.

6. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Não ia ser legal se premiassem o RdR pela trilogia toda? Eu acho. Até porque eu acho também que o RdR vai detonar.

Diretor também, o PJ já disse que é o preferido dele, deve estar se esforçando ainda mais que nos outros.

O Ian só ganha coadjuvante se for por compensar o de outros anos. Não que ele seja mau ator, na verdade o contrário. Acontece que SdA não deve ser um filme de grandes atuações, dramaticidade.

Efeitos... vai ter Matrix Reloaded, se ADT ganhar, provável que não leve não.

7. Dirhil

Dirhil Olha, Schroeder...

Com certeza conheço mais do que vc :wink:

8. Fernando Baggins

Fernando Baggins Usuário

Oscar 2004

Espero que PJ seja premiado com algum premio na categoria principal, como filme e direção. Nas categorias tecnicas, sendo mais realista, talvez sera dificil, pois vem aí Matrix 2 e 3 querendo papar o Oscar, ta na cara! Depois que ver os 2 filmes de Matrix eu dou outra opiniao!
    Se não tivesse as 2 pedras no caminho(Matrix), com certeza viriam mais Oscars pro RDR. Qto ao Terminator 3, acho que vai ser um bom filme mas não creio que vá inovar nos efeitos como fez LOTR.

:roll:

9. Meio-Elfo

Meio-Elfo Usuário

O que pode acontecer de ruim se o RDR for o máximo é a academia ficar lembrando dos outros dois anteriores, e não dar o prêmio por causa disso.
    Parece bobagem mas os trabalhos anteriores também contam para algumas categorias....
    Ah, quem se importa com o injusto Oscar? "Queime Oscar, queime!"

10. Fosco

Fosco Usuário

Acho que deveríamos pensar em outras apostas para melhor ator e melhor ator coadjuvante,como Bernard Hill,Andy Serkis(quem sabe?disseram que ia aparecer a queda do Gollum),o cara que faz o Denethor,Viggo Mortensen(Who knows?only time.por sinal,essa eh parte de uma musica da enya.tomara que ela esteja de volta para o RdR) e,sei lah,tem muitos atores competentes ali.
    Vamu vê 8O

11. Waters

Waters Usuário

tenho quase certeza (se o terceiro filme manter a qualidade) que o PJ ganha o Oscar de Diretor, pelo gigantesco esforço do cara. Pelo amor de Deus, é muito simples é só a New line/Warner jogarem na cara dos juízes o esforço que o PJ teve para fazer os filmes e aí é só correr pro abraço. É claro que ningúem (pelo menos eu) liga se ele ganhar ou não o Oscar, o trabalho do homen foi o melhor possível e os fãs e amantes do bom cinema vão ficar eternamente gratos. Só que esse prêmio coroa o trabalho de forma definitiva em qualquer registro que se preze.

Quanto a melhor filme, creio ser muito difícil, só se essa última parte empolgar bem mais que as outras duas, mas sensibilizar os velhos reacionários da academia com um filme de fantasia é trabalho duro. Ator vai ser também muito difícil. talvez tenha chance com ator coadjuvante com o Ian Mackelen ou Bernard Hill.

12. Fosco Cachopardo

Fosco Cachopardo Ghost of Perdition

Eu ainda tem esperanças de que deem os premios de melhor filme e diretor pra RDR. Caso isso acontecesse pra mim já estaria de bom tamanho. Mas acho q o de diretor é o mais merecido de todos. PJ fez simplesmente um trabalho de mestre nesses filmes. Ainda mais filmando os 3 de umas vez só, cooredenando centenas de figurantes, em uma infinidade de locações diferentes. Roteiro adaptado só vai dar pra falar depois de ver o filme msm... se for q nem de ADT não ganha msm!

Tomara q desfaçam a besteira de não poder premiar trilhas de continuações, pois a trilha de RDR tem tudo pra ser a melhor de todas!

Qto aos premios tecnicos, apesar de Matrix, acho q RDR tem boas chances de levar de melhor efeitos especiais, pois os serão mto mais suntuosos. Talvez fotografia volte a ter uma chance. Maquiagem duvido, pq vai ser o msm trabalho dos outos filmes, e eles não vão premiar o msm trabalho. Direção de arte tem enormes chances de ganhar, assim como figurino. Figurino acho q foi uma das maiores injustiças no Oscar, SDA tinha q ganhar!

13. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

A academia não costuma premiar séries de filmes, mais de uma vez, e os prêmios que dá, pelo menos para um dos filmes da série, normalmente são de categorias técnicas e representativos do todo. A trilogia ganhou muitos prêmios técnicos com SDA, e provavelmente não se repetirão premiações pelo mesmo trabalho. Talvez alguma chance ainda exista nos quesitos efeitos visuais/especiais, por conta da surpreendente participação do Gollum em ADT. No terceiro filme, sobra a dúvida, pois, mesmo contendo algumas das mais magníficas cenas, dificilmente irá surpreender nos quesitos técnicos depois de quase tudo ter sido mostrado nos dois outros. Quanto ao quesito adaptação, o SDA foi mais forte que ADT e mesmo assim a Academia fez vista grossa. Se inventarem de colocar o Sauron pra cair na porrada, eu mesmo vou torcer contra na entrega do Oscar. :mrgreen:

PS: Gente, que coisa idiota ficar colocando caveirinhas nos posts dos outros. Contestem com argumentos pelo amor de Eru!

14. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Tá todo mundo sendo encaveirizado por achismo nessa bodega... Que tosco!

Coé Chambinho, até tú? :lol: :lol: :lol:

A propósito, eu estou meio perdido aqui... Quando é que vai rolar a entrega do Oscar? Me disseram que ia ser adiado se tivesse guerra mesmo... :disgusti:

15. Ecthelion

Ecthelion Mad

Eu não acho q LoTR inovou nos efeitos especiais, acho q foram excelentes (os melhores do ano) mas não houve uma inovação. Quem inovou foram Star Wars (em grande escala, sem comparação) e Matrix (em menor escala). :D

16. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

Eu acho que em pelo menos um aspecto LoTR inovou sim. No que tange a Gollum, foi a mais audaz aplicação de texturização em CG para dar vida a um personagem no cinema. Os dispositivos desenvolvidos pela equipe de PJ deram vida, expressão e credibilidade ao personagem de Andy Serkins como nunca antes se tinha visto... Basta compará-lo com o mestre Ioda, que indubitavelmente ainda lembra um boneco... :D

E em outro aspecto o filme foi feliz também. Conseguiu conciliar a CG com maquetes e cenários, quebrando uma tendência vista em Hollywood nos últimos anos, segundo a qual os cenários em maquete e réplicas em tamanho real estavam sendo sistematicamente substituídos por cenários 100% CG, alguns deles pouco convincentes. Vejam por exemplo A Ameaça Fantasma: Certas cenas e personagens parecem ter sido apreendidos diretamente de joguinhos da Industrial Light and Magic, tornando-se muito menos diegéticos do que, por exemplo, as cenas de batalha da trilogia original do próprio SW. Em LoTR, depois de muito tempo, vejo a feliz volta dos cenários reais, que foram produzidos com uma ponderada aplicação de CG, capaz de torná-los "mágicos" sem comprometer no realismo. Não me lembro de outro filme que tenha sido tão feliz nesse sentido...

17. Tisf

Tisf Delivery Boy

Não, não será cancelada nem adiada a entrega do Oscar em caso de guerra... aliás, a entrega acontecerá domingo dia 23, e passará no SBT ou TNT...
    Ano que vem, em 2004 parece que a festa acontecerá em fevereiro, coisa rara, pra não demorar tanto a premiar os filmes do ano anterior :wink:

18. Ecthelion

Ecthelion Mad

Eur, concordo com vc em alguns pontos. Quando eu digo "inovação" quero dizer um melhoramento completo de uma técnica, oq eu acho q ainda não foi possível com o Gollum. Ele está muito bom, quase perfeito, mas ainda ocorrem algumas falhas perceptíveis no "contato" com os atores, talvez tevido ao maior tamanho do Serkis. Não me compreenda mal, eu não estou dizendo q a técnica é uma porcaria, não é, é excelente. Mas ainda não é perfeita. Quando digo Star Wars quero dizer a trilogia clássica, nem comento Ep I e II. Acredito q a Weta melhore ainda mais no Retorno do Rei. Aí, veremos....

Pois é, um dos objetivos dos técnicos da ILM foi dar um toque clássico no Yoda, fazendo com q se lembre bastante com o Yoda do "Império". Este Yoda era um boneco manejado pelo Frank Oz.

19. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

É verdade. Se bem que com a tendência a digitaliação vai se tornar cada vez mais difícil que algo completamente inovador apareça no campo dos efeitos especiais. Acho que a gente vai entrar em uma era de aperfeiçoamento técnico e barateamento de custos de produção. :D

20. Meio-Elfo

Meio-Elfo Usuário

Se Gollum foi a surpresa de 2002, Laracna será a de 2003. Alguma atriz fará o papel dela? Talvez Cher daria uma bela Laracna, que tal... :lol: :lol: :lol:

Compartilhar