• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Retorno de Saruman

Fëanor

Fnord
Usuário Premium
Pensando sobre o assunto Fëa-Hroa-Fána, que muita gente anda pedindo por aí, pensei numa hipótese, na minha opinião muito plausivel:

Sauron, antes de se bandear p/ o lado de Melkor era Maia de Aulë, e por isso tinha habilidade em "moldar" coisas... artifice por assim dizer.... tanto que tinha até uma grande capacidade de modelar p/ si o corpo que quisesse (Fána). Foi isso que ele fez após a queda de Numenor, refugiando-se em Mordor, recuperando seu Poder e Refazendo um novo corpo! (ou mesmo na batalha contra Huan, onde muda de forma corporal diversas vezes!)

Saruman tb era Maia de Aulë, logo tinha muitas habilidades em comum com Sauron, apesar de ser bem inferior ao mesmo. Mas, levando td isso em consideração, poderíamos dizer que Saruman tb poderia fazer um novo corpo p/ o seu Fëa, após seu corpo antigo ser morto por Gríma! E é esse ponto que quero discutir aqui! Mas será que Saruman teria essa pretensão??

Um segundo ponto que coloco: Vcs repararam a coincidencia de haverem dois maiar de Aulë que enveredaram p/ o lado mau (Sauron e Saruman)? Será que eles eram mais facilmente corrompidos? Será que isso tem algo a ver com o fato de Aulë ser um tanto quanto rebelde?? (ex: criação dos anões!)

Opinem! :mrgreen:
 
Não sei se o Aulë seria un tanto rebelde. Eu acho q ele criou os anões pq é um ferreiro de alta qualidade, e, por experiência, curiosidade, acabou modelando a raça... q depois Eru deu vida própria...
Sobre Sauron: com a queda de Númenor, ali ele perdeu todas as possíbilidades de possuir um corpo simpático aos olhos dos Homens. Se ele fez um novo corpo, com certeza este não era nada amigavel :aham:
Sobre Saruman: podemos acho q comparar com Gandalf. Por exemplo, Gandalf voltou num fána. Me disseram aqui na Valinor que isso foi obra de Ilúvatar, então, não sei se há alguma autorização divina para caso o Saruman voltar.
 
No Silmarillion diz q Aulë e Melkor eram parecidos no começo, pois ambos desejavam ser senhores, mas por motivos diferentes.
Na questão dos Maiar de Aulë, o q acontece na minha opinião que eles eram poderosos (Sauron um dos mais poderosos dos Maiar e Saruman, possivelmenete, o mais poderosos dos Istari), e como todos já sabem "o poder corrompe"...
 
Eu acho que Saruman já estava condenado e Gandalf deu apenas o recado... Saruman mesmo antes de morrer foi reduzido a algo pior que um mendigo, um nada !!! Seus poderes diminuiram a um ponto em que ele não podia nem reconstruir um corpo para si !!

Quanto ao lance da ligação Aulë-Melkor-Maiar... bem, eu acho que a inveja que Melkor sentia de Aulë era tamanha que ele queria corromper até os seus aliados mais poderosos, como Sauron.

Eu acho que Melkor e Aulë eram os maiores opostos existentes em arda.
 
É interessante na questão Saruman-Sauron que, antes de Númenor, Sauron tinha o mesmo poder de Saruman: a voz. Ele enganou os Elfos, Ar-Pharazôn, e mais uma cacetada, assim como Saruman an 3era.

Quanto ao tópico em questão :roll: Acho que Saruman não voltou para as Terras Imortais. Ele desobedecera os Valar quando resolveu ser Senhor da TM e do Anel(mesmo que com propósitos benéficos, no início.). Algo como vagar pela TM como um espírito sem poder seria interessante :twisted:
Quero só comentar uma coisa: Quando ele morre no Condado, o seu corpo vira pó, mostrando "anos de morte". Acho que, como a cabeça já tava podre, só o poder de Maiar que ele tinha mantinha o corpo íntegro. Não é uma coisa simples manter um corpo "íntegro" - era poder de Maiar: Que ele não tinha permissão de apresentar na TM. Então, se ele voltou para os Salões Eternos, no mínimo ele foi castigado, algo assim...

obs: Mestre Proview disse que Saruman era possivelmente o mais poderoso dos Istari, mas Gandalf, ou Olórin no caso, era o mais poderoso; Ele era o mais sábio, isso (acho que) porque morava nos Jardins de Lórien.
 
Acho o seguinte: Como Saruman era um ISTARI e os Istari receberam corpos mortais (embora envelhescessem lentíssimamente), ele eram muito mais limitados do que os Maiar que escolhiam o próprio corpo. Se o Gandalf (que queria porque queria ajudar os povos da Terra Média contra o Sauron) não teria capacidade de voltar sozinho para seu corpo de Istari, acho que Saruman também não poderia, ainda mais ele, que ficou reduzido a um estado de mendigo, como nosso amigo Berserk nos lembrou.

Já com o Sauron, a coisa é diferente pois, com ele, aconteceu mais ou menos a mesma coisa que aconteceu com Morgoth: Ambos, em determinado momento perderam a capacidade de escolher corpos belos para si mesmos e, no final, acabaram presos ao último corpo que haviam escolhido (Morgoth, quando assumiu a forma negra de tirano, que costumava usar antes de ser preso pelos Valar, o fez ao unir-se à Ungoliant e diz O Silmarillion que nunca mais abandonou esse corpo. Sauron, quando regressou, após ter sido derrotado por Isildur, também assumiu um corpo negro e nunca mais pôde sair dele.).
 
Imrahil de Dol Amroth disse:
obs: Mestre Proview disse que Saruman era possivelmente o mais poderoso dos Istari, mas Gandalf, ou Olórin no caso, era o mais poderoso; Ele era o mais sábio, isso (acho que) porque morava nos Jardins de Lórien.
Olórin realmente era o mais sábio. Não o mais poderoso. Cuidado para cofindir (se bem q essa questão de poder depende do conceito de cada um. Mas eu estava falando de poder sub-criativo)
O corpo negro foi assumido depois da queda de Númenor, não?
Sauron perdeu a capacidade de assumir uma forma bela, depois de Númenor.
 
Queeusaiba parao Maiar voltar ele tem que ter uma autorização d iluvatar,ou dosvalar,seilá...que eu me lembre,Gandalf fala que quando cai em moria elefoi para o outro mundo,falou com o pessoal e pode voltar,alémdo mais,ele volta no lugar de Saruman,como o branco e quebra o cajado do malvado....então eu penso que Saruman está impossibilitado de voltar....
 
O caso de Gandalf era porque, quando morreu, sua missão tinha acabado, por isso ele precisou de autorização para voltar.
Os maiar do mal só dependiam de seu próprio poder para criar um novo corpo.
 
Proview disse:
Imrahil de Dol Amroth disse:
obs: Mestre Proview disse que Saruman era possivelmente o mais poderoso dos Istari, mas Gandalf, ou Olórin no caso, era o mais poderoso; Ele era o mais sábio, isso (acho que) porque morava nos Jardins de Lórien.
Olórin realmente era o mais sábio. Não o mais poderoso. Cuidado para cofindir (se bem q essa questão de poder depende do conceito de cada um. Mas eu estava falando de poder sub-criativo)

Especifica "poder sub-criativo". É algo como a capacidade de criar coisas que não foram pensadas, como os Uruk-Hai?
 
aí que mora a questão ..... ele talvez pudesse fazer um novo tipo de Hroa p/ si.... não um Fána, pois esse, somente os Valar teriam poderes p/ conceder à Saruman, mas com certeza não fariam!
Mas a hipotese de q Saruman tenha perdido praticamente td seu poder de sub-criação é uma boa explicação p/ dizer que ele não poderia fazer um novo corpo p/ si! Mas Pensou-se o mesmo de Sauron por duas vezes: Após a queda de Númenor, e após sua derrota p/ a Ultima Aliança! Mesmo não podendo fazer um corpo belo...no caso então um corpo negro!
 
Eu penso assim: Saruman, Sauron, Gandalf eram espiritos Maiar. Cada um com sua política de poder. Sauron era um excelente estrategista, Saruman tinha suas qualidades e Gandalf tb. Qdo o Gandalf morreu, ele voltou, com 1 faná, graças a Eru. Sauron, qdo sofreu na queda de Númenor, perdeu sua capacidade de parecer simpático. E tão somente isso ele perdeu. E nunca mais teria um corpo bonito. Agora, se caso Eru intervisse, ai eu não sei... Mas é q as coisas se relacionam muito entre si, é bem assim, se um pode, pq o outro não pode??
É Complicado mesmo, vou dar uma lida por ai pra ver se encontro algo concreto.
 
Imrahil de Dol Amroth disse:
Proview disse:
Imrahil de Dol Amroth disse:
obs: Mestre Proview disse que Saruman era possivelmente o mais poderoso dos Istari, mas Gandalf, ou Olórin no caso, era o mais poderoso; Ele era o mais sábio, isso (acho que) porque morava nos Jardins de Lórien.
Olórin realmente era o mais sábio. Não o mais poderoso. Cuidado para cofindir (se bem q essa questão de poder depende do conceito de cada um. Mas eu estava falando de poder sub-criativo)
Especifica "poder sub-criativo". É algo como a capacidade de criar coisas que não foram pensadas, como os Uruk-Hai?
Poder sub-criativo é complicado explicar. Eu interpreto basicamente como sendo a capacidade de criar coisas e deixar "impressões" nos objetos.
A luz do cajado de Gandalf em Moria, a criação dos Uruk hai também e o "poder" da ferroada (brilhar na presença de Orcs), tudo é poder sub-criativo (só os Maiar, Valar e elfos tem esse poder).
Melkor Bauglir disse:
Sauron, qdo sofreu na queda de Númenor, perdeu sua capacidade de parecer simpático. E tão somente isso ele perdeu. E nunca mais teria um corpo bonito.
Isso aconteceu porque Sauron não poderia mais disfarçar sua mente de ninguém. Mais ou menos assim. Seu odio e maldade eram tão grandes que isso se manifestava na criação de seu Hröa ou Fána. O mesmo aconteceu com Melkor/Morgoth.
Se Eru interferisse, acho que poderia mudar sim essa "limitação".
 
Se Eru interferisse, acho que poderia mudar sim essa "limitação".

Exato,mas Eru jamais iria interferia...em qulquer caso,afinal,ele se deformou por causa do maldade....eru não gosta disso,ele nunca iria apoiar um cara assim....
Eru é bonzinho :grinlove:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo