• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Remédio dos Uruk Hai

Uruk e Uruk-hai são a mesma coisa, mas Troll e Olog-hai temos que tomar cuidado, pois tem uma certa diferença.

Apesar dos Olog-hai serem Trolls, eles eram uma espécie de Trolls diferente dos de Melkor. Os Olog-hai foram aperfeiçoados por Sauron a partir da Guerra do Anel. E eles eram resistentes ao dia e ao sol, diferentemente dos Trolls "criados" por Melkor.

Tudo uma questão de nomenclatura*, puramente no sentido das palavras, pouco importa, Olog-hai e Trolls são a mesma coisa, já que Olog-hai nada mais é que "Povo Troll" em Língua Negra.

O problema foi a tremenda falta de imaginação de Sauron, que ao criar uma versão melhorada dos Trolls comuns, deu o nome de Olog-hai. Na verdade, creio que todos os Trolls fossem chamados de Olog-hai na Língua Negra, da mesma forma como todos são Torog em Sindarin, independente de sua divisão.

Após a criação dos Olog-hai (os resistentes ao sol), alguém deve ter usado este nome apenas para os Trolls resistentes ao sol.

Já aconteceu algo parecido com o nome Eldar ("elfos" em Quenya). A princípio era o nome dado para todos os elfos, significando "Povo das Estrelas", em paridade com Quendi ("Aqueles que falam com vozes"), mas após a divisão dos elfos, os que ficaram para trás não sendo chamados Eldar, mas Avari. Deste dia, apenas Quendi era usado para todos os elfos, embora alguns ainda lembrassem dos Avari ao falar Eldar.

ADENDO: Só para fins de informação, as divisões de Trolls em Stone-Trolls, Cave-Trolls, Hill-Trolls, Mountain-Trolls, Snow-Trolls* e Olog-hai é pobre.

Talvez os Trolls possam ser divididos entre "Stonic"-Trolls (os que virariam pedra) e os Non-"Stonic"-Trolls (os que não virariam). E dentro destes eles se dividiriam.

Cave-Trolls possivelmente seriam do ramo "Stonic", enquanto Mountain-Trolls e Hill-Trolls e os próprios Olog-hai seriam do ramo Non-"Stonic".

Cave-Trolls e Stone-Trolls podem ser nomes diferentes para a mesma raça e eles se tornavam pedra ao sol. Enquanto isso, Mountain-trolls e Hill-Trolls não se tornavam pedra, o que talvez os tornassem Olog-hai, ou parentes daqueles.

Nem Tolkien tinha certeza, mas visto que podemos dividir Trolls entre os que tornam a pedra e os que não tornam, faria sentido a divisão:

"Stonic"-Trolls: Cave-Trolls e talvez os próprios Stone-Trolls (caso não seja essa uma divisão em oposição aos Olog-hai)

Non-"Stonic"-Trolls: Hill-Trolls, Mountain-Trolls e os chamados Olog-hai (caso não seja outra divisão).

*Como pode ser notado, não falei nada sobre os Snow-Trolls, visto que eles só aparecem em uma nota que compara Helm Mão-de-Martelo a um desses.

Sim, eu me empolguei e, como sempre, divaguei do assunto.
 
Última edição:
O licor dos Orcs, pode ter realmente sido desenvolvido por orcs? Pois bem, vamos enumerar as bebidas que encontramos e que contém alguma semelhança, embora bem pouca.

A princípio temos o rio da Floresta Negra, o rio onde Bombur cai e fica desmaiado por muuuuito tempo e após acordar apenas recorda bons sonhos. Esse rio aparentemente tem algum poder, e embora na Floresta das Trevas, ele não passa nem perto dos Palácios do Rei da Floresta.

É dito em O Hobbit sobre um vinho, que deixa as pessoas um tanto quanto felizes, o vinho especial de Dorwinion. Apesar de ser apenas um vinho, ele tem poderes especiais. O que nos mostra que talvez fossem preparados de uma forma especial. E pode ter bem sido a fonte de algumas das descobertas dos orcs, visto que Dorwinion é relativamente perto de Mordor.

Não estou querendo dizer que os Orcs tenham aprendido o licor lá, mas pode ser que parte do necessário para fazê-lo venha de lá, material ou conhecimento. É interessante notar que o Rio da Floresta, após muuuitas léguas, vá parar em Dorwinion. Quem sabe a água dele não possa ser usada para regar as vinhas?

Outro fato interessante com rios é, bem próximo de Isengard, temos um rio que está sendo ignorado, o Rio Entágua, que é dono de propriedades revitalizantes, sendo ele próprio usado para curar feridas. Embora seu sabor seja fresco e não quente como a bebida do orcs, temos outra possível fonte.

E sobre exportação, não é tão difícil assim. Isengard importava tabaco e vinho do Condado, carne das regiões próximas a Dunland e possivelmente vinho de Dorwinion (vide a alegria de Legolas por saber do vinho da adega encontrada em Isengard). Claro, isso tudo era para o benefício de Saruman, mas ele poderia sim fazer o licor e ensiná-lo aos Chefes dos Uruk*.

O material usado para fazer as bebidas, quer em Mordor, quer em Isengard poderiam estar próximos. Mas a fonte deste desejo e conhecimento, assim como quase tudo, é élfico.

A bebida dos elfos, miruvor, era quente também. É dita que não tinha cor, mas era revigorante de espírito e corpo. A bebida foi servida pela primeira vez em Festivais Élficos, por Yavanna, o que a data como extremamente antiga. Depois de tanto tempo, é bem provável que outras culturas tenham assimilado a idéia.

É claro que orcs não copiaram a receita, até porque odiariam e os elfos dificilmente teriam revelado os segredos. Pode ser que a receita tenha realmente vindo com Sauron ou Morgoth, já que ambos estiveram neste festivais e possivelmente saberiam como fazê-la.

Minha opinião pessoal é que o licor de Isengard e Mordor podem ter fontes diferentes de materiais, mas uma origem, uma corrupção herdada por seus mestres ou aprendida através dos séculos, sempre com base no licor élfico, quer diretamente (o que acho difícil) quer por meio de tentativas e erros.

*Uruk e Uruk-hai são a mesma coisa, assim como Trolls e Olog-hai. O hai em questão aparentemente significa "raça, povo" em Língua Negra. Como o -rin élfico (esse mais associado a idiomas), Telerin, Sindarin, Vanyarin e o -ingas em Eorlingas.

O rio da Floresta passava pela Torre do Necromante (Sauron). Então não é surpresa ele terpropriedades maléficas.

O vinho de Dorwinion era apenas surpreendentemente bom e extrememente alcoólico (vide "álcool de posto"). Se a água da floresta fosse usada não faria diferença, pois creio que o nem poder corruptor de Sauron vai tão longe.

Os Orcs, repito novamente, tinham habilidades de criação excepcionais, como escrito em O Hobbit.

TODA BEBIDA ALCOÓLICA é quente!

Assim, continuo apoiando a idéia de que os orcs criaram a bebida por si próprios. Eles bem que poderiam; o problema é a ideologia que temos de que eles são burros e toscos.

Uruk e Uruk-hai são a mesma coisa, mas Troll e Olog-hai temos que tomar cuidado, pois tem uma certa diferença.

Apesar dos Olog-hai serem Trolls, eles eram uma espécie de Trolls diferente dos de Melkor. Os Olog-hai foram aperfeiçoados por Sauron a partir da Guerra do Anel. E eles eram resistentes ao dia e ao sol, diferentemente dos Trolls "criados" por Melkor.

De onde vem essa informação? Textos encontrados em livros de RPG não são confiáveis. (digo isso porque sei que essa descrição bate com a do SdA CODA)

Exatamente por isso eu acho que tem o dedo de Saruman(e Sauron, geez) nessa bebida. Mas na real, eu canso fácil dessas discussões de "eu acho que acontece isso". É chato ficar tentando afirmar sem informações precisas no Legendarium.

Concordo plenamente.
 
Dáin-Pé-de-Ferro disse:
De onde vem essa informação? Textos encontrados em livros de RPG não são confiáveis. (digo isso porque sei que essa descrição bate com a do SdA CODA)
Na enciclopédia da Valinor tem informações sobre esse assunto.

E o texto da Dúvendor é muito bom!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo