• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Rei de Rohan era um rei vassalo de Gondor?

Alcarinollo

Usuário
desde minha última conversa com uma amiga sobre as batalhas no Pellenor, surgiu esta dúvida cruel. Como a referida amiga é teimosa demais, e eu não estou bem certo do meu raciocínio, peço a opinião de quem mais possa acrescentar a esta discussão. Meu ponto de vista é: As terras de Rohan foram dadas a Eorl pelo rei de gondor (não estou bem certo qual, as que fora, foram); em troca, Rohan fez um juramento de lealdade e de auxpilio a Gondor, e deveria cumpri-lo sempre que fosse convocada (essa era a função dos faróis de Amon Dîn, se não me engano tb!). Por tudo isso, e analisando a estrutura que acredito com forte cunho feudal da obra de Tolkien, ouso dizer ser Théoden um rei vassalo de Gondor! Não é de admirar, portanto, que ele tratasse aragorn por senhor...:cerva:
 
Não, opa! Opa! Calma aí. Havia lealdade, não vassalagem. Rohan era um reino independente, e a ligação que tinha com Gondor era apenas de lealdade, como eu disse. Tá certo que as terras foram cedidas a Eorl, e que ele contraiu uma "dívida" com Gondor, mas essa dívida era sóde ajudar Gondor quando este precisasse de Rohan. Se você usar bem a memória vai se lembrar do porquê de Eorl ter ganho as terras de Rohan, e aí verá que a vassalagem não existiu, e que Rohan foi fundado como um reino independente à partir de uma relação pre-existente entre o povo de Eorl, o Novo, e o rei de Gondor. Ou seja: antes de ser um reinozinho subsidiário de Gondor, Rohan era um Estado autônomo criado legitimamente, etc.
 
Bem, acho que na época de glória de Gondor, ele era mais ou menos vassalo. Não, espera.
Pera, deixa eu organizar: eles tinham acordos de amizade, de um quebrar o galho do outro nas nessecidades, etc etc. Só que, como Gondor era a mais poderosa, e o rei de Gondor era o bam bam bam da Terra Média, acho que, se havia alguém que mandava, pra algum caso específico e tal, esse alguém era o sentado no trono de Gondor. Mas não há relatos disso não, eu acho.
Bem, é como os países de hoje em dia. O mais poderoso é mais poderoso, mas os países s~~ao independentes, e não colônias uns dos outros.
Mas na época da batalha de Pellenor, os acordos estavam quase que totalmente obsoletos sabe? esquecidos... Os dois reinos mal se falavam direito...

Bem, resumindo, eu acho que Gondor é Gondor, Rohan é Rohan, e se havia alguma subjulgação mesmo que pequena, isso foi esquecido e acabou a muito tempo (falando na época do livro).
 
Última edição:
NeCessidades Elfah!!!!!!!!

As formalidades como a flecha levada pelo mensageiro de Gondor se mantiveram, mas o Rei de Rohan poderia recusar auxílio a Gondor, mas estes eram reinos muito amigos e um não era obrigado a SERVIR o outro mas tinham um dever de lealdade recíproco o que não faz de Gondor um suserano.
 
Última edição:
Não, afinal Rohan tinha seu rei, seus costumes e suas leis. E Gondor não intervinha nos assuntos de Rohan, havia apenas um compromisso de que Rohan iria em auxilio de Gondor quando fosse necessário devido as terras que foram concedidas a Éol, claro que o governante de Gondor na época previu o quanto era vantajoso ter uma cavalaria como aquela aliada e logo ali bem pertinho. Mas com Aragorn e Éomer esse tratado se estendeu a uma verdadeira aliança de amizade.
 
Não, opa! Opa! Calma aí. Havia lealdade, não vassalagem. Rohan era um reino independente, e a ligação que tinha com Gondor era apenas de lealdade, como eu disse. Tá certo que as terras foram cedidas a Eorl, e que ele contraiu uma "dívida" com Gondor, mas essa dívida era sóde ajudar Gondor quando este precisasse de Rohan. Se você usar bem a memória vai se lembrar do porquê de Eorl ter ganho as terras de Rohan, e aí verá que a vassalagem não existiu, e que Rohan foi fundado como um reino independente à partir de uma relação pre-existente entre o povo de Eorl, o Novo, e o rei de Gondor. Ou seja: antes de ser um reinozinho subsidiário de Gondor, Rohan era um Estado autônomo criado legitimamente, etc.

O Caranthir resumiu praticamente tudo.

O que resta dizer é que além deles serem amigos e grandes aliados, ainda tinham um inimigo em comum. Como Gondor ficava na linha de frente e sofria os maiores impactos da guerra, era ela que deveria avisar a Rohan que precisavam de ajuda.

Vocês estão confundindo um pedido de ajuda com uma ordem. Rohan não era obrigada a ajudar, mas sabia que se Gondor caisse, eles seriam os próximos.
 
Não, opa! Opa! Calma aí. Havia lealdade, não vassalagem. Rohan era um reino independente, e a ligação que tinha com Gondor era apenas de lealdade, como eu disse. Tá certo que as terras foram cedidas a Eorl, e que ele contraiu uma "dívida" com Gondor, mas essa dívida era sóde ajudar Gondor quando este precisasse de Rohan. Se você usar bem a memória vai se lembrar do porquê de Eorl ter ganho as terras de Rohan, e aí verá que a vassalagem não existiu, e que Rohan foi fundado como um reino independente à partir de uma relação pre-existente entre o povo de Eorl, o Novo, e o rei de Gondor. Ou seja: antes de ser um reinozinho subsidiário de Gondor, Rohan era um Estado autônomo criado legitimamente, etc.
Ditto!

E alem do mais Rohan não pagava nenhum tributo ou algo do genero para Gondor o que por si só já é um argumento muito forte para se entender que Rohan não era um reino vassalo.
 
Era uma aliança.

Imagine você cercado pelos dois lados (sul e norte/frente e costa), iria precisar de alguém para de ajudar, né? Caso você fosse atacado pelos dois lados.
Eu diria que ficou da seguinte forma: Rohan protegia seu território e daria assistencia a Gondor e vice e versa.

Não tinha nada de questões políticas na parada. Apenas lealdade e compromisso... como era de costume ter-se naquela época.
 
Faltou dizer que se Rohan estivesse com problemas bélicos, Gondor poderia ajudar também :D
Mas de resto o povo já disse tudo :P
 
Exato, os reinos tinham uma relação de lealdade, na qual ambos deveriam prestar auxílio um para o outro.
Não tive tempo de ler tudo, mas acho que ninguém disse qual o motivo dessa lealdade, seria simplesmente amizade e um acordo feito em outra época esperando gerar maior proteção pra ambos???
 
Não tive tempo de ler tudo, mas acho que ninguém disse qual o motivo dessa lealdade, seria simplesmente amizade e um acordo feito em outra época esperando gerar maior proteção pra ambos???

Eu imagino que seja isso mesmo. Que a lealdade possa ser pela amizade e visando a proteção dos dois reinos.
Como a feanari lembrou, se Rohan precisasse de ajuda, Gondor ajudaria.
E isso pode mostrar que um ajudava o outro, que era uma relação de amizade e não de servidão do rei de Rohan para com Gondor. Além de que, as terras pertenciam a Gondor, mas foram dadas aos rohirrim. Para que eles formassem seu próprio reino independente das vontades e ordens de Gondor.
Ou seja, Rohan não servia a Gondor.
 
Bom....:think: Acho que vassalo é uma palavra muito forte. Se bme me lembro Rohan já existai e era um estado independente de Gondor. Mas Gondor é a cidade da árvore, é a cidade mais importante para os humanos. Rohan não deve vassalagem a Gondor, no meu ver Rohan deve sim lealdade (ainda mais para continuar de pé) a Gondor, mas não acho que Gondor seria capaz de exigir vasssalagem por parte de Rohan.

desculpe por estar repetindo o mesmo que as pessoas dos post anteriores
 
Não tinha nada de questões políticas na parada. Apenas lealdade e compromisso... como era de costume ter-se naquela época.
Asca,

Lealdade e compromisso é uma forma de politica. Não é porque Rohan era uma cidade livre que ela não tinha lá suas politicagens com outras cidades. Provavelmente o fornecimento de cavalos para Gondor era feito por Rohan. Assim como a ajuda em armas também era política. A tão famosa política da boa vizinhança.

Então, existia sim política e questões políticas (tanto que Gandalf e Aragorn lembram disso quando Rohan não queria entrar em bguerra por Gondor).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo