1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Rei de Rohan era um rei vassalo de Gondor?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Alcarinollo, 9 Out 2006.

  1. Alcarinollo

    Alcarinollo Usuário

    desde minha última conversa com uma amiga sobre as batalhas no Pellenor, surgiu esta dúvida cruel. Como a referida amiga é teimosa demais, e eu não estou bem certo do meu raciocínio, peço a opinião de quem mais possa acrescentar a esta discussão. Meu ponto de vista é: As terras de Rohan foram dadas a Eorl pelo rei de gondor (não estou bem certo qual, as que fora, foram); em troca, Rohan fez um juramento de lealdade e de auxpilio a Gondor, e deveria cumpri-lo sempre que fosse convocada (essa era a função dos faróis de Amon Dîn, se não me engano tb!). Por tudo isso, e analisando a estrutura que acredito com forte cunho feudal da obra de Tolkien, ouso dizer ser Théoden um rei vassalo de Gondor! Não é de admirar, portanto, que ele tratasse aragorn por senhor...:cerva:
     
  2. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Era mais um aliado do que um vassalo pois tinham uma relação de amizade e não só de servidão.
     
  3. Edu

    Edu Draper Inc.

    Não, opa! Opa! Calma aí. Havia lealdade, não vassalagem. Rohan era um reino independente, e a ligação que tinha com Gondor era apenas de lealdade, como eu disse. Tá certo que as terras foram cedidas a Eorl, e que ele contraiu uma "dívida" com Gondor, mas essa dívida era sóde ajudar Gondor quando este precisasse de Rohan. Se você usar bem a memória vai se lembrar do porquê de Eorl ter ganho as terras de Rohan, e aí verá que a vassalagem não existiu, e que Rohan foi fundado como um reino independente à partir de uma relação pre-existente entre o povo de Eorl, o Novo, e o rei de Gondor. Ou seja: antes de ser um reinozinho subsidiário de Gondor, Rohan era um Estado autônomo criado legitimamente, etc.
     
  4. elfah

    elfah Usuário

    Bem, acho que na época de glória de Gondor, ele era mais ou menos vassalo. Não, espera.
    Pera, deixa eu organizar: eles tinham acordos de amizade, de um quebrar o galho do outro nas nessecidades, etc etc. Só que, como Gondor era a mais poderosa, e o rei de Gondor era o bam bam bam da Terra Média, acho que, se havia alguém que mandava, pra algum caso específico e tal, esse alguém era o sentado no trono de Gondor. Mas não há relatos disso não, eu acho.
    Bem, é como os países de hoje em dia. O mais poderoso é mais poderoso, mas os países s~~ao independentes, e não colônias uns dos outros.
    Mas na época da batalha de Pellenor, os acordos estavam quase que totalmente obsoletos sabe? esquecidos... Os dois reinos mal se falavam direito...

    Bem, resumindo, eu acho que Gondor é Gondor, Rohan é Rohan, e se havia alguma subjulgação mesmo que pequena, isso foi esquecido e acabou a muito tempo (falando na época do livro).
     
    Última edição: 9 Out 2006
  5. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    NeCessidades Elfah!!!!!!!!

    As formalidades como a flecha levada pelo mensageiro de Gondor se mantiveram, mas o Rei de Rohan poderia recusar auxílio a Gondor, mas estes eram reinos muito amigos e um não era obrigado a SERVIR o outro mas tinham um dever de lealdade recíproco o que não faz de Gondor um suserano.
     
    Última edição: 9 Out 2006
  6. elfah

    elfah Usuário

    :oops:

    Coloquei letrinahs onde não devia :mrpurple:
    :bump:

    Joga uma pedra pra eu aprender. Eu "meresso"


    :gotinha:
     
  7. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Acho que você corrigiu errado Elfah, é assim que escreve: "NECESSIDADES"
     
  8. elfah

    elfah Usuário

    Oshee, e quem disse que eu corrigi? Deixa lá ^^
     
  9. Laninha

    Laninha Usuário

    Não, afinal Rohan tinha seu rei, seus costumes e suas leis. E Gondor não intervinha nos assuntos de Rohan, havia apenas um compromisso de que Rohan iria em auxilio de Gondor quando fosse necessário devido as terras que foram concedidas a Éol, claro que o governante de Gondor na época previu o quanto era vantajoso ter uma cavalaria como aquela aliada e logo ali bem pertinho. Mas com Aragorn e Éomer esse tratado se estendeu a uma verdadeira aliança de amizade.
     
  10. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Vamos ver se isso resolve.
     
  11. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    O Caranthir resumiu praticamente tudo.

    O que resta dizer é que além deles serem amigos e grandes aliados, ainda tinham um inimigo em comum. Como Gondor ficava na linha de frente e sofria os maiores impactos da guerra, era ela que deveria avisar a Rohan que precisavam de ajuda.

    Vocês estão confundindo um pedido de ajuda com uma ordem. Rohan não era obrigada a ajudar, mas sabia que se Gondor caisse, eles seriam os próximos.
     
  12. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    Exato. Rohan só tinha o que ganhar sendo leal à Gondor.
     
  13. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Ditto!

    E alem do mais Rohan não pagava nenhum tributo ou algo do genero para Gondor o que por si só já é um argumento muito forte para se entender que Rohan não era um reino vassalo.
     
  14. Muito bem explicado, eles apenas tinham vínculos de lealdade, por honra, nada "político".
     
  15. Asca

    Asca Usuário

    Era uma aliança.

    Imagine você cercado pelos dois lados (sul e norte/frente e costa), iria precisar de alguém para de ajudar, né? Caso você fosse atacado pelos dois lados.
    Eu diria que ficou da seguinte forma: Rohan protegia seu território e daria assistencia a Gondor e vice e versa.

    Não tinha nada de questões políticas na parada. Apenas lealdade e compromisso... como era de costume ter-se naquela época.
     
  16. Feanari

    Feanari I say... fuck 'em all!

    Faltou dizer que se Rohan estivesse com problemas bélicos, Gondor poderia ajudar também :D
    Mas de resto o povo já disse tudo :P
     
  17. Exato, os reinos tinham uma relação de lealdade, na qual ambos deveriam prestar auxílio um para o outro.
    Não tive tempo de ler tudo, mas acho que ninguém disse qual o motivo dessa lealdade, seria simplesmente amizade e um acordo feito em outra época esperando gerar maior proteção pra ambos???
     
  18. Niphredil

    Niphredil Usuário

    Eu imagino que seja isso mesmo. Que a lealdade possa ser pela amizade e visando a proteção dos dois reinos.
    Como a feanari lembrou, se Rohan precisasse de ajuda, Gondor ajudaria.
    E isso pode mostrar que um ajudava o outro, que era uma relação de amizade e não de servidão do rei de Rohan para com Gondor. Além de que, as terras pertenciam a Gondor, mas foram dadas aos rohirrim. Para que eles formassem seu próprio reino independente das vontades e ordens de Gondor.
    Ou seja, Rohan não servia a Gondor.
     
  19. Breno C

    Breno C Quack

    Bom....:think: Acho que vassalo é uma palavra muito forte. Se bme me lembro Rohan já existai e era um estado independente de Gondor. Mas Gondor é a cidade da árvore, é a cidade mais importante para os humanos. Rohan não deve vassalagem a Gondor, no meu ver Rohan deve sim lealdade (ainda mais para continuar de pé) a Gondor, mas não acho que Gondor seria capaz de exigir vasssalagem por parte de Rohan.

    desculpe por estar repetindo o mesmo que as pessoas dos post anteriores
     
  20. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Asca,

    Lealdade e compromisso é uma forma de politica. Não é porque Rohan era uma cidade livre que ela não tinha lá suas politicagens com outras cidades. Provavelmente o fornecimento de cavalos para Gondor era feito por Rohan. Assim como a ajuda em armas também era política. A tão famosa política da boa vizinhança.

    Então, existia sim política e questões políticas (tanto que Gandalf e Aragorn lembram disso quando Rohan não queria entrar em bguerra por Gondor).
     

Compartilhar