• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Rei da Vela" (Oswald de Andrade)

Pra falar a verdade, eu nunca havia lido um livro do Oswald de Andrade.

Lia na escola sobre a sua participação na Semana de Arte Moderna de 1922, e até alguma coisa pouca sobre o Manifesto Pau-Brasil, e o Antropofágico... Algo super breve...

A oportunidade chegou com o livro que saiu da coleção da Folha, o décimo, chamado O Rei da Vela.

É uma peça de teatro. Um livro curtinho (que li metade na fila do cartório). Mas me surpreendi porque mesmo que ambientado na década de 30, com a crise de 29 e tudo mais, há alguns pontos que continuam bem atuais.

Abelardo I é um agiota que não tem qualquer escrúpulos e na verdade, ele é até bem engraçado na sua frieza. Ele tem um relacionamento com Heloísa, filha de um fazendeiro mal das pernas, por causa da crise do café.

Se alguém quer ler um resumo do livro, clique aqui!

Acho que é até uma dica para os nossos vestibulandos aqui do fórum...

Alguém já leu esse livro? O que achou?
 
RE: Oswald de Andrade - O Rei da Vela

Não li ainda mas fiquei bem curiosa. Gosto bastante da obra do Oswald, em especial o "Serafim Ponte Grande" (o fiodeumaégua escreveu a história que eu tinha em mente décadas antes, humft!). Vou procurar para ler e aí coloco minha opinião aqui =D
 
RE: Oswald de Andrade - O Rei da Vela

Também só o conhecia porque havia visto sobre ele na escola,
peguei O Rei da Vela ontem, vou aproveitar o fim das provas
para lê-lo, é curtinho, assim que terminar eu venho aqui dizer
o que achei (:
 
RE: Oswald de Andrade - O Rei da Vela

Li ontem e esqueci de passar aqui para comentar!
Gostei do livro. E acho bem provável que acabem cobrando-no
nos vestibulares, colocando um trecho e comparando com um
período histórico, que no caso foi a crise de 29. Uma coisa que
eu achei bacana foi que ele conseguiu passar um pouco do
que acontecia naquela época de uma forma engraçada, por isso
a leitura não fica cansativa (:

Essa semana saiu O Romanceiro da Inconfidência? Não comprei,
mas vou ver se leio para comentar com vocês depois!
 
RE: Oswald de Andrade - O Rei da Vela

Esse caraaaaaaaaaa é massa! Um dos homens que empurrou o modernismo, que deu a cara pra bater lá na semana de 22 (q se falam cansativamente em tdas as escolas HUhauha) Eu nunca li esse, mas li um apanhado de poesias mto boas, publicados num caderno que era pra comemorar sei lá quantos anos da semana de arte moderna!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo