• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que vocês acham do Sistema d20??

Eu axo que é um dos mais completos sistemas que tem :mrgreen: ......sei que naum dá enfâse à interpretação e tem 545,517 números para decorar, mais ainda tem uma qualidade sem igual.......

100+ 8)
 
O D20 ficou bom porque ele doza em uma boa medida a complexidade do sistema com a jogabilidade. Ele nao é nem muito complicado, nem muito simples, atende ao gosto daqueles que gostam de dados e aos que gostam de historia. Além disso o sistema ampara com competencia o cenario proposto. Essa combinação nao tinha sido tao harmonica em nenhum outro caso ateh hj, na minha opiniao.
 
Eu coloco pau a pau com o Sistema Storyteller.
Acho o Sistema Storyteller muito bom, ele é versátil, ou seja, vc pode usá-lo para um grande leque de adaptações e aventuras, e ainda assim ele é simples, e mesmo assim é muito abrangente.
 
O problema do sistema Storyteller é a parte de combate. Se vc jogar lobisomem jah deve ter percebido isso, eh uma quantidade ridicula de dados a serem jogados. Mas o sistema é bom, embora eu nao o coloque no patamar do D20
 
É a parte mais falha sim, o combate, mas não considero um problema. Apesar de ser o ponto fraco, ainda é um ótimo sistema de combate.
 
o ruim do d20 é q nao dá enfase alguma pra interpretação, isso seria uma coisa q tem q melhorar... e o d20 é um sistema de combate.. praqueels q nao gostam de combate nao é mt bom, pq é especializado nisso/....

tudo é pura sorte nos dados
 
Nao concordo. Qualquer jogada de dados é aleatória, ou seja, existe o fator sorte. No caso de uma situação 'nao combate' as perícias influenciam na jogada de dados como em qualquer outro sistema. Na verdade o sistema de regras nao influencia muito no estilo do jogo(cambate ou nao), isso fica por conta do cenario e ambientação. Isso porque o fato dele ser construido se pensado mais um regras de combate NAO atrapalha qualquer outro estilo de jogo, uma coisa nao tem nada haver com a outra.
 
Realmente, ...........pq existem sim muitas regras para situações de "não-combate "..........o caso é o seguinte: em todo rpg vai ter combate e interpretação, ora essa........No Storyteller a enfâse é na interpretação (e existem várias regras e rolagens neste sentido), e no D20 é combate...................mas ainda existe interpretação (D20) e combate (Storyteller)...............

No final, tudo depende so cenário e dos PJs...........

100+ 8)
 
eu acho o gurps o melhor de todos ainda (se o mestre souber filtrar o q é necessário). o q eu naum gosto do d20 (CA e pvs) foi consertado no SW, e ficou muito bom.
 
Skywalker disse:
Não existe sistema que valorize interpretação, e sim cenário/mestre/aventura que o faça.

Concordo. O Storyteller pode valorizar a interpretação, mas as minhas aventuras são quase sempre baseadas em combate. E no D20 tb existe regra de ouro, sendo q se vc quer trocar um teste de diplomacia, por exemplo, por interpretação, a opçao é sua, e na minha opinião, isso melhora muito o jogo.
 
sinceramente... tem um bolinho de percias ali que sao inuteis! Bem melhor tu fazê-las na prática, como essa diplomacia... prefiro que os caras me convençam (e o pdm) de uma coisa do q fazendo testes...
 
Mas isso acontece em qualquer sistema com pericias/habilidades sociais. Normalmente , eu como mestre, dou uma 'ajudinha' nas relacoes sociais daqueles que tem habildades altas nesse sentido, nao necessariamente rolando dados. Outra utilidade eh quando vc quer resolver logo uma situacao que nao tem muita importancia para a trama, dai nao vejo problema de permitir ao jogador fazer o teste e seguir adiante.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo