• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Que Você Viu Ultimamente?

Eu não entendo porque vocês não postam nos respectivos tópicos dos filmes, que ficam parados em outras páginas e poderiam gerar novas discussões! :wall:
 
Vi:

retorno-de-jedi-poster06.jpg

Star Wars VI - O Retorno de Jedi
(Star Wars VI - The Return of The Jedi, 1983)
Direção: Richard Marquand

George Lucas é um dos cineastas que, provavelmente mais tem importância no mercado do cinema de todos os tempos. Acreditando em seus sonhos e, com muita determinação nisto, conseguiu efetuar o filme mais inovador da história; com efeito, a história do cinema mostrou o rumo que tomaria após o lançamento do primeiro Star Wars, e o início da era dos blockbusters. Gosto dos filmes "antigos" como jamais esperava gostar, e acho que isso até se mostrará como um impulso para que eu assista aos filmes mais recentes da franquia, que nunca me interessavam. Quando assisti a um documentário sobre a história de Lucas e sua jornada para conseguir filmar Star Wars, percebi de súbito o tamanho do valor de toda a saga, e me senti como se estivesse naquela época sentindo a emoção de ver algo jamais visto num cinema. Os efeitos especiais existem hoje do modo como são SÓ por causa de Star Wars. Do primeiro ao terceiro, houve uma grandiosa evolução neste sentido, que na realidade deve-se mais a luta pela independência de Lucas. O terceiro filme da antiga trilogia deixa a desejar, sendo o pior dos três, mas não deixando de ser fascinante, inesquecível e belo. Mas era o fim necessário, acima de tudo, e acredito que a tarefa foi cumprida. O desfecho da estória é admirável - desfechos "para cima" são admiráveis, mesmo que neste role um certo drama triste com relação à morte de Darth Vader. A mensagem primordial que a saga passa acaba sendo mais profunda do que imaginamos quando pensamos sobre ela. Enfim, um dos filmes mais marcantes e importantes da história do cinema, em todos os aspectos.

Nota: 8,6/10,0
 
Eu não entendo porque vocês não postam nos respectivos tópicos dos filmes, que ficam parados em outras páginas e poderiam gerar novas discussões! :wall:

Essa era minha birra quando eu era moderador.... alguns anos atrás :lol:
 
George Lucas é um dos cineastas que, provavelmente mais tem importância no mercado do cinema de todos os tempos.

Excelente escolha de palavra.

Acreditando em seus sonhos e, com muita determinação nisto, conseguiu efetuar o filme mais inovador da história;

O que há de inovador em Star Wars? Ele nem inventou a (má) idéia de "blockbusters de verão", como você insinua (esse crédito vai para Tubarão).

Quando assisti a um documentário sobre a história de Lucas e sua jornada para conseguir filmar Star Wars, percebi de súbito o tamanho do valor de toda a saga, e me senti como se estivesse naquela época sentindo a emoção de ver algo jamais visto num cinema.

O que o cú tem a ver com as calças? O cú sendo "a jornada para conseguir filmar SW" e as calças sendo "a emoção de ver algo jamais visto num cinema"?

E é verdade, space operas não eram vistas no cinema. Só na TV. O Lucas copiou esse conceito de Flash Gordon e seriados do tipo.

Os efeitos especiais existem hoje do modo como são SÓ por causa de Star Wars.

Talvez isso explique porque tantos efeitos especiais hoje em dia são tão feios.

Lembrando que 2001: Uma Odisséia no Espaço, realizado uma década antes de SW, tem efeitos infinitamente mais realisticos e bem utilizados.

O desfecho da estória é admirável - desfechos "para cima" são admiráveis

Mesmo? Eu tenho a impressão que a maioria dos cinéfilos prefira desfechos "para baixo" (ou pelo menos "para o meio"), e por isso se sintam frustrados com os famosos "finais felizes Hollywoodianos bla bla bla". Se você acha eles admiráveis, então você tem muito o que admirar.

A mensagem primordial que a saga passa acaba sendo mais profunda do que imaginamos quando pensamos sobre ela.

Qual é a mensagem primordial que a saga passa?

Enfim, um dos filmes mais marcantes e importantes da história do cinema, em todos os aspectos.

Quais são esses aspectos, e como ROTJ foi importante pra eles?


PS: Ameaça Fantasma é melhor do que esse, de acordo com a minha memória.
 
Última edição:
Excelente escolha de palavra.



O que há de inovador em Star Wars? Ele nem inventou a (má) idéia de "blockbusters de verão", como você insinua (esse crédito vai para Tubarão).



O que o cú tem a ver com as calças? O cú sendo "a jornada para conseguir filmar SW" e as calças sendo "a emoção de ver algo jamais visto num cinema"?

E é verdade, space operas não eram vistas no cinema. Só na TV. O Lucas copiou esse conceito de Flash Gordon e seriados do tipo.



Talvez isso explique porque tantos efeitos especiais hoje em dia são tão feios.

Lembrando que 2001: Uma Odisséia no Espaço, realizado uma década antes de SW, tem efeitos infinitamente mais realisticos e bem utilizados.



Mesmo? Eu tenho a impressão que a maioria dos cinéfilos prefira desfechos "para baixo" (ou pelo menos "para o meio"), e por isso se sintam frustrados com os famosos "finais felizes Hollywoodianos bla bla bla". Se você acha eles admiráveis, então você tem muito o que admirar.



Qual é a mensagem primordial que a saga passa?



Quais são esses aspectos, e como ROTJ foi importante pra eles?


PS: Ameaça Fantasma é melhor do que esse, de acordo com a minha memória.


Cara, olha só, Star Wars inovou na questão dos efeitos especiais, e, em meio a uma época em que só eram feitos filmes como Taxi Driver e 2001, o filme "reviveu" o cinema, da forma mercandilística de se ver. Tirou as produtoras daquela deprê.
E, sim, ele copiou, mas na época aquilo foi mais do que necessário para reanimar o mercado do cinema em si.
2001 tem efeitos melhores pq teve um orçamento muito melhor, diferente do primeiro Star Wars. Já no segundo, os efeitos se aprimoram elevadamente. E alguns efeitos foram copiados de 2001 também.
E desfechos para baixo agradam muito os cinéfilos, mas não o público em massa. Mesmo que os filmes mais lucrativos não tenham finais tão "pra cima", naquela época eles eram bastante apreciados, sim. Hoje, acredito que os "para o meio", como você disse, agradem mais.
A mensagem primordial é aquela bobeirinha entre o bem o mal, como se fossem o preto e o branco.
ROTJ só foi importante mesmo pois foi o desfecho necessário, e continha a resolução esperada pelo público.

Vi ontem:
senhor-dos-aneis-3-poster07.jpg

O Senhor Dos Anéis - O Retorno Do Rei
(The Lord Of The Rings - The Return Of The King, 2003)
Direção: Peter Jackson
É a quarta vez que vejo o terceiro filme da trilogia baseada na obra literária de Tolkien. Vi nos cinemas quando lançado, aluguei-o em 2004 e em 2005, e em todas as vezes sentia que não havia gostado do filme da forma qua gostaria. Cheguei até a considerar a trilogia de Piratas do Caribe superior à de O Senhor Dos Anéis. Mas, ao rever o terceiro, com calma e com paciência, visualizando cada plano, cada cena, cada seqüência de uma forma serena e atenciosa, pude ver abertamente a grandiosidade absurda desta obra-prima. Do início ao fim, em cada segundo do filme, é evidente a forma perfeccionista com que cada coisa é feita, deste os efeitos especiais às falas dos personagens. E isso dá ao filme uma perfeição que o faz apagar as próprias falhas existentes, que se tornam microscópicas. Apesar de a seqüência da Laracna ser correspondente ao segundo filme pois está no segundo livro, deixá-la para este terceiro foi um aspecto positivo que nos dá uma sensação de que o filme possui uma gama de grandes coisas, misturando-se com as demais. Não sei bem o que dizer, fico meio sem palavras pra comentar um filme desse, que transcende, e se torna um marco na história do cinema. Sinto-me feliz de poder ter vivido e presenciado isto. É uma obra-prima em todos os aspectos e pode ser comparado às obras-primas mais perfeitas do passado, sendo melhor que a maioria delas. Acho que agora até começarei a considerar as trilogias individualmente, por cada filme, e sendo assim, Retorno do Rei com certeza estará entre meus dez filmes favoritos de todos os tempos. Falando do filme, existe um outro aspecto interessante que eu gostaria de dizer: mesmo sendo perfeito tecnicamente, o filme vai além, mesclando as grandes e incríveis batalhas com os dramas dos pequenos hobbits que todos conhecem e amam. Enfim, o fim da trilogia é realmente a melhor parte, mesmo que a Sociedade seja o que mais se aproxima. É mais que um filme - e isso não só pela sua grandiosidade.
NOTA: 10,0/10,0 - OBRA-PRIMA
 
Cara, olha só, Star Wars inovou na questão dos efeitos especiais

Mas você não disse agora pouco que SW era "o filme mais inovador da história"? Então pra ser o filme "mais inovador da história" só é necessário criar uns efeitos especiais decentes, que na verdade são inferiores aos de um filme feito uma década antes, como 2001? Você devia desenvolver essa teoria e enviar pro Uncyclopedia.

e, em meio a uma época em que só eram feitos filmes como Taxi Driver e 2001, o filme "reviveu" o cinema, da forma mercandilística de se ver. Tirou as produtoras daquela deprê.
Então você está elogiando um filme por "reviver" o cinema (excelente uso de aspas da sua parte), de forma "mercandilistica" (eu suspeito que você inventou essa palavra), e "tirar as produtoras daquela deprê" i.e. dar mais incentivo para a criação de entretenimento superficial ao detrimento de filmes mais ambiciosos? É, parabéns George.

Mesmo que os filmes mais lucrativos não tenham finais tão "pra cima", naquela época eles eram bastante apreciados, sim. Hoje, acredito que os "para o meio", como você disse, agradem mais.
Eu acredito que eu não entendi nada. Filmes mais lucrativos não têm finais felizes? É claro que tem. Os estúdios os impõem justamente para agradar o público. E o público sempre gostou - não só naquela época, mas sempre - até hoje.

A mensagem primordial é aquela bobeirinha entre o bem o mal, como se fossem o preto e o branco.
O que tem de de profundo então, como você disse?

ROTJ só foi importante mesmo pois foi o desfecho necessário, e continha a resolução esperada pelo público.
Então ele foi "um dos filmes mais importantes da história do cinema" por ser um desfecho medíocre (eu acredito que isso seja um consenso) para uma série lucrativa? Qualquer merda é importante então.

E quem dera se realmente tivesse sido um desfecho. O Lucas só esperou mais 20 anos pra soltar mais 300 milhões de mediocridade na platéia.
 
Sério, as críticas do Lost Predator me parecem tiradas de uma revista para adolescentes, daquelas que exaltam efusivamente todos os filmes que comentam. The Hitchhiker's Guide to the Galaxy, 10, Star Wars, filme mais inovador da história, Retorno do Rei, obra-prima. LOL

A maneira de como ele baseou a sua argumentação em contradições para responder ao Sister Jack foi particularmente engraçada. Despejou um montão de ideias feitas, e quando o Sister Jack as contrariou, usou os mesmos argumentos dele para tentar fazer o seu ponto de vista parecer certo. LOLx2

Eu não entendo porque vocês não postam nos respectivos tópicos dos filmes, que ficam parados em outras páginas e poderiam gerar novas discussões! :wall:

Coisas da vida Tisf. Eu também gostava de saber o que há para além do Universo, como surgira, as primeiras bactérias na Terra, porque o Lost Predator dá acima de 9 a 99% dos filmes que vê - ok, talvez não queira, mas é irrelevante, o que quero dizer é que provavelmente nunca saberei. A diferença é que não temos maneira de pedir a Deus que resolva as questões anteriores, mas você é mod e portanto isso que referiu tem solução imediata.
 
Última edição:
Ahhh... parei aqui.

Você é como aqueles cara de pau dos Oscares que não gostam de comédia? :disgusti:

Assim não chega à parte em que ele

diz que o Retorno de Jedi é o filme mais inovador de todos os tempos e tem uma mensagem "primordial" muito profunda.
 
Última edição:
O que eu vi? Finalmente assisti Piratas 2, agora quero que o dia tenha mais 10 horas, pra eu poder ver o 3º.
 
Sério, as críticas do Lost Predator me parecem tiradas de uma revista para adolescentes, daquelas que exaltam efusivamente todos os filmes que comentam. The Hitchhiker's Guide to the Galaxy, 10, Star Wars, filme mais inovador da história, Retorno do Rei, obra-prima. LOL

A maneira de como ele baseou a sua argumentação em contradições para responder ao Sister Jack foi particularmente engraçada. Despejou um montão de ideias feitas, e quando o Sister Jack as contrariou, usou os mesmos argumentos dele para tentar fazer o seu ponto de vista parecer certo. LOLx2

Sério, o post d'O 10° membro da Sociedade me parece tirado de um forum de Harry Potter ou Final Fantasy XIXISSD, daqueles que menosprezam de forma barata e pouco produtiva todos os posts que cruzam seu caminho. LOLx3

A maneira como ele tentou humilhar o rapaz foi particularmente ineficaz. LOLx467.

Pelo amor de deus. Pelo menos ele tá tentando.
 
Sério, o post d'O 10° membro da Sociedade me parece tirado de um forum de Harry Potter ou Final Fantasy XIXISSD, daqueles que menosprezam de forma barata e pouco produtiva todos os posts que cruzam seu caminho. LOLx3

Os fóruns de Harry Potter não são assim (geralmente são miguxos, com joguinhos, casaizinhos de personagens e etc - embora se ache coisa interessante se procurar). Na verdade essa descrição sua se assemelha mais a locais na internet destinados a Cinema (sim, exatamente).

Mas confesso que também achei os posts do Décimo bastante infelizes.

PS: Ameaça Fantasma melhor do que O Retorno de Jedi?? Ãhn??

-

Vi O Grande Truque, e achei foda. Mais tarde posto no tópico do filme.
 
Eu olhei 300 o filme é massa o Ator Rodrigo santoro(eu acho q é isso)esta muito bem neste filme eu olhei tbm o massacre d sera eletrica o inicio o filme é legal.
Eu tenho a mania d comprar muitos filmes eu compro no minimo uns 3 por semana é meio visiante mais eu tenho muitos filmes legais são 3 caixas uma d comedia, d ação e outros e uma só d terror.
Como eu disse é um vicio.
 
Última edição por um moderador:
Sério, o post d'O 10° membro da Sociedade me parece tirado de um forum de Harry Potter ou Final Fantasy XIXISSD, daqueles que menosprezam de forma barata e pouco produtiva todos os posts que cruzam seu caminho. LOLx3

A maneira como ele tentou humilhar o rapaz foi particularmente ineficaz. LOLx467.

Pelo amor de deus. Pelo menos ele tá tentando.


Eu não estou tentando, cara. Eu sou sincero nesses comentários, mesmo que eu possa estar errado em algumas coisas. Eu procuro apenas uma discussão normal, mas alguns de vocês partem pra hostilidade sem nenhum motivo aparente... isso é comum por aqui? Ou só nessa área/tópico? Pois nos outros quatro fóruns de que participo as coisas não são bem assim.
 
Eu não estou tentando, cara.

Eu quis dizer que você pelo menos estava tentando fazer algo produtivo (i.e. comentar extensivamente sobre filmes), ao contrário da maioria aqui. Foi uma defesa.

De qualquer forma, eu ainda estou esperando a sua resposta ao meu post na discussão sobre SW.
 
A discussão não é minha, nem nada, mas o Sister Jack fez uma pergunta ao Lost Predator que eu, como fã de Star Wars, talvez possa ajudar a responder e sanar a curiosidade dele. O S.J perguntou qual era a mensagem primordial que a saga passava.

Recentemente vi aquela entrevista do Joseph Campbell, O Poder do Mito, onde o historiador exemplificava boa parte da sua análise sobre as sagas dos heróis com Star Wars (talvez devido à amizade dele com George Lucas, ou sei lá o que). O fato é que na entrevista J.C. resumiu Star Wars (a primeira trilogia, IV, V e VI) como uma "saga de redenção", que trata da reaproximação de um pai com seu filho, culminando no filho (no caso Luke) salvando o pai (Anakin/Vader).

Acho que por trás de todos os lasers e demais efeitos de SW, essa seja a idéia básica da coisa toda (pelo menos da saga original): redenção, e os meios que levam alguém perdido a se redimir perante as futuras gerações, a prestar contas a seus filhos (Luke e Léia, em um menor grau) de seus erros do passado. É um tema global (pais que erraram e precisam se redimir com seus filhos estão espalhados nos quatro cantos do mundo), e Star Wars o aborda de um jeito, ah... galáctico.

A mensagem da saga, de acordo com Joseph Campbell e comigo mesmo, pois concordo com ele, é como um ser-humano pode se reerguer após o maior dos tombos (no universo de Star Wars ir para o famigerado "Lado Negro da Força" é a pior coisa que poderia acontecer a alguém que antes era bonzinho, como um Jedi). Portanto, não é uma "bobeirinha entre o bem o mal", como disse o Lost Predator. É a épica (e conhecidíssima) história sobre uma queda, só que essa história também trata da remissão dos pecados daquele que caiu (nosso amigo Anakin, no caso).

Queda, por sinal, é também um tema global, tanto do cinema como, principalmente, da literatura (os gêneros de fantasia que o digam!). Dando um exemplo contextualizado com esse Fórum, os livros mais famosos de Tolkien têm como pilar uma queda (Melkor n'O Silmarillion e Sauron n'O Senhor dos Anéis), entretanto os vilões não se redimem nessas obras, ao contrário do que acontece no final da hexalogia de George Lucas.
 
Eu quis dizer que você pelo menos estava tentando fazer algo produtivo (i.e. comentar extensivamente sobre filmes), ao contrário da maioria aqui. Foi uma defesa.

De qualquer forma, eu ainda estou esperando a sua resposta ao meu post na discussão sobre SW.

Ok, vamos lá. Vou tentar dizer o que acho.
Mas você não disse agora pouco que SW era "o filme mais inovador da história"? Então pra ser o filme "mais inovador da história" só é necessário criar uns efeitos especiais decentes, que na verdade são inferiores aos de um filme feito uma década antes, como 2001? Você devia desenvolver essa teoria e enviar pro Uncyclopedia.

Então você está elogiando um filme por "reviver" o cinema (excelente uso de aspas da sua parte), de forma "mercandilistica" (eu suspeito que você inventou essa palavra), e "tirar as produtoras daquela deprê" i.e. dar mais incentivo para a criação de entretenimento superficial ao detrimento de filmes mais ambiciosos? É, parabéns George.

Eu acredito que eu não entendi nada. Filmes mais lucrativos não têm finais felizes? É claro que tem. Os estúdios os impõem justamente para agradar o público. E o público sempre gostou - não só naquela época, mas sempre - até hoje.

O que tem de de profundo então, como você disse?

Então ele foi "um dos filmes mais importantes da história do cinema" por ser um desfecho medíocre (eu acredito que isso seja um consenso) para uma série lucrativa? Qualquer merda é importante então.

E quem dera se realmente tivesse sido um desfecho. O Lucas só esperou mais 20 anos pra soltar mais 300 milhões de mediocridade na platéia.

Bom, os efeitos especiais inovaram simplesmente por causa do filme ter sido um blockbuster que renderia muito mais dinheiro do que SW, logo, os efeitos se desenvolveriam de uma forma avalancadora com o lucro do filme. Talvez não seja o mais inovador, posso ter exagerado, mas foi um dos mais pelo menos.

E quanto ao entretenimento superficial, isso depende da visão de cada um. É verdade que o filme em si é bastante superficial, mas às vezes algumas pessoas podem se identificar com ele de uma forma que outros não. Sabemos que é superficial, sim, mas sabemos que é divertido e produz um efeito em grande parte do público. Ou seja, as pessoas devem ser superficiais também, já que apreciam filmes superficiais.

Foi mais ou menos o que eu disse a respeito dos finais. O que acontece é que o gênero de final feliz de SW está a um nível que agrada todas as idades. Finais tristes não tem muito esse tipo de poder.

A respeito da profundidade do filme: Os dois lados da moeda podem ser vistos por vários ângulos - isso que é profundo - quando você percebe vários desses ângulos ao ver ao filme. O bem e o mal são um tema que pode ter uma aparência simples, mas adquire várias formas e raízes, principalmente se visto de ângulo mais filosófico. Por exemplo, como seria estar no corpo de Darth Vader e ser dominado por uma personalidade má? Digo, uma pessoa que seja boa o suficiente ter quase certeza de que sempre será assim, logo, surge uma curiosidade a respeito de como seria essa transição para o mal: se haveria um confronto dentro de si mesmo, se sua parte boa venceria, ou qualquer coisa assim.
 
:jornal:

Eu quis dizer que você pelo menos estava tentando fazer algo produtivo (i.e. comentar extensivamente sobre filmes), ao contrário da maioria aqui. Foi uma defesa.

De qualquer forma, eu ainda estou esperando a sua resposta ao meu post na discussão sobre SW.

No meu caso eu tomaria como uma ofensa. O post dele, por mais que você discorde, tenho outro ponto de vista, etc, foi um aderente a discussão, e nesse sentido foi produtivo. Ele "pelo menos estava tentando fazer algo produtivo"? Ora, por que, ele não está? Que ridículo.

Ah, sim, claro, ele estaria conseguindo se postasse uma daquelas fotos-respostas super engraçadas ou se fizesse certas ironiazinhas inteligentíssimas que vemos por aqui, não é mesmo? :roll:
 
Acho que por trás de todos os lasers e demais efeitos de SW, essa seja a idéia básica da coisa toda (pelo menos da saga original): redenção, e os meios que levam alguém perdido a se redimir perante as futuras gerações, a prestar contas a seus filhos (Luke e Léia, em um menor grau) de seus erros do passado. É um tema global (pais que erraram e precisam se redimir com seus filhos estão espalhados nos quatro cantos do mundo), e Star Wars o aborda de um jeito, ah... galáctico.

Eu compreendo o tema principal de SW. Eu só queria saber o que o Lost Predator ia dizer; mudar de "mensagem profunda" pra "bobeirinha de bem e mal" certamente foi um grande pulo.

Mas em relação ao tal tema de SW, eu não acho que ele não deva receber ser considerado "profundo", já que o adjetivo é melhor aplicado à filmes que realmente procuram explorar várias facetas de sua idéia principal. Star Wars é sobre redenção da mesma forma que Homem-Aranha 3 é sobre perdão. É um aspecto mais útil para estruturar a narrativa emocionalmente do que para explorar conteúdo psicológico/filosófico.

Star Wars não tem uma "mensagem profunda" a não ser que você também associe profundidade à grandeza emocional algo - e mesmo nesse caso, não encaixaria pra mim, já que o que me emociona no filme não tem nada a ver com "redenção".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo