1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que você não gostou no Senhor dos Anéis?

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Fladrig, 29 Nov 2014.

?

O que você menos gostou no SdA?

1. Tom Bombadil

2. Entinhos, Entesposas

3. Canções

4. Outro(s)

5. Fiquei satisfeito

6. Nulo

O resultado é visível apenas após você votar.
  1. Fladrig

Fladrig Usuário

Olá, criei esse tópico para saber a opinião de vocês sobre as coisas que vocês não gostaram no Senhor dos Anéis(livro). Vou colocar as coisas que eu não gostei:

* Estrutura do texto confusa: Principalmente nas Duas Torres e no Retorno do Rei; vou colocar de exemplo as Duas Torres, as Duas Torres é dividida em dois livros:

Livro III: Que vai da ''A Partida de Boromir'' à ''O Palantir''.
    Livro IV: Que vai de '' Sméagol domado'' à ''As escolhas de Mestre Samwise''.

O que ocorreu é que quando você acaba o Livro III, você tem que voltar mentalmente ao primeiro capítulo (A Partida de Boromir), que 'equivale' ao ''Sméagol domado''; isso é muito confuso, pois você acha que isso é bem depois, mas é o mesmo período de tempo.

* Infantilidade: Condado, Tom Bombadil, Entinhos, Entesposas, o amiguinho que o Pippin faz em Minas Tirith, (algumas canções)...

2. Deriel

Deriel Administrador

... chamar Tom de infantil quase me faz querer banir uns 8 , só pra relaxar.

• Ótimo Ótimo x 1
  3. Grimnir

Grimnir Usuário

Sinto q o tópico "o ridículo tom" deve ser revisitado.

• Ótimo Ótimo x 1
  4. Deriel

Deriel Administrador

Já falei tanto sobre o Tom nesses... 15 anos e meio que estou discutindo sobre isso na Internet.

Por alguma razão que eu não sei dizer porque (deixo pro pessoal das Humanas) a geração atual tem problemas com coisas que caiam fora do padrão de branco e preto, e tenta descartar como "infantis" ou zoeira. O que explica o grande sucesso dos filmes de supereróis.

• Ótimo Ótimo x 2
  5. Fladrig

Fladrig Usuário

Não quis ofender a opinião de ninguém sobre o Tom; digo infantil, pois ele raramente é compreendido por algum adulto. E o Senhor dos Anéis pela sua complexidade se encaixa no público adulto e juvenil, desculpa se pareceu que ofendi o Tom Bombadil, mas ele aos olhos de um leitor do Senhor dos Anéis parece infantil. A inocência presente nos Hobbits, nos Ents e no Tom Bombadil, faz parecer que o Senhor dos Anéis é uma fábula; o que deixa o leitor meio nas DORGAS, pois o SdA é um romance.

6. alefh

alefh Senhor de Mordor

Romance? Eu nunca vi o SdA como um romance nao...Mas o Tom e bem legal naquela alegria dele, nao acho ele infantil.

Última edição: 30 Nov 2014
  7. Fladrig

Fladrig Usuário

É um Romance, não de amor, paixão. Romance é uma obra literária complexa, grande, com muitos personagens...

• Gostei! Gostei! x 2
  8. alefh

alefh Senhor de Mordor

Hm, blz, e q vc não explicou direito então entendi errado.

9. Finarfin

Finarfin Usuário

Tem algumas canções meio chatinhas, mas não todas. E algumas passagens entre o Frodo e Sam a caminho da montanha são cansativas.

10. Deriel

Deriel Administrador

Eu não usaria o termo, embora ele seja tecnicamente correto enquanto Forma, se confunde com o Gênero (mais conhecido)

11. Elring

Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

O Condado infantil? Aquele lugar foi o último sopro de jovialidade e alegria em uma Terra-média totalmente sombria e cruel após o retorno de Sauron a Mordor. E todos os dúnedain do Norte - atendendo a um pedido de Gandalf - fizeram questão manter a morada dos Hobbits protegida e "alheia" ao que estava acontecendo ao redor como: as guerras intestinas que fragmentaram Eriador nos reinos de Arthedain, Cardolan e Rudaur; a ascensão de Angmar e do Rei dos Bruxos; a tomada do Monte Gram, de Gundabad e de Moria pelos orcs, a ameaça dos trolls na Charneca Etten, os lobos e os invernos mortais que flagelaram a população ao longo dos séculos.

Um dúnedain que por ventura passasse próximo a Vila em direção as Emin Beraid ou ao Fosso dos Mortos, poderia contemplar essa alegria dos hobbits e deixar um pouco dos problemas da T-m.

• Gostei! Gostei! x 1
  12. Não é exatamente uma parte que não tenha gostado, mas como era iniciante na Terra-Média achei toda a descrição do condado e dos hobbits na introdução um pouco cansativa. Quando li os livros ainda não tinha visto os filmes, então tudo era muito novo, embora já tivesse lido O Hobbit.

13. Amelia Strange

Amelia Strange indecisa talvez

Eu não gostei de quando você chega na última página, e aí acaba.
    Desculpe, meu querido. <respira fundo> parece que você não entende a complexidade que é o alegre personagem chamado Tom Bombadil. Chamá-lo de infantil é como uma faca enfiada no meu coração. Desculpe, mas tem muitas pessoas alegres sim, não considero isso infantil, mas sim superioridade, no caso do Tom.

• Ótimo Ótimo x 1
    • LOL LOL x 1
  14. Grimnir

Grimnir Usuário

Aliás, se o Tom fosse infantil, será que o Conselho de Elrond consideraria deixar o Um Anel com ele?

• Ótimo Ótimo x 2
  15. Amelia Strange

Porque, como citado no livro, o Anel não tem poder sobre ele :)

• Gostei! Gostei! x 1
  16. Simbelmyne.

Simbelmyne. Usuário

Pessoas, pessoas... Vamos discutir o que vocês chamam de infantil. Não compreendo porque esse adjetivo é considerado tão negativo, existem obras e personagens infantis complexos, mas as pessoas teimam em pensar justamente o oposto, que infantil é sinônimo de simplório e bobinho (há inclusive um texto do C.S. Lewis falando justamente sobre isso).
    Portanto acredito que podemos sim chamar o Condado, Tom Bombadil e algumas canções de partes mais infantis sem estar criticando. Até porque Tolkien quis justamente passar uma imagem de inocência, leveza e alegria e (se não me engano) o Tom Bombadil foi criado inicialmente para os filhos dele. Agora, cabe o leitor ampliar sua visão e procurar entender seu significado mais profundo dentro da história.

17. LuizWsp

LuizWsp A torch in the dark In Memoriam

Sinceramente achei o Bombadil muito chato

18. Amelia Strange

Sinto muito, mas minha interpretação, pelo contexto, era que estava sendo usado o termo ''infantil'' no sentido pejorativo, entende?

19. Simbelmyne.

Simbelmyne. Usuário

Poxa, não, não entendo........ LOL Talvez eu não tenha sido clara, mas como o tópico é sobre o que não gostamos de SdA e a discussão se voltou para os trechos considerados infantis, achei que estivessem usando esse adjetivo como argumento para a opinião negativa, o que considero invalido.

20. Hobbitse

Hobbitse Frodo vive.

O prefácio e o prólogo são meio cansativos

Compartilhar